[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

O Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino está estruturado com base em 2 linhas de pesquisa, a saber: Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa e Teorias e Práticas de Ensino na Educação básica. A Linha – Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa discute os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes epistemologias e correntes teóricas. Busca-se compreender o papel do professor/pedagogo e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófico-político-pedagógico e cultural. A Linha – Teorias e Práticas de Ensino na Educação básica analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e a inovação nos processos de ensino por meio de estudos das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e a continuada de professores/pedagogos da Educação básica; a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas e o cotidiano escolar os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.

Áreas de Concentração e Linhas de pesquisa: 
Área de concentração:  

Educação: teoria e prática de Ensino.
Descrição: Este curso de mestrado profissional se insere no campo da Educação e visa aprofundar e problematizar temas relacionados à formação de professores para a Educação Básica. Os estudos sobre as teorias e práticas de ensino permitem problematizar as implicações sociais, político-ideológicas, culturais e educacionais do processo de ensinar, em especial no que se refere à educação básica no contexto brasileiro, em especial no que se refere ao contexto paranaense. 
 
Linhas de Pesquisa: 

a) Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa. Área de concentração: Educação: teoria e prática de Ensino. Os fundamentos teóricos e práticos para o exercício da docência na contemporaneidade, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas. Busca compreender o papel do educador e o espaço da sala de aula numa perspectiva histórico-filosófico-cultural. 
 
b) Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Área de concentração: Educação: teoria e prática de Ensino.  Analisa o contexto atual de ensino e suas implicações teórico-práticas, sociais, históricas, culturais e político-ideológicas. Visa estimular a criatividade e inovação nos processos de ensino por meio de estudos das práticas escolares. Enfoca a formação inicial e continuada de professores da educação básica, a instrumentalização das políticas educativas nas escolas; as práticas, o cotidiano escolar, o exercício da realidade formal e não-formal no âmbito da instituição educativa; os espaços, os tempos e os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos.
   
TOTAL DE CRÉDITOS PARA A TITULAÇÃO 

Atualmente o Programa Stricto Sensu oferece um conjunto e 21 disciplinas. Três delas são obrigatórias e 18 eletivas. O prazo máximo para a defesa da dissertação está compreendido entre 24 meses e 30 meses. São necessários 24 créditos (18 créditos+6 créditos da dissertação). Disciplinas: 18 créditos (Disciplina Semestral). Tese/dissertação: (6 créditos).
São exigidos dos mestrandos que obtenham pelo menos 18 créditos. Deverão cursar no primeiro ano no mínimo duas disciplinas obrigatórias e duas eletivas, totalizando 9 créditos. No segundo semestre deverão cursar a terceira disciplina obrigatória e outras duas eletivas, totalizando mais 9 créditos.
O mestrando poderá realizar atividades formativas (de acordo com as normas do regimento) para convalidar 3 créditos do curso em disciplinas eletivas. A elaboração da dissertação e sua defesa correspondem a 6 créditos formativos. 
A integralização dos créditos pode ser realizada cursando disciplinas em todos os programas de pós-graduação da UFPR, bem como, em programas de pós-graduação nas demais instituições públicas e na PUC-PR (convênio), observando o limite de 6 créditos permitidos para disciplinas cursadas fora do Programa do Mestrado Profissional em Educação.  

QUADRO 03 – RESOLUÇÃO N. 13/2013 – CEPE
CÓDIGO    NOME DA DISCIPLINA    NÍVEL    CARGA HORÁRIA    CRÉDITOS
EDTP-7000      APRENDIZAGEM MOTORA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7001      CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7002      DOCÊNCIA E PESQUISA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7003      EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7004      EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7005      EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7006      ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS PERSPECTIVA DIALÓGICA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7007      FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7008      FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA            CONTEMPORÂNEA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7009      FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PREVENÇÃO NA ESCOLA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7010      LETRAMENTO LITERÁRIO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7011      LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7012      METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7013      PRÁTICA DE DOCÊNCIA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7014      PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA        EDUCAÇÃO INTEGRAL    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7015      PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES:                                  ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS
    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7016      SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA                                DE ENSINO
    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7017      TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E                               FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA I
    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7018      TÓPICOS ESPECIAIS EM FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA E                                   FUNDAMENTOS DA PRÁTICA EDUCATIVA II
    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7019      TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS DE                                  ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA I
    Mestrado Profissional    45    3
EDTP-7020      TÓPICOS ESPECIAIS EM TEORIAS E PRÁTICAS DE                                 ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA II
    Mestrado Profissional    45    3

FONTE: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fixa o currículo do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná.

QUADRO 04 – PORTARIA N. 5, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2019 – AJUSTE CURRICULAR
CÓDIGO    NOME DA DISCIPLINA    NÍVEL    CARGA HORÁRIA    CRÉDITOS

EDTP 7001    CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7002    DOCÊNCIA E PESQUISA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7003    EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7004    EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7005    EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7006    ESCOLA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: PERSPECTIVA DIALÓGICA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7007    FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7008    FORMAÇÃO DOCENTE E A PESQUISA SOBRE PROCESSOS MEDIADORES NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7009    FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE PREVENÇÃO NA ESCOLA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7010    LETRAMENTO LITERÁRIO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7011    LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7012    METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7013    PRÁTICA DE DOCÊNCIA    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7014    PRÁTICA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7015    PRODUÇÃO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ABORDAGENS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS    Mestrado Profissional    45    3
EDTP 7016    SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO    Mestrado Profissional    45    3
CÓDIGO    NOME DA DISCIPLINA    NÍVEL    CARGA HORÁRIA    CRÉDITOS
EDTP 7021    TÓPICOS ESPECIAIS I    Mestrado Profissional    15    1
EDTP 7023    TÓPICOS ESPECIAIS II    Mestrado Profissional    30    2
EDTP 7024    TÓPICOS ESPECIAIS III    Mestrado Profissional    45    3

FONTE: A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. DA UFPR, no uso de suas atribuições conferidas pelo Artigo 20 da resolução 32/17-CEPE, CONSIDERANDO os registros de ajuste curricular constantes no SIGA.
 

Experiências Inovadoras de Formação

As características do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino inovam o contexto da formação de professores, pois incorporam uma nova demanda no âmbito da pós-graduação, ou seja, o compromisso com a qualificação da Educação Básica através da formação dos profissionais que nela atuam. Em especial, no caso do Mestrado Profissional em Educação da UFPR, a inovação está na opção em focar sua formação na oferta de vagas apenas a professores e pedagogos que efetivamente estão atuando na escola e conhecem as características, as necessidades e o papel social e comunitário deste contexto. 
Na perspectiva de aproximar cada vez mais as ações do PPGE:TPEn com a realidade profissional dos professores, em geral as disciplinas eletivas do programa contam com a participação de profissionais da Educação Básica não vinculados ao Programa. Eles participam como alunos de disciplinas isoladas. A presença destes profissionais tem possibilitado o desenvolvimento dos seguintes aspectos: a) troca de experiências entre eles e os mestrandos; b) análises teóricas à luz de situações reais; c) apresentação e discussão de diferentes práticas pedagógicas; d) enriquecimento da formação continuada; e) construção de novos conhecimentos; f) vislumbre de cursar futuramente o Mestrado profissional.
 

Ensino à Distância

O curso de Mestrado Profissional oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino é desenvolvido somente na modalidade presencial.
Alguns professores utilizam em suas disciplinas, de forma complementar, a plataforma Moodle e o Google Drive. O Google Doc foi utilizado em algumas disciplinas como plataforma interativa no estudo e produção de texto.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
RUA ROCKFELLER , 57
REBOUÇAS - CURITIBA
Telefone:(41) 3535-6254
E-mail: mestradoprofissional.se@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
RUA ROCKFELLER , 57
REBOUÇAS - CURITIBA
Telefone:(41) 3535-6254
E-mail: mestradoprofissional.se@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação