[google-translator]

Menu

Núcleos e Grupos de Pesquisas

Os Professores do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR são formadores e/ou vinculados a diversos Núcleos e Grupos de Pesquisa existentes no País e no Exterior. Tais vínculos possibilitam a eles e a seus orientandos a inserção em diferentes meios acadêmicos de produção intelectual, os quais se materializam, mormente, em empreendimentos coletivos de pesquisa, eventos científicos e publicações.

GRUPOS DE PESQUISAS DA UFPR

Grupo de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa
Grupo de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA)O grupo de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA) tem por objetivo abordar as relações históricas entre artes, formas narrativas e cultura, particularmente no que compete às interconexões simbólicas entre, de um lado, a historicidade das linguagens, e de outro, os principais vetores morais, sociais e políticos presentes num determinado contexto. Compreendemos que toda obra de linguagem (seja das artes visuais, da fotografia, das histórias em quadrinhos, do design, do cinema, da literatura, do teatro, da arquitetura ou do urbanismo) situa-se no cruzamento entre a memória individual e a memória coletiva, estando, portanto, em relação íntima com seu tempo e com as condições de sua produção e circulação. A produção das artes e narrativas é pensada pelo grupo como um modo de significação e interpretação do mundo, capaz, ao mesmo tempo, de interferir nas convicções e percepções já estabelecidas sobre a realidade histórico-social. Isso implica em aceitar que as próprias formas de expressão ficcional possuem uma historicidade latente, tão relevante quanto as temáticas abordadas ou as suas eventuais circulações sociais. Assim sendo, o grupo de pesquisa Arte, Memória e Narrativa abrange pesquisas que abordam a interação entre história cultural e história das linguagens, com ênfase em temas gerais como narrativas, ficções e imaginário político; mídias, memória e patrimônio; imagem e ciência; arte e resistência; teoria da história e historiografia.

Grupo de Pesquisa Espaço e Sociabilidades
Grupo cadastrado no CNPq congrega Professores e Alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR em torno de temas atinentes aos grupos de sociabilidades e seus espaços sociais. Para maiores informações, clique aqui.

Grupo de Pesquisa Cultura e Poder
Grupo cadastrado no CNPq congrega Professores e Alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR que desenvolvem suas atividades de pesquisa junto a linha “Cultura e Poder”. Para maiores informações, clique aqui 

Grupo de Pesquisa Poder e Sociedade na Península Ibérica Tardo-antiga e Medieval
Grupo cadastrado no CNPq, conta com a participação de Professores e alunos vinculados à Universidades brasileiras (UFPR; PUC Pr; UFES; USP) e estrangeiras (Universidad de Salamanca; Universidad de Cordoba (Argentina); Universidad Adolfo Ibañez (Chile) ) que desenvolvem pesquisas sobre a Península Ibérica no recorte cronológico entre os séculos VI a XV. Para maiores informações, clique aqui .

Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED)
Núcleo vinculado ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR e ao Departamento de História da UFPR, conta com a participação de Professores de várias Universidades brasileiras, sul-americanas e européias que desenvolvem suas pesquisas relativas ao âmbito do mundo mediterrânico desde a época clássica, passando pelos períodos medieval, moderno e contemporâneo. Possuí website próprio [clique aqui ].

Grupo de Pesquisa Demografia & História
Reúne professores e alunos de Universidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará, com o objetivo de desenvolver projeto de caráter interdisciplinar com vistas a salvar a memória demográfica do Brasil, na consideração de uma geografia e história dos regimes demográficos brasileiros. Para maiores informações, clique aqui .

Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses (CEDOPE)
Grupo pesquisa cadastrado no CNPq, constituído por professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação da UFPR e de outras instituições, interessados na temática da expansão portuguesa entre os séculos XV e XIX. É constituído por duas linhas de pesquisa:
A. Formação da sociedade paranaense: população, administração, espaços de sociabilidade (1648-1853); B. O Império colonial português: ciência, administração e território (séculos XV – XIX). Para maiores informações, clique aqui .

GRUPOS DE PESQUISAS COM PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES PERMANENTES DO PPGHIS, VINCULADOS A OUTRAS INSTITUIÇÕES.

Grupo de Pesquisa Núcleo de Artes Visuais (NAVIS)
O Núcleo de Artes Visuais (NAVIS) é um grupo interinstitucional de pesquisa voltado à investigação, discussão e difusão do campo das artes visuais e seus correlatos, com ênfase na reflexão teórica, histórica e crítica sobre os processos de produção, circulação e recepção da visualidade moderna e contemporânea. Visando o fomento da pesquisa sobre a dimensão visual, o Núcleo trabalha com encontros sistemáticos entre pesquisadores, estudantes, artistas e o público em geral, possibilitando assim a interação entre universidade, comunidade e classe cultural. A cada reunião, algum membro do grupo (pesquisador ou estudante de pós-graduação) é convidado para realizar uma palestra a respeito de algum ponto de suas pesquisas. Além dos encontros ordinários, o NAVIS também organiza seminários e coletâneas, com destaque para o Simpósio de História e Arte.
Site: www.gruponavis.com.br E-mail: gruponavis@gmail.com

Núcleo Estudos Estratégicos (NEA)
O Núcleo de Estudos Estratégicos, órgão complementar da Universidade Estadual de Campinas, tem por objetivos: a realização de estudos de natureza interdisciplinar; a participação sistemática no debate acadêmico nacional; e a divulgação de conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento da Estratégia. Áreas de Estudo: Estratégia Teórica Contemporânea, História da Guerra, Política e Estratégia de Defesa, Forças Armadas e Estado, e Arqueologia. Para maiores informações, clique aqui .

Centro do Pensamento Antigo (CPA)
O CPA foi criado oficialmente em 1995, como centro de pesquisa integrado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Possui duas áreas de pesquisa centrais: História da Filosofia Antiga (com ênfase em Platão e Platonismo) e História Antiga (com ênfase na civilização greco-romana). Nestes dez anos de existência, o CPA realizou sete colóquios com participação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e do exterior, organizou sistematicamente ciclos de seminários ao nível de pós-graduação, mini-cursos, palestras e conferências. Publica semestralmente o Boletim do CPA. Para maiores informações, clique aqui.

Grupo de Pesquisa Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEM-UFRJ)
Pesquisadores medievalistas dedicam-se a construir uma página eletrônica com lista de discussão e exposição de trabalhos, além de promover eventos e palestras nas áreas de História Antiga e História Medieval. Para maiores informações, clique aqui .

Teoria, História e Historiografia
Criado em 2003 e agrupando professores de diferentes universidades, esse grupo visa refletir aspectos metodológicos  e epistemológicos da disciplina história. Para maiores informações, clique aqui .

Groupe de Recherche sur les Études Interdisciplinares
Grupo sediado na Universidade de Franche Comté, Besançon, França, reúne pesquisadores das áreas de Letras (Literatura) e de Ciências Humanas voltados para os estudos culturais. Propõe-se trabalhar noções comuns como ‘transferências conceituais e metodológicas’. Para maiores informações, clique aqui.

Companhia das Índias – Núcleo de História Moderna e Colonial
Reúne pesquisadores, pós-graduandos e graduandos voltados para o estudo dos tempos modernos, com ênfase nos países ibéricos e seus estabelecimentos ultramarinos. Sediado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, o congrega professores de várias instituições brasileiras e portuguesas. Para maiores informações, clique aqui .

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716
80.060-150 - Centro - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-5086
E-mail: cpghis@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716
80.060-150 - Centro - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-5086
E-mail: cpghis@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em História

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação