DESCRIÇÃO: É a síntese do conhecimento produzido sobre as implicações da utilização das tecnologias e constitui subsídio técnico importante para a tomada de decisão sobre difusão, incorporação ou desincorporação de tecnologias em saúde. Seu objetivo é verificar se uma determinada tecnologia é segura, eficaz e eficiente em comparação a outras alternativas.
Biotecnologia/Nanotecnologia
NOME: Biotecnologia/Nanotecnologia
DESCRIÇÃO: Nanotecnologia farmacêutica visando o desenvolvimento novas formulações e sistemas de liberação de fármacos. Nano e microestruturas com vistas à melhoria das propriedades biofarmacêuticas e terapêuticas, incluindo a melhoria da biodisponibilidade. Direcionamento do fármaco até o alvo de ação (vetorização), a melhora nas características de solubilidade; o aumento na sua absorção oral, ocular e intestinal; diminuição dos efeitos adversos e colaterais; aumento na eficácia terapêutica; a proteção do fármaco frente a fatores de degradação, tais como a luz e o calor.
Cuidados em saúde e assistência farmacêutica
NOME: Cuidados em saúde e assistência farmacêutica
DESCRIÇÃO: Avaliar a qualidade de serviços farmacêuticos e de atenção à saúde, desenvolver, validar e aplicar instrumentos, ferramentas e métodos voltados à prática farmacêutica, conduzir estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia.
Produção e qualidade
NOME: Produção e qualidade
DESCRIÇÃO: Desenvolvimento de fórmulas farmacêuticas; estudo de propriedades químicas, físicas, físico-químicas e biológicas e o controle de qualidade de fármacos, medicamentos e correlatos.
Produtos naturais
NOME: Produtos naturais
DESCRIÇÃO: Estudo fármaco-botânico, fitoquímico e das atividades farmacológicas de plantas medicinais e produtos naturais; desenvolvimento de fitopreparados e síntese de produtos naturais.
02. ANÁLISES CLÍNICAS
NOME DA LINHA DE PESQUISA
Biologia molecular e bioinformática aplicadas à saúde
NOME: Biologia molecular e bioinformática aplicadas à saúde
DESCRIÇÃO: A linha de pesquisa alberga os projetos associados a ensaios moleculares com base no DNA e RNA, como polimorfismos de único nucleotídeo e outras variações genéticas, e as inúmeras ferramentas da bioinformática como redes neurais e árvores de decisão, capazes de integrar, clusterizar e predizer, utilizando diferentes e múltiplas informações, marcadores e indicadores de associações com os processos patológicos.
Marcadores moleculares em processos fisiológicos e patológicos
NOME: Marcadores moleculares em processos fisiológicos e patológicos
DESCRIÇÃO: Estudo de marcadores moleculares em organismos vivos, associados com características genéticas, fisiológicas e patológicas para identificar suas variantes, fatores e marcadores de risco e proteção, alvos diagnósticos, terapêuticos e epidemiológicos.
Novas estratégias para tratamento de doenças agudas e crônicas
NOME: Novas estratégias para tratamento de doenças agudas e crônicas
DESCRIÇÃO: A linha de pesquisa contempla projetos das áreas de biologia celular e molecular, bioquímica e química medicinal. Os projetos propõem estudos experimentais em sistemas biológicos utilizando diferentes abordagens, como cultivo celular, análises em modelos animais, estudos in silico e com amostras clínicas. A temática da linha de pesquisa está centrada em identificar e caracterizar novas abordagens terapêuticas para o tratamento de doenças agudas e crônicas.