O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade Federal do Paraná, nível mestrado e doutorado, têm por objetivos fundamentais: (1) a formação de recursos humanos com elevada qualificação científica e tecnológica nas áreas de conhecimento da Farmácia, para o exercício do magistério superior, atividades de pesquisas e atividades junto à comunidade, estabelecendo a integração entre a universidade, o setor produtivo e o Sistema Único de Saúde; (2) a produção de conhecimento na área das Ciências Farmacêuticas, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e estudos que resultem em produção técnica e científica.
E desta forma contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país, para a descoberta e produção de medicamentos e no campo assistencial a consolidação dos princípios do SUS, em harmonia com a Política Nacional de Saúde, Política Nacional de Medicamentos e Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Ampliação e qualificação do corpo de orientadores do Núcleo Permanente.
Manter o caráter multidisciplinar do Programa e fortalecer as linhas de pesquisa em fase de crescimento e consolidação das linhas que já estão estabelecidas.
Buscar uma distribuição mais uniforme de orientadores por linha de pesquisa e de discentes por orientador observando a especialidade e vocação de cada orientador.
Aumentar a quantidade e a proporção de publicações com discentes da pós-graduação e graduação e relacionadas aos projetos de pesquisa de iniciação científica, das teses e dissertações.
Aumentar a quantidade de docentes com bolsa de produtividade em pesquisa.
Expandir o número de convênios e parcerias internacionais com reflexo na quantidade de publicações conjuntas e número de bolsistas de doutorado sanduíche.
Apresentar propostas de projetos conjuntos de pesquisa com outras instituições nacionais e internacionais que visem promover o fortalecimento e a consolidação de redes de cooperação acadêmica, utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em instituições distintas.
Alinhar os projetos de pesquisa as necessidades e áreas prioritárias do setor público e de serviços de saúde como Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, Ministério da Saúde e Hospitais de Ensino.
Aumentar a integração entre mestrandos, doutorandos, residentes do programa multidisciplinar e em saúde da família, e alunos de graduação no que diz respeito a participação em disciplinas ofertadas no âmbito da Pós-Graduação e projetos de pesquisa em serviço no âmbito da residência.
Nossos egressos têm como principal área de atuação, concluída sua titulação, a vida acadêmica. O estímulo à ciência e ao pensamento crítico, elementos fortes no Programa, conduzem o egresso em diferentes aéreas de atuação com ênfase a liderança na pesquisa em instituições públicas e privadas. O Portal de Indicadores da Pós-graduação UFPR, que consolida e sistematiza os dados coletados pelo Portal do Aluno Egresso, está disponível para acesso em: https://siga.ufpr.br/indicadores
A missão do PPGCF é garantir a formação de recursos humanos com elevada qualificação tecnológica em pesquisa na área da saúde de profissionais comprometidos com a sociedade e aptos a atuar no campo da área, dentro de uma política de utilização eficaz dos recursos públicos, através do ensino, pesquisa e extensão, provendo a captação de corpo docente, de recursos financeiros para aquisição de equipamentos de grande porte e a expansão da infraestrutura física de salas de aula (anfiteatros) e laboratórios de pesquisa. Temos como visão ser referência nacional e internacional em pesquisa em Ciências Farmacêuticas.
O PPGCF da Universidade Federal do Paraná tem como objetivo formar recursos humanos, promover a inovação científica nas áreas de concentração do programa, de modo a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do país e aprimorar a relação entre a academia e os setores produtivos da sociedade.
O Programa tem como políticas:Seguir as diretrizes da CAPES que regulamentam os Programas de Pós-Graduação no Brasil, bem como as resoluções do CEPE e outras determinações institucionais. Propiciar uma sólida formação dos pós-graduados nas várias habilidades de acordo com as áreas do Programa. Envidar esforços para que nossos egressos se tornem profissionais com formação adequada ao exercício da profissão. Avaliar constantemente os rumos e novas vertentes que surgem na área da Saúde devido à dinâmica do processo tecnológico de forma a capacitar seus docentes para formarem profissionais com perfil que a sociedade necessita.