ESTRUTURA CURRICULAR
O Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino está estruturado com base em 2 linhas de pesquisa, a saber: Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa e Teorias e Práticas de Ensino na Educação básica. A Linha – Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa discute os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes epistemologias e correntes teóricas. Busca-se compreender o papel do professor/pedagogo e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófico-político-pedagógico e cultural. A Linha – Teorias e Práticas de Ensino na Educação básica analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e a inovação nos processos de ensino por meio de estudos das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e a continuada de professores/pedagogos da Educação básica; a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas e o cotidiano escolar os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
Áreas de Concentração e Linhas de pesquisa:
Área de concentração:
Educação: teoria e prática de Ensino.
Descrição: Este curso de mestrado profissional se insere no campo da Educação e visa aprofundar e problematizar temas relacionados à formação de professores para a Educação Básica. Os estudos sobre as teorias e práticas de ensino permitem problematizar as implicações sociais, político-ideológicas, culturais e educacionais do processo de ensinar, em especial no que se refere à educação básica no contexto brasileiro, em especial no que se refere ao contexto paranaense.
Linhas de Pesquisa:
a) Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Área de concentração: Educação: teoria e prática de Ensino. Os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas. Busca compreender o papel do educador e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófico-cultural.
b) Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Área de concentração: Educação: teoria e prática de Ensino. Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação nos processos de ensino por meio de estudos das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
TOTAL DE CRÉDITOS PARA A TITULAÇÃO
Atualmente o Programa Stricto Sensu oferece um conjunto e 21 disciplinas. Três delas são obrigatórias e 18 eletivas. O prazo máximo para a defesa da dissertação está compreendido entre 24 meses e 30 meses. São necessários 24 créditos (18 créditos+6 créditos da dissertação). Disciplinas: 18 créditos (Disciplina Semestral). Tese/dissertação: (6 créditos).
São exigidos dos mestrandos que obtenham pelo menos 18 créditos. Deverão cursar no primeiro ano no mínimo duas disciplinas obrigatórias e duas eletivas, totalizando 9 créditos. No segundo semestre deverão cursar a terceira disciplina obrigatória e outras duas eletivas, totalizando mais 9 créditos.
O mestrando poderá realizar atividades formativas (de acordo com as normas do regimento) para convalidar 3 créditos do curso em disciplinas eletivas. A elaboração da dissertação e sua defesa correspondem a 6 créditos formativos.
A integralização dos créditos pode ser realizada cursando disciplinas em todos os programas de pós-graduação da UFPR, bem como, em programas de pós-graduação nas demais instituições públicas e na PUC-PR (convênio), observando o limite de 6 créditos permitidos para disciplinas cursadas fora do Programa do Mestrado Profissional em Educação.
QUADRO 03 – RESOLUÇÃO N. 13/2013 – CEPE
CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA NÍVEL CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
EDTP-7000 APRENDIZAGEM MOTORA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7001 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7002 DOCÊNCIA E PESQUISA Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7003 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7004 EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7005 EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7006 ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS PERSPECTIVA DIALÓGICA Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7007 FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7008 FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7009 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PREVENÇÃO NA ESCOLA Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7010 LETRAMENTO LITERÁRIO Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7011 LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7012 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7013 PRÁTICA DE DOCÊNCIA Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7014 PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7015 PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS
Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7016 SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO
Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7017 TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA I
Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7018 TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA II
Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7019 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA I
Mestrado Profissional 45 3
EDTP-7020 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Mestrado Profissional 45 3
FONTE: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fixa o currículo do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná.
QUADRO 04 – PORTARIA N. 5, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 – AJUSTE CURRICULAR
CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA NÍVEL CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
EDTP 7001 CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7002 DOCÊNCIA E PESQUISA Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7003 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7004 EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7005 EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7006 ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: PERSPECTIVA DIALÓGICA Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7007 FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7008 FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7009 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE PREVENÇÃO NA ESCOLA Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7010 LETRAMENTO LITERÁRIO Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7011 LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7012 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7013 PRÁTICA DE DOCÊNCIA Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7014 PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7015 PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS Mestrado Profissional 45 3
EDTP 7016 SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO Mestrado Profissional 45 3
CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA NÍVEL CARGA HORÁRIA CRÉDITOS
EDTP 7021 TÓPICOS ESPECIAIS I Mestrado Profissional 15 1
EDTP 7023 TÓPICOS ESPECIAIS II Mestrado Profissional 30 2
EDTP 7024 TÓPICOS ESPECIAIS III Mestrado Profissional 45 3
FONTE: A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. DA UFPR, no uso de suas atribuições conferidas pelo Artigo 20 da resolução 32/17-CEPE, CONSIDERANDO os registros de ajuste curricular constantes no SIGA.
As características do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino inovam o contexto da formação de professores, pois incorporam uma nova demanda no âmbito da pós-graduação, ou seja, o compromisso com a qualificação da Educação Básica através da formação dos profissionais que nela atuam. Em especial, no caso do Mestrado Profissional em Educação da UFPR, a inovação está na opção em focar sua formação na oferta de vagas apenas a professores e pedagogos que efetivamente estão atuando na escola e conhecem as características, as necessidades e o papel social e comunitário deste contexto.
Na perspectiva de aproximar cada vez mais as ações do PPGE:TPEn com a realidade profissional dos professores, em geral as disciplinas eletivas do programa contam com a participação de profissionais da Educação Básica não vinculados ao Programa. Eles participam como alunos de disciplinas isoladas. A presença destes profissionais tem possibilitado o desenvolvimento dos seguintes aspectos: a) troca de experiências entre eles e os mestrandos; b) análises teóricas à luz de situações reais; c) apresentação e discussão de diferentes práticas pedagógicas; d) enriquecimento da formação continuada; e) construção de novos conhecimentos; f) vislumbre de cursar futuramente o Mestrado profissional.
O curso de Mestrado Profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino é desenvolvido somente na modalidade presencial.
Alguns professores utilizam em suas disciplinas, de forma complementar, a plataforma Moodle e o Google Drive. O Google Doc foi utilizado em algumas disciplinas como plataforma interativa no estudo e produção de texto.