Programa de Pós-Graduação em Geografia

Menu

Informações Importantes

EQUIVALÊNCIA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

  • O aluno deverá cursar 50% dos créditos dentro do PPGGEO, os outros 50% de créditos podem ser cursados em outro Programa/Instituição.
  • O prazo para a solicitação de Equivalência/Aproveitamento de disciplinas cursadas é de 5 anos.
  • Para solicitar a Equivalência/Aproveitamento de disciplinas o aluno deve preencher a Solicitação (disponível no site do Programa na página Documentos) e entregar na secretaria do Programa juntamente com a Declaração ou o Histórico. Sendo disciplinas de outros Programas/Instituições na Solicitação deve conter também as Ementas das disciplinas solicitadas.

ESTÁGIO DOCÊNCIA

  • A prática de docência deverá ocorrer antes da realização do exame de qualificação.
  • O Estágio Docência é de caráter OBRIGATÓRIO para os alunos BOLSISTAS, segundo exigências dos órgãos de fomento. Para os demais discentes a Prática de Docência é facultativa.
  • O aluno bolsista que tiver exercido a atividade de docência no ENSINO SUPERIOR nos últimos CINCO ANOS e que comprovar tais atividades, poderá ser dispensado do estágio de docência, para tanto deve apresentar ao Colegiado do Programa a solicitação com os comprovantes.
  • A solicitação de realização do Estágio Docência deve ser encaminhada para o Departamento de origem da disciplina na qual irá realizar o estágio para aprovação em Reunião Departamental, e deve conter o plano de trabalho a ser desenvolvido e ter o aval do orientador. (Seguir o Modelo de Solicitação disponível no site).
  • A disciplina a qual será realizada o Estágio Docência deve ser compatível com a linha de pesquisa e com o projeto de pesquisa desenvolvido pelo aluno.
  • Após o término do estágio o aluno deve entregar o Relatório de Estágio Docência na secretaria para homologação em Reunião do Colegiado da Pós-Graduação, com assinatura e parecer do Orientador e/ou professor supervisor do estágio, devendo ser entregue até o fim do semestre o qual realizou o estágio. Não encadernar.  (Modelo do Relatório está disponível no site).

QUALIFICAÇÃO

  • O Exame de Qualificação deverá ser realizado até o prazo máximo de 15 (quinze) meses da entrada do aluno no curso para o Mestrado e 30 (trinta) meses para o Doutorado.
  • Para realizar a Qualificação o aluno deve ter cumprido o TOTAL DE CRÉDITOS necessários (Mestrado 15 créditos e Doutorado 30 créditos, a partir do ano de 2018), salvo em casos especiais que tenham sido aprovados pelo Colegiado.
  • A banca examinadora deverá ser composta por 3 (três) professores titulares, um dos quais o próprio orientador, e apresentar a indicação de um suplente, sendo todos portadores de título de doutor, dos quais, pelo menos um título de Geógrafo. No caso de co-orientação, o co-orientador será o quarto membro.
  • Para aprovação pelo Colegiado e agendamento da Banca de Qualificação o Orientador deve encaminhar para a secretaria da Pós-Graduação solicitação contendo:

– Título do Trabalho

– Nome de Aluno(a)

– Composição da Banca (com os e-mails e números de CPFs – ou número do passaporte se for estrangeiro – dos membros da banca que forem externos ao Programa)

– Data e horário da banca.

  • A Banca só poderá ocorrer 15 dias após a Reunião do Colegiado que à aprovou.
  • O aluno deverá enviar o Relatório de Qualificação para a Banca e uma cópia para a secretaria da Pós-Graduação com no mínimo de 15 dias anteriores a data da banca. A entrega para a Banca pode ser em meio impresso ou digital,  a secretaria da Pós-Graduação deve ser avisada assim que ocorrer o envio. O não envio do Relatório de Qualificação no prazo ocasiona no cancelamento da banca.
  • O Relatório de Qualificação deve conter: a) o estágio atual do desenvolvimento da pesquisa com os resultados obtidos até então, contendo sumário, plano de redação e cronograma de atividades previstas para a conclusão do trabalho, com a apreciação crítica do processo de pesquisa e seus resultados, os já obtidos e aqueles a alcançar. b) para os alunos de doutorado, deverá ser anexado copia de artigo publicado, ou aceite, ou declaração de submissão de publicação relativa ao tema e ao período da pesquisa.

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO/TESE

  • Para agendamento da Banca de Defesa o Orientador deve encaminhar para a secretaria da Pós-Graduação solicitação contendo:

– Título do Trabalho

– Nome de Aluno(a)

– Composição da Banca (com os e-mails e números de CPFs – ou número do passaporte se for estrangeiro – dos membros da banca que forem externos ao Programa)

– Data e horário da banca.

  • A Banca só poderá ocorrer 30 dias após a Reunião do Colegiado que à aprovou.
  • O aluno deverá entregar a Cópia da Tese/Dissertação para a Banca com no mínimo de 30 dias anteriores a data da banca. A entrega pode ser em meio impresso ou digital. Se impresso o aluno pode entregar direto para os componentes da Banca, mas deve comunicar a secretaria, ou entregar na secretaria da Pós-Graduação para realizar o envio. Se em meio digital o aluno deve encaminhar diretamente para os componentes da Banca com cópia do e-mail para a secretaria.
  • Após a defesa o aluno fica com uma Cópia da ATA e um TERMO DE APROVAÇÃO,  o qual deve ser colocado na versão final da Tese/Dissertação.

TITULAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA

  • Para efetiva titulação e solicitação de Expedição de Diploma o aluno deve entregar na secretaria da Pós-Graduação os seguintes documentos:

– Uma versão da tese/dissertação em meio digital (enviado para o e-mail da secretaria), com ficha catalográfica emitida pela biblioteca. (Orientação para Normalização de Trabalhos Acadêmicos).Solicitação de ficha catalográfica: referencia.bct@gmail.com

– Declaração de Correção assinada pelo Orientador (modelo na aba Documentos).

– Cópia de comprovação de pelo menos um artigo já publicado em revista científica qualificada, para o Mestrado (conforme Regimento Interno Art. 60); cópia de comprovação de pelo menos um artigo já publicado e outro segundo artigo em fase de submissão, em revista científica qualificada, para o  Doutorado (conforme Regimento Interno Art. 61).

– Certidão Negativa de Débito (emitido pela Biblioteca Setorial).

– Comprovante de Suficiência em Língua Estrangeira – uma língua Mestrado, duas línguas Doutorado.

– Comprovante de Suficiência de Língua Portuguesa para alunos estrangeiros.

– Cópia frente e verso do Diploma de Graduação (para mestrado), e Cópia frente e verso do Diploma de Graduação e Mestrado (para doutorado); as cópias devem ser autenticadas ou se cópia simples deve vir acompanhada do documento original.

– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; a cópia deve ser autenticadas ou se cópia simples deve vir acompanhada do documento original.

– Cópia da Carteira de Identidade e CPF  e/ou RNE  e passaporte se estrangeiro; as cópias devem ser autenticadas ou se cópia simples deve vir acompanhada do documento original.

  • A falta de um dos documentos impede a solicitação de expedição de Diploma e a confecção de Declaração de conclusão.
  • Maiores Informações estão disponíveis no Regimento Interno do Programa de Pós-Gradação em Geografia e na Resolução nº 32/2017-CEPE.

 

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação