Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

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Histórico e Contextualização


A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga universidade do Brasil. Sua história teve início em 1912 e é considerada referência no ensino superior brasileiro, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento do ensino superior no Estado do Paraná. Trata-se de uma instituição com maturidade, experiência e estrutura suficientes para acolher um programa, nos moldes do proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn). Além disto, o diálogo permanente da universidade com a comunidade do Estado do Paraná, em particular com o município de Curitiba e da sua região metropolitana foi um elemento favorecedor para a célere estruturação e operacionalização de uma resposta às demandas latentes em relação à formação dos profissionais da Educação Básica.
Com base na estrutura centenária e bem consolidada da UFPR, o seu Setor de Educação assumiu o desafio de levar adiante a proposta de formação de mestres para atuar na Educação Básica, iniciando as atividades do PPGE:TPEn  em 2013.
A formação de professores tem sido um importante eixo de debates no Setor de Educação e uma responsabilidade assumida com as comunidades e com os sistemas públicos de ensino. O PPGE:TPEn ao tomar como foco de sua formação e qualificação do trabalho dos profissionais da e para as escolas de Educação Básica, procura reforçar o compromisso institucional da UFPR com o desenvolvimento do Ensino no Estado do Paraná, assim como responder as expectativas sociais no que se refere à qualificação do trabalho docente. Assim o PPGE:TPEn surge da demanda institucional e regional acima descrita e da possibilidade de oferta que possui a UFPR, principalmente pela disponibilidade de infraestrutura e recursos humanos do Setor de Educação. 
Em sua identidade, de forma marcada, o PPGE:TPEn aponta no sentido do fortalecimento da formação dos profissionais da Educação Básica, em especial, daqueles que atuam nas redes públicas de ensino. Com esse olhar, e considerando a complexidade de ações e elementos que envolvem a estrutura dos programas de pós-graduação, destacamos que as pesquisas desenvolvidas pelos docentes deste programa e fomentadas em suas linhas pesquisa, tem direta relação com a realidade educativo-escolar, consideradas as suas possibilidades de análise e de intervenção neste contexto. 
A natureza do processo toma a pesquisa como eixo de formação e como possibilidade de compreensão da formação de professores de outra perspectiva, com vistas à melhoria de sua qualidade. Esta convicção implica na construção de um espaço formativo que não considere os estudantes como objetos do processo e sim, como sujeitos ativos e responsáveis na relação pedagógica. Neste sentido, compreendemos a pesquisa como uma postura e um meio para a intervenção e construção de novos conhecimentos, pois os objetivos do programa não estão somente centrados na formação de pesquisadores, mas principalmente, a preocupação de que a pesquisa desenvolva e instrumentalize os professores a investigarem e refletirem epistemologicamente sua prática docente. 
Com esta perspectiva, no ano de 2013 foi lançado o primeiro edital de seleção de estudantes do PPGE:TPEn. Nesta edição foram 342 inscritos para 20 vagas, o que demonstrou a forte demanda formativa a ser enfrentada pelo Setor de Educação. 
Em 2014 o programa selecionou uma segunda turma de mestrandos. O número de inscrições foi de 215 candidatos para preencher 32 vagas. 
Em 2015 a procura superou todas as expectativas, pois o programa recebeu um número superior a 500 inscrições para um total de 25 vagas. Em 2016 foram 449 inscritos, para 30 vagas. Estes números demonstram o reconhecimento da comunidade em relação à proposta formativa do programa e reforça a responsabilidade institucional em relação à qualificação dos profissionais da Educação Básica. 
Passados 4 anos da criação do PPGE:TPEn, em 2016 somam-se 81 orientações de dissertações. O corpo docente do programa agregou professores de diferentes áreas e Setores da UFPR, sem perder de vista que o eixo formativo são os processos de ensino que ocorrem no contexto das escolas. Com esta característica todos os editais de credenciamento de professores tiveram como critério o envolvimento do professor com pesquisas relacionadas à Educação Básica.

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RUA ROCKFELLER , Nº 52 - ENTRADA AO LADO DO SHOPPING ESTAÇÃO
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3535-6254
E-mail: mestradoprofissional.se@gmail.com

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