LUTO PELO MUSEU NACIONAL!

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR vem a público manifestar o seu pesar profundo pela destruição do Museu Nacional na cidade do Rio de Janeiro. Casa da família real portuguesa e imperial do Brasil, guardião de acervo que constituía patrimônio da humanidade e centro de pesquisa acadêmica em diversas áreas do conhecimento, esse Museu ardeu diante dos olhos aturdidos das brasileiras e brasileiros na noite de 2 de setembro de 2018. O mundo noticiou a perda que nos irmana.

A Coordenação abraça os funcionários e pesquisadores do Museu, privados, pelo fogo e pelo abandono, de uma das razões de sua labuta diária e de sua vida, e clama à sociedade brasileira que defenda sua História e os espaços de memória, que leve as crianças aos museus, para que aprendam a amá-los e que não se esqueça do que sucedeu na triste noite de 2 de setembro.

Marcella Lopes Guimarães

Coordenadora do PPGHIS/UFPR