A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Fundada em 19 de dezembro de 1912, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga Universidade do Brasil em funcionamento, e sua história está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do Estado do Paraná e do Brasil. A UFPR está presente em todas as regiões do estado através dos seus Campi: Curitiba (multicampi), Matinhos (Campus Litoral), Pontal do Sul (Centro de Estudos do Mar), Palotina (Campus Palotina), Jandaia do Sul (Campus Jandaia do Sul); Unidades Acadêmicas de Mirassol, de Maripá e de Toledo; Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá e Centro de Administração Federal (Paranaguá); Fazendas Experimentais em Pinhais, Bandeirantes, Castro, Paranavaí, Rio Negro e São João do Triunfo.
A PÓS-GRADUAÇÃO NA UFPR
A pós-graduação da UFPR tem uma história de mais de 50 anos, com a abertura do primeiro programa de pós-graduação em Bioquímica em 1965 (que é o programa mais antigo na área das Ciências Biológicas da CAPES). A partir da década de 90 registrou-se um considerável aumento na criação de cursos e programas de pós-graduação em todo o Brasil, a UFPR está entre as 5 maiores Instituições Federais de Ensino Superior do país quando se considera o número de cursos de pós-graduação stricto sensu em atividade. A UFPR possui cursos em 47 das 50 áreas de conhecimento vigentes na CAPES, tornando-se protagonista na formação de recursos humanos no país.
Atualmente, a UFPR conta com 89 programas de pós-graduação stricto sensu (sendo 11 vinculados a redes nacionais ou estaduais). Dentre os 74 programas acadêmicos da UFPR, 61 (83%) ofertam formação de doutorado, o que revela sua excelência nas atividades de pesquisa e pós-graduação. A universidade possui 10 PPGs de excelência (3 programas com conceito 7 – o máximo da CAPES, e 7 programas com conceito 6); 28 programas com conceito 5 e 34 programas com conceito 4. Estes indicadores refletem o compromisso institucional com a produção do conhecimento e com formação de recursos humanos de alto nível.
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (PGFILOS- UFPR) tem, desde a sua implementação (Mestrado em 2000/Doutorado em 2012), procurado concentrar seus esforços em constituir-se como um Programa de referência na produção de pesquisa tanto em nível regional, quanto nacional e internacional. Atualmente, dispõe de um corpo de professores pesquisadores com perfil acadêmico consolidado e reconhecido pela área. Desses professores, a maioria acumula uma expressiva experiência profissional, que se atesta por indicadores diversos, dentre os quais: 1) a qualidade dos veículos em que publicam, tanto nacionais quanto estrangeiros; 2) o número de orientações concluídas e a inserção acadêmica de seus orientandos; 3) as missões de estágio sênior e de professor visitante que periodicamente realizam; 4) a participação em Conselhos Editoriais de periódicos científicos e editoras especializadas na área, tanto nacionais quanto internacionais; 5) as bancas de trabalho de conclusão e de comissões julgadoras de que participam; 6) as relações regulares e simétricas que mantêm com pesquisadores de instituições nacionais de níveis 5, 6 e 7 (como UFSCar, UNICAMP, UFMG, UFRGS e USP, PUC-RJ, PUC-PR, UFRJ, UERJ) e também com pesquisadores de instituições no exterior; 7) a visibilidade e importância de suas atuações junto a órgãos como a ANPOF, CAPES, CNPQ, a SEED-PR, Fundação Araucária e o MEC; 8) o volume de projetos de pesquisa que têm obtido aprovação em agências de fomento, seja sob a forma de bolsas individuais de pesquisa ? em estágios pós-doutorais ou bolsas de produtividade ?, seja em outras modalidades de financiamento; 9) as parcerias com instituições estrangeiras consolidadas em programas como o Mestrado Tripartite (UFPR/Univ. de Rennes/Univ. de Laval), o CAPES-COFECUB 2020-2023 (UFPR-USP-Univ. de Paris I e Univ. de Rennes) e a Co-tutela de doutoramento com a Université de Trois-Rivières, no Canadá; 10) a recente adesão do PGFILOS-UFPR ao programa Capes-PRINT de internacionalização, graças à aprovação pela Capes dos projetos vinculados à UFPR. Membro do PGFILOS-UFPR, o atual Diretor da Agência UFPR Internacional, professor André Duarte, participou ativamente da elaboração do projeto institucional de internacionalização da UFPR, bem como contribuiu decisivamente para a formulação do projeto PRINT UFPR, do qual faz parte como pesquisador em dois projetos de pesquisa, mas também como membro efetivo do Comitê Gestor do projeto; 11) envolvimento direto de docentes do PGFILOS-UFPR em ações acadêmicas inovadoras, como a oferta de disciplinas transversais sobre Filosofia da Ciência; 12) envolvimento expressivo de docentes do programa de pós-graduação no programa em rede PROF-Filosofia.
Em nível de Mestrado, o PGFILOS-UFPR foi o primeiro Programa de pós-graduação stricto sensu na área aprovado pela Capes no Estado do Paraná, começando suas atividades no ano de 2000. Dez anos depois, o curso passou por uma reforma curricular visando atualizar seus conteúdos e aprimorar atividades, bem como acomodar as áreas de pesquisa dos professores que ingressaram no período. Desde então, o curso adotou a área de concentração ?Filosofia? e as seguintes linhas de pesquisa: “História da Filosofia”, “Ética e Filosofia Política”, “Epistemologia e Metafísica” (ver item 3 para maiores detalhes).
Com o progresso das atividades e com o amadurecimento do ambiente acadêmico do nosso curso, apresentamos subsequentemente à Capes proposta de abertura de um Programa de Doutoramento, que foi aprovado em 2011. Confirmando assim a vocação própria de nossa equipe na abertura de novos horizontes de pesquisa em nível regional, o Programa vem formando regularmente, desde 2016, doutores na área, com isso colaborando para o aprimoramento dos quadros profissionais em Filosofia no Brasil. Boa parte desses novos doutores está inserida no mercado de trabalho em suas especialidades, o que testemunha a qualidade da formação recebida. Essa qualidade é resultado de uma diversidade de atividades, além, evidentemente, do compromisso dos docentes com suas respectivas orientações e docência. Dentre aquelas atividades, é oportuno lembrar o empenho em buscar apoio nas iniciativas disponíveis pelas agências de fomento, como é o caso dos editais de Pós-Doutorado PNPD-CAPES, que garantiram ao Programa a colaboração do professor Dr. Federico Ferraguto, de 2013-2014 (pesquisador selecionado para obtenção de bolsa de Pós-Doutorado CAPES, Doutor em Filosofia pela Universidade de Roma ?Tor Vergata? e atualmente professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e, mais recentemente (2015-2017), do professor José Eduardo Freitas Porcher (Doutor em Filosofia pela UFRGS, atualmente pesquisador vinculado ao Rutgers Center for the Philosophy of Religion (RCPR) ) e da professora Juliana Fausto Coutinho (Doutora em Filosofia pela PUC-RJ), que passou a atuar em nosso Programa em nível de Pós-Doutorado com bolsa PNPD-CAPES, a partir de 2017, em substituição ao professor Porcher. Cabe destacar que o PGFILOS tem por prática a alternância da bolsa PNPD-CAPES entre suas linhas de pesquisa como maneira de incentivar equanimemente às diferentes áreas que compõem o programa.
Merece ainda ser lembrada a realização do XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em 2012 em Curitiba. Ao longo do biênio 2011/2012, a ANPOF foi presidida pelo professor Vinícius Berlendis de Figueiredo, mais tarde Coordenador de Área da Capes e membro de nosso Programa, evidenciando o protagonismo nacional do Programa. Além disso, durante sua gestão, o professor Vinícius de Figueiredo contribuiu para criar a ANPOF Ensino Médio, sob a coordenação do professor Eduardo Salles de Oliveira Barra e Antônio Edmilson Paschoal, ambos membros de nosso Programa. A ANPOF Ensino Médio reflete uma preocupação antiga de Programa em fomentar a conexão da pesquisa stricto sensu que realizamos com outros âmbitos em que a pesquisa se desenvolve na nossa comunidade. Também é reflexo da ANPOF Ensino Médio a abertura de um Mestrado Profissional em Filosofia em Rede Nacional (PROF-FILO), atualmente com 16 núcleos ativos no país e coordenado pelo professor Eduardo Salles de Oliveira Barra. Testemunhando o compromisso da UFPR e do nosso Programa em retribuir à sociedade o fomento público a suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, esse Mestrado busca contribuir com o aperfeiçoamento e a formação continuada do corpo docente da área no Ensino Médio, para o que, em nível local, empenha-se em agregar ao nosso corpo discente os professores de filosofia no ensino médio, especialmente aqueles lotados nas escolas públicas em atividade em nossa região. (ver item 6).