PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
FILOSOFIA

Menu

Histórico e Contextualização

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Fundada em 19 de dezembro de 1912, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga Universidade do Brasil em funcionamento, e sua história está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do Estado do Paraná e do Brasil. A UFPR está presente em todas as regiões do estado através dos seus Campi: Curitiba (multicampi), Matinhos (Campus Litoral), Pontal do Sul (Centro de Estudos do Mar), Palotina (Campus Palotina), Jandaia do Sul (Campus Jandaia do Sul); Unidades Acadêmicas de Mirassol, de Maripá e de Toledo; Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e Centro de Administração Federal (Paranaguá); Fazendas Experimentais em Pinhais, Bandeirantes, Castro, Paranavaí, Rio Negro e São João do Triunfo.

 

A PÓS-GRADUAÇÃO NA UFPR

A pós-graduação da UFPR tem uma história de mais de 50 anos, com a abertura do primeiro programa de pós-graduação em Bioquímica em 1965 (que é o programa mais antigo na área das Ciências Biológicas da CAPES). A partir da década de 90 registrou-se um considerável aumento na criação de cursos e programas de pós-graduação em todo o Brasil, a UFPR está entre as 5 maiores Instituições Federais de Ensino Superior do país quando se considera o número de cursos de pós-graduação stricto sensu em atividade. A UFPR possui cursos em 47 das 50 áreas de conhecimento vigentes na CAPES, tornando-se protagonista na formação de recursos humanos no país.

Atualmente, a UFPR conta com 89 programas de pós-graduação stricto sensu (sendo 11 vinculados a redes nacionais ou estaduais). Dentre os 74 programas acadêmicos da UFPR, 61 (83%) ofertam formação de doutorado, o que revela sua excelência nas atividades de pesquisa e pós-graduação. A universidade possui 10 PPGs de excelência (3 programas com conceito 7 – o máximo da CAPES, e 7 programas com conceito 6); 28 programas com conceito 5 e 34 programas com conceito 4. Estes indicadores refletem o compromisso institucional com a produção do conhecimento e com formação de recursos humanos de alto nível.

 

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (PGFILOS- UFPR) tem, desde a sua implementação (Mestrado em 2000/Doutorado em 2012), procurado concentrar seus esforços em constituir-se como um Programa de referência na produção de pesquisa tanto em nível regional, quanto nacional e internacional. Atualmente, dispõe de um corpo de professores pesquisadores com perfil acadêmico consolidado e reconhecido pela área. Desses professores, a maioria acumula uma expressiva experiência profissional, que se atesta por indicadores diversos, dentre os quais: 1) a qualidade dos veículos em que publicam, tanto nacionais quanto estrangeiros; 2) o número de orientações concluídas e a inserção acadêmica de seus orientandos; 3) as missões de estágio sênior e de professor visitante que periodicamente realizam; 4) a participação em Conselhos Editoriais de periódicos científicos e editoras especializadas na área, tanto nacionais quanto internacionais; 5) as bancas de trabalho de conclusão e de comissões julgadoras de que participam; 6) as relações regulares e simétricas que mantêm com pesquisadores de instituições nacionais de níveis 5, 6 e 7 (como UFSCar, UNICAMP, UFMG, UFRGS e USP, PUC-RJ, PUC-PR, UFRJ, UERJ) e também com pesquisadores de instituições no exterior; 7) a visibilidade e importância de suas atuações junto a órgãos como a ANPOF, CAPES, CNPQ, a SEED-PR, Fundação Araucária e o MEC; 8) o volume de projetos de pesquisa que têm obtido aprovação em agências de fomento, seja sob a forma de bolsas individuais de pesquisa ? em estágios pós-doutorais ou bolsas de produtividade ?, seja em outras modalidades de financiamento; 9) as parcerias com instituições estrangeiras consolidadas em programas como o Mestrado Tripartite (UFPR/Univ. de Rennes/Univ. de Laval), o CAPES-COFECUB 2020-2023 (UFPR-USP-Univ. de Paris I e Univ. de Rennes) e a Co-tutela de doutoramento com a Université de Trois-Rivières, no Canadá; 10) a recente adesão do PGFILOS-UFPR ao programa Capes-PRINT de internacionalização, graças à aprovação pela Capes dos projetos vinculados à UFPR. Membro do PGFILOS-UFPR, o atual Diretor da Agência UFPR Internacional, professor André Duarte, participou ativamente da elaboração do projeto institucional de internacionalização da UFPR, bem como contribuiu decisivamente para a formulação do projeto PRINT UFPR, do qual faz parte como pesquisador em dois projetos de pesquisa, mas também como membro efetivo do Comitê Gestor do projeto; 11) envolvimento direto de docentes do PGFILOS-UFPR em ações acadêmicas inovadoras, como a oferta de disciplinas transversais sobre Filosofia da Ciência; 12) envolvimento expressivo de docentes do programa de pós-graduação no programa em rede PROF-Filosofia.

Em nível de Mestrado, o PGFILOS-UFPR foi o primeiro Programa de pós-graduação stricto sensu na área aprovado pela Capes no Estado do Paraná, começando suas atividades no ano de 2000. Dez anos depois, o curso passou por uma reforma curricular visando atualizar seus conteúdos e aprimorar atividades, bem como acomodar as áreas de pesquisa dos professores que ingressaram no período. Desde então, o curso adotou a área de concentração ?Filosofia? e as seguintes linhas de pesquisa: « História da Filosofia », « Ética e Filosofia Política », « Epistemologia e Metafísica » (ver item 3 para maiores detalhes).

Com o progresso das atividades e com o amadurecimento do ambiente acadêmico do nosso curso, apresentamos subsequentemente à Capes proposta de abertura de um Programa de Doutoramento, que foi aprovado em 2011. Confirmando assim a vocação própria de nossa equipe na abertura de novos horizontes de pesquisa em nível regional, o Programa vem formando regularmente, desde 2016, doutores na área, com isso colaborando para o aprimoramento dos quadros profissionais em Filosofia no Brasil. Boa parte desses novos doutores está inserida no mercado de trabalho em suas especialidades, o que testemunha a qualidade da formação recebida. Essa qualidade é resultado de uma diversidade de atividades, além, evidentemente, do compromisso dos docentes com suas respectivas orientações e docência. Dentre aquelas atividades, é oportuno lembrar o empenho em buscar apoio nas iniciativas disponíveis pelas agências de fomento, como é o caso dos editais de Pós-Doutorado PNPD-CAPES, que garantiram ao Programa a colaboração do professor Dr. Federico Ferraguto, de 2013-2014 (pesquisador selecionado para obtenção de bolsa de Pós-Doutorado CAPES, Doutor em Filosofia pela Universidade de Roma ?Tor Vergata? e atualmente professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e, mais recentemente (2015-2017), do professor  José Eduardo Freitas Porcher (Doutor em Filosofia pela UFRGS, atualmente pesquisador vinculado ao Rutgers Center for the Philosophy of Religion (RCPR) ) e da professora Juliana Fausto Coutinho (Doutora em Filosofia pela PUC-RJ), que passou a atuar em nosso Programa em nível de Pós-Doutorado com bolsa PNPD-CAPES, a partir de 2017, em substituição ao professor Porcher. Cabe destacar que o PGFILOS tem por prática a alternância da bolsa PNPD-CAPES entre suas linhas de pesquisa como maneira de incentivar equanimemente às diferentes áreas que compõem o programa.

Merece ainda ser lembrada a realização do XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em 2012 em Curitiba. Ao longo do biênio 2011/2012, a ANPOF foi presidida pelo professor Vinícius Berlendis de Figueiredo, mais tarde Coordenador de Área da Capes e membro de nosso Programa, evidenciando o protagonismo nacional do Programa. Além disso, durante sua gestão, o professor Vinícius de Figueiredo contribuiu para criar a ANPOF Ensino Médio, sob a coordenação do professor Eduardo Salles de Oliveira Barra e Antônio Edmilson Paschoal, ambos membros de nosso Programa. A ANPOF Ensino Médio reflete uma preocupação antiga de Programa em fomentar a conexão da pesquisa stricto sensu que realizamos com outros âmbitos em que a pesquisa se desenvolve na nossa comunidade. Também é reflexo da ANPOF Ensino Médio a abertura de um Mestrado Profissional em Filosofia em Rede Nacional (PROF-FILO), atualmente com 16 núcleos ativos no país e coordenado pelo professor Eduardo Salles de Oliveira Barra. Testemunhando o compromisso da UFPR e do nosso Programa em retribuir à sociedade o fomento público a suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, esse Mestrado busca contribuir com o aperfeiçoamento e a formação continuada do corpo docente da área no Ensino Médio, para o que, em nível local, empenha-se em agregar ao nosso corpo discente os professores de filosofia no ensino médio, especialmente aqueles lotados nas escolas públicas em atividade em nossa região. (ver item 6).

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
FILOSOFIA
Rua Dr. Faivre, 405, 6º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5048
E-mail: pgfilos@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
FILOSOFIA
Rua Dr. Faivre, 405, 6º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5048
E-mail: pgfilos@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - FILOSOFIA

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação