ADRIANA VAZ |
adriana.vaz@ufpr.br |
NOME: ADRIANA VAZ 
EMAIL: adriana.vaz@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: MARIA HELENA SACHACHEVISKI – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Estágio em residência pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação, da Faculdade de Educação, na linha de pesquisa História da Educação. Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em História da Arte do Século XX pela EMBAP. Graduação em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Expressão Gráfica, em Curitiba. No ensino de graduação ministra os conteúdos de desenho e geometria descritiva, como desenho de observação, perspectiva, etc. No Mestrado Profissional em Educação da UFPR (Programa de Pós-graduação em educação: Teoria e Prática de Ensino) pesquisa as áreas de ensino de artes visuais, educação estética e diversidade. No Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, participa da linha de pesquisa História e Historiografia da Educação incluindo os temas: história intelectual, história das disciplinas escolares, história da educação estética.
|
ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES |
artgoes@ufpr.br |
NOME: ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES 
EMAIL: artgoes@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ELIS ANGELA DA SILVA VIEIRA – Orientador – Mestrado Profissional JANAINA ZANON ROBERTO STELLFELD – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Doutor em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2012), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2005), Especialista em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), Especialista em Desenho Aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2001).
Atualmente é professor efetivo do Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF), do Programa de Pós-Graduação em Educação – Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), todos da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência de 14 anos na Educação Básica, disciplinas de Matemática e Desenho Geométrico.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens (GEPETeL/UFPR/CNPq).
Coordenador de área do subprojeto Matemática/PIBID da UFPR desde 2016.
Possui experiência nas áreas de: i) Educação: Tecnologia Educacional, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Desenho Universal, Desenho Universal para Aprendizagem e Expressão Gráfica na Educação Matemática; e ii) Pesquisa Operacional: KDD – Knowledge Discovery in Database e Otimização na construção de Grade Horária;
|
ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO |
angelawalesko@gmail.com |
NOME: ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO 
EMAIL: angelawalesko@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: PATRICIA DE AZEVEDO SANT ANA – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: É graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1995), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000), em Administração com ênfase em Atividades Escolares pela FAE Business School (2003), Mestre (2006) e Doutora em Letras (2019) na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora na Educação Básica da rede municipal, estadual e privada na cidade de Curitiba por 22 anos (1992 – 2014), no ensino de língua inglesa para cursos técnicos pós Ensino Médio e na Educação Superior na rede privada em cursos de graduação e pós-graduação em Letras. Na UFPR atuou como professora substituta no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELEM) em 2013 e 2014 e como coordenadora pedagógica do programa Inglês sem Fronteiras (IsF- UFPR). Desde 2016 é professora adjunta no Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) do Setor de Educação da UFPR onde coordena os projetos de extensão "Professores sem fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais" (PsF-UFPR) e "Formação em Idiomas para Vida universitária" (FIVU-UFPR) e desenvolve a pesquisa intitulada "Internacionalização, novas tecnologias e Formação Docente para a Educação do Século XXI" . Tem experiência na área de metodologia de ensino, estágio supervisionado, de formação continuada de professores de línguas, orientação e avaliação de trabalhos científicos e de escrita e edição de conteúdo de materiais didáticos de língua inglesa.
|
ARACI ASINELLI DA LUZ |
araciasinelli@hotmail.com |
NOME: ARACI ASINELLI DA LUZ 
EMAIL: araciasinelli@hotmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: CESAR ALVES DE MEIRA FILHO – Orientador – Mestrado Profissional FLAVIA GASPARIN – Orientador – Mestrado Profissional RAMON DE OLIVEIRA BIECO BRAGA – Orientador – Mestrado Profissional SIRLEY ROSA BUENO SEIXAS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4
junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR – NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. Registro ORCID: orcid.org/0000-0001-5880-0543
|
CLAUDIA MADRUGA CUNHA |
cmadrugacunha@gmail.com |
NOME: CLAUDIA MADRUGA CUNHA 
EMAIL: cmadrugacunha@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: Não Informado
RESUMO LATTES: Licenciada em Filosofia pela UFPEL(1990), Mestre em Filosofia pela PUCRS (1998); Doutora em Educação pela UFRGS (2006); Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Porto UP (2016) . É professora Associada da UFPR, atua no Departamento de Artes do Setor de Comunicação e Design /SACOD, no Curso Bacharelado em Produção Cultural, atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação / PPGE na Linha Licores: Linguagem, corpo e Estética e no Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino / PPGE:MP. Coordena o Grupo Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e arte educação. Faz parte do Grupo Laboratório de estudos em educação Linguagem e teatralidades, Labelit e do Grupo Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação, o DIF, da UFRGS/RS. Na elaboração de conhecimentos opera com os filósofos da diferença (Deleuze, G; Guattari, F; Foucault, M; Nietszche, F), com as perspectivas pós-estruturalistas produzindo diálogos com conceitos e metodologias da tradição. Leciona nas seguintes áreas: Estéticas da diferença em linguagem, corpo e estética ; metodologias da pesquisa e metodologias pós-estruturalistas; cultura e pós-culturam estudos da diferença e do currículo.
|
DANIEL LUIZ STEFENON |
danielstefenon82@gmail.com |
NOME: DANIEL LUIZ STEFENON 
EMAIL: danielstefenon82@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: Não Informado
RESUMO LATTES: Não Informado
|
ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS |
ettiene@ufpr.br |
NOME: ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS 
EMAIL: ettiene@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: MARCIA FERREIRA BRANDÃO – Orientador – Mestrado Profissional VILMARA SILVINO CISCON – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1976), graduação em Licenciatura em Pedagogia (1982), Especialização em Metodologia do Ensino nas Séries Iniciais (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1988). Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) sendo também Vice coordenadora (2019-2021; 2021-2023). Líder do Grupo de Pesquisa certificado: TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa (Certificado): a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Professores que ensinam Matemática (NEPPREM). Membro da coordenação do Núcleo Disciplinar Educação para Integração da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM, 2008-2018). Membro do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Diretora do Setor de Educação da UFPR (2006-1010). Vice Presidente Região Sul (2008-2009) e Vice Presidente Nacional (2010) do Fórum Nacional de Faculdades de Educação de Instituições Públicas Brasileiras (FORUMDIR). Representante institucional da Cátedra UNESCO Inovações Pedagógicas no Ensino Superior (2002-2012). Coordenadora adjunta e pedagógica do Centro Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores da Educação Básica da Rede Nacional de Formação de Professores do MEC (2004 -2006). Secretária Geral fundadora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-PR,1998) e Primeira Secretária (2007-2010 e 2010-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (inicial e continuada), educação matemática, ensino de matemática, didática e metodologia do ensino em todos os níveis, estudos da complexidade na perspectiva do pensamento complexo.
|
FERNANDA SILVA VELOSO |
fervel1981@gmail.com |
NOME: FERNANDA SILVA VELOSO 
EMAIL: fervel1981@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: FLÁVIA NEPOMUCENO DE OLIVEIRA – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Possui graduação em Letras – Português e Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (2007), e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) com período de doutorado-sanduíche na Università per Stranieri di Perugia (2010).
Atualmente é professora de "Metodologia e Prática de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas", "Prática de Docência de LEMs Neolatinas" no curso de Letras UFPR e "Linguagens: leitura e escrita" no curso de Pedagogia UAB UFPR. É vice-coordenadora do projeto de extensão "Formação em Idiomas para a Vida Universitária" e é coordenadora institucional do programa Residência Pedagógica UFPR/CAPES e CI representante do Estado do Paraná no FORPIBID-RP.
Tem experiência na área de ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, língua estrangeira, formação de professores, avaliação, compreensão oral e língua italiana.
|
HELIZA COLAÇO GÓES |
heliza.goes@ifpr.edu.br |
NOME: HELIZA COLAÇO GÓES 
EMAIL: heliza.goes@ifpr.edu.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: PAULA FERNANDA GOMULSKI MUNIZ – Orientador – Mestrado Profissional PAULA REGINA RAKSA – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2012); Especialista em Matemática pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2010); e Licenciada em Matemática – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006).
Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá.
Pesquisadora do grupo de pesquisa “Grupo de estudos e pesquisa das relações interdisciplinares da Expressão Gráfica”, atuando em linhas de pesquisas que mostram as relações existentes entre a Expressão Gráfica e demais áreas do conhecimento, principalmente a Matemática, desenvolvendo novas metodologias de ensino com o auxílio de recursos tecnológicos e na formação de professores.
|
JOÃO PAULO POOLI |
jpooli@ufpr.br |
NOME: JOÃO PAULO POOLI 
EMAIL: jpooli@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: BEATRIZ BERTOLDI BORNANCIM – Orientador – Mestrado Profissional CASSIANA CORDEIRO DE OLIVEIRA DA COSTA – Orientador – Mestrado Profissional ELIANE GRIEP GOMES BITENCOURT – Orientador – Mestrado Profissional FRANCINARA ADIMARI DE SOUZA NETTO KOOP – Orientador – Mestrado Profissional JESSICA JOELMA JEREMIAS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), pós-doutorado em Sociologia pelo Departament de Teoria Sociológica, Filosofia del Dret i Metodologia de les Ciències Socials da Universidade de Barcelona. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento e Administração Escolar, e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática da Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente na área de ensino e pesquisa nos campos da Sociologia da Educação, Cultura e Políticas Públicas para a Educação.
|
KÁTIA MARIA KASPER |
katiakasper@uol.com.br |
NOME: KÁTIA MARIA KASPER 
EMAIL: katiakasper@uol.com.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: JAIR ANDRADE ALVES – Orientador – Mestrado Profissional LIANA BACH LEMOS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1987), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016). Atualmente é professora associada do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino/UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/UFPR. Tem experiência de investigação na área de Educação, com ênfase nos estudos e pesquisas que privilegiam os processos de singularização e diferenciação, as relações entre corpo e pensamento; envolvendo conexões entre educação, arte, cultura, em contágio e ressonância com as filosofias da diferença.
|
LEANDRO SIQUEIRA PALCHA |
leandropalcha@gmail.com |
NOME: LEANDRO SIQUEIRA PALCHA 
EMAIL: leandropalcha@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: LUCIANE APARECIDA DE MORAIS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professor e Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN, Setor de Educação), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE, Setor de Educação) e Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGETPEn, Setor de Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM, Setor de Ciências Exatas) da UFPR. Tenho experiência na área de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, venho me dedicando à pesquisa em educação com foco nos seguintes temas: discurso, linguagem, metodologias de ensino e formação de professores.
|
LEZIANY SILVEIRA DANIEL |
leziany.daniel@ufpr.br |
NOME: LEZIANY SILVEIRA DANIEL 
EMAIL: leziany.daniel@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: Não Informado
RESUMO LATTES: Professora categoria Associado II do Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (SE/UFPR). Professora Colaboradora da Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação, do PPGE/UFPR (2012-2015). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) . Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra, sob orientação do Professor Doutor António Gomes Alves Ferreira, de outubro de 2007 a julho de 2008. Integrante dos grupos de pesquisa "História Intelectual e Educação" (GPHIE-UFPR) e "Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina" (GPEFESC-UFSC) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM-UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Formação de Prática Educativa (NUHFOPE/UFPR). Realizou estágio pós-doutoral (2017.2-2018.1) em História da Educação, na Faculdade de Educação, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice coordenadora do Curso de Pedagogia presencial da UFPR (gestão 2019-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, educação infantil, história da educação, escola normal, intelectuais, pensamento social brasileiro.
E-mail: leziany.daniel@ufpr.br
|
MÁRCIA BAIERSDORF |
marcia.baiersdorf@ufpr.br |
NOME: MÁRCIA BAIERSDORF 
EMAIL: marcia.baiersdorf@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: AUDREY VALÉRIA DE MACEDO ESTECI DIAS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017), com a tese "Notas para uma educação integral: participação das crianças da Região da Capoeira dos Dinos (PR) na construção da experiência de mais tempo da escola em que estudam". Mestre em Educação por essa mesma Universidade (2007), com a dissertação "Experiências de leitura e escrita no computador: a recepção ao software Luz das Letras por adultos em processo de alfabetização". Membro do grupo de pesquisa Observatório de Culturas e Processos Político-pedagógicos (OCUPP). Professora do Setor de Educação da UFPR, atuando na graduação com disciplinas relacionadas com a organização do trabalho pedagógico, com a avaliação educacional e com o estágio supervisionado em escolas públicas. Participante do Fórum Permanente das Licenciaturas UFPR (2021). Pedagoga por 14 anos na Educação Básica, tendo inserção profissional na educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino médio e educação de jovens e adultos. Atualmente desenvolve pesquisa em escola segundo abordagem participante no/do cotidiano e com foco na construção de processos de ensino culturalmente diversificados, tendo em vista a democratização do conhecimento. Membro e vice-coordenadora do Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação da UFPR (CEALI) com ênfase na formação inicial e continuada de professores. Na extensão vem desenvolvendo projetos, cursos e eventos relacionados aos processos educativos na educação formal e em espaços não escolares: estágios de formação pedagógica, espaços e tempos educativos na escola e com a escola, participação das crianças na pesquisa e na escola. Atua sob a influência dos pressupostos da educação popular. Entre as temáticas/autores que subsidiam sua prática de ensino, pesquisa e extensão: a educação na perspectiva integral do currículo; a experiência escolar a partir de Paulo Freire-Walter Benjamin-Jorge Larrosa; as infâncias no ensino fundamental; a produção didática; a mediação pedagógica; a política cultural das escolas.
|
MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS |
mariliat.ufpr@gmail.com |
NOME: MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS 
EMAIL: mariliat.ufpr@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: Não Informado
RESUMO LATTES: Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); e, PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá) – UQAM (2017-2018). Realizou estágio de Capacitação (Programa PRINT/UFPR) na Universidade de Sevilha (junho a agosto de 2022). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). É diretora Científica da Coleção: Educação Ambiental – Fundamentos, Políticas, Pesquisa e Práticas da Editora Appris. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) – Gestão 2019-2020. Na avaliação do quadriênio 2017/2020 o Programa subiu para o conceito 7. Participou do processo de elaboração da proposta e implementação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – Gestão 2013-2015. Na avaliação do quadriênio 2013/2016 o Programa subiu para o conceito 4. Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). É pesquisadora associada do "Centre de Recherche en Éducation et formation relatives à l’environnement et à l’écocitoyenneté" da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). É membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Membro da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental (North American Association for Environmental Education – NAAEE). É membro do OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONEA) em Portugal, atuando na Comissão Científica do órgão. Membro da Rede Lusófona de Educação Ambiental. Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos (1993-2001) como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos (1987-2001) como professora dos Anos Iniciais da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal do município de Rio Grande/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal) no ano de 2007. Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA Nº 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.
|
MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES |
mauriciovitoriafagundes@gmail.com |
NOME: MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES 
EMAIL: mauriciovitoriafagundes@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: CAROLINE LOBO SANTOS DE QUEIROZ – Orientador – Mestrado Profissional GESSICA SHAUANE KLETTENBERG – Orientador – Mestrado Profissional HECTOR PAULO BURNAGUI – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Graduado em História pela Universidade Católica de Pelotas, Especialista em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Gestão e Organização do Trabalho pedagógico na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e Pós-Doutor pela UNICAMP. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Paraná. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa em Educação Teoria e Prática de Ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Universidade Escola CNPq e integra a Rede Freireana de Pesquisadores vinculada à Cátedra Paulo Freire da PUC/SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Gestão da Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, pedagogia universitária, processos emancipatórios, educação do campo, formação docente e educação popular.
|
MICHELLE BOCCHI GONÇALVES |
michellebocchi@gmail.com |
NOME: MICHELLE BOCCHI GONÇALVES 
EMAIL: michellebocchi@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: MATEUS MARTINS VIUDES – Orientador – Mestrado Profissional SIMONE KOEHLER – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Professora da Universidade Federal do Paraná. Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino – Setor de Educação (Curitiba/PR). É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR – Linha de Pesquisa LICORES: Linguagem, Corpo e Estética na Educação) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR). Doutora em Educação e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. É Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas – Biotecnologia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e especialista em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI). Realizou estágio pós-doutoral em Educação no PPGE/UNIVALI, com bolsa PNPD/CAPES. É líder do Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq), grupo que coordena a Diálogos – Rede Internacional de Pesquisa. Integra, também, o grupo de pesquisa Processos Formativos e Linguagens na Educação em Ciências da Natureza (UFPR/CNPq) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação performativa, Corpo na formação de professores e Análise do Discurso de linha francesa.
|
NEILA TONIN AGRANIONIH |
ntagranionih@gmail.com |
NOME: NEILA TONIN AGRANIONIH 
EMAIL: ntagranionih@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: DULCE STELA SCHRAMME – Orientador – Mestrado Profissional POLIANA CARLA SCANDELARI DOS SANTOS DE CASTRO – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987), cursou Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Especialização em Psicopedagogia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Erechim (2010), Pós-doutorado em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco (2019) e Pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2020). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – PPGE:TPEn – UFPR (Mestrado Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em Matemática – PPGECM – UFPR (Mestrado acadêmico). Docente das disciplinas de Metodologia do Ensino de Matemática no curso de Pedagogia. Docente das disciplinas de Metodologia de Ensino de Matemática e Prática Docente no Curso de Matemática. Membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Professores que ensinam matemática (NEPPREM) e do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Matemática e Ciências Físicas e Biológicas da UFPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática ? GPEACM ? UFPR. Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matematica ? NUPPEM ? UFPE. Membro do GT Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ? ANPEPP. Desenvolve estudos e pesquisas voltados para a formação de professores que ensinam matemática e para processos de ensino e aprendizagem da matemática, com maior ênfase nos Anos Iniciais e na Educação Infantil.
|
ODISSÉA BOAVENTURA DE OLIVEIRA |
odissea.ufpr@gmail.com |
NOME: ODISSÉA BOAVENTURA DE OLIVEIRA 
EMAIL: odissea.ufpr@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: Não Informado
RESUMO LATTES: Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Organização Educacional Barão de Mauá (1983), graduação em Ciências Licenciatura pela Organização Educacional Barão de Mauá (1986), graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995); especialização em Ciência, Arte e Prática Pedagógica pela Universidade Estadual de Campinas (1997); mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2014 desenvolveu estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Sergipe com Prof. Bernard Charlot. É professora associada da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, linguagem, ensino de ciências. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (2018), atualmente é vice diretora do Setor de Educação
|
RAFAEL GINANE BEZERRA |
rginane@gmail.com |
NOME: RAFAEL GINANE BEZERRA 
EMAIL: rginane@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ALINE CRISTINA DE SOUZA LIMA MOREIRA – Orientador – Mestrado Profissional MARIA ANGELA DA MOTTA – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Sociologia pela mesma Universidade. Estágio Pós-Doutoral em Didática da Leitura e da Escrita pela Universidade Nacional de Córdoba, Argentina (2019). Professor vinculado ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEN), do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná. Leciona as disciplinas de Didática, Leitura e Mediação e Letramento Literário. Coordena o evento de extensão "De Próprio Punho – Oficina de Leitura e Escrita", em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná. Pesquisador na área de Didática, atua com formação de leitores, mediação de textos literários e produção da escrita.
|
RICARDO ANTUNES DE SÁ |
ricadesa@ufpr.br |
NOME: RICARDO ANTUNES DE SÁ 
EMAIL: ricadesa@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: Não Informado
RESUMO LATTES: Licenciado em Pedagogia – UFPR (1988). Mestre em Educação – UFPR (1997). Doutor em Educação – UNICAMP (2007). Pós Doutor em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Foi Coordenador Pedagógico da Escola Técnica da UFPR (1996 a 1997). Foi Vice-Coordenador e Coordenador do Curso de Pedagogia do Setor de Educação da UFPR (1997-1999). Estágio na Universidade Nacional de Educação a Distância UNED em Madrid (1999). Foi um dos fundadores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UFPR (1999). Foi coordenador do curso de Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância da UFPR (1999 a 2002). Foi diretor do Departamento de Difusão e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (2005 a 2006). Desenvolve estudos na área da formação e atuação de Professores e Pedagogos. Epistemologia da Pedagogia. Pensamento Complexo. Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação. Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa de Formação Docente, Currículo e práticas pedagógicas: paradigmas contemporâneos. É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores – PUC-PR. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação e Educação e do Mestrado Profissional da UFPR. É Coordenador do Programa de Pós Graduação: Teoria e Prática de Ensino pelo biênio 2019-2021. Foi reeleito para o biênio 2021-2023. Membro do Comitê Nacional do Centro de Estudos e Pesquisa – Edgar Morin. É Professor Associado IV do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná desde 1992.
|
ROSSANO SILVA |
rossano.silva@ufpr.br |
NOME: ROSSANO SILVA 
EMAIL: rossano.silva@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: CARLOS VALÉRIO CORRÊA MAGALHÃES – Orientador – Mestrado Profissional ROBERTA KELLY SANTOS ZIMERMANN – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Doutor em Educação e Mestre em Educação na Linha de História e Historiografia da Educação pela UFPR. Especialista em Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná e graduado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2001). Professor Adjunto da UFPR no Departamento de Expressão Gráfica, no Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prático de Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História do Currículo e Disciplinas, História Intelectual e Educação, Ensino de Arte e Cultura Visual. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Tecnologias e Linguagens, membro do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação e do Grupo de Estudos de Currículo.
|
SERGIO CAMARGO |
s.camargo@ufpr.br |
NOME: SERGIO CAMARGO 
EMAIL: s.camargo@ufpr.br
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: GABRIELA BUENO RODRIGUES – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com tese sobre formação de professores de Física. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências/UNESP-Bauru no período de (2001 a 2008). A partir de 2008 atua como docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e desde 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Foi vice – coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) no período de (2015-2017). Foi Coordenador no período de (2010 a 2018) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) Subprojeto-Física vinculado à Capes. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGTPEN/UFPR). E um dos lideres do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). Tem experiência na área de Educação para a Ciência, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que ensinam Física; Ensino-Aprendizagem de Física; Ensino de Ciências; Metodologia e Práticas de Ensino de Física (atividades experimentais, resolução de problemas, atividade investigativa, história e filosofia da ciência, tecnologias informação e comunicação, entre outras), Prática de Docência em Ensino de Física; Estágio Supervisionado. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR). https://orcid.org/0000-0001-8766-5424
|
SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV |
sharacemiv@gmail.com |
NOME: SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV 
EMAIL: sharacemiv@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: FRANCIELLI TERESINHA BERNA – Orientador – Mestrado Profissional GRACIELE APARECIDA DA SILVA – Orientador – Mestrado Profissional JANAINA ROCHA DOS SANTOS LAFORCE – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Professora Associada da UFPR desde 1986. Pós-Doutorado em Avaliação e Currículo na UNIRIO; Doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP; Mestrado em Educação e Ciências pela UFSC-SC; Professora da UFPR, do Setor de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional. Linha Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano – Coordenadora do Projeto de Pesquisa Vozes do Cárcere – Paz e não violência em busca de um novo modelo de gestão penal. Pesquisadora do Grupo de Estudos Pesquisa de Avaliação e Currículo – UNIRIO
Coordenadora do Projeto EJA e Tecnologias – EPEJA. Pesquisadora da Rede Internacional Luso-Brasileira de Pesquisa Colaborativa em Educação de Jovens, Adultos e de Pessoas Idosas ? BRASILUEJA, Brasil, Portugal, Espanha e México. Vice Coordenadora do Observatório Social Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal.
|
TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER |
taniatbz@gmail.com |
NOME: TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER 
EMAIL: taniatbz@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: FLAVIELE AMARAL BARROS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn), no Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM). Coordena o subprojeto Residência Pedagógica-Matemática. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Professores que ensinam Matemática (NEPPREM). É lider do Grupo de Pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática (GPEACM). Anteriormente, foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFPR no período de 2008 a 2010 e coordenadora do mesmo curso, no período de 2010 a 2012. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas (PPGECM/UFPR) de 2019 a 2021. Coordenou o subprojeto PIBID – Pedagogia Interdisciplinar Matemática, no período de 2011 a 2013 e foi coordenadora institucional do projeto " AÇÕES EM COMUM NA UFPR: UNINDO TALENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA, vinculado ao Programa Novos Talentos – CAPES, no período de 2013 a 2016. Foi Coordenadora de Gestão Educacional do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPR, vinculado à CAPES, no período de 2013 a 2016 . Coordenou como colaboradora o PIBID Matemática no período de 2018 a 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores que ensinam Matemática (inicial e continuada), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da matemática, metodologias de ensino (resolução de problemas, atividades lúdicas e brinquedoteca, modelagem matemática, atividade investigativa), aprendizagem da docência, estágio em docência, educação infantil e educação à distância. http://orcid.org/0000-0002-9353-7944
|
VANESSA MARION ANDREOLI |
vanessaandreoli.ufpr@gmail.com |
NOME: VANESSA MARION ANDREOLI 
EMAIL: vanessaandreoli.ufpr@gmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: ANTONIO CARLOS DOS REIS – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino e da Especialização em Educação Ambiental marinho-Costeira. Doutora em Educação pela UFPR (Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Ensino – 2016), Mestre em Sociologia pela UFPR (Linha de pesquisa Ruralidades, Meio ambiente e Desenvolvimento – 2007), Especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2005) e Pedagoga pela UFPR (2004). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa "Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade", coordenadora do Projeto de pesquisa "A Educação Ambiental no contexto das escolas do campo: Currículo, prática pedagógica e ação comunitária local", coordenadora do Projeto de extensão "Saberes e fazeres do mar: diálogos entre o currículo e a realidade local nas escolas das ilhas do litoral paranaense" e integrante do projeto "Vulnerabilidades e respostas das populações locais às ameaças socioeconômicas e naturais na Baía de Paranaguá/PR" (CNPQ). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Formação Docente, Educação do Campo, Educação comunitária e Alternativas para uma nova educação.
|
VERONICA BRANCO |
veronica_branco@hotmail.com |
NOME: VERONICA BRANCO 
EMAIL: veronica_branco@hotmail.com
CATEGORIA: Permanente
ORIENTAÇÃO: KATIA OLIVEIRA DE MACEDO – Orientador – Mestrado Profissional MEIRIANE ALVES CRISPIM – Orientador – Mestrado Profissional
RESUMO LATTES: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1991), doutorado em Educação pela UFPR (2009) e pós-doutorado em Educação Integral na UNIRIO (2011). Professora da Universidade Federal do Paraná desde 1974. A partir de 03/12/2019 está no nível 8-01 da classe E – PROFESSOR TITULAR.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, aprendizagem construtivista, educação integral, linguística aplicada, Pedagogia e interação social.
É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPR na linha de Pesquisa: Processos Psicológicos em Contextos Educacionais e do Mestrado Profissional: Teoria e Prática de Ensino.
Foi representante do Programa Mais Educação do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica de 2009 a 2014.
|