[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Menu

Produção Intelectual

2020

TITULO AUTORES
-Isso já vem de sempre-: a socialização de gênero no cotidiano da educação infantil e as vivências religiosas das professoras como parte de seu habitus ADRIANE KNOBLAUCH;CAMARGO, LENIARA

A Aprendizagem da Leitura e da Escrita e as Novas Estratégias Digitais: indicadores legais e elementos-chave de uma contexualização da realidade educação brasileira Daiane Adriana Amaral de Mattos Blaszkowsk;LUANA PRISCILA WUNSCH;EDUARDO FOFONCA

A ciência é racional? Tentativa de resposta em Paul Feyerabend e Edgar Morin DEISE LEANDRA FONTANA;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

A Educação Ambiental na agenda das políticas públicas brasileiras: uma análise a partir do conceito de ciclo de políticas SOLANGE REIGUEL VIEIRA;Solange Reigel Vieira;JOSMARIA LOPES DE MORAIS;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A educação dos sentidos: uma abordagem sobre as prescrições do ensino de desenho entre 1870 a 1907 ADRIANA VAZ

A inerência do performar artista, docente e pesquisador: entre barras e hífens MICHELLE BOCCHI GONÇALVES;JAIR MARIO GABARDO JUNIOR

A influência das emoções no aprendizado de escolares Joelson Carvalho Souza;ADOLFO ANTONIO HICKMANN;ARACI ASINELLI DA LUZ;Girlaine Moura Hickmann

A inserção de mesas digitais interativas nas instituições de ensino da rede municipal de Paranaguá Tatiana Pinto Passos;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;PAULA DA SILVA INACIO PEREIRA;VANDECY SILVA DUTRA

A organização do trabalho pedagógico na escola: uma pesquisa do tipo estado da arte FLAVIA REGINA DE OLIVEIRA NAZAR;JACQUES DE LIMA FERREIRA;JOÃO PAULO POOLI

A PRÁTICA EDUCATIVA EMANCIPATÓRIA COMO ATO POLÍTICO E AMOROSO: REFLEXÕES A PARTIR DAS CATEGORIAS FREIREANAS DIÁLOGO E CULTURA TATIANA DA SILVA BIDINOTTO;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A Terra dos Meninos Pelados: caminhos para ler a obra de Graciliano Ramos e escrever literatura no 6º ano ELISA MARIA DALLA BONA;CAMILA AUGUSTA VALCANOVER

Actio: Docência em Ciências ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Actio: Docência em Ciências (parecerista) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Ad Hoc para ALFA: Revista de Linguística (UNESP) JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Bakhtiniana Revista de Estudos do Discurso JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Diálogo das Letras – UERN JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista da ANPOLL JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista Educação UFSM JEAN CARLOS GONÇALVES

Ad Hoc para Revista NUPEART (UDESC) JEAN CARLOS GONÇALVES

AFINAL, ONDE ESTÁ O DESENHO GEOMÉTRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA? ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;GABRIELLE ELISABETH RAPOSO MOREIRA;DIOVANA BZUNEK

Alexandria (parecerista) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Análise da sexta meta do Plano Nacional da Educação à luz de indicadores de monitoramento e avaliação Vieira, Solange Reigel;Solange Reigel Vieira;Torales, Marília;ANGELO RICARDO DE SOUZA;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Apresentação de Periódico Científico MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ARTE DIGITAL / RAPPROCHEMENT BETWEEN ART AND INFORMATICS IN BASIC EDUCATION: A BIBLIOGRAPHIC SEARCH RELATED TO EDUCATIONAL PRACTICES WITH DIGITAL ART HIRATA, CELY KAORI;ROSSANO SILVA

APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ARTE DIGITAL / RAPPROCHEMENT BETWEEN ART AND INFORMATICS IN BASIC EDUCATION: A BIBLIOGRAPHIC SEARCH RELATED TO EDUCATIONAL PRACTICES WITH DIGITAL ART HIRATA, CELY KAORI;ROSSANO SILVA

artículo ?De la representación social del cambio climático a la acción: el caso de estudiantes universitarios? MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Associação entre aptidão funcional e qualidade de vida de idosas participantes de um programa de atividade física de Curitiba, Brasil GISLAINE CRISTINA VAGETTI;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;MICHAEL PEREIRA DA SILVA;Guilherme Silva Gasparotto;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;WAGNER DE CAMPOS

Association between functional fitness a nd quality of life o f elderly participants of a program of phys ical activity of Curitiba, Brazil GISLAINE CRISTINA VAGETTI;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;WAGNER DE CAMPOS

Autoconceito e autoeficácia associados à prática de atividades corporais entre estudantes GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;ALINE BICHELS;GISLAINE CRISTINA VAGETTI;Beatriz Pereira4,;Beatriz Pereira;Beatriz Oliveira Pereira;VALDOMIRO DE OLIVEIRA

Autopercepção de saúde associada à percepção de qualidade de vida em idosas praticantes de atividade física de Ponta Grossa, Paraná, Brasil FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;GISLAINE CRISTINA VAGETTI

Autopercepção de saúde associada à percepção de qualidade de vida em idosas praticantes e não praticantes de atividade física de Ponta Grossa FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;GISLAINE CRISTINA VAGETTI

Autoria e Ensino de Arte: reflexões a partir da perspectiva dialógica ADRIANA TELES DE SOUZA;JEAN CARLOS GONÇALVES

Autoria no Ensino de Arte: Ato/Atividade em Perspectiva Verbo-Visual ADRIANA TELES DE SOUZA;JEAN CARLOS GONÇALVES

Avaliação de trabalhos ANPED-SUL ADRIANA VAZ

Cadernos de Gênero e Diversidade ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Cadernos de Gênero e Diversidade (Parecerista) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Complexidade e Transdisciplinaridade no século – Apresentação IZABEL CRISTINA PETRAGLIA;MARIA DOLORES FORTES ALVES;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Contribuições das pesquisas sobre tecnologias e formação docente no campo da EJA SOEK, ANA MARIA;ANA MARIA SOEK;HARACEMIV, SONIA MARIA;Ettiéne Guérios;LARISSA BARBOSA LUIZ RODRIGUES DA SILVA;GUÉRIOS, ETTIÈNE;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;SILVA, LARISSA BARBOSA LUIZ RODRIGUES DA;Larissa Barbosa Rodrigues da Silva

CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE NO CAMPO DA EJA ANA MARIA SOEK;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Contribuições das Pesquisas sobre Tecnologias e Formação Docentes no Campo da EJA. ANA MARIA SOEK;Ettiéne Guérios;LARISSA BARBOSA LUIZ RODRIGUES DA SILVA;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Contribuições de Henri Wallon para uma prática docente que atende dificuldades sociais e emocionais de superdotados. FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;Cristina Costa-Lobo;DE CAMARGO, DENISE

Corpo e Performance no Ensino de Ciências – Palestra ministrada na I Semana da Biologia (UNINTER) MICHELLE BOCCHI GONÇALVES

Cuerpo y Fiesta en Bajtín ANGELA MARIA CHAVERRA BRAND;JEAN CARLOS GONÇALVES

Desafios educacionais de Paranaguá durante a pandemia da Covid-19 VANDECY SILVA DUTRA;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;PAULA DA SILVA INACIO PEREIRA;Tatiana Pinto Passos

Desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio associado a aspectos psicológicos, práticas corporais e atividade física Guilherme Silva Gasparotto;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;ALINE BICHELS;THAYNARA DO PRADO SZEREMETA;GISLAINE CRISTINA VAGETTI;VALDOMIRO DE OLIVEIRA

DESEMPENHO E AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA: UM ESTUDO SOBRE A ETAPA DE INICIAÇÃO NO ATLETISMO DO SUL DO BRASIL AGUINALDO SOUZA DOS SANTOS;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;GASPAROTTO, GUILHERME DA SILVA;GISLAINE CRISTINA VAGETTI;VALDOMIRO DE OLIVEIRA

DESEMPENHO E AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA: UM ESTUDO SOBRE A ETAPA DE INICIAÇÃO NO ATLETISMO DO SUL DO BRASIL. AGUINALDO SOUZA DOS SANTOS;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;GISLAINE CRISTINA VAGETTI;VALDOMIRO DE OLIVEIRA

DIÁLOGOS SOBRE PREVENÇÃO: pedagogia social, adolescentes em conflito com a lei e formação de educadores Coleção Educação Preventiva Integral – Volume 2 ARACI ASINELLI DA LUZ;Tatiane Delurdes de Lima;ALESSANDRA DE PAULA PEREIRA

DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PEDAGOGOS NO COTIDIANO ESCOLAR: UM OLHAR A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ JACQUES DE LIMA FERREIRA;HADDAD, CRISTHYANE RAMOS;CHUPIL, PRISCILA

Dispositivos móveis na Educação Matemática no ensino fundamental ? análise das pesquisas acadêmicas brasileiras MARIA IZABEL MURARO;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Diversidades culturais e suas narrativas: diálogos entre escola, relações raciais e literatura Fernanda C. da Silva Castanheiro;ADRIANA VAZ

E agora?? Reflexões sobre a condução do processo educativo em tempos de pandemia DIONE MARIA MENZ;GLAUCIA DA SILVA BRITO;SUELY SCHERER;JACQUES DE LIMA FERREIRA

Edgar Morin e sua trilogia voltada ao sistema educacional BATISTELLA, MICHELE PADILHA;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Educação a distância e seus paradigmas numa sociedade em trânsito: em busca de uma identidade metodológica. EDUARDO FOFONCA;GLAUCIA DA SILVA BRITO

Educação a Distâncias e seus paradigmas numa sociedade em trânsito: em busca de uma identidade metodológica GLAUCIA DA SILVA BRITO;EDUARDO FOFONCA

Educação Ambiental: um caminho possível para a construção de um projeto societário sustentável? HOELLER, SILVANA;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Educação performartiva: (cor)possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil ROSA, CINTIA DE OLIVEIRA PONTES;Anne Caroline Pereira Arruda;MICHELLE BOCCHI GONÇALVES

Educação performativa, sentidos e sensibilidades: um diálogo sobre formação continuada para professores de Educação Infantil e anos iniciais ANNE CAROLINE PEREIRA ARRUDA ROJAS;Anne Caroline Pereira Arruda;MICHELLE BOCCHI GONÇALVES

EDUCACIÓN PARA UNA CULTURA DE LA SOSTENIBILIDAD: ECOCIUDADANÍA, POLÍTICAS PÚBLICAS Y PARTICIPACIÓN SOCIAL MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Educando do Projovem Urbano: de passageiro da esperança a dono da voz. SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;ROGERIO SOARES FRAGOSO

Educar em Revista ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Educar em Revista (parecerista) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Efeito do uso de tecnologias da informação e comunicação na cognição de idosos: uma revisão sistemática GERSON FLORES GOMES;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;GISLAINE CRISTINA VAGETTI;VALDOMIRO DE OLIVEIRA

Efeitos da massagem desportiva na temperatura corporal e na agilidade em mulheres praticantes de handebol zabela Cristine Martins de Souza;DANNIELLA ROSA;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;Livia Pimenta Reno Gasparotto

Eliseu Visconti: artista acadêmico ou moderno? ADRIANA VAZ

Episódios didáticos da docência em matemática no ensino fundamental ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Estado da Arte sobre a Educação de Jovens e Adultos no Paraná: contribuições e implicações JACQUES DE LIMA FERREIRA;ROSANE BORTOLINI;Marciele Stiegler Ribas

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: O CAMINHO PARA O ENSINO DA ARTE NEIDE FIOR;ROSSANO SILVA

Feira cultural: percepções sobre a estética escolar FABIANA STOLF;ADRIANA VAZ

Formação de professores para a integração de tecnologias digitis ao currículo do Ensino Fundamental I SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA;Diego Chemin;MATEUS MORIAL CARRASCOSO;Sabrina A. Rosa;Daniela M. Lourenço;Lucas P. Krzyzanowski;Eduardo V. Fayan;Anderson B. da Silva Reis;SIDNEY JOSE GONCALVES JUNIOR

Formação de Professores: Perspectivas Teóricas e Práticas na Ação Docente 3 JOSMARIA APARECIDA DE CAMARGO;HANNY PAOLA DOMINGUES;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Formação Docente na EJA: realidade, desafios e possibilidades de construção a partir do chão da escola. ANA MARIA SOEK;FRANCISCA VIEIRA LIMA;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Formação docente: há possibilidades para além do instituído? MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;Fagundes, Maurício;SILVANA CÁSSIA HOELLER

Habitus e desenvolvimento profissional da docência: um estudo no curso de Pedagogia GISELLY CRISTINI MONDARDO;ADRIANE KNOBLAUCH

Hands-On-Tec: uma proposta para integrar tecnologias digitais móveis ao ensino de enfermagem Neri de Souza Santana;Annecy Tojeiro Giordani;SELMA DOS SANTOS ROSA

História de vida e formação de professores CORRÊA, NAYARA CRISTINA BAGATIN;JACQUES DE LIMA FERREIRA;LIECHOCKI, BRÍGIDA KARINA

I Semana da Biologia MICHELLE BOCCHI GONÇALVES;ODISSÉA BOAVENTURA DE OLIVEIRA

Idosas e prática de atividade física: correlação entre estado cognitivo e níveis de escolaridade GOMES, FABIO RICARDO HILGENBERG;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;GASPAROTTO, GUILHERME DA SILVA;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;Oliveira, Valdomiro de;Vagetti, Gislaine Cristina;GISLAINE CRISTINA VAGETTI

II Congresso Internacional sobre práticas de aprendizagem integradoras e Inovadoras ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

II Congresso Internacional sobre práticas de aprendizagem integradoras e Inovadoras (Comissão Científica) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

II Congresso Internacional sobre práticas de aprendizagem integradoras e Inovadoras (Comissão Organizadora) ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

II Congresso Internacional sobre práticas de aprendizagem integradoras e Inovadoras: Os sete saberes necessários à educação do futuro: contribuições para a Agenda 2030. ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Ilha dos Valadares: a percepção socioambiental das crianças PAULA DA SILVA INACIO PEREIRA;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;Tatiana Pinto Passos;VANDECY SILVA DUTRA

Integração de Recursos Educacionais Digitais no Ensino Fundamental I: explorando a Plataforma MEC RED SELMA DOS SANTOS ROSA;LUCAS PEDROSO KRZYZANOWSKI;Lucas Pedroso Krzyzanowsk;CARLOS ROBERTO BELETI JUNIOR;Anderson B. da Silva Reis;DANIELLA MARIANO LOURENCO;Carlos Beleti Junior;EDUARDO TODT;Daniela M. Lourenço;RODRIGO CLEMENTE THOM DE SOUZA;Eduardo Tody;Eduardo V. Fayan;MATEUS MORIAL CARRASCOSO;Rodrigo C. T. Souza;VALDIR ROSA;ROBERTA CHIESA BARTELMEBS

Introdução à expressão gráfica: tópicos de desenho geométrico e de geometria descritiva ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Leitura de Paulo Freire com infâncias: trajetos casas-escola como tema gerador do conhecimento MARCIA BAIERSDORF;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;CAMPOS, MARÍLIA TORALES

Linguagem, Corpo e Estética na Educação JEAN CARLOS GONÇALVES;MARYNELMA CAMARGO GARANHANI;MICHELLE BOCCHI GONÇALVES

Live Investigación y Educación en Arte y Cultura – UTPL Ecuador JEAN CARLOS GONÇALVES;Carla Saul Marcelino;VICENTE CONCILIO;ANGELA MARIA CHAVERRA BRAND

Membro do Comitê Científico – Coordenadora do Eixo EJA – ANPED SUL SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Meta-avaliação de instrumentos avaliativos em curso de pedagogia a distância IVO JOSE BOTH;SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV

Method as a Creative Instrument for Researching on the Formation of the Teacher Trainer of Teachers (Mathematics) DEISE LEANDRA FONTANA;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

MOBILE LEARNING: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA BASEADA NA CRIAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS PELOS ESTUDANTES LUIZ, LEARCINO DOS SANTOS;VIEIRA, ADILSON VILSON;RICARDO ANTUNES DE SÁ

Multiplas Linguagens como forma de potencialização do sujeito ODISSÉA BOAVENTURA DE OLIVEIRA;FABIANA NEVES BERTOLIN;Maria de Fátima J Minetto;Valeria Maria de Lima Borba

NARRATIVAS ESTÉTICAS, FORMAÇÃO E ENSINO: TRILHANDO ROTAS DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTÉTICA ADRIANA VAZ;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;ROSSANO SILVA

NO PRELO – A oficina de leitura e criação literária: duas estratégias de construção de saberes docentes sobre conto de aventura ROSANGELA VALACHINSKI GANDIN;VERONICA BRANCO

O desenvolvimento do pensamento algébrico: o papel da congruência semântica na elaboração de problemas aditivos por discentes Celia Fink Brandt;MERICLES THADEU MORETTI;Carine Scheifer;Fátima Aparecida Queiroz Dionizio4;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

O ENSINO DE DESENHO: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS DO DEPARTAMENTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (1981-1987) ROSSANO SILVA;ADRIANA VAZ

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE FAZER UMA FOTOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Martins, Cristiane;ROSSANO SILVA

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE FAZER UMA FOTOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Martins, Cristiane;ROSSANO SILVA

O que vem antes do ato de ensinar a ler? ROSANGELA VALACHINSKI GANDIN;VERONICA BRANCO

O que vem antes do ato de ensinar a ler? ROSANGELA VALACHINSKI GANDIN;VERONICA BRANCO

O sentido da arte para o público do Museu Oscar Niemeyer: ponderações sobre a educação estética em espaços não formais ADRIANA VAZ

O trabalho infantil: do gueto de Lodz aos dias de hoje LUZILETE FALAVINHA RAMOS;Simone Marquito Caetano Ribas;ARACI ASINELLI DA LUZ

Os pressupostos do pensamento complexo na formação continuada de pedagogos em tecnologias e mídias digitais TAIS WOJCIECHOWSKI SANTOS;Marilete Marqueti de Araújo;RICARDO ANTUNES DE SÁ

Parecer a artigo como consultora ad hoc Revista Educação: Teoria e Prática – UNESP KÁTIA MARIA KASPER

Parecer a artigo como consultora ad hoc Revista Pro-posições – UNICAMP KÁTIA MARIA KASPER

Parecer para a Revista Eletrônica de Educação – REVEDUC JACQUES DE LIMA FERREIRA

Parecer para a Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação JACQUES DE LIMA FERREIRA

Parecerista Ad Hoc – Educar em Revista UFPR ADRIANE KNOBLAUCH

Parecerista Ad Hoc Educação em Revista UFMG ADRIANE KNOBLAUCH

Parecerista Ad Hoc Revista Comunicações – Universidade Metodista de Piracicaba ADRIANE KNOBLAUCH

Percursos para uma educação estética: o sentido da arte para o público do Museu Oscar Niemeyer ADRIANA VAZ

Pesquisa Narrativa e Curadoria de Conhecimento na Cultura Digital NURIA PONS VILARDELL CAMAS;EDUARDO FOFONCA;CLÁUDIA COELHO HARDAGH

Potencialidades para o desenvolvimento de metodologias ativas na formação em contexto de docentes não licenciados EDUARDO FOFONCA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS;Sérgio Fabiano Annibal

Prática pedagógica e currículo: os desafios de uma proposta de educação cosmopolita MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Práticas de Leitura de história em quadrinhos no ensino fundamental Helainne Robertha Alves de Oliveira;VERONICA BRANCO

Princípios didáticos para uma prática matemática transdisciplinar ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Processos avaliativos em Educação Ambiental Solange Reigel Vieira;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Programa, estratégia, movimento, criatividade: eixos na ação didática em uma perspectiva de complexidade ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;MICHELLE PADILHA BATISTELLA

PROMOTING CREATIVITY WITH GIFTED STUDENTS: FROM PIERRE BOURDIEU?S CONTRIBUTIONS TO PEDAGOGICAL PRACTICES, FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE;TANIA STOLTZ;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;Cristina Costa-Lobo

PUC Paraná – Programa de Iniciação Científica ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Qualidade de vida de idosos: efeitos de um protocolo de inclusão digital no sul do Brasil Quality of life of elderly: effects of a digital inclusion protocol in south Brazil Calidad de vida de ancianos: efectos de un protocolo de inclusión digital en el sur de Brasil Gerson Flores;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;GISLAINE CRISTINA VAGETTI

Quality of life of elderly: effects of a digital inclusion protocol in south Brazil Gerson Gomes Flores;GERSON FLORES GOMES;FABIO RICARDO HILGENBERG GOMES;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;VALDOMIRO DE OLIVEIRA;GISLAINE CRISTINA VAGETTI

Realidade Aumentada aplicada a visualização espacial de conceitos relacionados à projeção ortogonal Eugenio Fossile Filho;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;ALEX DE CASSIO MACEDO;HELIZA COLAÇO GÓES

Realidade Aumentada como recurso didático para o ensino e aprendizado de escalas planetárias e estelares THALES FERREIRA PANKE;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Realidade Aumentada como recurso didático para o ensino e aprendizado de escalas planetárias e estelares THALES FERREIRA PANKE;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Reflexões sobre o amor na vida e obra de Edgar Morin ROLDÃO, FLÁVIA DINIZ;RICARDO ANTUNES DE SÁ

Reflexões sobre o ato educativo emancipatório a partir das obras de Paulo Freire ? professora sim; tia não: cartas a quem ousa ensinar e pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa TATIANA DA SILVA BIDINOTTO;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

REINVENTANDO A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;ELISA DANIELE DE ANDRADE

REINVENTANDO A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA E EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;ELISA DANIELE DE ANDRADE

Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar: Estado da Arte em Teses e Dissertações brasileiras FRANCINE CRUZ GRISON;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;JACQUES DE LIMA FERREIRA;EDUARDO LUIZ PACKER

Relações étnico-raciais na educação física escolar: estado da arte em teses e dissertações brasileiras. Francine Grison;GUILHERME DA SILVA GASPAROTTO;JACQUES DE LIMA FERREIRA;EDUARDO LUIZ PACKER

Resolução de problemas contextualizados: análise de uma ação didática para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental SOUTO, FLAVIA CRISTINE FERNANDES;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Revisão sistemática da literatura: estudos sobre o pensamento complexo na educação RICARDO ANTUNES DE SÁ;Dilmeire Vosgerau;Marilete Marqueti de Araújo;TAIS WOJCIECHOWSKI SANTOS

Revista de Investigación Educativa MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Sentidos de escola em perfomance: um estudo na licenciatura em Educação do Campo MICHELLE BOCCHI GONÇALVES;ODISSÉA BOAVENTURA DE OLIVEIRA

Subsídio para a desfragmentação da prática didática em geometria HELIZA COLAÇO GÓES;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Superando conceitos tradicionais de tecnologia: o que pensam os professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior FERNANDO RICARDO DOS SANTOS;RICARDO ANTUNES DE SÁ

Superdotados e talentosos: Educação, emoção, criatividade e potencialidades. FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE;TANIA STOLTZ;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;DENISE DE CAMARGO;ALBERTO ROCHA;Cristina Costa-Lobo

Vínculos religiosos entre estudantes da UFPR: comparações entre licenciatura e bacharelado EVA LENITA SCHELIGA;ADRIANE KNOBLAUCH;KARINA KOSICKI BELLOTTI

2019

TITULO AUTORES
“Quem é o dono da água”: uma proosta para desenvolver o pensamento crítico DIEGO CRISTIAN LEMES CHEMIN;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

(re)inventar-se professor no olho do furacão JEAN CARLOS GONÇALVES;Maria de Fátima Gomes da Silva

. Educação e integração de tecnologias digitais NURIA PONS VILARDELL CAMAS

?QUEM É O DONO DA ÁGUA??:UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO DIEGO CRISTIAN LEMES CHEMIN;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

A (in)justiça social retratada na Educação de Jovens e Adultos Marciele Stiegler Ribas;JACQUES DE LIMA FERREIRA;ROMILDA TEODORA ENS

A autoria docente na educação em ciências: discurso e práxis JULIO CESAR DAVID FERREIRA;ISMAIR IGNÁCIO JUNIOR;SHAMIA PATRÍCIA SILVEIRA DE SOUZA

A CONCOMITÂNCIA CRÍTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: uma reflexão acerca dos processos integradores de tecnologias digitais NURIA PONS VILARDELL CAMAS;Ruan S Lobato

A CONSTRUÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALINE ROBERTA WEBER MOREIRA DA SILVA;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

A Coordenação Pedagógica nos colégios públicos do Estado do Paraná JACQUES DE LIMA FERREIRA;Cristhyane Ramos Haddad

A CURADORIA DE CONHECIMENTO EM AMBIÊNCIAS IMERSIVAS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM METODOLOGIAS INOVADORAS Eduardo Fonfoca;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUSEOS DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO BRASIL IVAN BARROTO;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A educação como direito humano para cidadãos/ãs privados/as de liberdade: uma análise da realidade brasileira IRES APARECIDA FALCADE;ARACI ASINELLI DA LUZ

A educação de adolescentes no Centro de Socioeducação à luz dos Direitos Humanos ROSA ELENA BUENO;Araci Asinelli-Luz;ADÃO APARECIDO XAVIER;ARACI ASINELLI DA LUZ

A educação do campo e o processo de formação docente MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;SILVANA CÁSSIA HOELLER

A educação do campo no Brasil e sua relação com a reforma agrária SILVANA CÁSSIA HOELLER;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSIÇÕES PARA UMA ESTÉTICA SOCIOLÓGICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS ADRIANA VAZ

A educação libertadora: pensamento de Paulo Freire MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A escola como objeto de pesquisa e construção da autonomia docente MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A Expressão Gráfica presente na formação inicial docente em matemática ? subprojeto Matemática 3 ? PIBID/UFPR ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;JULIANA DA CRUZ DE MELO;THADEU ANGELO MIQUELETTO

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA: DE UMA FORMAÇÃO CONTEXTUALIZADA À PROBLEMÁTICA NA RESISTÊNCIA DE MUDANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IVONEIDE ZAROR DE SOUZA;DAISY ANTUNES DE SOUZA;EDUARDO FOFONCA;CARINA CATIANA FOPPA;IVONEIDE SOUZA ZAROR