Programa de Pós-Graduação em
Educação: Teoria e Prática de Ensino

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular


O Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino está estruturado com base em duas linhas de pesquisa. Cada uma delas agrega um conjunto de elementos que lhe fundamenta e dá coerência, a saber: descritores, palavras-chave, disciplinas, perfil de docentes, áreas de pesquisa, orientações e produção científica.
LINHAS DE PESQUISA
Nome: FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA
Descrição: Discute os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas. Busca compreender o papel do educador e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófico-cultural.
Nome: TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação nos processos de ensino por meio de estudos das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das politicas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.  
Atualmente o programa oferece um conjunto de 21 disciplinas, três delas são obrigatórias e 18 eletivas. 
O prazo máximo para conclusão dos créditos e defesa da dissertação é de 24 meses. 
São exigidos cursar pelo menos 18 créditos, sendo no primeiro semestre no mínimo, duas disciplinas obrigatórias e uma eletiva, totalizando 9 créditos. No segundo semestre, deverá ser cursada a terceira disciplina obrigatória e outras duas eletivas. 
O mestrando poderá realizar atividades formativas (de acordo com as normas do regimento) para convalidar 3 créditos do curso em disciplinas eletivas. A elaboração da dissertação e sua defesa correspondem a 6 créditos formativos. 
A integralização dos créditos pode ser feita cursando disciplinas em todos os cursos de pós-graduação da UFPR, bem como em programas de pós-graduação nas demais instituições públicas e na PUC/PR, respeitando o limite máximo de 6 créditos fora do programa.

Além das disciplinas aprovadas em 2013 por ocasião da criação do curso, o colegiado do programa, com base nas demandas formativas e o ingresso de novos professores, criou mais sete disciplinas que atualmente compõem a estrutura curricular do programa.

Código      Disciplina                        Carga horária      Créditos
EF700  CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E      45               3  
       FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EF701 METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO           45               3

EF702 DOCÊNCIA E PESQUISA                           45               3

EF703 SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA     45               3 
      DE ENSINO

EF704 LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE                   45               3

EF705 PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES:           45               3
      ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS

EF706 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS                  45               3

EF707 PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA              45               3 
      EDUCAÇÃO INTEGRAL

EF708 FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO             45               3

EF709 FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA          45               3
      PREVENÇÃO NA ESCOLA

EF710 ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS:                45               3
      PERSPECTIVA DIALÓGICA

EF711 EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE            45               3

EF712 FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE           45               3
      PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA
      CONTEMPORÂNEA

EF713 EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO               45               3

EF714 LETRAMENTO LITERÁRIO                          45               3

EF715 APRENDIZAGEM MOTORA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS  45               3

EF716 TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E   45               3 
      FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA I   

EF717 TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E   45               3 
      FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA II

EF718 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS DE    45               3
      ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA I  

EF719 TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS DE    45               3
      ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA II

EF720 PRÁTICA DE DOCÊNCIA                           45               3
 

Experiências Inovadoras de Formação


As características do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino atua na formação de professores da Educação Básica por meio da pesquisa e do desenvolvimento profissional dos que nela atuam. Em especial, no caso do Mestrado Profissional em Educação da UFPR, a inovação está na opção em focar sua formação em um grupo profissional diretamente relacionado aos processos de ensino, ou seja, formação de professores e pedagogos escolares. Estes profissionais que desenvolvem suas atividades nas escolas e conhecem as suas características, necessidades e o seu papel social e comunitário, são potencias agentes de mudança e melhoria neste contexto. 
Na perspectiva de aproximar cada vez mais as ações do PPGE:TPEn com a realidade profissional dos professores, foi aberta a possibilidade de matrícula de alunos/professores sem vínculo a programas de pós-graduação. Esta experiência foi realizada em três disciplinas não obrigatórias ofertadas pelo programa em 2016. A participação desses professores contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e para o incremento da qualidade do ensino nas redes públicas, uma vez que eles tiveram a oportunidade de elaborar textos acadêmicos, entrar em contato com bibliografias atualizadas e realizar trocas de experiências com os mestrandos. 
 

Ensino à Distância


O curso de Mestrado Profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino é desenvolvido somente na modalidade presencial.
Alguns professores utilizam em suas disciplinas, de forma complementar, a plataforma Moodle e o Google Drive. O Google Doc foi utilizado em algumas disciplinas como plataforma interativa no estudo e produção de texto.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
RUA ROCKFELLER , Nº 52 - ENTRADA AO LADO DO SHOPPING ESTAÇÃO
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3535-6254
E-mail: mestradoprofissional.se@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
RUA ROCKFELLER , Nº 52 - ENTRADA AO LADO DO SHOPPING ESTAÇÃO
CENTRO - CURITIBA
Telefone:(41) 3535-6254
E-mail: mestradoprofissional.se@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação