[google-translator]

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal

Menu

Histórico e Contextualização

A Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná é pioneira no Brasil em nível de graduação (1960), nível de mestrado (1972) e nível de doutorado (1982). O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal é o maior da área no Brasil e já graduou o maior número de mestres e doutores, sendo 794 títulos de mestrado e 477 títulos de doutorado, com 27 defesas de mestrado e 21 defesas de doutorado no ano de 2018. Como resultado, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná – PPGEF, forma recursos humanos para inúmeros outros cursos congêneres, instituições de pesquisa e empresas públicas e privadas. O PPGEF é dividido em cinco linhas de pesquisa, sendo Conservação da Natureza, Economia, Administração, Legislação e Política Florestal, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.
No desenvolvimento do PPGEF houve participação externa relevante por muitos anos consecutivos, tais como convênio com GTZ ? Alemanha ? Universidade de Freiburg, United Nations Development Program tendo como gestora a FAO (Food and Agriculture Organization), Universidade de Michigan e outros menores. O PPGEF passou do status de ajudado a ajudante. Neste status foram estabelecidos convênios de cooperação com a Universidade de Santiago del Estero ? Argentina, com a Universidad Nacional Agraria La Molina ? Peru, com os programas de pós-graduação da Universidade Federal Rural do Pará, com os programas de pós-graduação do INPA, da UFAM, UFMT, UFT – Gurupi, UFAC, com curso de engenharia florestal de Patos ? Paraíba, com o curso de engenharia florestal de Canoinhas ? Santa Catarina e outros.
    O ano de 2018 foi muito importante para o PPGEF, onde ocorreu uma reforma curricular, sendo promovida a readequação de disciplinas e inserção de novas disciplinas relacionadas com temas atuais da Engenharia Florestal. Juntamente, o corpo docente foi reavaliado quanto à sua produtividade, havendo uma readequação dos docentes permanentes e docentes colaboradores. Atualmente, o corpo docente é composto por 36 docentes permanentes e 13 docentes colaboradores, constituído de doutores e pós-doutores titulados em diversas instituições nacionais e internacionais, cuja maioria tem intensa participação nos cursos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira da UFPR, ministrando aulas e orientando trabalhos e pesquisas de iniciação científica, monitoria, trabalho de conclusões de curso, entre outros.
Muitos dos egressos ocupam posições de destaque, não só no Brasil, mas em outros países vizinhos, notadamente Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Uruguai, Colômbia e outros. Atualmente, o PPGEF conta com 307 discentes matriculados, sendo 125 em nível de mestrado, 175 de doutorado e 7 de pós-doutorado. Tradicionalmente, os egressos vão para variados setores da Engenharia Florestal, como instituições de pesquisa, universidades, órgãos reguladores e de fiscalização ambiental, funções gerenciais em indústrias de base florestal e consultorias próprias ou de terceiros. Além disso, muitas pesquisas desenvolvidas por discentes e docentes são aplicadas nos mais variados setores produtivos da Engenharia Florestal.
O PPGEF realizou uma pesquisa para traçar um perfil de seus egressos, através da aplicação de um questionário. Das respostas obtidas, 55% foram de egressos a partir de 2014, e 45% de egressos anteriores a 2014. Como dado importante, salienta-se que aproximadamente 42% dos entrevistados são professores em universidades no Brasil e no exterior, sendo um professor na Universidade de Bio-Bio ? Chile, e outro na Universidade de Freiburg – Alemanha, demonstrando a vocação do PPGEF na formação de docentes. No Brasil, a maioria das universidades tem em seus corpos docentes egressos do PPGEF.

 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
Avenida Lothário Meissner, 632
Jardim Botânico - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4212
E-mail: pgfloresta@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
Avenida Lothário Meissner, 632
Jardim Botânico - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4212
E-mail: pgfloresta@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação