[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Menu

Produção Intelectual

2019

TITULO AUTORES
“Quem é o dono da água”: uma proosta para desenvolver o pensamento crítico DIEGO CRISTIAN LEMES CHEMIN;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

(re)inventar-se professor no olho do furacão JEAN CARLOS GONÇALVES;Maria de Fátima Gomes da Silva

. Educação e integração de tecnologias digitais NURIA PONS VILARDELL CAMAS

?QUEM É O DONO DA ÁGUA??:UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO DIEGO CRISTIAN LEMES CHEMIN;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

A autoria docente na educação em ciências: discurso e práxis JULIO CESAR DAVID FERREIRA;ISMAIR IGNÁCIO JUNIOR;SHAMIA PATRÍCIA SILVEIRA DE SOUZA

A CONCOMITÂNCIA CRÍTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES: uma reflexão acerca dos processos integradores de tecnologias digitais NURIA PONS VILARDELL CAMAS;Ruan S Lobato

A CURADORIA DE CONHECIMENTO EM AMBIÊNCIAS IMERSIVAS E OS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM METODOLOGIAS INOVADORAS Eduardo Fonfoca;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUSEOS DE HISTÓRIA NATURAL DO SUL DO BRASIL IVAN BARROTO;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A educação como direito humano para cidadãos/ãs privados/as de liberdade: uma análise da realidade brasileira IRES APARECIDA FALCADE;ARACI ASINELLI DA LUZ

A educação de adolescentes no Centro de Socioeducação à luz dos Direitos Humanos ROSA ELENA BUENO;ADÃO APARECIDO XAVIER;ARACI ASINELLI DA LUZ

A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSIÇÕES PARA UMA ESTÉTICA SOCIOLÓGICA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS ADRIANA VAZ

A educação libertadora: pensamento de Paulo Freire MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

A escola como objeto de pesquisa e construção da autonomia docente MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A Expressão Gráfica presente na formação inicial docente em matemática ? subprojeto Matemática 3 ? PIBID/UFPR ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;JULIANA DA CRUZ DE MELO;THADEU ANGELO MIQUELETTO

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA: DE UMA FORMAÇÃO CONTEXTUALIZADA À PROBLEMÁTICA NA RESISTÊNCIA DE MUDANÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IVONEIDE ZAROR DE SOUZA;CARINA CATIANA FOPPA;DAISY ANTUNES DE SOUZA

A formação inicial e continuada de professores além dos muros da UFPR ? cooperação entre instituições de ensino ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;HELIZA COLAÇO GÓES;ADRIANA AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ;CARLA DE OLIVEIRA VAZ CHIARELLO;CARMEM LUCIA GRABOSKI DA GAMA

A INFÂNCIA E A CULTURA DA PAZ NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO LIMA, TATIANE DELURDES DE;MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM;ARACI ASINELLI DA LUZ

A Inserção Escolar de imigrantes haitianos na cidade de Joinville(SC): uma questão de direitos humanos Sirlei de Souza;SANDRA FELICIO ROLDÃO

A integração da Realidade aumentada em sala de aula: a pesquisa aplicada em colégios públicos do litoral Paranaense DE CÁSSIO MACEDO, ALEX;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

A Linguagem do Stop Motion Enquanto Ferramenta Educativa e o uso de Tecnologias na sala de aula Andrei R Galkoski;NURIA PONS VILARDELL CAMAS;Sonia M Gavanski

A NARRATIVA INTEGRA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS AULAS DE ARTES VISUAIS E DE OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E CORPORAIS? ADRIANA VAZ;Nádia Bueno Rezende

A obra Prática da Escola Serena: autoeducação e formação cultural como princípios educativos ROSSANO SILVA

A Serpente (Festival de Teatro de Curitiba/Mostra Universitária) JEAN CARLOS GONÇALVES

A TEORIA DO MOBILE LEARNING E O ENSINO DE MATEMÁTICA EM ARTIGOS INTERNACIONAIS E TESES DEFENDIDAS EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA RICARDO ANTUNES DE SÁ;LEARCINO DOS SANTOS LUIZ

Agenciamentos e diversidade: língua e cultura em livros didáticos publicados por editoras espanholas num estudo comparativo entre Espanha, Brasil, Argentina e México. DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Análise da Legislação Brasileira pertinente à proibição do telefone celular e demais aparelhos eletrônicos em sala de aula JOSE EDUARDO DOS SANTOS GEREMIAS JUNIOR;SELMA DOS SANTOS ROSA

Análise de plataforma de recursos educacionais digitais baseada em feedback de professores e Learning Analytics RODRIGO CLEMENTE THOM DE SOUZA;CARLOS ROBERTO BELETI JUNIOR;CAMILA ANDRADE DE MACEDO;SELMA DOS SANTOS ROSA

Apontamentos sobre o teatro e referências à arte do ator na obra de Bakhtin e o Círculo JEAN CARLOS GONÇALVES

Aprender e ensinar no candomblé MARITANA DRESCHER DA CRUZ;KÁTIA MARIA KASPER

Aprender por contágio KÁTIA MARIA KASPER

Aprendizagem criativa: implicações na prática pedagógica em tempos de Cibercultura.. ALINE ROBERTA WEBER MOREIRA DA SILVA;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Árida Vida (Festival de Teatro de Curitiba) JEAN CARLOS GONÇALVES

AS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUADA CONSTROEM NOVOS APORTES PARA A REFLEXÃO SOBRE DIVERSIDADE APONTADA PELOS ARTIGOS 26 E 79 B DA LDB: REALIDADE OU UTOPIA? LUCIMAR ROSA DIAS;ADRIANE KNOBLAUCH

AS IMAGENS DIGITAIS COMO MEDIADORAS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO NO DESENHO ADRIANA VAZ;ROSSANO SILVA

As pessoas tentam, mas a história difícil não é facilmente descartada: o lugar dos temas controversos no ensino de história MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT;MARLENE ROSA CAINELLI;PEDRO MIRALLES MARTINEZ

Autoría de libros cartoneros: proyecto de formación en español por medio de la extensión universitaria DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

Avaliação por pares no Ensino Superior: análise das percepções dos alunos de Licenciatura sobre a adoção dessa prática ELIANA SANTANA LISBOA;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

Bakhtin e as artes do espetáculo JEAN CARLOS GONÇALVES;Dick McCaw

CADEIAS DE ATOS DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE DESENHO DA UFPR (1998-2008) ROSSANO SILVA;ADRIANA VAZ;Rossi, Francine Aidie;FRANCINE AIDIE ROSSI

Capoeira e processos formativos: cartografias afetivas SUSAN ALESSANDRA DE SOUSA FERREIRA;KÁTIA MARIA KASPER

Cartografias, currículos, invenções: pesquisando processos de formação EMERSON BIERNASKI;FLAVIA GISELE NASCIMENTO;POLLYANA AGUIAR FONSECA SANTOS;KÁTIA MARIA KASPER

Complexidade: conceito central do pensamento complexo de Edgar Morin RICARDO ANTUNES DE SÁ;Flávia Roldão

CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENTES NO CADERNO ROSSANO SILVA

Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior Maria Assunção Flores;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO: A PROFESSORA YOUTUBER JOYCE CORDEIRO HEINDYK GARCIA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Consumo e sustentabilidade em Círculos Freirianos de Cultura: uma experiência com estudantes do Sul do Brasil JOÃO PAULO SCHULTZ;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

CONTRIBUIÇÕES DE HANNAH ARENDT PARA A REFLEXÃO SOBRE VIOLÊNCIAS NA ESCOLA MONTEIRO, MICHELLE POPENGA GERAIM;LIMA, TATIANE DELURDES DE;ARACI ASINELLI DA LUZ

Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa RICARDO ANTUNES DE SÁ

Convergências Tecnológicas e Imersivas na Educação Básica EDUARDO FOFONCA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Crianças, famílias e tecnologias na sociedade de hoje: que desafios? Que caminhos?” Jefer Bennedett Dör;VALDIR ROSA;ELIANA SANTANA LISBOA;SELMA DOS SANTOS ROSA

Crítica e Coalizão: repensar a resistência com Foucault e Butler ANDRÉ DE MACEDO DUARTE;MARIA RITA DE ASSIS CESAR

CULTURA MAKER NA REPRESENTAÇÃO VISUAL DO CONHECIMENTO: elementos revelados na Educação Profissional CARMEN SÍLVIA DA COSTA;EDUARDO FOFONCA;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Cultura Visual de estudantes do Ensino Médio e a relação com o Ensino de Arte Quadra, Felipe;ROSSANO SILVA

DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES PARA AVALIAR ESCOLAS EM SUA TRANSIÇÃO A ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL SOLANGE REIGUEL VIEIRA;Solange Reigel Vieira;JOSMARIA LOPES DE MORAIS;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

Dimensões da formação docente: uma revisão sistemática de literatura DEISE LEANDRA FONTANA;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

e-Famílias: O impacto das TIC na vida contemporânea de famílias com crianças JÉFER BENEDETT DÖRR;ELIANA SANTANA LISBOA;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA;Rita Francisco

Editorial Alegrar 23 KÁTIA MARIA KASPER;JULIANA GISI MARTINS DE ALMEIDA

Editorial Especial – II Jornada Nacional de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq) Lindamir Junge;Ivana Deeke Fuhrmann;JEAN CARLOS GONÇALVES;MICHELLE BOCCHI GONÇALVES

Educação ambiental e desenvolvimento comunitário local: Os desafios da prática pedagógica nos colégios da Ilha do Mel/PR VANESSA MARION ANDREOLI

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ: PANORAMA DOS PROJETOS APRESENTADOS NA IV CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;Solange Reigel Vieira;CHAARA LIPSZYC BUSS;ALEXANDRE LUIZ KORTE DE AZEVEDO

Educação Ambiental: sob o luar das araucáras (E-book) MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;JOSMARIA LOPES DE MORAIS

Educação Ambiental: sob o luar das araucárias MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;JOSMARIA LOPES DE MORAIS

EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O SÉCULO XXI: INTEGRANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

Educação do campo, educação popular e a geografia: uma construção dialógica MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;SILVANA CÁSSIA HOELLER;MARIA ISABEL FARIAS

Educação Online e Educação Aberta: avanços, lacunas e desafios JACQUES DE LIMA FERREIRA;Ygor Corrêa

Educação Popular e o Ensino superior: dialógo possível? MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Educação Popular e o Ensino superior: dialógo possível? MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Educação, tecnologias e linguagens: teoria e prática na educação básica. ADRIANA VAZ;EDUARDO FOFONCA;ROSSANO SILVA;SELMA DOS SANTOS ROSA

Ensino de computação para crianças do Ensino Fundamental I: um relato de experiência Sabrina A. Rosa;MATEUS MORIAL CARRASCOSO;SELMA DOS SANTOS ROSA;Diego Chenin;André P. Moreira

ENSINO DE DESENHO E AS ESTRATÉGIAS À PERMANÊNCIA DO SEU ENSINO NO DEPARTAMENTO DE DESENHO DA UFPR (2000-2009) ADRIANA VAZ;ROSSANO SILVA

Estimular em casa a vontade de aprender: uma experiência VALDIR ROSA;SELMA DOS SANTOS ROSA;ELIANA SANTANA LISBOA;JÉFER BENEDETT DÖRR

Experimentando processos de formação POLLYANA AGUIAR FONSECA SANTOS;KÁTIA MARIA KASPER

Formação crítica para educação ambiental: a expressão gráfica como recurso didático Líliam Maria Born Martinelli;MARILDA APARECIDA BEHRENS;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

Formação de professores em Educação do Campo: pedagogia do movimento no paradigma emancipatório MICHELLE BOCCHI GONÇALVES;VALENTIM DA SILVA;VANESSA MARION ANDREOLI;GILSON WALMOR DAHMER

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL I? SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA;DIEGO CRISTIAN LEMES CHEMIN;MATEUS MORIAL CARRASCOSO;Sabrina A. Rosa;DANIELLA MARIANO LOURENCO;Lucas P. Krzyzanowski;Eduardo V. Fayan;Anderson B. da Silva Reis

Formação de professores para atuar no ensino superior, tecnológico e técnico JACQUES DE LIMA FERREIRA;BEHRENS, MARILDA APARECIDA;TEIXEIRA, ALEXANDRE MARINHO

Formação do aluno-leitor: uma proposta viável ELISA MARIA DALLA BONA;CAMILA AUGUSTA VALCANOVER

Formação docente e a educação popular no contexto da Universidade Escola MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Formação inicial do docente de matemática ? investigando a Expressão Gráfica no currículo da UFPR Thassiane Maria Poi;ADRIANA AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;HELIZA COLAÇO GÓES

Foucault y Butler en torno a Herculine B.: qué significa resistir al dispositivo de la sexualidad? ANDRÉ DE MACEDO DUARTE;MARIA RITA DE ASSIS CESAR

Hands-on-Tec: Integration of Mobile Digital Technologies to the Teaching of Fundamental Sciences I SELMA DOS SANTOS ROSA;Neri de Souza Santana;Clara Coutinho

HANDS-ON-TEC: UMA PROPOSTA DIDÁTICO PEDAGÓGICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO Andréia Caldeira das Chagas;Roseli de Fátima Ferreira Coaglio;SELMA DOS SANTOS ROSA;WILLIAM JUNIOR DO NASCIMENTO

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA E OS SENTIDOS PRODUZIDOS PELO PÚBLICO: O CORPO COMO LÓCUS DE POSICIONAMENTO POLÍTICO E ESTÉTICO ADRIANA VAZ;ROSSANO SILVA

Integração de Recursos Educacionais Digitais no Ensino Fundamental I explorando a Plataforma MEC RED SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA

Integração de Recursos Educacionais Digitais no Ensino Fundamental I: Explorando a Plataforma MEC RED SELMA DOS SANTOS ROSA;ANDERSON BRASILINO DA SILVA REIS;CARLOS ROBERTO BELETI JUNIOR;DANIELLA MARIANO LOURENCO;EDUARDO TODT;EDUARDO VINICIUS FAYAN;MATEUS MORIAL CARRASCOSO;RODRIGO CLEMENTE THOM DE SOUZA;SABRINA ANIELLY ROSA;VALDIR ROSA

Interfaces entre políticas linguísticas e educacionais: estudos em Linguística Aplicada sobre livros didáticos de língua portuguesa do PNLD DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues JEAN CARLOS GONÇALVES

Metodologia da pesquisa em educação do campo MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;SILVANA CÁSSIA HOELLER

METODOLOGIAS ATIVAS: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS POSSÍVEIS ERICA YOSHIZAWA;CAMILA PACHECO;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

NARRATIVAS E DIÁLOGOS ACERCA DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ENTREVISTA COM CARLOS RODRIGUES BRANDÃO CARLOS RODRIGUES BRANDÃO;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;MARIA MARGARETE SAMPAIO DE CARVALHO BRAGA

Narrativas trans*: docência e prostituição MARIA RITA DE ASSIS CESAR;DAYANA BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS;AMANDA DA SILVA

Neocolonialismo en los libros de texto para la enseñanza de lengua nacional DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

Neocolonialismo nos livros didáticos para o ensino de língua nacional em dois países da América Latina: Argentina e Brasil DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

Nexos Curriculares: A Dança como processo de formação humana SORAYA CORRÊA DOMINGUES

O AQUECIMENTO GLOBAL E A EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O CONHECIMENTO DOS ALUNOS A PARTIR DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO SORAYA CORRÊA DOMINGUES;JOÃO VICTOR DE MELLO AVELINO

O desenho como representação de uma aula de matemática do ensino fundamental TAMYRIS CAROLINE DA SILVA;NEILA TONIN AGRANIONIH;TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER

O estado da questão sobre pesquisas em avaliação da Educação Ambiental SOLANGE REIGUEL VIEIRA;Solange Reigel Vieira;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;DANIELE SAHEB

O historiador e a pesquisa em educação histórica MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

O MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PCN E O BNCC SORAYA CORRÊA DOMINGUES;DUILIO QUEIROZ DE ALMEIDA

O patrono da educação brasileira e práticas de esperança e resistência MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;CARLOS RODRIGUES BRANDÃO;MARIA MARGARETE SAMPAIO DE CARVALHO BRAGA

O TRABALHO DOCENTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS;ANDRÉA MACEDÔNIO DE CARVALHO

Online Peer Assessment: Contribuições para a formação de professores de Física VALDIR ROSA;SELMA DOS SANTOS ROSA;ELIANA SANTANA LISBOA

Organização do Dossiê Formação de Professores: diferentes perspectivas Vol. 2 (Revista Educação, Ciência e Cultura V. 24. N.1) JEAN CARLOS GONÇALVES;Maria de Fátima Gomes da Silva

Organização do Número Bakhtin e as Artes do Espetáculo (Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso) JEAN CARLOS GONÇALVES;Dick McCaw

Organização do Número Especial II Jornada de estudos em Educaçâo performativa, Linguagem e Teatralidades (Revista O Teatro Transcende) JEAN CARLOS GONÇALVES;MICHELLE BOCCHI GONÇALVES;Ivana Deeke Fuhrmann;Lindamir Junge

OS COMPLEXOS TEMÁTICOS COMO POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SORAYA CORRÊA DOMINGUES

Os cursos de artes e a formação do professor de desenho na UFPR: Demarcações de um objeto de estudo ADRIANA VAZ

Os desafios da construção da gestão participativa na universidade CALDAS, ANDREA DO ROCIO;DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

Os desafios da construção da gestão participativa na universidade. Andrea Caldas;DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO;ANDRÉA DO ROCIO CALDAS

Parecer a artigo como consultora ad hoc Reveduc-UFSCAR KÁTIA MARIA KASPER

Parecer a artigo como consultora ad hoc Revista Educação: Teoria e Prática – UNESP KÁTIA MARIA KASPER

Parecer a artigo como consultora ad-hoc Revista Cadernos de Educação – UFPEL KÁTIA MARIA KASPER

Parecer a artigo como consultora ad-hoc REXE (Revista de Estudios y Experiencias en Educación) KÁTIA MARIA KASPER

Pedagogia do oprimido: obra e princípio formativo contra hegemônico MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;MARIA MARGARETE SAMPAIO DE CARVALHO BRAGA;Agostinho da Silva Rosas

Pensamento complexo de Edgar Morin e matemática ? caminhos futuros HELIZA COLAÇO GÓES;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

PERFIL DE CULTURA VISUAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O ENSINO DE ARTE FELIPE QUADRA;ROSSANO SILVA

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS SUJEITOS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO SILVANA CÁSSIA HOELLER;Hoeller, Silvana Cassia;MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES;ROBERTO GONÇALVES BARBOSA

práticas Pedagógicas no Ensino Superior: experiências e vivencias e não refletidas GLAUCIA DA SILVA BRITO;NURIA PONS VILARDELL CAMAS

Princípios didáticos para uma prática matemática transdisciplinar ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Princípios didáticos para uma prática matemática transdisciplinar ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Princípios do pensamento complexo e a prática pedagógica diária do professor da educação básica MICHELLE PADILHA BATISTELLA;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

Privação de Liberdade: A dinâmica prática por entre muros e grades IRES APARECIDA FALCADE;ARACI ASINELLI DA LUZ;Marc De Maeyer;SELSON GARUTTI;RITA DE CASSIA DA SILVA OLIVEIRA;MARTHA JOANA TEDESCHI GOMES;Maria Helena Pupo Silveira;Maria Tereza Carneiro Marques;Aline Campos;ELENICE MARIA CAMMAROSANO ONOFRE;Doris Munhoz de Lima;Deise Benedito;Tania Lúcia Corrêa Valente;Carlos Eduardo Fortes Gonzales;Mário Sérgio Teixeira de Freitas;Katia Aparecida da Silva Nunes Miranda;Solange Maria de Barros;ROSA ELENA BUENO;ADÃO APARECIDO XAVIER

Reflexões sobre a aprendizagem das operações aritméticas elementares por alunos das séries inciais do ensino fundamental à luz da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud Celia Fink Brandt;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;JANE ELETRA SERAFINI DANIEL;ANA LUCIA PEREIRA

Relato de Experiência do Projeto ‘ O Haiti é Aqui’ Aprendendo Juntos SANDRA FELICIO ROLDÃO

REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE MAURÍCIO CESAR VITÓRIA FAGUNDES

Saberes necessários à educação do futuro: Recursos Educacionais Abertos à luz do pensamento complexo RICARDO ANTUNES DE SÁ;Cláudia Appel Gonçalves

Semana Acadêmica de Física 2019 KLEBER DAUM MACHADO;CAMILLA KARLA BRITES QUEIROZ MARTINS DE OLIVEIRA;IVANILDA HIGA

Teatro e Universidade: Cena. Pedagogia. [Dialogismo] JEAN CARLOS GONÇALVES

Tecnologias digitais e o ensino de ciências na sociedade contemporânea JÉFER BENEDETT DÖRR;ELIANA SANTANA LISBOA;EDUARDO TODT;STEPHANIE BRIERE AMERICO;RAFAEL HENRIQUE ROSSATO;CARLOS ROBERTO BELETI JUNIOR;ROBERTINO MENDES SANTIAGO JUNIOR;RAFAEL MARGATTO ALOISIO;Leandro Palcha;RAQUEL ANGELA SPECK;na Paula Carvalho do Carmo;DANIEL ANTONIO KARLING;FABIO HENRIQUE GIL;josé E. S. Geremias Junior;SELMA DOS SANTOS ROSA;CASSIELE THAIS DOS SANTOS;EDGAR HENRIQUE ROMANI;Sabrina A. Rosa;Mateus M. Carrascoso;Diego C. L. Chemin;André P. Moreira;THAYNÁ FELIX DOS SANTOS;CAMILA BONINI ARAÚJO CASSOLI;ANA SUELLEN GOMES DA SILVA;VALDIR ROSA;Lucas B. Silva;Rafael G. Cerci;Alexandre Prusch Züge;Alexandre R. C. Silva;André L. Justi;MARCOS ANTONIO SCHREINER

Tecnologias digitais e suas contribuições com a aprendizagem da temática linguagem oral e escrita no Ensino Fundamental I Rhayanne Y. Nakano;Daniella M. Lourenço;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA;Rodrigo C. T. de Souza

Tecnologias digitais e suas contribuições para a aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita (LOE) no Ensino Fundamental I Rhayanne Y. Nakano;Daniella M. Lourenço;SELMA DOS SANTOS ROSA;VALDIR ROSA;RODRIGO CLEMENTE THOM DE SOUZA

TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ANGELA CRISTINA DE ARRUDA;SELMA DOS SANTOS ROSA

TECNOLOGIAS IMERSIVAS E ENSINO DE LINGUAGENS: perspectivas da Educação Básica CELY KAORI HIRATA;DAYSI IZABEL BRODIUK DA SILVA;ROSSANO SILVA

Tecnologias visuais e a compreensão crítica da imagem: uma reflexão sobre os estudos da cultura visual e a educação ROSSANO SILVA;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES;Anderson R. T. Góes;ADRIANA VAZ

Teoremas-em-ação e conceitos-em-ação utilizados pelos alunos do ensino médio sobre a formação de imagem nos espelhos planos JOÃO CARLOS BARUMBY;THAÍS RAFAELA HILGER;NEILA TONIN AGRANIONIH;SERGIO CAMARGO

Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas parra uma pedagogia complexa RICARDO ANTUNES DE SÁ;MARILDA APARECIDA BEHRENS

Tessituras sobre pensamento complexo e tecnologias na prática docente HELIZA COLAÇO GÓES;ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS;ANDERSON ROGES TEIXEIRA GOES

The collaborative production of textbooks. Contributions from the Recreating Stories Project (1997-2017) TÂNIA MARIA FIGUEIREDO BRAGA GARCIA;MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

Transdisciplinaridade: um olhar educacional que religa os saberes RICARDO ANTUNES DE SÁ;Cláudia Appel Gonçalves

UFPR Notícias MARIA RITA DE ASSIS CESAR;LAUREN MACHADO PINTO

2018

TITULO AUTORES
(re)inventando mares de vida em abismos de morte JEAN CARLOS GONÇALVES;Maria de Fátima Gomes da Silva

– Caminhos e percalços do profissional de pedagogia que atua no âmbito empresarial SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV;FRANCISCA VIEIRA LIMA;EMANUELLE MILEK

10a. SIEPE – Semana integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – A universidade como legado e projeto CLAUDIA MADRUGA CUNHA

11th International Deleuze and Guattari Conference Ian Buchanan;Renata Lima Aspis;KÁTIA MARIA KASPER;LEANDRO BELINASO GUIMARÃES;Marcos Antonio dos Santos Reigota;Markus Bohlmann;Jane Newland;Emine Görgül

17* Encontro das atividades Formativas da UFPR / X Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

26* Evento de Iniciação Científica / X Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS

28o, Festival de Inverno de Antonina CLAUDIA MADRUGA CUNHA

80 anos do Setor de Ciências Exatas da UFPR ADRIANA VAZ;LAURO LUIZ SAMOJEDEN;ELENICE MARA MATOS NOVAK;ROSSANO SILVA;FLORINDA KATSUME MIYAOKA;CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS;NELVA MARIA ZIBETTI SGANZERLA

Revista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966) ROSSANO SILVA

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EJA: SABERES, FAZERES E PRÁTICAS RICARDO ANTUNES DE SÁ;Raquel Simas

A bicicleta como possibilidade de projeto pedagógico interdisciplinar Ambiental Adriana de Paula;MARJORY RODRIGUES DOS SANTOS;SORAYA CORRÊA DOMINGUES;LUÍSA ANDRIOLI BARBOSA

A Cognição Histórica Situada e os critérios de avaliação de Manuais Didáticos no Brasil MARIA AUXILIADORA MOREIRA DOS SANTOS SCHMIDT

A construção de uma Pedagogia Complexa a partir da epistemologia do Pensamento Complexo RICARDO ANTUNES DE SÁ

A COnsTRuçãO dO CAmPO dA EduCAçãO AmBIEnTAl E suAs PERsPECTIvAs: O QuE dIZEm Os PEsQuIsAdOREs E EduCAdOREs AmBIEnTAIs? ANDRÉA MACEDÔNIO DE CARVALHO;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A construção ontológica do campo da Educação Ambiental: 30 questões fundamentais ao debate ANDRÉA MACEDÔNIO DE CARVALHO;DANIELE SAHEB;MARILIA ANDRADE TORALES CAMPOS

A coordenação pedagógica como objeto de investigação JOÃO PAULO POOLI;LUCIMAR ROSA DIAS;Valéria Milena Rohich Ferreira

A coordenação pedagógica como objeto de investigação. JOÃO PAULO POOLI;LUCIMAR ROSA DIAS;VALERIA MILENA ROHRICH FERREIRA

A dança de salão na coreografia da qualidade e vida de idosos ÉRICA BEATRIZ TEIXEIRA;ARACI ASINELLI DA LUZ

A Dimensão Comunitária da Escola na Prática Peda gógica da Educa ção Ambiental na Ilha do Mel/PR VANESSA MARION ANDREOLI

A DIVERSIDADE LINGUISTICA E CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LINGUA PUBLICADOS POR EDITORAS ESPANHOLAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESPANHA, BRASIL, ARGENTINA E MÉXICO. DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO

A DIVERSIDADE LINGUISTICA E CULTURAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LINGUA PUBLICADOS POR EDITORAS ESPANHOLAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESPANHA, BRASIL, ARGENTINA E MÉXICO. DEISE CRISTINA DE LIMA PICANÇO