PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO

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Histórico e Contextualização

A universalização do ensino básico a partir de 1990 no Brasil produziu efeitos em diferentes dimensões da educação pública nacional. No Estado do Paraná, em especial no que se refere à formação de professores para atuarem na Educação Básica, a demanda tem aumentado em quantidade e diversificado as demandas em todos os níveis de formação.  A avaliação em larga escala promovida pelo Governo Federal demonstra dados sobre a realidade da Educação Básica no Brasil e aponta para resultados pouco satisfatórios, o que coloca uma grande responsabilidade sobre as instituições de ensino superior no que se refere a sua oferta formativa. O Estado do Paraná foi pioneiro, quando em 2007 criou o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) para atender as expectativas de formação continuada dos profissionais da educação. A análise dos resultados deste programa permitiu a identificação da necessidade de que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) pudesse vir a ampliar seu compromisso com a formação de professores que atuam na Educação Básica.  No que tange a Pós Graduação como espaço de formação continuada, o Setor de Educação da UFPR já possuía um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação (PPGE) ? mestrado (criado em 1974 e entrou em funcionamento em 1975) e doutorado (desde 2002) os quais vem contribuindo para a produção de inúmeras pesquisas no campo educacional. A realidade tem demonstrado que a demanda da comunidade em relação à formação de professores é bem maior do que a possibilidade de oferta de vagas disponibilizadas tanto pelo PDE como pelo PPGE. 
Em 2012, às vésperas de completar seus 40 anos, o Setor de Educação ampliou sua oferta formativa no âmbito da pós-graduação stricto sensu com a criação de um novo programa de pós-graduação na área da Educação: o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Neste momento intensificou-se o compromisso com a Educação Básica com a instalação em 2013 do Mestrado Profissional em Educação que representa uma resposta concreta à procura por parte dos profissionais da Educação básica do estado do Paraná pela formação nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ao longo da década de 90, com as orientações propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas perspectivas oriundas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o sistema de ensino nacional incorporou uma série de demandas que visavam à democratização e à universalização da Educação Básica. Este quadro alertava para a necessidade de aprimoramento das políticas de formação de profissionais que atuavam (atuam) na Educação Básica, bem como evidenciava a importância de valorização dos mesmos. O Mestrado Profissional em Educação, ao tomar como foco de sua formação e a qualificação do trabalho dos profissionais dá e para as escolas de Educação Básica, procura reforçar o compromisso institucional da UFPR com o desenvolvimento do Ensino no estado do Paraná, assim como responder às expectativas sociais no que se refere à qualificação do trabalho docente na escola. Portanto, o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn) surge da demanda institucional e regional acima descrita, bem como, da possibilidade de oferta que possui a Universidade Federal do Paraná, principalmente, pela disponibilidade de infraestrutura e profissionais qualificados do Setor de Educação. 
Com intuito de contribuir na formação qualificada de professores da Educação Básica, um grupo de professores do Setor de Educação assumiu o desafio de elaborar, a partir de 2011, um projeto acadêmico a ser submetido a CAPES para oferta do Mestrado Profissional em Educação. Este processo, vivido de forma democrática e coletiva, agregou ideias, ideais, desejos, conhecimentos, esforços, experiências profissionais, enfim, um conjunto de elementos de diferentes naturezas que se concentraram para levar adiante um projeto comum. Com a aprovação da proposta em 2012 pela CAPES, outros desafios se desenharam no horizonte, mas a coesão do grupo e os muitos esforços garantiram a concretização do programa, que hoje é uma realidade.
O Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino aponta no sentido do fortalecimento da formação dos profissionais da Educação Básica, em especial, daqueles que atuam nas redes públicas de ensino. Destacam-se que as pesquisas desenvolvidas pelos docentes deste programa e fomentadas em suas linhas pesquisa, têm direta relação com a realidade educativo-escolar, consideradas as suas possibilidades de análise e de intervenção neste contexto. Compreende-se a pesquisa como eixo de formação dos professores com vistas à melhoria da qualidade de seu trabalho no âmbito da escola. Esta convicção implica na construção de um espaço formativo que não considere os estudantes como objetos do processo e, sim, como sujeitos ativos e responsáveis na relação pedagógica. A pesquisa é um princípio epistemológico que objetiva instrumentos de análise, contextualização, intervenção e construção de conhecimentos científicos sobre a profissão docente, sobre a escola e sobre o processo de ensinar e aprender. 
No ano de 2013 foi lançado o primeiro edital de seleção de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. O número de inscritos (342 candidatos) demonstrava a forte demanda formativa que precisa ser enfrentada pelo Setor de Educação e pelos demais setores envolvidos com a formação de professores. Vale ressaltar que um dos critérios de inscrição para o programa foi à atuação dos candidatos na docência da Educação Básica e/ou como pedagogo escolar.
Este critério de seleção foi estabelecido pelo reconhecimento da necessidade de formação dos profissionais que atuam diretamente nas escolas e se envolvem cotidianamente com as especificidades dos conhecimentos que o processo de ensino implica, além de considerar que essa prática se desenvolve em um contexto socialmente complexo. Por outro lado, este critério também se justificava pelo compromisso em ofertar uma formação que aprofunde e problematize as questões cotidianas da escola a partir da análise de práticas concretas, dos valores difundidos na sala de aula, de ideias emergentes das práxis docente e de novos caminhos possíveis rumo ao ideário educativo-escolar. 
Nesses anos a grande procura pelo curso denota um reconhecimento do programa junto à comunidade e às redes públicas de ensino, consequência de maior visibilidade do programa nas escolas e qualidade da oferta formativa.
 

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Telefone:(41) 3535-6254
E-mail: mestradoprofissional.se@ufpr.br

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