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Programa de Pós-Graduação em Geografia

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Proposta Curricular

Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Geografia está ligado à área do conhecimento do CNPq 7.06.00.00-7 – GEOGRAFIA, envolvendo as seguintes sub-áreas: 7.06.01.00-3 – GEOGRAFIA HUMANA, 7.06.02.00-0 – GEOGRAFIA REGIONAL e 1.07.05.00-7 – GEOGRAFIA FÍSICA, sendo que se encontra estruturado na área de concentração: ESPAÇO, SOCIEDADE E AMBIENTE.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia possui duas linhas de pesquisa em desenvolvimento atualmente:

I – PAISAGEM E ANÁLISE AMBIENTAL: A linha de pesquisa reuni temáticas que envolvem o urbano, o rural, o econômico e a relação humana com o ambiente em âmbito regional e/ou local. Busca compreender os processos da paisagem com enfoque funcional na análise ambiental, na análise de dados e informações referentes ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Partindo de uma abordagem sistêmica orientada à proposição do estudo dos problemas ambientais e ao complexo conceito de sustentabilidade ambiental. 

II – PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CULTURA: A linha de pesquisa busca compreender os processos de produção e gestão do espaço, investiga a construção e as transformações do espaço através de atividades que são culturalmente definidas e variadas, inclui as diferenciações das representações, percepções e ações. Aglutina as temáticas que envolvem o urbano, o rural e o econômico, em âmbito regional e/ou local, materializadas em projetos específicos.

A atual estrutura curricular dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGGEO-UFPR passou por uma revisão no ano de 2018, em função das alterações das normas vigentes da instituição, nesse momento optou-se pela redução do número de créditos mínimos para serem cumpridos, sendo atualmente de 15 créditos para o Mestrado e 30 para o Doutorado, o que permitirá mais tempo de dedicação para o avanço no desenvolvimento das pesquisas dos discente.

No currículo atual do Programa duas disciplinas possuem caráter obrigatório: Elementos de Epistemologia da Geografia obrigatória para alunos oriundos de outras áreas que não a Geografia e, Seminário de Projetos. A disciplina Seminário de Projetos é dividida em duas disciplinas com o mesmo nome e código (GB762), sendo que cada uma trata especificamente dos projetos apresentados pelos alunos ingressantes em cada uma das linhas de pesquisa do Programa. Trata-se de uma abordagem metodológica e científica sobre os projetos, na qual objetiva-se avaliar e aprimorar os projetos apresentados e adequá-los ao nível e tempo previsto para realização das pesquisas, bem como busca capacitar os discentes para elaboração de novos projetos de pesquisa.  Inicialmente esta disciplina havia sido prevista para ser ministrada nos primeiros semestres, logo após a entrada dos novos alunos. Contudo, a mesma foi remanejada para os segundos semestres, possibilitando um melhor aproveitamento por parte dos discentes. As demais disciplinas são optativas. 

No geral as disciplinas são ofertadas a cada dois anos e, dentre as mais de 30 disciplinas ofertadas, há a preocupação quanto a distribuição equilibrada entre as linhas de pesquisa que compõem o Programa. 

De modo a garantir a flexibilidade necessária para inserção de temas não previstos na grade curricular, as disciplinas denominadas Seminários Temáticos I, II e III (respectivamente 15, 30 e 45 horas/aula correspondendo a 1, 2 e 3 créditos), exercem papel fundamental, tendo em vista que permitem absorver pesquisadores visitantes e que permanecem junto ao PPGGEO por curto período de tempo, além de temáticas específicas de interesse dos docentes, mas para as quais não há disciplina regular. 

Para tanto, as três modalidades dos Seminários Temáticos variam de acordo com a carga horária, respectivamente, 15, 30 e 45 horas/aula. Isso tem permitido a inserção de especialistas, em especial externos, que desenvolvem atividades didáticas junto ao PPGGEO e possibilitam aos alunos a aproximação com diferentes vertentes do conhecimento geográfico. 

No processo contínuo de discussão curricular, foram atualizadas as disciplinas no ano de 2018, bem como feita a atualização do regimento interno do Programa, que está disponível e pode ser acessado por meio do site do PPGGEO: http://www.ppggeografia.ufpr.br/

O processo de credenciamento e recredenciamento de docentes programado para 2017 e 2019 foram realizados conforme previsto, o que resultou na atual relação de docentes e disciplinas ofertadas pelo Programa.

O PPGGEO distribui as disciplinas ao longo do ano letivo, privilegiando nos primeiros semestres a oferta de disciplinas regulares, ou seja, com um período semanal definido e; nos segundos semestres concentram-se as disciplinas ofertadas de modo concentrado, normalmente em um intervalo inferior a 45 dias corridos. Isso tem possibilitado a oferta de seminários temáticos por convidados externos. 

Nos anos de 2017 a 2019 o PPGGEO ofereceu um conjunto de novas disciplinas apresentadas sob as designações de Seminário Temático e Tópicos Especiais, que configura a possibilidade de apresentação de conteúdo de tópicos especiais com conteúdo verticalizado em temáticas que trazem contribuição às pesquisas realizadas no programa, assim oferece aos discentes maior diversidade de conhecimento. Essas disciplinas podem apresentar carga horária variável e o número de créditos está relacionado com a numeração, por exemplo, disciplinas com carga horária de 30 horas equivale à dois créditos e é designada como Seminário Temático II ou Tópicos Especiais II. Essas disciplinas podem ser ofertadas por professores do programa, por professores externos e alunos de Pós-doutorado. Neste período considerado nota-se a forte participação de professores externos ao programa, propiciando a integração com pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior.  

Experiências Inovadoras de Formação

Em um momento em que as atividades de ensino à distância crescem mundialmente e são incentivadas no ensino superior e especialmente na pós-graduação, a UFPR inovou o processo de ensino-aprendizagem ao lançar disciplinas que podem ser cursadas tanto de forma presencial quanto remota, oferecendo aulas de que podem ser assistidas ao vivo e de outros locais (fisicamente distantes) mantendo a interação entre professores e alunos.

 Considerando que muitas disciplinas formativas (como Estatística, Metodologia da Pesquisa, Filosofia da Ciência, por exemplo) são comuns (transversais) a um conjunto de programas de pós-graduação e que estas mesmas disciplinas são ofertadas no seio de cada programa, a UFPR buscou desenvolver alternativas que qualificassem a oferta e, ao mesmo tempo, ampliassem o acesso às atividades de ensino stricto sensu. 

Cabe ressaltar que a Universidade Federal do Paraná possui campus remotos, com alunos em diversas regiões do estado do Paraná e que, oferecer aulas no modelo remoto com a mesma qualidade e interação das aulas presenciais representa mais do que a simples economia de recursos, representa a possibilidade de oferecer ensino científico de fronteira a todos os alunos, independentemente de sua localização física.

 Neste contexto, com o objetivo de disseminar conhecimento de fronteira, possibilitando a participação de convidados de referência internacional em cada área de conhecimento para ministrar disciplinas formativas, foi criado o projeto de ?Disciplinas Transversais? da UFPR.

Com a consolidação deste projeto, alunos da UFPR passaram a ter acesso a aulas de alto nível, ministradas professores que são referência internacional em sua área de conhecimento, com convidados com alto fator de impacto e contando ainda com o apoio de tutores para acompanhar o desempenho individual de cada aluno. 

Os Programas de Pós-graduação, por sua vez, passaram a contar com ferramenta de inovação de ensino, puderam deixar de ofertar tais disciplinas em suas grades, concentrando seus esforços em disciplinas específicas e em pesquisa além de terem acesso à ferramentas de internacionalização além da ampliação de perspectivas de colaborações internacionais. 

Disciplinas Transversais na UFPR

Com tecnologia própria, a UFPR desenvolveu uma plataforma virtual que permite transmitir aulas em tempo real, com efetiva participação dos alunos que aderiram ao formato remoto. Os alunos do modo remoto podem interagir ao vivo por meio de um chat direto, além de terem acesso aos materiais didáticos usados bem como à gravação de todas as aulas, dispondo de um acompanhamento especial realizado por tutores. 

Ou seja, a oferta de disciplinas transversais da UFPR não se trata de EaD, mas de um modelo híbrido em que alunos cursam disciplinas presencial e remotamente com transmissão e interação entre alunos e professores em tempo real.

 Outro aspecto importante do projeto é que as transversais permitem que sejam ofertadas disciplinas formativas ministradas por pesquisadores que são referência em sua área de conhecimento: apesar de muitos profissionais terem fluência no escopo de disciplinas formativas, nem todos possuem o aprofundamento dos docentes que se dedicam especificamente a estes temas como suas principais áreas de atuação acadêmica.

Esta iniciativa visa não apenas a otimização de recursos humanos, mas também se apresenta como uma importante ferramenta de ensino para instituições que possuem campus distantes, ampliando o acesso do seu corpo discente à disciplinas formativas ministradas por pesquisadores que são referência em sua área de conhecimento.

Nesta iniciativa pioneira, a UFPR, lançou em 2017 a primeira disciplina transversal: ?Escrita Acadêmica em Inglês?. Ministrada pelo professor Ron Martinez e outros docentes da UFPR, a disciplina compreendeu um modelo híbrido e contou com 250 alunos em regime presencial e outros 250 alunos em regime remoto (a maior turma já registrada na pós-graduação da UFPR). 

A oferta remota da Escrita Acadêmica em Inglês foi transmitida ao vivo (?live streaming?) e os alunos puderam acompanhar as aulas, tiveram acesso aos materiais didáticos e puderam interagir instantaneamente com o docente. As aulas foram gravadas e disponibilizadas para consulta posterior dos alunos, o que facilitou a absorção de conteúdos de todos os discentes matriculados. 

Essa disciplina constituiu não apenas uma excelente iniciativa para promover as novas ferramentas formativas como permitiu alavancar a internacionalização da Universidade.  A experiência demonstrou que esse modelo garante aos alunos o pleno desenvolvimento do conteúdo, competências e habilidades esperadas e existentes na modalidade presencial.

A partir desta experiência de sucesso, outras duas disciplinas foram ofertadas em 2018: as disciplinas de ?Estatística? e ?Métodos de Pesquisa?. A disciplina de Métodos de Pesquisa congregou docentes com diferentes vieses de pesquisa, a fim de fornecer uma formação abrangente e incluiu aspectos quantitativos e qualitativos dos diferentes métodos e abordagens em pesquisa. Por sua vez, a disciplina de Estatística visou propiciar aos alunos uma sólida base das possibilidades de análise de dados. Estas duas disciplinas atenderam mais de 400 alunos da pós-graduação nos modos presencial e remoto.

A disciplina de ?Escrita Acadêmica em Inglês? passou a ser ofertada exclusivamente em idioma Inglês a partir de 2018, consolidando-se como um elemento estratégico do plano de internacionalização da UFPR. 

Em 2019, a oferta de disciplinas transversais nos formatos presencial e remoto continuou a ser ampliada com a proposição de duas novas disciplinas: ?Filosofias da Ciência e da Tecnologia? e ?Gestão de Dados em Pesquisa?.

 A disciplina de ?Gestão de Dados em Pesquisa? (Research Data Management in Data Intensive Computing) foi ministrada em inglês por 5 docentes da UFPR e 7 docentes de duas universidades alemãs – Freiburg e Ulm. Foram ofertadas 100 vagas para a modalidade presencial e 150 para a remota e as gravações foram realizadas em parceira com a UFPR TV. 

 A disciplina de ?Filosofias da Ciência e da Tecnologia?, cujas aulas excederam à abordagem filosófica procurando combiná-la às abordagens históricas e sociológicas, foi ministrada pelo professor Eduardo Salles de Oliveira Barra com a participação de professores convidados, de pesquisadores da UFPR e de seus colaboradores de outras universidades nacionais e internacionais, todos eles referência nesta área de conhecimento.
 
Adicionalmente, as últimas aulas desta disciplina foram integradas à programação da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia (Escola HFC&T 2019), evento que é uma promoção conjunta da UFPR e UTFPR e que, ao lado da Escola USP de História das Ciências e a Escola de História da Ciência da UFMG, compõe a Rede Brasileira de Escolas de História da Ciência. A oferta compreendeu 100 vagas para a modalidade presencial e 150 para a remota.

Outras iniciativas estão sendo propostas e espera-se ampliar o escopo das disciplinas ofertadas nos modos presencial e remoto. Assim, a UFPR assume protagonismo nesta ação inovadora de ensino.

Em 2019 foram ofertadas as seguintes disciplinas transversais: Escrita acadêmica em inglês, Filosofias da ciência e da tecnologia, Metodologia de pesquisa científica, Métodos estatísticos em pesquisa científica, e Research data management in data intensive computing.

Diversos alunos do PPGGEO participaram dessas disciplinas transversais e sua repercussão foi muito positiva, com muitos elogios por parte dos alunos especialmente pela qualidade dos docentes.

Iniciativas específicas do PPGGEO

Como iniciativa inovadora de formação no âmbito do PPGGEO, destaca-se o conjunto de disciplinas apresentadas anteriormente sob as designações de Seminário Temático e Tópicos Especiais. Essas disciplinas especiais com conteúdo verticalizado em temáticas específicas relacionadas ao estado da arte das pesquisas realizadas no programa. Além da flexibilidade em relação aos conteúdos, essas disciplinas podem ser ofertadas também com carga horária variável ajustando-se as necessidades e oportunidades de colaboração com pesquisadores externos ao PPGGEO, à UFPR e até mesmo ao País. No período entre 2017 e 2019 foram ofertadas 28 disciplinas nessas modalidades, com forte participação de professores externos ao programa, propiciando a integração com pesquisadores de outras instituições brasileiras e do exterior.

Outra experiência positiva implementada na estrutura curricular do Programa foi a inserção de uma disciplina que visa atuar no aprimoramento dos projetos de pesquisa dos alunos recentemente ingressos. A disciplina obrigatória intitulada de Seminário de Projetos de Pesquisa, foi dividida por linha de pesquisa. Um professor ficou responsável pela disciplina de modo geral, mas ao longo da execução da mesma, convidados externos para discutir os projetos dos alunos ingressantes no programa foram recebidos. Assim, durante duas semanas finais do período da disciplina, todos os discentes ingressos nos anos de 2017, 2018 e 2019 apresentaram seus projetos perante uma banca, com membro interno (colega da disciplina) e outro interno ou externo ao programa. Esse formato foi avaliado pelos discentes e docentes como importante para contribuir na pesquisa de cada um, além de promover a integração entre os alunos e seus diversos temas e objetos de pesquisa.

Merece destaque também a iniciativa inédita de criação da ESCOLA DE VERÃO DO PPGGEO 2019 ? Riscos Socioambientais Urbanos. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e ocorreu de forma concentrada no final de 2019. A escola teve atividades de Aulas teórico-conceituais, Aulas práticas e Atividades de campo.  As aulas foram ministradas em português e inglês por professores do PPGGEO e convidados do Brasil, Canadá e Portugal, fortalecendo a integração e pesquisa com outras instituições e a internacionalização do Programa. O evento foi organizado em seis Módulos (creditados como disciplinas independentes da pós-graduação) e três Palestras abertas também para graduação e público em geral. 

Ensino à Distância

No momento o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná não possui ensino à distância.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

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