Programa de Pós-Graduação em História

Menu

Co-tutela

RESOLUÇÃO N° 12/17 – CEPE – Estabelece normas gerais únicas de Acordo de Cotutela na Universidade Federal do Paraná.
CONCLUSÃO DO CURSO

CARMEM LÚCIA DRUCIAK defende a 1ª tese de doutorado do PPGHIS/UFPR em COTUTELA com a Universidade de Poitiers (França)

Em 12 de junho de 2018, CARMEM LÚCIA DRUCIAK defendeu a sua tese intitulada A escrita da história na França de 1380 a 1404: as representações discursivas sobre o cavaleiro Bertrand Du Guesclin (†1380). A tese foi orientada no Brasil pela Profa. Dra. Marcella Lopes Guimarães, membro do corpo de professores permanentes do PPGHIS/UFPR, e na França pelo Prof. Dr. Stéphane Boissellier. A banca foi presidida pelos dois professores orientadores e foi composta por professores brasileiros e franceses (via Skype):

Profa. Andréa Carla Doré (UFPR)

Profa. Dra. Mariana Bonat Trevisan (UNINTER)

Charles Garcia (Université de Poitiers)

Isabelle Guyot-Bachy (Université de Lorraine)

A cotutela de Carmem Lúcia Druciak é um dos capítulos exitosos de uma parceria que existe desde 2010 entre pesquisadores do NEMED (Núcleo de Estudos Mediterrânicos da UFPR) e do CESCM (Centre d’études supérieures de civilisation médiévale) em Portiers na França.

Carmem Druciak apresentou seu trabalho em português e em francês e respondeu a cada professor segundo a língua em que foi realizada a arguição. Ao final da sessão de defesa, alcançou a menção très honorable.

       

COTUTELA EM ANDAMENTO
Desde 2011, os laboratórios científicos NEMED da UFPR (Núcleo de Estudos Mediterrânicos: http://nemed.he.com.br/) e o CESCM (Centre d’études supérieures de civilisation médiévale: http://cescm.labo.univ-poitiers.fr/ ) da Universidade de Poitiers têm realizado ações conjuntas. A cotutela é uma das ações mais brilhantes da parceria, que reúne a doutoranda do PPGHIS Carmem Lúcia Druciak e os professores orientadores Marcella Lopes Guimarães, da UFPR, e Stéphane Boissellier da U. de Poitiers. Nesse momento, Carmem cursa o semestre na França. As fotos ilustram sua participação em evento científico promovido pela universidade francesa. Na prática, cumpridos todos os requisitos exigidos da cotutela, a estudante terá dois diplomas de doutorado: o da UFPR e o da Universidade de Poitiers.
           
Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716
80.060-150 - Centro - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-5086
E-mail: cpghis@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716
80.060-150 - Centro - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-5086
E-mail: cpghis@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em História

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação