EDTP7016 – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO |
MMXXIII |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 217L2
HORÁRIO: Segunda – 18:30 às 21:30 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 18
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 03/04/2023 a 24/07/2023
PROFESSOR: ARACI ASINELLI DA LUZ
EMENTA: Socialização dos resultados parciais das pesquisas elaboradas pelos estudantes do curso.
BIBLIOGRAFIA: ANPED. Ética em Pesquisa em Educação.
BROOKS, Rachel; TE RIELE, Kitty; MAGUIRE, Meg. Ética e pesquisa em educação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2017.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa & projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KOLLER, Silvia Helena; COUTO, Maria Clara P. de Paula: HOHENDORFF, Jean Von. (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre : Penso, 2014.
E complementares.
|
EDTP7023 – TÓPICOS ESPECIAIS II |
Pesquisa etnográfica em educação: saberes e fazeres escolares |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 217L2
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 17:00 – 10 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 20
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 10/04/2023 a 19/06/2023
PROFESSOR: ANGELA MARIA HOFFMANN WALESKO
EMENTA: A formação e atuação de professores como pesquisadores crítico-reflexivos em pesquisas de cunho etnográfico, em educação; o desenvolvimento de pesquisas qualitativas e quali-quanti (qualitativas-quantitativas) em educação, com professores e/ou em sala de aula; comunidades de prática/aprendizagem como grupos de investigação empírica; escrita acadêmica: dissertação de mestrado.
BIBLIOGRAFIA: AMADEU, M.S.U dos Santos [et. al.] Manual de normalização de documentos científicos de acordo com as normas da ABNT. Curitiba: Ed. UFPR, 2015.
ANDRE, M. E. D. A. Etnografia na prática escolar. Campinas: Papirus, 2015.
BARBOSA DE NOVAES, M. A.; FERREIRA PAIVA PASSOS, M. R. .; PAULA GONÇALVES, R. M. de . O (DES)USO DA PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: uma revisão de teses ProPEd (UERJ) 2017-2020. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 232?249, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-18. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5920. Acesso em: 19 dez. 2022
CALVO, L. C. S.; FREITAS, M. A. et al. (Org.). Comunidades de prática: aspectos da formação de professores de línguas em foco. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada v. 35. Campinas, São Paulo: Pontes, 2014a.
CHAPMAN, R. The reflective mentor model: growing communities of practice for teacher development in informal learning environments. In: KIMBLE, C.; HILDRETH, P.; BOURDON, I. (Ed.) Communities of Practice: Creating learning environments for educators, v. 2. Charlotte, North Carolina: IAP, 2008.
GIL, G.; RAUBER, A. S.; CARAZZAI, M. R.; BERGSLEITHNER, J. (Orgs) Pesquisas qualitativas no ensino e aprendizagem de língua estrangeira: a sala de aula e o professor. Florianópolis: UFSC, 2005.
HANEDA, M. Classrooms as communities of practice: a reevaluation. Tesol Quarterly, v. 40, n. 4, p. 807-817, 2006.
KANNO, Y.; NORTON, B. Imagined communities and educational possibilities: introduction. Journal of Language, Identity, and Education, v. 2, n. 4, p. 241?249, 2003.
LUIZ, Ercília Maria de Moura Garcia Escrita acadêmica : princípios básicos . ? 1. ed. ? Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018.
Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/16143/NTE_Licen_Ciencia_Religi%C3%A3o_Escrita_Academica_Principios_Basicos. pdf sequence=6&isAllowed=y. Acesso em: 19 dez. 2022
NÓVOA, A. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida em 13 de setembro de 2001. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm. Acesso em: 5 ago. 2020.
ROSA, Maria Carlota. Escrita acadêmica: primeiros passos. Rio de Janeiro : M. C. A. P. Rosa, 2018. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/8130/3/Escrita%20academica%20internet2.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.
UNIVERSITY OF YORK. Academic writing: a practical guide. Disponível em: https://subjectguides.york.ac.uk/academicwriting/dissertations. Acesso em: 19 dez. 2022.
WALESKO, A. Aprendizagem em comunidades de prática: significado, prática, comunidade e identidade. In: Formação inicial e o mito do ?falante nativo?: construções identitárias de professores de inglês em uma comunidade de prática. Tese. Universidade Federal do Paraná, 2019.
WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
|
EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III |
A invenção da infância: o discurso dos filósofos e pedagogos da modernidade |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 217L2
HORÁRIO: Terça – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 20
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 21/03/2023 a 27/06/2023
PROFESSOR: JOÃO PAULO POOLI
EMENTA: A disciplina tema o objetivo de analisar e problematizar como alguns filósofos pedagogos da modernidade contribuíram para a invenção da infância moderna. Esse estudo tenta compreender os processos civilizacionais que foram pensados para as crianças utilizando-se técnicas de observação e controle de comportamentos, que configuram ainda hoje um conjunto discursos sobre a infância e a educação.
BIBLIOGRAFIA: CHARTIER, Roger (org.). História da vida privada, 3: da renascença aos séculos das luzes. São Paulo: Companhia das letras, 1991.
COMENIO, J. A. Didactica magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.
ELIAS, Norbert. O Processo civilizador. Volume 1: Uma história dos Costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
ELIAS, Norbert. Escritos & Ensaios 1: estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
ROUSSEAU, J.-J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ROTTERDAM, Erasmo de. DePueris. São Paulo: Editora Escala, 2008.
MONTAIGNE, Michael de. A Educação das Crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
|
EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III |
População negra e educação |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 224
HORÁRIO: Quinta – 19:00 às 22:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 8
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 06/04/2023 a 20/07/2023
PROFESSOR: ADRIANA VAZ
EMENTA: A disciplina tem como proposta analisar questões conceituais e metodológicas que tratam sobre o negro na historiografia educacional brasileira. Abordar as possibilidades de pesquisa em história da educação tendo como objeto de estudo a população negra. Examinar as produções relativas a história da educação situando temas, abordagens e enfoques a partir do estudo da população negra no Brasil, em seus aspectos interdisciplinares.
BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, Marco Antonio B. de; SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016.
BARROS, Surya A. Pombo de. Um balanço sobre a produção da história da educação dos negros no Brasil. In: FONSECA, Marcus V.; BARROS, Surya A. Pombo de. A História da Educação dos Negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016, p.51-70.
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 117- 133, 2003. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9948/11520
CORRÊA, Fabiola Maciel. Processo de formação e engajamento político na trajetória intelectual de Abdias Nascimento (1930-1944).114 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, UFPR, Curitiba, 2019.
CRUZ, Eliseu P. da; et.al. Mulheres, mulheres negras e configurações étnico-raciais na Escola Normal de Caetité, Bahia (1898-1943). Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, e229809, 2021, p. 1-19.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. Vol.I, 5ª ed. São Paulo: Globo, 2008, p.299-401. (Capítulo 3: Heteronomia racial na sociedade de classes).
FONSECA, Marcus Vinícius. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 28 p. 29-59, Maio/Ago 2009.
GUIMARÃES, Antonio S. A. Cor e raça: raça, cor e outros conceitos analíticos. In: PINHO, AO., and SANSONE, L., orgs. Raça: novas perspectivas antropológicas [online]. 2nd ed. rev. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 63-82.
HOOKS, bell. Intelectuais negras. Revista Estudos Feministas – Dossiê. v.3, n. 2, 1995, p.464-478.
NATÁLIA, Livia. Intelectuais negras e racismo institucional: um corpo fora de lugar. Revista da ABPN, v. 10, Ed. Especial – Caderno Temático: Letramentos de Reexistência. Jan. 2018, p.748-764.
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 19, n. 1, nov.2006, p.287-308.
SCHUINDT, Silvana M. Maria Nicolas: além do bê-a-bá. A trajetória profissional de uma normalista negra no paraná (1906 – 1938). 279 f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR), 2022.
VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008, p.502-516.
|
EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III |
LINGUAGEM CIENTÍFICA E LINGUAGEM ESCOLAR |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 217L3
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 5
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 10/04/2023 a 24/07/2023
PROFESSOR: LEANDRO SIQUEIRA PALCHA
EMENTA: A linguagem na perspectiva da Análise de Discurso de vertente Francesa. Sujeito, Texto e Linguagem. Linguagem científica e linguagem escolar. Discurso científico e discurso pedagógico.
BIBLIOGRAFIA: BATISTA, A. G. O texto escolar: uma história. Belo Horizonte: Ceale / Autêntica, 2008.
CORACINI, M. J. R. F. Um Fazer Persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. 2. ed. Campinas: Pontes, 2007.
DARLINGTON, H. Good Practice in Science Teaching: What Research has to Say. International Journal of Science Education, 33:2, 321-322, 2011.
OTTA, V.R.A. O poético na análise de discurso de Michel Pêcheux. Campinas: Pontes, 2019.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6.ed. São Paulo: Pontes, 2013.
ORLANDI, E. P. Forma sujeito histórica e sujeito de direito: as bases da sociedade capitalista e os gestos de interpretação. Rua, v. 28, p. 1-12, 2022.
ORLANDI, E. P. A análise de discurso é possível? Língua e Instrumentos Linguísticos, v. 44, p. 137-154, 2019.
ORLANDI, E. P. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista latino-americana de estudos do discurso, v. 16, nº2, p. 68-80, 2016.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. 4.ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
POSSENTI, S. Os limites do Discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. São Paulo: Parabola, 2009.
VALLADARES, L. Scientific Literacy and Social Transformation. Science & Education, 30, 557-587., 2021.
|
EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III |
Fundamentos para práticas pedagógicas em perspectiva complexa |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 217L2
HORÁRIO: Quarta – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 22
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 22/03/2023 a 28/06/2023
PROFESSOR: HELIZA COLAÇO GÓES
EMENTA: Reflexões e discussões sobre a educação pautadas no Pensamento Complexo de Edgar Morin. As contribuições da reforma do pensamento para reformar o ensino. Análise de pesquisas sobre práticas pedagógicas complexas.
BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
? MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean- Louis. ?O pensamento complexo, um pensamento que pensa?. In. Morin, E; Le Moigne, J. L. (orgs.). A Inteligência da Complexidade. Fundação Peirópolis. Cap.4. 2ª ed. 2000.
? MORIN, E . Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulinas. 2015.
? MORIN, E. Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO. 2000
? MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.
? MORIN, E. CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
? BEHRENS, M.A.; ENS, R.T., (Orgs.) Complexidade e transdiciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris. 2015.
? GUÉRIOS, E. Contribuições do pensamento complexo para a formação de professores em uma perspectiva transdisciplinar. In: SÁ, R. A de; BEHRENS, M. A. (org.). Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019, cap X, p. 223-236.
? GUÉRIOS, E. Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciais. Roteiro, [S. l.], v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24347. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24347
? GUÉRIOS, E.; BATISTELLA, M. P. Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Debates em Educação. Maceió, AL, v. 12, n. 28, p. 665-676, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9952
? GUÉRIOS, E. Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: história de um grupo de professores na área de ciências e Matemática. 2002. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) ? Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253667
? GÓES, Heliza Colaço. Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos: tessituras pelas vozes de professores que ensinam matemática. Brasil. .2021. 252f. Tese (Doutorado em Educação) ? Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021. GUERIOS, E. C. ; GÓES, H. C. ; GOES, A. R. T. Tessiturando a complexidade com a formação de professores e a educação matemática. In: Ettiène Cordeiro Grérios; Heliza Colaço Góes; Anderson Roges Teixeira Góes. (Org.). Complexidade e formação de professores: tessituras possíveis. 01ed.São Carlos: Pedro & João, 2021, v. 1, p. 07-12.
? GÓES, HELIZA COLAÇO; GUERIOS, E. C. Subsídio para a desfragmentação da prática didática em geometria. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA, v. 24, p. 329- 343, 2020.
? MORAES, M.C; ALMEIDA, M.C. (org). Os sete saberes necessários à Educação
do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak. 2012
? SÁ, R.A. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, R.A; BEHRENS, M. A. (org.). Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019a, cap I, p.17-64
|
EDTP7024 – TÓPICOS ESPECIAIS III |
COMPLEXIDADE, COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM |
Mestrado Profissional |
PERÍODO: 1° Semestre
LOCAL: 239
HORÁRIO: Segunda – 14:00 às 17:00 – 15 encontros
NÚMERO DE VAGAS: 20
PERÍODO DE MATRÍCULA: De: 06/03/2023 a 10/03/2023
PERÍODO DE AULAS: De: 10/04/2023 a 17/07/2023
PROFESSOR: ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS
EMENTA: Processo ensino-aprendizagem numa perspectiva de construção conceitual de conhecimentos escolares e não escolares, o pensamento complexo, o paradigma da complexidade, multi, inter e transdisciplinaridade, metodologia de pesquisa em cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano num contexto de complexidade. Formação de educadores incluindo a Educação matemática.
BIBLIOGRAFIA: Bibliografia básica
? MINDAL, C.; GUÉRIOS,E. Formação de professores em instituições públicas de ensino superior no Brasil: diversidade de problemas, impasses, dilemas e pontos de tensão. Educar em Revista. Editora da UFPR, Curitiba, n. 50, p. 21-33.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000400003
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34722/21527
? MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
? MORIN, E. Os Sete Saberes necessários a Educação do Futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO. 2000.
Bibliografia complementar
? BEHRENS, M.A.; ENS, R.T., (Orgs.) Complexidade e transdiciplinaridade: novas perspectivas teóricas e práticas para a formação de professores. Curitiba: Appris. 2015.
? GUÉRIOS, E. Contribuições do pensamento complexo para a formação de professores em uma perspectiva transdisciplinar. In: SÁ, R. A de; BEHRENS, M. A. (org.). Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019, cap X, p. 223-236. ? GUÉRIOS, E.; PETRAGLIA, I.; FREIRE, M.M. (2022). Inclusão como modo de viver: bem viver. Delta, V. 38, p.1-25. https://www.scielo.br/j/delta/a/9qFTPmqfqSgSQcszs7GK9TN/
? GUÉRIOS, E. Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: história de um grupo de professores na área de ciências e Matemática. 2002. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) UNICAMP, 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253667 ? GUÉRIOS, E. Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciais. Roteiro, [S. l.], v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24347. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24347
? GUÉRIOS, E.; BATISTELLA, M. P. Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade. Debates em Educação. Maceió, AL, v. 12, n. 28, p. 665-676, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9952
? GUÉRIOS, E. Principios didácticos para una práctica matemática transdisciplinar. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. Costa Rica: Universidad de Costa Rica. [Centro de Investigaciones Matemáticas y Metamatemáticas]. Año 14, n. 18; p. 199-209. 2019 https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/39913
? GUÉRIOS, E.; MODTKOSKI, H. H. Conexões entre Gaston Bachelard, Edgar Morin e o pensamento complexo. In Guérios, E., Piske. F H., Soek. A.M., Silva E.(org.). Complexidade e Educação: Diálogos Epistemológicos Transformadores. Curitiba: CRV. 2017, Cap. 6, 115-136.
? GUÉRIOS, E.; PISKE, F. H. R.; SOEK, A. M.; SILVA, E,K. (Org). Complexidade e Educação: Diálogos Epistemológicos Transformadores. Curitiba: CRV, 2017.
? MORAES, M.C; Saberes para uma cidadania planetária. Rio de Janeiro: WAK Editora. 2019.
? MORAES, M.C; Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janiero: WAK Editora, 2021.
? MORAES, M.C; ALMEIDA, M.C. (org). Os sete saberes necessários à Educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak. 2012
? MORAES, M.C.; NAVAS, J. M. B.(Orgs). Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: Teoria e Prática docente. Rio de Janeiro: WAK Editora. 2010.
? MORIN, E . Conhecimento, ignorância, mistério. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2020.
? MORIN, E . É hora de mudarmos de via: As lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2020.
? MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.
? MORIN, E. A Noção de Sujeito. In: SCHNITMAN, D. F. (org.). Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996, p. 45-58
? MORIN, E . Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulinas. 2015
? MORIN, E.; MOIGNE, J. L. A Inteligência da Complexidade. 2. ed. São Paulo: Fundação, Peirópolis. 2000.
? PRIGOGINE, l. O Fim da Ciência?. In: SCHNITMAN, D. F. (org.). Novos Paradigmas,Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas. 1996. p. 25-44.
? QUEZADA, A., CANESSA, E. La Complejidade de los processos educativos em el aula de clases. Curitiba: Educar em Revista, n. 32, 2008, p. 03-122
? SÁ, R.A. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, R.A; BEHRENS, M. A. (org.). Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. Curitiba: Appris, 2019a, cap I, p.17-64.
? VESTENA, C. L. B., & GUÉRIOS, E. Práticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto ?Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas?. Revista Diálogo Educacional, 22 (72), 2022, p. 80-101. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28749.
|