NELI MARIA TELEGINSKI, ex-aluna do PPGHIS conquista menção honrosa no I Prêmio ABHO (Associação Brasileira de História Oral) de teses Ecléa Bosi.

NELI MARIA TELEGINSKI conquistou menção honrosa no I Prêmio ABHO com a tese Sensibilidades na cozinha: a transmissão das tradições alimentares entre descendentes de imigrantes poloneses no centro-sul do Paraná, século XX, defendida no PPGHIS/UFPR, em 2016. A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Karina Bellotti, membro do corpo de professores permanentes do PPGHIS/UFPR.

O trabalho de Neli Teleginski foi realizado a partir de fontes orais e teve como objetivo analisar “um conjunto de saberes culinários, práticas alimentares e receitas tradicionais identificados entre moradores – descendentes de poloneses (maioria) e não descendentes – da região centro-sul do Paraná” (TELEGINSKI, Sensibilidades na cozinha…, pág. 18). Trata-se de um trabalho que também se insere no domínio da História da Alimentação, campo em que Neli tem trilhado desde o Mestrado, quando foi orientada por um de seus maiores nomes no Brasil, o Prof. Dr. Carlos Antunes dos Santos1, falecido em 2013. Ressaltamos a publicação de sua dissertação em 2016: Os dois lados do balcão: armazéns, bodegas e cotidiano em Irati (1907-1970) (São Paulo: Alameda, 2016), que já se beneficiava da abordagem da História Oral.

Confira:

1. Reportagem no portal da UFPR: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/tese-sobre-tradicoes-alimentares-polonesas-no-parana-recebe-mencao-honrosa-no-i-premio-da-associacao-brasileira-de-historia-oral/

2. Entrevista concedida à TV UFPR: https://www.youtube.com/watch?v=2xS-EtYQUZA

1 O Professor Carlos Antunes foi membro do corpo permanente de professores do PPGHIS/UFPR, foi Diretor do Setor de Ciências Humanas e Reitor da UFPR.

Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716