A cultura digital na narrativa curricular: reflexção participativa na formação das licenciaturas e na formação continuada de professores do ensino básico e médio |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
02-04-2012 |
PROJETO DE PESQUISA: A cultura digital na narrativa curricular: reflexção participativa na formação das licenciaturas e na formação continuada de professores do ensino básico e médio
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: CAMILA PACHECO,ERICA YOSHIZAWA,NURIA PONS VILARDELL CAMAS
DATA DE INÍCIO: 02-04-2012
|
A EXPRESSÃO GRÁFICA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS INTERDISCIPLINARES PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
20-08-2018 |
PROJETO DE PESQUISA: A EXPRESSÃO GRÁFICA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS INTERDISCIPLINARES PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ADRIANA AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ,DAISY ANTUNES DE SOUZA,DAVID REJES RANGEL
DATA DE INÍCIO: 20-08-2018
|
A EXPRESSÃO GRÁFICA E SUAS NARRATIVAS ESTÉTICAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
20-08-2018 |
PROJETO DE PESQUISA: A EXPRESSÃO GRÁFICA E SUAS NARRATIVAS ESTÉTICAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ADRIANA VAZ,FABIANA STOLF,FERNANDA CHRISTINA DA SILVA CASTANHEIRO
DATA DE INÍCIO: 20-08-2018
|
A LINGUAGEM VISUAL E SUA PRESENÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
15-06-2016 |
PROJETO DE PESQUISA: A LINGUAGEM VISUAL E SUA PRESENÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: CELY KAORI HIRATA,CRISTIANE MARTINS,FERNANDA FARES LIPPMANN TROVAO,HELLEN CHRISTINA GONÇALVES
DATA DE INÍCIO: 15-06-2016
|
Aprendizagens matemáticas e aprendizagens docentes nos processos de alfabetização e letramento matemático |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
28-11-2016 |
PROJETO DE PESQUISA: Aprendizagens matemáticas e aprendizagens docentes nos processos de alfabetização e letramento matemático
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ANA VALÉRIA ABBEG,MARIANGELA JOCELITA FRIGO DE CAMPOS,NEILA TONIN AGRANIONIH
DATA DE INÍCIO: 28-11-2016
|
Educação, Performance e Discurso: Interfaces e contribuições para a pesquisa na escola. |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
30-03-2017 |
PROJETO DE PESQUISA: Educação, Performance e Discurso: Interfaces e contribuições para a pesquisa na escola.
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: CLÁUDIA BUCH,CRISTIANE MARQUES DE SOUSA,MICHELLE BOCCHI GONÇALVES
DATA DE INÍCIO: 30-03-2017
|
EXPRESSÃO GRÁFICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
02-03-2016 |
PROJETO DE PESQUISA: EXPRESSÃO GRÁFICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ALINE ROBERTA WEBER MOREIRA DA SILVA,ANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES,FRANCISCA MARTINS DE GOIS
DATA DE INÍCIO: 02-03-2016
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINO MATEMÁTICA: COGNIÇÃO, PENSAMENTO COMPLEXO, APRENDIZAGEM, PROCESSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS METODOLÓGICAS. |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
14-12-2017 |
PROJETO DE PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINO MATEMÁTICA: COGNIÇÃO, PENSAMENTO COMPLEXO, APRENDIZAGEM, PROCESSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS METODOLÓGICAS.
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS,LORENE FERREIRA,PAULO ROBSON DUARTE BARBOSA
DATA DE INÍCIO: 14-12-2017
|
Formação, Concepções e Práticas docentes em ciências físicas |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
01-03-2009 |
PROJETO DE PESQUISA: Formação, Concepções e Práticas docentes em ciências físicas
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: IVANILDA HIGA
DATA DE INÍCIO: 01-03-2009
|
Inovação em Informática e Educação |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
20-08-2018 |
PROJETO DE PESQUISA: Inovação em Informática e Educação
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ANGELA CRISTINA DE ARRUDA,SELMA DOS SANTOS ROSA
DATA DE INÍCIO: 20-08-2018
|
Ler e escrever literatura no ensino fundamental |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
03-04-2014 |
PROJETO DE PESQUISA: Ler e escrever literatura no ensino fundamental
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ALESSANDRA BARBOSA,CAMILA AUGUSTA VALCANOVER,DAIANA LIMA TARACHUK,FRANCIELE CAROLINE PANSOLIM
DATA DE INÍCIO: 03-04-2014
|
Linguagem, Ensino de Ciências e Formação de Professores |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
05-05-2008 |
PROJETO DE PESQUISA: Linguagem, Ensino de Ciências e Formação de Professores
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: ALINE DOS SANTOS RIOS,ANNE CAROLINE PEREIRA ARRUDA ROJAS,LUCIANA SKORA TOCCHIO
DATA DE INÍCIO: 05-05-2008
|
Linguagens, Discursos e Ensino |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
02-01-2020 |
PROJETO DE PESQUISA: Linguagens, Discursos e Ensino
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: Não Informado
DATA DE INÍCIO: 02-01-2020
|
Multiletramentos e Cultura Digital na Educação Básica: práticas e saberes para a adoção de metodologias inovadoras |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
20-08-2018 |
PROJETO DE PESQUISA: Multiletramentos e Cultura Digital na Educação Básica: práticas e saberes para a adoção de metodologias inovadoras
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: EDUARDO FOFONCA,IVONEIDE ZAROR DE SOUZA,LEONARDO DOMANSKI DA MOTTA,ROAN COELHO DE SOUZA LOBATO
DATA DE INÍCIO: 20-08-2018
|
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
01-01-2022 |
PROJETO DE PESQUISA: O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: Não Informado
DATA DE INÍCIO: 01-01-2022
|
O discurso teatral em materialidades não teatrais: reverberações para a relação entre teatro, linguagem e educação |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
13-06-2016 |
PROJETO DE PESQUISA: O discurso teatral em materialidades não teatrais: reverberações para a relação entre teatro, linguagem e educação
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: JEAN CARLOS GONÇALVES
DATA DE INÍCIO: 13-06-2016
|
RELAÇÃO DO AUTOCONCEITO COM A COMPETÊNCIA ACADÊMICA PERCEBIDA, MEDIADA POR PRÁTICAS CORPORAIS, ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO |
TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
20-08-2018 |
PROJETO DE PESQUISA: RELAÇÃO DO AUTOCONCEITO COM A COMPETÊNCIA ACADÊMICA PERCEBIDA, MEDIADA POR PRÁTICAS CORPORAIS, ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
LINHA DE PESQUISA: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCRICAO DA LINHA DE PESQUISA: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação os processos de ensino por meio de estudo das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
RESPONSÁVEIS: EDUARDO LUIZ PACKER,FRANCINE CRUZ GRISON,GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO
DATA DE INÍCIO: 20-08-2018
|