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Programa de Pós-Graduação em Geografia

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Objetivos

Proposta

O Programa de Pós Graduação em Geografia ? PPGGEO tem como objetivos: 

I – Ampliar e aprofundar a formação adquirida na graduação, qualificando pessoal de alto nível para o exercício de atividades voltadas ao ensino e à pesquisa, conduzindo à obtenção de grau de mestre ou doutor em Geografia, no campo do conhecimento geográfico;
II – Preparar e capacitar pesquisadores e profissionais para a investigação e o desenvolvimento de atividades nas esferas da produção do espaço geográfico, do planejamento e gestão regional, urbano e rural, do ordenamento e zoneamento territorial e ecológico-ambiental, da utilização racional dos recursos naturais, no estudo e modelagem dos processos naturais, da proteção e gestão do ambiente, da representação cartográfica do espaço geográfico e da construção e transformação do espaço socioeconômico, socioambiental, sociocultural;
III ? Contribuir para a construção da análise crítica dos pós-graduandos na apreensão das relações sociais estabelecidas e entre estas e a natureza;
IV – Formar mestres e doutores especializados, bem como promover o contínuo aprimoramento por meio de estágio pós-doutoral, com vista a atuação com qualidade, na promoção do ensino, da pesquisa e da aplicação da ciência geográfica. 

O alcance de tais objetivos se dá por meio de sua estruturação em duas linhas de pesquisa:

I) PAISAGEM E ANÁLISE AMBIENTAL e

II) PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CULTURA.
 

Perfil do Egresso

Em consonância com os objetivos delineados, o perfil principal dos egressos do PPGGEO é a docência no ensino superior e a pesquisa. Ainda em conformidade com os objetivos do Programa, os egressos atuam também em atividades ligadas a análise, planejamento e/ou gestão territorial e ambiental, de forma autônoma e/ou ligados a organismos públicos ou privados. Ao longo do seu período de funcionamento mais de 550 pessoas foram formadas, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado.

Em relação ao perfil dos egressos, cabe destacar que as duas linhas de pesquisa não se mostram como um divisor de águas definindo egressos com formação e campo de atuação exclusiva na área central da linha pesquisa que se vincula. Isto porque, as trocas promovidas entre discentes e docentes, em especial nos laboratórios e nos demais espaços de diálogos promovidos pelo programa, enriquecem a formação e possibilitam que os egressos sejam amparados pelo eixo norteador da área de concentração: Espaço, Sociedade e Ambiente. 

A análise dos destinos desses titulados permite destacar o perfil dos egressos e relação à pesquisa, docência e à atuação técnica-profissional nos seguintes campos:
 
1- Ensino Superior: em especial a formação de recursos humanos qualificados de alto nível para instituições públicas, com destaque para: UFPR (em diversos departamentos inclusive o de Geografia), UEL, UEPG, UNICENTRO, UNIOESTE, UNILA, UNESPAR, IFPR, UTFPR, UNESP, UFSM, UNIR, UNIPAMPA, UEMS, UNIFAP, UFSC, UEMA, UFC, UFPB, UFRRJ também para instituições de ensino superior privadas como a PUC, Universidade Positivo, UNICURITIBA, UNINTER, Faculdade de Filosofia de União da Vitória e Faculdade Claretiano.

2- Ensino Básico: tanto em nível fundamental como médio, resultando em melhoria direta no ensino público, tendo em vista que muitos egressos e discentes atuam em escolas particulares e nos Institutos Federais de Educação, sendo que a maioria dos egressos dessa destinação atuam na rede pública do estado do Paraná;

3- Órgãos públicos: tanto de âmbito federal quanto estadual e municipal, nesse sentido ressalta-se a formação de recursos humanos para a ação técnica em órgãos como INCRA, EMATER, Ministério Público Federal e Estadual, COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Prefeituras Municipais, IBGE, Secretarias de Estado, como a de Meio Ambiente, IPARDES, SANEPAR, dentre outros.

4-Empresas privadas de consultoria ambiental e geográfica. A menor parcela dos egressos vincula-se às empresas privadas ou se dedicam às atividades autônomas, como as consultorias, além daqueles que, embora titulados, não exercem atividades correlatas.
 
Assim, tendo em vista que os egressos atuam em instituições de ensino e pesquisa não apenas no estado do Paraná, como também em outros estados e regiões do país, reitera-se seu importante papel na formação de recursos humanos de alto nível e na constituição de núcleos de pesquisa, na medida em que tais egressos levam consigo experiências de pesquisa desenvolvidas sob a orientação de professores do PPGGEO.

A política de acompanhamento do aluno egresso conta com uma ferramenta específica desenvolvida com tecnologia própria da UFPR, além das ações específicas de cada PPG. O Portal do Aluno Egresso foi desenvolvido especificamente para acompanhar a integração dos alunos titulados pela UFPR no mercado de trabalho. Este portal é integrado com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ? CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e com a plataforma Lattes/CNPq. O Portal de Indicadores da Pós-graduação UFPR, que consolida e sistematiza os dados coletados pelo Portal do Aluno Egresso, está disponível para acesso em: https://siga.ufpr.br/indicadores.

A plataforma SIGA, sistema de gestão acadêmica desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), incorporou novas ferramentas por conta de uma parceria entre a instituição, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério do Trabalho e a Receita Federal. Trata-se do Portal Institucional de Egressos para a divulgação de dados e indicadores relacionados à trajetória dos egressos, desde 2012. Entre as informações, disponibilizadas em tempo real, estão a classificação nacional de atividade econômica, indicadores de empregabilidade e a cidade e estado onde atuam.

Na consulta dos indicadores dos egressos de Mestrado formados entre 2012 e 2019 no PPGGEO, cerca de 47% foram localizados pela Rais/Caged, 40% pelo Lattes e apenas 13% não foram localizados. Dentre as atividades Cnae que os egressos apresentam maior vinculação aparecem na ordem: educação superior; ensino fundamental; administração pública; e ensino médio. Considerando-se o vínculo profissional por UF, o Paraná aparece como destino de 76% dos egressos de Mestrado, seguido por Santa Catarina e São Paulo, ambos com cerca de 9%. Os estados de GO, MS, CE e RJ aparecem em menor proporção.  

Considerando-se os egressos de Doutorado do período entre 2012 e 2019, cerca de 53% foram localizados pelo Lattes, 39% pela Rais/Caged e apenas 8% não foram localizados. Dentre as atividades Cnae que os egressos Doutorado apresentam maior vinculação aparecem na ordem: educação superior e pós-graduação (35%); educação superior graduação (30%); administração pública (6%); associações de defesa de direitos sociais (6%) e ensino fundamental (5%). 

Considerando-se o vínculo profissional por UF, a atuação profissional dos egressos de Doutorado mostra-se bem abrangente, com participação em dez estados Brasileiros, sendo: PR com 57%, RO com 28%, SP e SC com cerca de 3%, e os estados de GO, MA, MS, MT, RJ e RS aparecem com cerca de 2% cada. Dos egressos de Doutorado que atuam no estado do Paraná, aproximadamente a metade encontra-se na capital Curitiba e o restantes atuam em cidades importantes e espacialmente bem distribuídas no estado, sendo: Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaratuba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitoria.

Histórico e Justificativa

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

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