PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Menu

Histórico e Contextualização

Até 2006 não existia na UFPR uma área de Engenharia de Produção. No entanto já eram em grande número os quais atuavam nesta área em outros programas de pós-graduação, quais sejam: Métodos Numéricos, Mecânica, Construção Civil, Design e Engenharia Florestal. Em 2007 foi criado o curso de graduação em Engenharia de Produção. Em 2008, um grupo de seis professores já estava lotado na Coordenação de Engenharia de Produção, aguardando os requisitos administrativos para a criação do Departamento de Engenharia de Produção, o que veio a ocorrer em 2011. Além da criação do curso de graduação, o grupo de professores que o compunha também traçou como missão criar o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, de modo a consolidar a área de Engenharia de Produção, formando assim o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão na área. No final de 2009 o Programa de Mestrado em Engenharia de Produção ? PPGEP UFPR virou realidade com a aprovação do projeto enviado a CAPES, sendo que em março de 2010 os primeiros alunos ingressaram no mesmo.
De seu início até os dias de hoje (2020), 130 (centro e trinta) alunos já titularam, sendo que, o programa conta até este ano com 38 (trinta e oito) alunos matriculados ativos, com defesas de projeto de dissertação e defesas de dissertação programadas para a realização no 1º semestre de 2020. 
O programa também dispõe de bolsa do programa nacional de pós-doutoramento que é utilizada para alavancar as publicações na área da engenharia de produção com supervisão de professores do programa, o que resultou em duas publicações Qualis A, além de publicações em Qualis B. 
Finalmente, não menos importante, observou-se um aumento das fontes de fomento, as quais agora são Capes – Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social; Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico; Financiadora De Estudos Projetos Finep; Fundação e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Instituto Brasileiro De Informações em Ciência e Tecnologia, Tribunal de Contas do Estado do Paraná; Instituto Renault e MCTIC/FINEP. 
Destacam-se ainda, projetos com empresas privadas como Electrolux ®, Votoramtin ®, entre outras. E o aumento de rendas próprias geradas pelo Programa de Especialização em Engenharia de Produção vinculado ao departamento de Engenharia de Produção.

 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, 3º Andar, Prédio da Administração, Setor Tecnologia - Campus Centro Politécnico
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3035
E-mail: ppgep@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Av. Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210, 3º Andar, Prédio da Administração, Setor Tecnologia - Campus Centro Politécnico
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3035
E-mail: ppgep@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação