CARMEM LÚCIA DRUCIAK defende a 1ª tese de doutorado do PPGHIS/UFPR em COTUTELA com a Universidade de Poitiers (França).

Em 12 de junho de 2018, CARMEM LÚCIA DRUCIAK defendeu a sua tese intitulada A escrita da história na França de 1380 a 1404: as representações discursivas sobre o cavaleiro Bertrand Du Guesclin (†1380). A tese foi orientada no Brasil pela Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães, membro do corpo de professores permanentes do PPGHIS/UFPR, e na França pelo Prof. Dr. Stéphane Boissellier. A banca foi presidida pelos dois professores orientadores e foi composta por professores brasileiros e franceses (via Skype):

Profa. Andréa Carla Doré (UFPR)

Profa. Dra. Mariana Bonat Trevisan (UNINTER)

Charles Garcia (Université de Poitiers)

Isabelle Guyot-Bachy (Université de Lorraine)

A cotutela de Carmem Lúcia Druciak é um dos capítulos exitosos de uma parceria que existe desde 2010 entre pesquisadores do NEMED (Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR) e do CESCM (Centre d’études supérieures de civilisation médiévale) em Portiers na França.

Carmem Druciak apresentou seu trabalho em português e em francês e respondeu a cada professor segundo a língua em que foi realizada a arguição. Ao final da sessão de defesa, alcançou a menção très honorable.

Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716