Programa de Pós-Graduação em Geografia

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Geografia está ligado à área do conhecimento do CNPq 7.06.00.00-7 – GEOGRAFIA, envolvendo as seguintes sub-áreas: 7.06.01.00-3 – GEOGRAFIA HUMANA, 7.06.02.00-0 – GEOGRAFIA REGIONAL e 1.07.05.00-7 – GEOGRAFIA FÍSICA, sendo que se encontra estruturado na área de concentração: ESPAÇO, SOCIEDADE E AMBIENTE.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia  possui duas linhas de pesquisa em desenvolvimento atualmente:
I – PAISAGEM E ANÁLISE AMBIENTAL;
II – PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CULTURA:

Os Cursos de Mestrado e Doutorado em Geografia compõem-se de disciplinas de caráter obrigatório e de caráter optativo, e são de domínio específico ligado à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa.

Experiências Inovadoras de Formação

As condições que possibilitaram incremento valorativo (conceito 6 em 2016) do PPGGEOGRAFIA devido ao aumento dos índices de desempenho e a ampliação da abrangência da produção acadêmica estão em uma nova etapa no Programa. Destaca-se a consolidação da inserção nacional e o incremento das parcerias internacionais.
Os dados que seguem expressam a manutenção das ações realizadas pelos participantes do Programa, no sentido de assegurarem um continuo e permanente desenvolvimento da qualidade, diversidade e contribuição da produção que nele se realiza.
Neste triênio 2010-2012 a consolidação do patamar alcançado é uma característica evidente e aponta através principalmente da internacionalização e a produção científica em nichos especializados da Geografia o próximo passo nesta evolução.
Na seleção para a turma de 2013 realizada no segundo semestre de 2012 houve 26 candidatos para doutorado e 41 para o mestrado. Sendo 12 aprovados para o doutorado e 23 para o mestrado mantendo-se regular a relação candidato e vaga e retomando um equilíbrio de procura cursos de mestrado e doutorado. Isto se deve a uma acomodação regional em relação ao número expressivo de cursos de mestrado em Geografia no Estado do Paraná e a característica do curso de doutorado onde a escala de abrangência de origem de candidatos buscando os nichos especializados de excelência que o Programa possui o torna mais seletivo. Destaca-se também o pleno processo de desenvolvimento do DINTER ? UFPR/UNIR onde os 20 alunos realizaram com êxito a fase de créditos nas disciplinas implementadas durante o ano de 2012 apontando para o sucesso da realização na UFPR de um grande seminário do Programa em 2013 integrando todos os alunos .
Visando a melhoria na qualidade da formação ofertada, a Coordenação do Programa, apoiada pelo Colegiado do mesmo, e em atuação conjunta com a Chefia do Departamento e do Setor de Ciências da Terra ratificou os novos espaços da pós-graduação no novo prédio do Setor de Ciências da Terra que está em fase de acabamento e que resolve as demandas de infraestrutura do Programa.
A Revista RAEGA: O espaço geográfico em analise (indexação ISSN 1516-4136 e digital ISSN 2177-2738), vinculada ao Programa, apresentou considerável melhoria em 2012, classificada como de nível B1 pelo Qualis- publicou o número 26 em 2012 demonstrado êxito na sua regularidade e penetração na comunidade científica. Criada em 1997, a Revista tem mantido suas edições sem interrupção e desde o ano de 2011 vem sendo editada três vezes ao ano. O Programa conta também com a Revista Eletrônica GEOGRAFAR (ISSN: 1981-089X) que inicialmente tinha como objetivo publicar artigos dos alunos egressos do mesmo, mas que também alcançou dimensão nacional, fato que testemunha os avanços realizados. A Revista se encontra classificada no Qualis/Geografia como B4, mantendo regularmente a edição de dois volumes por ano.
Ao mesmo tempo, está em franco desenvolvimento a política de aprimoramento no âmbito do pós-doutoramento por parte dos docentes do quadro permanente do Programa. Em 2012, temos oito docentes com pós-doutorado concluídos.
Por outro lado, o Programa tem também contribuído com a formação de recém-doutores, na medida em que tem abrigado tais pesquisadores como alunos de pós-doutoramento, inclusive com financiamentos do CNPq. Em 2012 houve a conclusão de estágio pós doutoral de seis pesquisadores.
O Programa conta com quatro Bolsistas de Produtividade/CNPq (dois na modalidade 1 e dois na modalidade 2) e 1 de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária.
Vale salientar também, que dentre os professores permanentes, há onze que continuam desenvolvendo seus projetos com financiamento do CNPq, Fundação Araucária e Mineropar, trazendo significativo aporte de recursos aos laboratórios e desdobramentos de pesquisa ao Programa no âmbito da graduação (bolsistas PIBIC) e no da pós (bolsistas CNPq/Fundação Araucária).
Em face ao no contexto da pós-graduação na UFPR e do Brasil o processo de discussão do Regimento do PPGGEOGRAFIA , desencadeados no fim de 2009 e intensificados em 2010 e 2011, foi concluído com a aprovação em 2012 do texto final com vários avanços em relação ao anterior.

Ensino à Distância

No momento o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná não possui ensino à distância.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 - Ed. João José Bigarella - 1º andar - sala 108
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3450
E-mail: ufprposgeografia@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação