PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO

Menu

Produção Intelectual

2023

TITULO AUTORES
Identidade das pedagogas formadoras da Rede Municipal de Educação de Curitiba: Os sentidos das narrativas (auto) biográficas para o desenvolvimento profissonal. REGINA CELY DE CAMPOS HAGEMEYER

2022

TITULO AUTORES
(des)educação estética em Weapon is a part of my body: Corpo e política em discurso JEAN CARLOS GONÇALVES

(RE)SIGNIFICANDO O ESPAÇO PÚBLICO ?BOSQUE DA CIÊNCIA?: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CAMPO LARGO/PR VANESSA MARION ANDREOLI

?(IN)defina-se!?: Uma Corpa em Fuga no Campo da Educação CLAUDIA MADRUGA CUNHA

A arte visual africana e afro-brasileira: visualidades racializadas no ensino de arte ROSSANO SILVA

A formação continuada de professores pedagogos paranaenses do município de Almirante Tamandaré com vistas ao seu desenvolvimento profissional REGINA CELY DE CAMPOS HAGEMEYER

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DOS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR VANESSA MARION ANDREOLI

A relação escola e comunidade no litoral paranaense: reflexões a partir de uma matriz de indicadores de Educação Ambiental VANESSA MARION ANDREOLI

Ad Hoc para Revista da FUNDARTE JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista de Estudos da Linguagem (UFMG) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista Mosaico UNESPAR JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Urdimento – Revista de estudos em Artes Cênicas JEAN CARLOS GONÇALVES

Análise de erros em questões de simplificação de expressões algébricas ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

AS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA E/OU PERMANENTE DOCENTE, QUANDO CONSTRUÍDAS NO DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR: UM EXERCÍCIO DE METANÁLISE MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Aula Magna do curso de Licenciatura em Teatro da FURB: Teatralidade Expandida – potencialidades e urgências JEAN CARLOS GONÇALVES

CARTOGRAFANDO OS DIREITOS HUMANOS EM CURITIBA: DA NORMATIZAÇÃO ÀS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Cenários das experiências formativas na constituição inicial da identidade profissional docente no Estágio Probatório REGINA CELY DE CAMPOS HAGEMEYER

COMPREENSÕES E SENTIDOS NA RECONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES NO CRONOTOPO PANDÊMICO: OLHARES BAKHTINIANOS REGINA CELY DE CAMPOS HAGEMEYER

Desenho Universal para Aprendizagem no ensino e aprendizado de Matemática ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Diálogos entre Desenho Universal para Aprendizagem (DUA e Educação Inclusiva ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

EDUCAÇÃO POPULAR E PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Equipe do projeto ‘Saberes e fazeres’ participa do Interilhas 2022 VANESSA MARION ANDREOLI

Estágio curricular e Organização do Trabalho Pedagógico na constituição da identidade profissional do/a pedagogo/a. . REGINA CELY DE CAMPOS HAGEMEYER

Experimento sonoro-performático: O sonho de um homem ridículo, de Fiódor Dostoiévski JEAN CARLOS GONÇALVES

Extensão e comunidade ? Saberes e Fazeres do Mar VANESSA MARION ANDREOLI

Formação permanente freireana: perspectivas curriculares MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Monitoria Estágio I VANESSA MARION ANDREOLI

O desenho infantil potencializado pelos estudos da cultura visual e pela educação estética ROSSANO SILVA

O HOLOCAUSTO COMO TEMA GERADOR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

O QUE PODE O CORPO INFANTIL NO AMBIENTE ESCOLAR? POTÊNCIAS E INTENSIDADES POR VIR NA FORMAÇÃO DOCENTE CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Programa de Iniciação a Docência (monitoria) ROSSANO SILVA

Projeto de extensão envolve UFPR, professores e comunidades das ilhas VANESSA MARION ANDREOLI

realismo sedutor como metáfora para uma re-educação do corpo-arte CLAUDIA MADRUGA CUNHA

RECORTE AUTOBORIGRÁFICO DE UM CORPO NEGRO BAILARINO, PESQUISADORE PROFESSOR CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Reflexões e propostas para o programa do curso de italiano, na modalidade online, do projeto de extensão FIVU da UFPR FERNANDA SILVA VELOSO

SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL PARA UMA LIVRARIA VIRTUAL ROSSANO SILVA

Teatro e Religião: O discurso de estudantes evangélicos no contexto de formação superior em Artes Cênicas JEAN CARLOS GONÇALVES

Tramas inversas na educação: efeitos na criação de mulheres professoras CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Um olhar sobre a educação dos povos dos mares das ilhas do litoral paraense) VANESSA MARION ANDREOLI

XIX EPEF – Encontro de Pesquisa em Ensino de Física IVANILDA HIGA

2021

TITULO AUTORES
‘Filmar, assistir e problematizar’ – contribuições à aprendizagem de cálculos NEILA TONIN AGRANIONIH

10 anos do IFA-FIVU: Uma história tecida a muitas mãos ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

?PARA COLHER É PRECISO SEMEAR?: UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE CÉSAR PRIETO MARTINEZ E SUA ATUAÇÃO COMO INSPETOR GERAL DO ENSINO NO PARANÁ (1920 -1924) ROSSANO SILVA

?PARA EFICIÊNCIA?: PROJETO DE INSERÇÃO DO DISCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR INCLUSIVA SORAYA CORRÊA DOMINGUES

A constituição das disciplinas escolares reflexões a partir da história da educação ROSSANO SILVA

A construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguas ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

A CRIAÇÃO DO CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA COMO PERMANÊNCIA DO ENSINO DE DESENHO NO SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DA UFPR (2001-2011) ROSSANO SILVA

A CRIAÇÃO DO CURSO DE EXPRESSÃO GRÁFICA COMO PERMANÊNCIA DO ENSINO DE DESENHO NO SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DA UFPR (2001?2011) ROSSANO SILVA

A cultura popular e a prática pedagógica na Educação Infantil MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO IDEARIO DA EDUCACA0 BRASILEIRA: UM ESTUDO INTRODUTÓRIO DE TRÊS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS (ANISIO TEIXEIRA, DARCI RIBEIRO E A EXPERIENCIA DE APUCARANA N0 PARANA) MÁRCIA BAIERSDORF

A Expressão Gráfica na aprendizagem das crianças na Educação Infantil: uma intervenção pedagógica ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

A FORMAÇÃO E TRANS-FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas no Brasil: contexto e diretrizes FERNANDA SILVA VELOSO

A GESTÃO DEMOCRÁTICA: ORIENTADOR EDUCACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR ANA MARIA SOEK

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO HUMANA ANA MARIA SOEK

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES ANA MARIA SOEK

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º AO 3º ANO ANA MARIA SOEK

A intercompreensão no ensino do espanhol: Vivências em um curso online do FIVU FERNANDA SILVA VELOSO

A new look over the garden: photography as a possibility of look delocalization ROSSANO SILVA

A organização do Trabalho Pedagógico e os Temas da Educação Básica: pedagoga(o)s em ação MÁRCIA BAIERSDORF

A TRAJETÓRIA DA DISCIPLINA DE DESENHO EM CURITIBA: DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA ÀS ARTES VISUAIS (1981-2011) ROSSANO SILVA

A trajetória do projeto Professores sem Fronteiras como um espaço de pesquisa, ensino e extensão ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

A valorização da infância no processo de transição da educação infantil ao ensino fundame MÁRCIA BAIERSDORF

A/r/tografias entre teatro e literatura: análise discursiva teatral em Literatura para bebês JEAN CARLOS GONÇALVES

Abertura Oficial dos Grupos de Pesquisa FAEL – Iniciação Científica ANA MARIA SOEK

Ad Hoc para Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Educação (UFSM) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Matraga (PPGL/UERJ) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Nupeart (UDESC) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Ouvirouver (UFU) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Pimenta Cultural Editora JEAN CARLOS GONÇALVES

ALTERAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Ambientes de aprendizagem pelo movimento humano SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Analisando termos ecologia, educação ambiental, natureza e meio ambiente na base nacional comum curricular da educação física SORAYA CORRÊA DOMINGUES

ANÁLISE RIZOMÁTICA DOS EFEITOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES NA SUBJETIVIDADE DOS PROFISSISONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Andragogia Desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto ANA MARIA SOEK

ARGUMENTAÇÃO DIALOGAL NO ENSINO DE FÍSICA E A CULTURA ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO IVANILDA HIGA

Arte contemporânea no corpo: rítmica, expressão e dança em tempos de pandemia SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Artes circenses e Ginástica como possibilidade para formação de professores na UFPR SORAYA CORRÊA DOMINGUES

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS ANA MARIA SOEK

Atividades Rítmicas para a vida SORAYA CORRÊA DOMINGUES

AUTOBIOGRAFIAS E HISTÓRIAS DE VIDA COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO EM ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE ANA MARIA SOEK

Bakhtin, Theatrical Discourse and Aesthetic Education: An Interview with Dick McCaw JEAN CARLOS GONÇALVES

Ballet Clássico no Ensino Superior em Artes Cênicas: Laban e Bakhtin em perspectiva dialógica (Coorientadora: Dra. Marilia Amorim – Universidade de Paris VIII) JEAN CARLOS GONÇALVES

Caixa de sensações – artes visuais na perspectiva do desenho universal para aprendizagem ROSSANO SILVA

Caixa de sensações ? Artes Visuais na perspectiva do Desenho Universal para aprendizagem ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Caminhos da reforma agrária popular agroecológica MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Characteristics of Mathematical Problems Posed by Teachers NEILA TONIN AGRANIONIH

Cognitive diagnostic model: assessing reading skills through an italian test in Brazil FERNANDA SILVA VELOSO

Comissão da Semana de Ensino Pesquisa e Extensão 2021 MÁRCIA BAIERSDORF

Comissão de Criação do Fórum Permanente das Licenciaturas UFPR MÁRCIA BAIERSDORF

Consultoria Ad Hoc para CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico JEAN CARLOS GONÇALVES

Consultoria Ad Hoc para Fundação Araucária – PR JEAN CARLOS GONÇALVES

Coordenação do Painel Temático Corpo e Educação: contextos, prismas e perspectivas – 40 Reunião Nacional da ANPED JEAN CARLOS GONÇALVES

CORPOREIDADES GENERIFICADAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AFETOS PARA UMA INFÂNCIA MÚLTIPLA CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Crianças construindo jogos de tabuleiro na Educação Infantil: Interconexões entre a Expressão Gráfica e as ideias matemáticas ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Cultura escolar, ensino e aprendizagem em Física: Reflexões IVANILDA HIGA

Cultura, Ensino e Aprendizagem em Física: retrocessos, contrapontos e avanços IVANILDA HIGA

Desafíos de integrar la realidad aumentada en el entorno escolar mediante dispositivos móviles ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

DESENHO E MODELO FÍSICO COMO REGISTRO DA PRODUÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Desenho Universal para Aprendizagem e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Inclusiva ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

DESTINAÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO SEGUNDO A POPULAÇÃO DE ARIQUEMES-RO: UMA PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANA MARIA SOEK

Diálogos e Reflexões sobre a aprendizagem da docência em Física: Educação CTS e Três Momentos Pedagógicos IVANILDA HIGA

Dias de pandemia: o de sempre e o porvir RAFAEL GINANE BEZERRA

Dimensão da Educação Ambiental nas escolas do Campo e da Cidade: identificando comunidades Ribeirinhas – Terceira Etapa SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Dimensões constituintes dos alunos: Elementos para uma formação de professores de Física à luz dos modelos críticos IVANILDA HIGA

DIPOSITIVOS LEGAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL ANA MARIA SOEK

Diretor da Coleção Estações – Hucitec Editora JEAN CARLOS GONÇALVES

Disciplinamento e avaliação na educação das crianças JOÃO PAULO POOLI

Educação ambiental e ginástica na Base Nacional Comum Curricular: uma análise sobre a frequência da ocorrência de palavras-chave SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Educação ambiental uma proposta emancipatória na educação física escolar SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Educação CTS em uma escola pública no Paraná: Parâmetros CTS apresentados por alunos em uma sequencia didática sobre energia elétrica IVANILDA HIGA

Educação CTS na instituição escolar: posicionamentos de licenciandos(as) em Física à luz das categorias de professores como intelectuais IVANILDA HIGA

Educação dialógica e formação docente remota no projeto FIVU ? UFPR ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

Educação e direitos humanos na escola MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: LOCALIZANDO A PRÁTICA NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA CLAUDIA MADRUGA CUNHA

EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA CORPORAL DO YOGA NA ESCOLA SORAYA CORRÊA DOMINGUES

EDUCAÇÃO INTEGRAL SOB A NOÇÃO DE CULTURA À RETOMADA DO DEBATE NACIONAL: COMPARATIVO ENTRE OS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E NOVO MAIS EDUCAÇÃO MÁRCIA BAIERSDORF

Educação musical caiçara: pistas em perspectiva dialógica JEAN CARLOS GONÇALVES

Educação patrimonial: intervenções didáticas sobre o espaço vivido de um grupo de educandos do ensino fundamental anos iniciais MÁRCIA BAIERSDORF

EDUCERE ROSSANO SILVA

Eletromagnetismo no Ensino Médio: uma sequência didática, à luz do Perfil Conceitual IVANILDA HIGA

Ensino estruturado no cotidiano de estudantes inseridos no espectro autista: compreensão de pais/cuidadores ANA MARIA SOEK

Espectador-running: Recepção e comunicação em tempos de isolamento JEAN CARLOS GONÇALVES

Estágio supervisionado e identidade docente na formação de professores de Física IVANILDA HIGA

Estágio Supervisionado Investigativo: superando a desarticulação entre teoria e prática? IVANILDA HIGA

EVOLUÇÃO QUALITATIVA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANA MARIA SOEK

Experiências Metodológicas de Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Remoto JEAN CARLOS GONÇALVES

Experimentações com a técnica da colagem digital para a compreensão dos modos de pertencimento e de percepção da realidade de estudantes do ensino básico / Experiments with the technique of digital collage to understand the ways of belonging and perception of reality of elementary school students ROSSANO SILVA

Experimentaçoes com o Rizoma: cartografar, pensar e criar um corpo intensivo CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Fabulações nas aulas de História da Educação de Jovens e Adultos CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Filmar, assistir e problematizar: contribuições para a aprendizagem da matemática NEILA TONIN AGRANIONIH

FILOSOFIA DIFERENÇA E PERFORMANCE ART RESSONÂNCIAS E RIZOMAS DO PERFORMER PROFESSOR CLAUDIA MADRUGA CUNHA

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS COLÔNIAS DE FÉRIAS NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Formação em inglês Para Vida Universitária 2021: módulo 3 remoto ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

FORMAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Freire’s contemporary pedagogy for the XXI century education ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

Funk e Escola: Performance, Teatralidade e Discurso JEAN CARLOS GONÇALVES

Gênero e educação das infâncias: uma prática de perspectiva feminista para o enfrentamento de narrativas conservadoras MÁRCIA BAIERSDORF

GÊNERO TEXTUAL FÁBULA E SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E COMUNICAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANA MARIA SOEK

Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Ginástica em Casa SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Ginetes em meio à tempestade, animais na valeta: Por que Errata naturae não publicará nenhum livro nos próximos meses RAFAEL GINANE BEZERRA

HORTA E CULTURA CORPORAL COMO PROJETO INTERDISCIPLINAR E NA ESCOLA SORAYA CORRÊA DOMINGUES

I JORNADA ACADÊMICA DE PESQUISA DO PPGE:TPEN ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES;TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER

IDEIAS MATEMÁTICAS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO PELAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Identidade profissional: elaboração de material didático e (trans)formação docente ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

II Ciclo de Conversa LICENCIAR Educação Ambiental e Educação Física: Movimento, Corpo e Cuidados na Educação Infantil em período de isolamento social SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Interdisciplinaridade e Alfabetização Científica: um ensaio sobre os dois lados da mesma moeda NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Investigações em Ensino de Ciências IVANILDA HIGA

IX CICLO DE DIÁLOGO LICENCIAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL HÍBRIDA SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Jogos na Educação Infantil e suas contribuições ao desenvolvimento das ideias matemáticas ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

Lendo o mundo dos professores com os professores: ações colaborativas remotas de formação docente no projeto PsF – UFPR ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

Licenciar – Metodologias híbridas nas aulas de Educação Física em tempos de pandemia SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Limites e possibilidades de uma educação Menor em Direitos Humanos CLAUDIA MADRUGA CUNHA

Medianeras a Brasileña: Como construir e trabalhar relações interpessoais em cursos online de espanhol? FERNANDA SILVA VELOSO

Mesa redonda: EDUCAÇÃO DIALÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE REMOTA NO PROJETO FIVU ? UFPR ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

Mesa redonda: Lendo o mundo dos professores com os professores – ações colaborativas remotas de formação docente no projeto PsF – UFPR ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO

MODELAGEM MATEMÁTICA E STEAM: METANÁLISE DE PESQUISAS ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES

NHEMBOATY, NHEMBO’E, MBA’EAPO: RESSIGNIFICANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA INDÍGENA A PARTIR DA CULTURA MBYA GUARANI VANESSA MARION ANDREOLI