Programa de Pós-Graduação em Geografia

Menu

Histórico e Contextualização

A aprovação pela CAPES da criação do nível de Doutorado no âmbito do PPGGEOGRAFIA, constituiu um fato comprobatório do desenvolvimento positivo do Programa. A implantação do mesmo no início de 2006 passou, portanto, a exigir do corpo docente e discente, maior atenção na realização das atividades inerentes à formação, bem como à produção intelectual ligada à mesma. Como consequência de tal empenho por parte de todos os membros do Programa: discentes, docentes e a própria secretaria. O PPGGEOGRAFIA / UFPR oferta uma formação de ótima qualidade atestada não só por meio das contribuições científicas das teses e dissertações nele produzidas, mas também por meio das inscrições de candidatos de várias partes do país, indicando a inserção nacional do mesmo. Um importante aspecto revelador da melhoria da qualidade do programa liga-se ao maior envolvimento de discentes e docentes em todas as atividades do programa, particularmente nos eventos científicos e no aumento do número e qualidade das publicações. Dentre os aspectos que carecem de maior atenção para que a melhoria seja alcançada destacam-se os seguintes:
? Projetos financiados por agências nacionais e internacionais de apoio à pesquisa: O número de projetos financiados por agencias estaduais e nacionais no âmbito do PPGGEOGRAFIA aumentou consideravelmente nos últimos anos. Contudo, dado a dinamização que tais fundos promovem nas atividades desenvolvidas junto aos laboratórios, espera-se ter este número contínuo incremento nos próximos anos.
– Incremento de parcerias com outras Instituições e articulação dos projetos de pesquisa: embora boa parte dos projetos desenvolvidos pelos professores do programa estejam vinculados a outras instituições, e ainda estar havendo uma tendência de vinculação mais direta dos projetos dos orientandos com os programas de pesquisas de seus orientadores. O número de projetos coordenados por docentes do próprio programa, bem como de grupos de pesquisa elevou-se consideravelmente, mas ainda pode ser melhorado.
– Internacionalização do PPGGEOGRAFIA: Contando com cooperação: França (Paris I, Paris IV e Université de Rennes 2), Espanha, (Leon, Madri), Alemanha (Humboldt Universitat), E.U.A (Columbia University), Chile (Universidad de Santiago) e Argentina (Tucumã)? o Programa está investindo na ampliação dos intercâmbios internacionais. Para tanto, estão em fase de interação com universidades do Cone Sul, bem como a cooperação com a Universidade de León (Espanha), a retomada do engajamento do PPGGEOGRAFIA à Cooperação UFPR/ Universidade de Mainz (Alemanha), os contatos com a Universidade do Minho e Universidade de Lisboa (Portugal), o intercâmbio com a Universidade de Juarez (México) além da Universidade de Austin (EUA) e Universidade Autônoma de Madri (Espanha).
– Publicação Docente e Discente: O PPGGEOGRAFIA continua a envidar esforços no sentido de incentivar a publicação de artigos de docentes e discentes em revistas reconhecidas pelo Sistema Qualis. O Programa deve buscar também novas possibilidades de difusão da produção intelectual oriunda de suas atividades no exterior; para tanto mantém-se um incentivo de um pequeno auxilio para a tradução de textos de qualidade para a publicação em periódicos de difusão internacional reconhecidos pelo Sistema Qualis.

 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação