[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Menu

Produção Intelectual

2017

TITULO AUTORES
Qué hacen los historiadores cuando enseñan la Historia? Contribuciones de la teoría de Jörn Rüsen para el aprendizaje y el método de enseñanza de la Historia MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

#60796 Meta-avaliação de instrumentos avaliativos em curso de pedagogia a distância. IVO JOSE BOTH;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

‘FORMAÇÃO, (DE)FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO: PENSANDO EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA’ Susan Alessandra de Souza Ferreira;DANIELLA DA COSTA NERY;MARITANA DRESCHER DA CRUZ;KÁTIA MARIA KASPER

(De) formando o educador: uma discussão teórica acerca do professor e tutor na EaD GLAUCIA DA SILVA BRITO;CLÁUDIA COELHO HARDAGH;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

(In)visibilidade da língua espanhola na percepção de estudantes de escolas públicas de ensino médio de Curitiba a partir da interação e análise de anúncios televisivos brasileiros DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO;Regiane Porrua

25* Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná (elaboração de pareceres) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

?A formação do educador ambiental: ensinar e aprender a partir de sua prática? KARIN RAPHAELLA SILVEIRA;MONICA DINIZ DE SOUZA

?A PRÁTICA DE DOCÊNCIA NA PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS? ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA;TATIANE DELURDES DE LIMA;ARACI ASINELLI DA LUZ

?Celular na sala de aula? Não! Por quê? LUCIANI DE SOUSA AMARAL SANTOS

?HISTÓRIA DIFÍCIL: O QUE NOS INDICAM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA? CARLA GOMES DA SILVA;Maria Auxiliadora Schmidt;ANA CLAUDIA URBAN

?Potencialidades e limites das metodologias participativas para o desenvolvimento da educação ambiental em espaços escolares? KARIN RAPHAELLA SILVEIRA

A (re)construção da identidade profissional de uma educadora e de um educador social a partir de suas hhistórias de vida Flavia Gasparim;ELIANE CLEONICE ALVES PRECOMA;EVELCY MONTEIRO MACHADO;RICARDO ANTUNES DE SÁ

A APRENDIZAGEM DE PARALELISMO, CONCORRÊNCIA E PERPENDICULARIDADE DE RETAS RELACIONADA AOS DESLOCAMENTOS E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS CEGAS FERNANDA HILLMAN FURLAN;NEILA TONIN AGRANIONIH

A APRENDIZAGEM DE PARALELISMO, CONCORRÊNCIA E PERPENDICULARIDADE DE RETAS RELACIONADA AOS DESLOCAMENTOS E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS CEGAS FERNANDA HILLMAN FURLAN;NEILA TONIN AGRANIONIH

A APRENDIZAGEM DE PARALELISMO, CONCORRÊNCIA E PERPENDICULARIDADE DE RETAS RELACIONADA AOS DESLOCAMENTOS E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DE PESSOAS CEGAS. FERNANDA HILLMAN FURLAN;NEILA TONIN AGRANIONIH

A APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JORN RÜSEN, O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGET E A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV VYGOTSKY: DIÁLOGOS POSSÍVEIS? CARLA GOMES DA SILVA;Maria Auxiliadora Schmidt

A avaliação na Educação Infantil JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA

A Continuidade no Processo de Ensino de Matemática e a descontinuidade formativa de professores ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

A contribuição da complexidade de Morin para as pesquisas em Educação Ambiental DANIELA GURESKI RODRIGUES;Virginia Carneiro;DANIELE SAHEB

A contribuição da Complexidade para as pesquisas em Educação Ambiental DANIELE SAHEB;DANIELA GURESKI RODRIGUES

A Educação Ambiental e a Formação Em Pedagogia DANIELE SAHEB;MARIA ARLETE ROSA;Marilia Torales Campos

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE CANDOMBLÉ YLÊ ÀSÉ ÀLAKETÚ IJOBA OSÙN ÒGÚN MARITANA DRESCHER DA CRUZ

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: DILEMAS E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE SORAYA CORRÊA DOMINGUES;Marcelize Niviadonski Brites Albertini

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VOZ DE SEUS PROFESSORES DANIELE SAHEB;Daniela Gureski

A Educação Ambiental Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Na Voz De Seus Professores DANIELE SAHEB;DANIELA GURESKI RODRIGUES

A educação estética por meio de desenhos, palavras e gestos: contribuições para historiografia do ensino de desenho, a partir das produções acadêmicas dos acervos da UFMG e UFPR (1878-1930) ADRIANA VAZ

A educação historica e o ensino da historia dificil MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

A emergência da ‘ideologia de gênero’ no discurso católico AMANDA DA SILVA;MARIA RITA DE ASSIS CESAR

A ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL: O ESPAÇO FÍSICO COMO ELEMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO SOLANGE REIGUEL VIEIRA;Solange Reigel Vieira;JOSMARIA LOPES DE MORAIS;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A ESCOLA NO QUINTAL DA CULTURA: TEATRALIDADES EM PERSPECTIVA DIALÓGICA JEAN CARLOS GONÇALVES

A escrita como procedimento de autoria na educação de jovens e adultos no contexto prisional SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;JANE CLEIDE ALVES HIR

A Expressão Gráfica na Formação Docente: práticas pedagógicas nos PIBIDs Matemática/UFPR e Física/IFPR ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;HELIZA COLAÇO GÓES

A extensão Universitária como integrada a pesquisa: ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;TANIA STOLTZ

A formação continuada em coordenação pedagógica: a experiência da UFPR LUCIMAR ROSA DIAS;VALERIA MILENA ROHRICH FERREIRA;Valeria Milena R. Ferreira;JOÃO PAULO POOLI

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MAGISTÉRIO E AS POSSIBILIDADES DE USO DO CELULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL JEREMIAS FERREIRA DA COSTA;LETÍCIA PEREZ DA COSTA;SERGIO CAMARGO;CHRISTIANE GIOPPO MARQUES DA CRUZ

A Formação de Professores e as Pesquisas em Educação sob o enfoque da cultura, comunicação e tecnologia: perspectivas interinstitucionais e colaborativas NURIA PONS VILARDELL CAMAS;Eduardo Fonfoca

A Formação de professores para Educação Ambiental em hidrografia segundo teses e dissertações dos últimos dez anos CLAUDIA DANIELA CAVICHIOLO;CHRISTIANE GIOPPO MARQUES DA CRUZ

A formação do educador ambiental: ensinar e aprender a partir de sua prática MONICA DINIZ DE SOUZA;Karin Raphaela Silveira

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EJA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;CLAUDIA DE FARIA;ELIANA LIMA ZAMPIERI;NANDERSON RAFAEL ROSENAU

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EJA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE ELIANA LIMA ZAMPIERI;CLAUDIA DE FARIA;NANDERSON RAFAEL ROSENAU;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

A GUERRA DO CONTESTADO COMO HISTÓRIA DIFÍCIL E A NARRATIVA HISTÓRICA DOS ESTUDANTES ALECSANDRO DANELON VIEIRA

A História Difícil e a Literatura Infanto Juvenil SOLANGE MARIA DO NASCIMENTO;MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

A Identidade Docente e o uso das Tecnologias e Mídias Digitais na Escola à luz do pensar complexo MARILETE TEREZINHA MARQUETI DE ARAUJO;Marilete Marqueti;SÁ, RICARDO ANTUNES DE;RICARDO ANTUNES DE SÁ

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES Rosana Pio;SORAYA CORRÊA DOMINGUES

A integração das tecnologias e mídias digitais no processo de construção do conhecimento escolar RICARDO ANTUNES DE SÁ;LEARCINO DOS SANTOS LUIZ;TAIS WOJCIECHOWSKI SANTOS

A interação discursiva em aulas de Física no ensino superior: Uma proposta de análise da construção do conhecimento, da consciência ingênua para a consciência epistemológica FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

A interação discursiva em aulas de Física no ensino superior: Uma proposta de análise da construção do conhecimento, da consciência ingênua para a consciência epistemológica FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

A interação discursiva em aulas de Física no ensino superior: Uma proposta de análise da construção do conhecimento, da consciência ingênua para a consciência epistemológica FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

A interação social em Paulo Freire e Vygotsky como referencial teórico na reflexão sobre as interações discursivas na aprendizagem de Física FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

A interação social em Paulo Freire e Vygotsky como referencial teórico na reflexão sobre as interações discursivas na aprendizagem de Física. FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

A LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE ARTE PA RA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CURITIBA ROSSANO SILVA;SIMONE KOUBIK BORTOLANZA

A língua italiana e a escola como espaços simbólicos de disputa no início do sec. XX: implicações políticas, sociais e culturais DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO;Maria Inês Carvalho Correa

A mudança climática global na perspectiva dos professores de ciências naturais MARIANA DE OLIVEIRA TOZATO;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS E AS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL MARIANA DE OLIVEIRA TOZATO;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A PEDAGOGIA DO CIRCO NA UFPR ? LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E JOGO EXPRESSIVO ALEXANDRE FAGUNDES;BRUNO BARTH PINTO TUCUNDUVA;CEZAR HENRIQUE HOLOT;GUSTAVO CARVALHO DOS SANTOS;JULIA CAROLINE PETRUY;RENATA DA SILVA VEDOVATO;SORAYA CORRÊA DOMINGUES

A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA PÚBLICA A PARTIR DO RELATO DOS ALUNOS ADRIANA DE FATIMA NIBICHINIACK CARVALHO

A Pesquisa na Prática Pedagógica de Professores Rosana Pio;SORAYA CORRÊA DOMINGUES;DILVANO LEDER DE FRANCA

A postura do ciclista olímpico de 2020: O que fazer e não fazer em competições internacionais IVERSON LADEWIG;Marlen Ferreira

A prática de docência na prevenção do abuso de drogas ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA;TATIANE DELURDES DE LIMA;ARACI ASINELLI DA LUZ

A prática de docência na prevenção do abuso de drogas TATIANE DELURDES DE LIMA;ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA;ARACI ASINELLI DA LUZ

A PRÁTICA DE DOCÊNCIA NA PREVENÇÃO DO ABUSO DE DROGAS ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA;TATIANE DELURDES DE LIMA;ARACI ASINELLI DA LUZ

A PRESENÇA DA EXPRESSÃO GRÁFICA NAS COMUNICAÇÕES DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA AMANDA FERREIRA PROCEK;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

A presença e atuação do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais no Litoral do Paraná MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A presença e atuação da UFPR no litoral do Paraná MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A Representação Social MARIANGELA JOCELITA FRIGO DE CAMPOS

A Serpente (Nelson Rodrigues) JEAN CARLOS GONÇALVES;ANDRIO ROBERT LECHETA;FERNANDA CARON KOGIN

A supervisão de estagiários da Licenciatura como possibilidade de Desenvolvimento Profissional Docente para professores de Ciências e Biologia ANA CECILIA ROMANO DE MELLO;IVANILDA HIGA

A supervisão de estagiários da licenciatura como possibilidade de desenvolvimento profissional docente para professores de Ciências e Biologia ANA CECILIA ROMANO DE MELLO;IVANILDA HIGA

A supervisão de estagiários da licenciatura como possibilidade de desenvolvimento profissional docente para professores de Ciências e Biologia ANA CECILIA ROMANO DE MELLO;IVANILDA HIGA

A Sustentabilidade Contemplada por Meio da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;Izabelly Cristina Mottin;POLYANNA MONDADORI SANTOS

A trajetória dos alunos refugiados MARCOS ALEDE NUNES DAVEL

A um bruxo com carinho: Machado de Assis se aproxima dos jovens leitores ELISA MARIA DALLA BONA;CAMILA AUGUSTA VALCANOVER

A um bruxo com carinho: Machado de Assis se aproxima dos jovens leitores ELISA MARIA DALLA BONA;CAMILA AUGUSTA VALCANOVER

A um bruxo com carinho: Machado de Assis se aproxima dos jovens leitores ELISA MARIA DALLA BONA;CAMILA AUGUSTA VALCANOVER

A um bruxo com carinho: Machado de Assis se aproxima dos jovens leitores. CAMILA AUGUSTA VALCANOVER;Elisa Maria Dalla-Bona

A VIOLÊNCIA INVISÍVEL: REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL, EXCLUSÃO E CULTURA DE PAZ NA ESCOLA EVERTON RIBEIRO;MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO

A violência invisível: reflexões sobre diversidade sexual, exclusão e cultura de paz na escola EVERTON RIBEIRO;MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO;Araci Asinelli-Luz

A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA DOCENTES MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO;JERRY ADRIANO RAIMUNDO

Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (Parecerista) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Ad Hoc para Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista Científica/FAP (Faculdade de Artes do Paraná/UNESPAR) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista Educação e Cultura Contemporânea JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista Educação UFSM JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista Pro-posições (UNICAMP) JEAN CARLOS GONÇALVES

ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA OU LETRAMENTO CIENTÍFICO? ENTRE ELOS E DUELOS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE CTS MARCOS ALEDE NUNES DAVEL

Alfabetização para crianças – Letra A  JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Alfabetização para crianças – Letra E  JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Alfabetização para crianças – Letra I JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Alfabetização para crianças – Letra O JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Alfabetização para crianças – Letra U  JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Alfabetização para crianças – Letra V  JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente ADRIANE KNOBLAUCH;GISELLY CRISTINI MONDARDO;Luciane Aparecida Moraes Caponi

Aprender a Ensinar: Contribuições de Manuais Destinados a Professores MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

Apresentação SILVEIRA, ADRIANA DRAGONE;LUCIMAR ROSA DIAS;CLAUDIA MADRUGA CUNHA;CARLOS EDUARDO VIEIRA;VIEIRA, FLÁVIA;Valéria Milena Rohich Ferreira;ORLANDO, EVELYN DE ALMEIDA;ANDRÉA BARBOSA GOUVEIA;MARCOS ALEXANDRE DOS SANTOS FERRAZ;JOÃO PAULO POOLI;FERRAZ, MARCOS

Apresentação de uma proposta para analisar a interação discursiva em aulas de Física: da consciência ingênua para a consciência epistemológica FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA ANALISAR A INTERAÇÃO DISCURSIVA EM AULAS DE FÍSICA: DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA PARA A CONSCIÊNCIA EPISTEMOLÓGICA. FERNANDO CARVALHO BIRZNEK;IVANILDA HIGA

Apresentação Dossiê Temático: Formação, Gestão e Práticas Pedagógicas LUCIMAR ROSA DIAS;Valéria Milena Rohich Ferreira;JOÃO PAULO POOLI

ARTISTAS COMO INTELECTUAIS: ENTRE A ESTÉTICA, A POLÍTICA E A EDUCAÇÃO MARCUS AURELIO TABORDA DE OLIVEIRA;ROSSANO SILVA;Marcus Vinicius Corrêa Carvalho;Matheu s Da Cruz E Zica

As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho . Adriana Aparecida Lima de Oliveira;REGINA CELY DE CAMPOS HAGEMEYER

As Tecnologias da Informação e Comunicação como recursos a favor da Educação JACQUES DE LIMA FERREIRA

As tecnologias da informação e comunicação nas escolas de educação básica RICARDO ANTUNES DE SÁ;Ademir Aparecido Mende;GERALDO BALDUINO HORN

AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA ESCOLA NANDERSON RAFAEL ROSENAU;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;RODRIGO THOALDO DA SILVA;ALEX DE CASSIO MACEDO

As tecnologias e mídias digitais na escola e a ação do pedagogo sob o olhar complexo RICARDO ANTUNES DE SÁ;ESTELA ENDLICH

Assédio e o Cuidado de Si e do Outro MARIA RITA DE ASSIS CESAR

Atendimento Pedagógico ao Escolar em tratamento de Saúde JACQUES DE LIMA FERREIRA

Atualização das Regras de Ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude Etapa Curitiba 12-14 anos IVERSON LADEWIG;Elaine Syridakis

Atualização das Regras do Ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude – Etapa Brasilia 15-17 anos IVERSON LADEWIG;Elaine Syridakis

Atuar e desenvolver-se profissionalmente: desafios e perspectivas à docência em Física IVANILDA HIGA

Auxílios Estudantis – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis MARIA RITA DE ASSIS CESAR

Avaliação de artigo – Educação em Revista ADRIANA VAZ

Avaliação de artigo – Revista TICs & EaD em Foco ADRIANA VAZ

BOEM Boletim On Line de Educação Matemática (Parecerista) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

BULLYING ESCOLAR SEGUNDO A PERSPECTIVA DOS ALVOS MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO;ARACI ASINELLI DA LUZ

Cadeias de atos dos docentes do departamento de desenho – UFPR (1998-2008) ADRIANA VAZ;ROSSANO SILVA;FRANCINE AIDIE ROSSI

CADEIAS DE ATOS DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE DESENHO ? UFPR (1998-2008) ADRIANA VAZ;ROSSANO SILVA;FRANCINE AIDIE ROSSI

Café Dialógico com Heloise Vidor – Entre a leitura, o teatro e a educação: espaços de convivência com o texto literário JEAN CARLOS GONÇALVES;HELOISE BAURICH VIDOR

Caleidociclo – montagem e conteúdos matemáticos que podem ser desenvolvidos ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;Sirley Santos Cezar Siqueira;Luana Leal

Caleidoscópio epistemológico cultural: educação enquanto condição humana SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;Ana Soek

Caminhos do PIBID espanhol UFOR DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO;Giselly Ruy Bueno;Sonia Solange Galvão Pereira de Camargo;Paulo Renato da Rosa Silverio;Micaela Camile Biancato;Simone Javorski Alves de Melo

Caminhos do PIBID espanhol UFPR DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO;Giselly Ruy Bueno;Sonia Solange Galvão Pereira de Camargo;PAULO RENATO DA ROSA SILVERIO;MICAELA CAMILE BIANCATO;SIMONE JAVORSKI ALVES DE MELO

CARMEN Group em ‘Serpentes de Laboratório’: Experimentos teatro[dia]lógicos para Guida e Lígia JEAN CARLOS GONÇALVES

Celular na Sala de Aula? Não! Por quê? LUCIANI DE SOUSA AMARAL SANTOS

Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;MARIANA DE OLIVEIRA TOZATO

Classe Mestre – Gerador de Grade Horária Escolar ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;MARIA TERESINHA ARNS STEINER;PEDRO ROCHAVETZ DE LARA ANDRADE

Colores del español: um projeto de integração das turmas de Espanhol no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio do IFPR através do uso da metodologia por projetos HELLEN CHRISTINA GONÇALVES;Roberta Rafael Sotero Costa;Regiane Pinheiro Dionisio Porrua;TATIANA DE MEDEIROS CANZIANI;MARISTELLA GABARDO

Comissão Científica DANIELE SAHEB

Complexidade e Educação: Diálogos Epistemológicos Transformadores ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;PISKE, FERNANDA HELLEN RIBEIRO;ANA MARIA SOEK;ELOIZA JAGUELTE SILVA

Complexity in Promoting a Teaching to Develop Creativity of Gifted Students: Contributions from Morin and Jung RIBEIRO PISKE, FERNANDA HELLEN;FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE;TANIA STOLTZ;STOLTZ, TANIA;GUÉRIOS, ETTIÈNE;Ettiène Guérios;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;DENISE DE CAMARGO;DE CAMARGO, DENISE;Samarah Perszel Freitas;DE FREITAS, SAMARAH PERSZEL;DIAS, CARMEN LÚCIA;Carmem Lúcia Dias

Comunicação Visual ADRIANA VAZ

COMUNIDADE, ESCOLA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DA REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR À CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Ediane Werlang;DANIELE SAHEB

Concepções em Ciência, Tecnologia e Sociedade na formação inicial de professores: o que dizem os licenciandos em Física CLEITON FABIO DA ROZA;IVANILDA HIGA

CONCEPÇÕES SOBRE O OBJETIVO DAS ESCOLAS ISOLADAS DO PARANÁ: A REVISTA DE PEDAGÓGIA (1957 E 1966) ROSSANO SILVA

CONCEPÇÕES SOBRE O OBJETIVO DAS ESCOLAS ISOLADAS DO PARANÁ: A REVISTA DE PEDAGÓGIA (1957 E 1966) ROSSANO SILVA

Conexões entre Gaston Bachelard, Edgar Morin e o pensamento complexo ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;HELOISA MILENA MODTKOSKI

CONFIGURAÇÕES INICIAIS DO ENSINO DE DESENHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (1971-1977): DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA AO SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS ADRIANA VAZ;ROSSANO SILVA

CONHECER PARA (RE)CONHECER : UM OLHAR PARA O PERFIL DO/A EDUCANDO/A NEGRO/A NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FRANCISCA VIEIRA LIMA

Consciencia Histórica y adquisición de competencias sociales y civicas MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

Construção coletiva de indicadores de Educação Ambiental escolar SOLANGE REIGUEL VIEIRA;Solange Reigel Vieira;JOSMARIA LOPES DE MORAIS;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Construção coletiva de uma matriz de indicadores de Educação Ambiental Solange Reigel Vieira;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Construção da maquete virtual – uma experiência no ensino médio por meio da modelagem matemática AMANDA FERREIRA PROCEK;ALINE FERREIRA RODRIGUES;Ana Cristina Polli;THADEU ANGELO MIQUELETTO;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

CONSTRUÇÃO DE MAQUETE VIRTUAL – UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA Amanda Ferreira Procek;ALINE FERREIRA RODRIGUES;Ana Cristina Polli;THADEU ANGELO MIQUELETTO;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Construção de uma representação do Teorema de Pitágoras Matheus William Amandio;ALINE FERREIRA RODRIGUES;THADEU ANGELO MIQUELETTO;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Construindo e compreendendo o conceito de quadriláteros DENIS GOMES MISSAO;THADEU ANGELO MIQUELETTO;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Contribuições da Educação Ambiental para o desenvolvimento comunitário local na Ilha do Mel (Paraná) VANESSA MARION ANDREOLI;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Contribuições da supervisão de estágio para o Desenvolvimento Profissional Docente de professores de Ciências e Biologia ANA CECILIA ROMANO DE MELLO;IVANILDA HIGA

Contribuições da supervisão de estágio para o Desenvolvimento Profissional Docente de professores de Ciências e Biologia ANA CECILIA ROMANO DE MELLO;IVANILDA HIGA

Contribuições de um jogo interdisciplinar para estudantes do Ensino Fundamental CERES DE OLIVEIRA JENDREIECK;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;Ettiène C. Guérios

Coordenação do Eixo Educação Ambiental na Escola – XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental MICHELLE BOCCHI GONÇALVES

Coordenação do eixo Formação de educadores ambientais DANIELE SAHEB

Coordenação Pedagógica e os desafios da prática nas escolas JOÃO PAULO POOLI;Valéria Milena Rohich Ferreira;LUCIMAR ROSA DIAS

Corpos dançantes entre poéticas e políticas: uma experimentação. DANIELLA DA COSTA NERY;KÁTIA MARIA KASPER

Corpos dançantes entre poéticas e políticas: uma experimentação. DANIELLA DA COSTA NERY;KÁTIA MARIA KASPER

Criatividade e Pensamento Complexo de Superdotados a partir de Contribuições de Edgar Morin e Rudolf Steiner FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE;TANIA STOLTZ;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Cultura Digital e Formação de Professores: Perspectivas de pesquisas em Educação no diálogo da Formação Teórica e a Prática Docente NURIA PONS VILARDELL CAMAS

CULTURA DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NO DIÁLOGO DA FORMAÇÃO TEÓRICA E A PRÁTICA DOCENTE NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Currículo e Formação em Segurança Pública: A polícia cidadã como um processo pedagógico JACQUELINE MARI MACHADO;Pedro Fauth Manhes de Miranda;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Currículo, políticas e formação em Curitiba: algumas ponderações CLAUDIA MADRUGA CUNHA

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UFPR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;LIANE MARIA VARGAS BARBOZA;Marilia Torales;WANIRLEY PEDROSO GUELFI

Curso de Árbitros de Ciclismo de Estrada IVERSON LADEWIG;Elaine Syridakis

Curso de formação de professores da Fundação Municipal de Esportes de Ponta Grossa IVERSON LADEWIG

Da Linguagem Dramática em discurso: urgências de uma Pedagogia Performativa na Educação Infantil MICHELLE BOCCHI GONÇALVES;Marcia Godinho Lois

Das antecipacões da ficção cientifica às intencionalidades da ciência JULIO CESAR DAVID FERREIRA

Democratização na universidade: reinvenção curricular e a reconstrução do conhecimento MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;SILVANA CÁSSIA HOELLER;MÁRCIA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA;PAULO GASPAR GRAZIOLA JUNIOR

DENTRO DA ‘NORMA’ : A INCLUSÃO DOS/DAS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FRANCISCA VIEIRA LIMA