O Regimento Interno do Programa no seu Capítulo I indica a sua constituição e objetivos, citando o artigo primeiro “O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, com área de concentração em Entomologia em dois níveis hierarquizados Mestrado e Doutorado, vinculado ao Departamento de Zoologia, do Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, têm como objetivo desenvolver o ensino e a pesquisa, colaborando principalmente para a formação de recursos humanos qualificados na área de Entomologia para o exercício de atividades de ensino, investigação científica e desenvolvimento tecnológico’.
A Missão do PPGEnto conforme definido no seu Planejamento Estratégico é ‘Atuar na formação de pós-graduados em Entomologia com base na geração de conhecimentos científicos que contribuam de forma significativa para a construção de uma sociedade crítica, equânime e solidária’. Nossa visão é ‘Ser um Programa de Pós-Graduação em Entomologia de excelência nacional e internacional com destaque entre os programas de sua área de concentração’.
É importante neste ponto reafirmar qual perfil profissional nós buscamos. Em termos de atuação, o profissional formado no PPGEnto deve trabalhar especialmente nas áreas de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) e de Ensino dentro das três linhas de pesquisa. Com base na formação ofertada pelo programa tanto nos projetos como na estrutura curricular, nossos egressos apresentam um perfil compatível para trabalhar nas seguintes áreas: docência em vários níveis, sobretudo universidades; laboratórios de análises e imagens; órgãos e empresas de consultoria ambiental; institutos de criminalística; na área da saúde atuando no controle de insetos vetores; na área agrícola atuando no controle e manejo de insetos de importância econômica.
O Programa apresenta uma notável procura de estudantes de todo o Brasil que buscam a formação em um dos mais tradicionais Programas de Entomologia e também uma representativa procura de estudantes de países da América Latina e do Norte. Esse perfil sólido que buscamos também está impresso na outra ponta, na qualidade dos nossos egressos que apresentam inserção de destaque em instituições nacionais e internacionais. Além destes destaques, pós-graduados pelo programa podem utilizar a sua sólida formação científica para atuação em outras vertentes profissionais e na sua cidadania. Assim, nosso perfil de egresso também visa a formação de entomólogos cidadãos que possam contribuir para a construção de uma melhor sociedade brasileira e internacional.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) é um dos primeiros da UFPR e do Brasil, iniciando-se há mais de 50 anos (1969). O programa foi idealizado pelo professor catedrático Pe. Jesus Santiago Moure, que possuía experiência internacional e veio a estruturar uma rede de contatos científicos. Assim ocorreu a captação de recursos de instituições estrangeiras, como a Rockefeller Foundation e o British Council, bem como a participação de diversos professores estrangeiros renomados em cursos de curta duração e palestras. Assim as raízes do programa são a internacionalização e excelência na pesquisa entomológica.
O próximo passo foi a criação do Curso de Doutorado, que ocorreu em 1974. A primeira turma de doutorandos incluía alguns pós-graduados da primeira turma de mestrado. No seu início o programa contribuiu com a própria composição do Departamento de Zoologia (sede do Programa) sendo que dentre os primeiros estudantes que defenderam as suas dissertações e teses, alguns se tornaram nossos professores, como o Professor Olaf H. H. Mielke, que hoje atua em nosso Programa como Sênior, o Professor Renato Contin Marinoni, Professor Vinalto Graf e Professor Albino Sakakibara.
Ao longo de sua história o Programa contou com o grande número de insetos incorporados à coleção de entomologia provenientes de coletas feitas principalmente em vários estados do País e também em outras localidades da América do Sul e do Mundo. Assim, a coleção, que era inicialmente foi composta pela divisão do material advindo do Museu Paranaense, passou a ser representativa para vários outros grupos de insetos. Atualmente a coleção Entomológica Pe. Jesus Santiago Moure é um patrimônio nacional com mais de sete milhões de exemplares e é a segunda maior coleção entomológica do Brasil, atraindo diversos pesquisadores nacionais e estrangeiros. Portanto, a linha de pesquisa em Sistemática, Taxonomia e Biogeografia é consolidada tradicionalmente pela soma do seu corpo docente capacitado e sua coleção entomológica. Atualmente temos pesquisadores de renome internacional nas ordens Coleoptera, Diptera, Ephemeroptera, Hemiptera, Hymenoptera, Lepidoptera, Odonata, Megaloptera e Neuroptera. A PGEnto é o maior pólo na área de sistemática de insetos na América Latina, com 16 docentes atuando nessa linha, este é um grande diferencial em relação a outros programas na mesma área de concentração.