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Programa de Pós-Graduação em Geografia

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Informações Importantes


EQUIVALÊNCIA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

  • O discente deverá cursar no mínimo 50% dos créditos dentro do PPGGEO, os outros 50% de créditos podem ser cursados em outro Programa/Instituição.
  • A solicitação de Equivalência/Aproveitamento de disciplinas cursadas tem validade para disciplinas realizas até 5 anos antes da solicitação.
  • Disciplinas que são de caráter obrigatório dentro do PPGGEO não podem ser aproveitadas ou solicitadas equivalência.
  • Para solicitar a Equivalência/Aproveitamento de disciplinas o aluno deve preencher a Solicitação (disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/documentos/) e entregar na secretaria do Programa juntamente com a Declaração ou o Histórico.
  • Sendo disciplinas de outros Programas/Instituições a Solicitação deve conter na declaração a Ementa da disciplina solicitada.

 

ESTÁGIO DOCÊNCIA

  • A prática de docência deverá ocorrer antes da realização do exame de qualificação.
  • O Estágio Docência é de caráter OBRIGATÓRIO para os discentes BOLSISTAS, segundo exigências dos órgãos de fomento. Para os demais discentes a Prática de Docência é facultativa.
  • O discente bolsista que tiver exercido a atividade de docência no ENSINO SUPERIOR nos últimos CINCO ANOS e que comprovar tais atividades, poderá ser dispensado do estágio de docência, para tanto deve apresentar ao Colegiado do Programa a solicitação com os comprovantes antes da realização do exame de qualificação.
  • A solicitação de realização do Estágio Docência deve ser encaminhada para o Departamento de origem da disciplina na qual irá realizar o estágio para aprovação em Reunião Departamental; na solicitação deve conter o plano de trabalho a ser desenvolvido e o aval do orientador. (Seguir o Modelo de Solicitação disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/documentos/).
  • A disciplina na qual será realizada o Estágio Docência deve ser compatível com a linha de pesquisa e com o projeto de pesquisa desenvolvido pelo discente.
  • Após o término do estágio o discente deve entregar o Relatório de Estágio Docência na secretaria para homologação em Reunião do Colegiado da Pós-Graduação, com assinatura e parecer do Orientador e/ou professor supervisor do estágio, devendo ser entregue até o fim do semestre o qual realizou o estágio. Não encadernar.  (Modelo do Relatório está disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/documentos/).

 

QUALIFICAÇÃO

  • O Exame de Qualificação deverá ser realizado até o prazo máximo de 15 (quinze) meses de ingresso do discente no curso para o Mestrado e 30 (trinta) meses para o Doutorado.
  • Para realizar a Qualificação o discente deve ter cumprido o TOTAL DE CRÉDITOS necessários (Mestrado 15 créditos e Doutorado 30 créditos, a partir do ano de 2018), salvo em casos especiais que tenham sido aprovados pelo Colegiado.
  • A banca examinadora deverá ser composta por 3 (três) professores titulares, um dos quais o próprio orientador, e apresentar a indicação de um suplente, sendo todos portadores de título de doutor, dos quais, pelo menos um título de Geógrafo. No caso de co-orientação, o co-orientador será o quarto membro.
  • Para aprovação pelo Colegiado e agendamento da Banca de Qualificação o Orientador deve encaminhar para a secretaria da Pós-Graduação através do SIGA a solicitação da banca.
  • A Banca só poderá ocorrer 15 dias após a Reunião do Colegiado que à aprovou.
  • O discente deverá enviar o Relatório de Qualificação para a Banca e uma cópia para a secretaria da Pós-Graduação com no mínimo de 15 dias anteriores a data da banca. A entrega para a Banca pode ser em meio impresso ou digital; se impresso deve entregar direto para os componentes da Banca mas comunicar a secretaria, se em meio digital deve encaminhar diretamente para os componentes da Banca com cópia do e-mail para a secretaria. O não envio do Relatório de Qualificação no prazo ocasiona no cancelamento da banca.
  • No Relatório de Qualificação deve conter: a) o estágio atual do desenvolvimento da pesquisa com os resultados obtidos até então, contendo sumário, plano de redação e cronograma de atividades previstas para a conclusão do trabalho, com a apreciação crítica do processo de pesquisa e seus resultados, os já obtidos e aqueles a alcançar. b) para doutorado, deverá ser anexado cópia de artigo publicado, ou aceite de publicação relativa ao tema e ao período da pesquisa. ( Modelo disponível em http://www.prppg.ufpr.br/site/ppggeografia/documentos/)

 

DEFESAS DE DISSERTAÇÃO/TESE

  • Para agendamento da Banca de Defesa o Orientador deve encaminhar para a secretaria da Pós-Graduação através do SIGA a solicitação da banca.
  • A Banca só poderá ocorrer 30 dias após a Reunião do Colegiado que à aprovou.
  • A banca examinadora da dissertação de Mestrado será composta por no mínimo 3 (três) membros titulares e 1 (um) suplente, todos com titulação de doutor e a banca examinadora da tese de Doutorado por 5 (cinco) membros titulares e 2 (dois) suplentes, todos com titulação de doutor, livre-docente ou equivalente. Para o mestrado pelo menos 1 (um) e para o Doutorado pelo menos 2 (dois) dos integrantes da banca examinadora não poderão pertencer ao quadro docente do Programa. Pelo menos 1 (um) componente da banca de mestrado e de doutorado deverá possuir título de Geógrafo.
  • O discente deverá entregar a Cópia da Tese/Dissertação para a Banca com no mínimo de 30 dias anteriores a data da banca. A entrega pode ser em meio impresso ou digital. Se impresso o discente pode entregar direto para os componentes da Banca, mas deve comunicar a secretaria, ou entregar na secretaria da Pós-Graduação para realizar o envio (caso precise ser enviado pelo correio). Se em meio digital o discente deve encaminhar diretamente para os componentes da Banca com cópia do e-mail para a secretaria.
  • Após a defesa o aluno fica com o TERMO DE APROVAÇÃO,  o qual deve ser colocado na versão final da Tese/Dissertação.

 

TITULAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA

  • Para efetiva titulação e solicitação de Expedição de Diploma o discente deverá enviar através do SIGA os seguintes documentos em formato PDF:

– Uma versão da tese/dissertação, com ficha catalográfica emitida pela biblioteca. (Orientação para Normalização de Trabalhos Acadêmicos). Solicitação de ficha catalográfica: referencia.bct@gmail.com

– Certidão Negativa de Débito (emitido pela Biblioteca Setorial).

– Comprovante de Suficiência em Língua Estrangeira – uma língua Mestrado, duas línguas Doutorado.

– Comprovante de Suficiência de Língua Portuguesa para estrangeiros.

– Diploma de Graduação, para ambas as titulações, frente e verso.

– Diploma de Mestrado, para titulações em Doutorado, frente e verso.

– Documentos pessoais: RG e CPF (para brasileiros) ou RNE e CPF (para estrangeiros) e Certidão de Nascimento ou Casamento. Observação: todos os documentos solicitados devem estar em um único arquivo.

  • Para envio da solicitação de expedição do Diploma há necessidade do Aceite do Orientador (pelo SIGA). Para aceite o orientador deve analisar se o discente está de acordo com o Regimento: ter pelo menos um artigo já publicado em revista científica qualificada, para o Mestrado (conforme Regimento Interno Art. 60); ter pelo menos um artigo já publicado e outro segundo artigo em fase de submissão, em revista científica qualificada, para o  Doutorado (conforme Regimento Interno Art. 61), e se a Tese/Dissertação está de acordo com as correções solicitadas pela banca.
  • A falta de um dos documentos impede a solicitação de expedição de Diploma e a confecção de Declaração de conclusão
  • Maiores Informações estão disponíveis no Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Geografia e na Resolução nº 32/2017-CEPE.

 

ENCERRAMENTO DO PÓS-DOUTORADO

  • Para efetivo encerramento do Pós-doutorado:

– O discente deverá elaborar o Relatório Final de Atividades do Pós-Doutorado que deverá ser aprovado e enviado ao Colegiado pelo supervisor.

– Deverá ser enviado juntamente com o Relatório a solicitação de homologação da Seção Pública de apresentação dos resultados e demais atividades realizadas no Pós-Doutorado.

– A seção pública será organizada e presidida pelo supervisor, podendo ou não  ter a presença de um ou mais debatedores; e deverá ser marcada com no máximo 60 dias após o termino do período de realização do estágio.

 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE PÓS-DOUTORADO

Ao término do estágio deverá ser elaborado o Relatório Final de Atividades do Pós-Doutorado que deverá ser aprovado e encaminhado pelo supervisor ao Colegiado juntamente com a marcação da Seção Pública de Apresentação (data, horário e membro debatedor).

 

EMISSÃO DE CERTIFICADO DE PÓS-DOUTORADO

 Para a solicitação de emissão de certificado de Pós-Doutorado deverá ser enviado a secretaria do PPGGEO após a apresentação pública os seguintes documentos:

– Diploma de Doutorado;

– RG e CPF (para brasileiros) ou RNE e CPF (para estrangeiros) do discente;

– Relatório Final;

– Cronograma das atividades desenvolvidas;

– Ata de Audiência Pública de apresentação do trabalho.

 

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Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

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