[google-translator]

Menu

Proposta Curricular

Estrutura Curricular


No que se refere à estrutura curricular de nossos cursos, temos uma grade que prima pela articulação entre a formação teórica e metodológica, a historiografia e os domínios específicos das Linhas de Pesquisa, de forma equilibrada e que não conflite com o desenvolvimento das pesquisas dos estudantes. O currículo do PPGHIS/UFPR é estabelecido pela Portaria nº 08/2014-PRPPG, pelo que, estabelecido nas Resoluções 08/2008-CEPE e 07/2008-CEPE, não foi reformado pela Portaria aludida e pelo Regimento Interno do Programa (documentos disponíveis no site do Programa), que definem como obrigatórios o cumprimento de 360 horas para o Mestrado e 540 para o Doutorado. O currículo dos cursos é composto de disciplinas obrigatórias (que se referem às especificidades de cada Linha de Pesquisa) e de disciplinas optativas. Ainda, com a concordância do orientador, o aluno pode cursar disciplinas em outros programas. Com isso, garante-se, por um lado, a identidade dos trabalhos de pesquisa em relação às Linhas de Pesquisa e, por outro, uma desejável flexibilidade na formação do estudante. A estrutura curricular do doutorado é similar à do mestrado, com os devidos desdobramentos. Assim, os dois primeiros semestres letivos são ocupados com cursos e seminários presenciais com o objetivo de aproximar as pesquisas discentes das orientações das Linhas de Pesquisa. A partir do terceiro semestre letivo, entendendo que o aluno já cursou as disciplinas que o orientador tenha prescrito como necessárias à sua formação (isso ocorre por intermédio de um Plano de Trabalho Anual definido entre orientador e orientando), tem início o trabalho de pesquisa propriamente dito (para o mestrado esta etapa se inicia ainda no segundo semestre do primeiro ano); o aluno, então, passa a frequentar seminários dirigidos por seu orientador e a redigir o texto para o Exame de Qualificação. No quadragésimo segundo mês do curso, o doutorando realiza seu Exame de Qualificação, preparando-se para a defesa da tese nos seis meses seguintes. O mestrando também passa por um Exame de Qualificação, o qual deve ocorrer até o vigésimo mês do curso.
Em 2015, ocorreram 17 defesas de doutorado e o TMT foi de 53 meses. No mestrado, ocorreram 19 defesas e o TMT foi de 27 meses. As bancas de Mestrado e Doutorado contam, obrigatoriamente, com a presença de membros externos, oriundos não só de IES brasileiras, mas eventualmente de instituições estrangeiras, por meio de videoconferência, ou em virtude da presença de profissionais na Universidade para outro tipo de evento.
Em dezembro de 2015, havia 98 alunos matriculados, sendo 67 no curso de Doutorado e 31 no de Mestrado. O processo de seleção para ingresso no PPGHIS/UFPR é realizado entre os meses de agosto e dezembro, com a divulgação do edital de abertura do processo em meados do primeiro semestre do ano, conforme explicitado no item Outras Informações. 
 

Experiências Inovadoras de Formação


Na formação dos Doutorandos tem se incentivado e viabilizado a realização de estágios no exterior, por meio de bolsa sanduíche, prática que tem revertido em ótimos resultados na qualidade dos trabalhos finais. Foram concluídos em 2015 os estágios dos seguintes doutorandos com concessão de bolsa do PDSE-Capes: Rose Elke Debiasi concluiu em março de 2015 estágio na Universidade de Girona (Ugd), Girona, Espanha, sob supervisão da Professora Doutora Maria Rosa Congost Colomer que havia iniciado em maio de 2014; Rodrigo Gomes de Araújo concluiu em fevereiro de 2015 estágio na Universidad Nacional Autónoma de México-UNAM iniciado em novembro de 2014 sob supervisão da Professora Doutora Liliana Weinberg Marchevsky; Raphael Guilherme Gonçalves de Carvalho concluiu em maio de 2015 estágio no Institut d’Histoire du Temps Présent (IHTP), França, sob supervisão do Professor Doutor François Dosse, que havia iniciado em setembro de 2014; Fabio Augusto Scarpim concluiu em junho de 2015 estágio na Universidade de Gênova, sob orientação da Professora Doutora Chiara Vangelista, que havia iniciado em outubro de 2014; Ernando Brito Gonçalves Junior concluiu em março de 2015 estágio no Colegio de México, cidade do México, sob supervisão do Professor Doutor Bernd Hausberger, que havia iniciado em novembro de 2014; Eliane Veríssimo de Santana concluiu em maio de 2015 estágio de Doutoramento na Univesità degli Studi de Florença, sob a supervisão do Professor Doutor Giancarlo Garfagnini, que iniciara em setembro de 2014; e Carlos Eduardo Zlatic concluiu em abril de 2015 estágio na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Leontina Ventura, que iniciara em agosto de 2014. Ver também item Internacionalização. Anadir dos Reis Miranda iniciou em julho de 2015 e concluiu em dezembro de 2015 Doutorado Sanduíche na Universidade de Southampton, Inglaterra, co-orientada pela professora doutora Gillian Dow. Danilo Medeiros Gazzotti iniciou em setembro de 2015 Doutorado Sanduíche na Universidad de Salamanca, sob a supervisão do prof. Pablo de la Cruz Díaz Martinez, o que concluirá em 31/5/2016. Daniela Casoni Moscato iniciou em julho de 2015 Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra, supervisionada pela professora doutora Ana Cristina Araújo, o que se concluirá em janeiro de 2016. Ozias Paese Neves realizou entre setembro e dezembro de 2015 Doutorado Sanduíche na Universidade degli Studi de Genova, sob a supervisão da professora doutora Chiara Vangelista.
Incentiva-se, ainda, a circulação de estudantes e a flexibilização de sua formação por meio da participação em disciplinas de outros programas, inclusive de áreas afins, e/ou de outras instituições. Entre as disciplinas optativas que devem ser cursadas pelos alunos, duas delas (o equivalente a 120 horas) podem ser realizadas em outros Programas. O PPGHIS/UFPR também incentiva a utilização dos recursos financeiros disponíveis para que mestrandos e doutorandos possam apresentar seus trabalhos em eventos científicos no Brasil e no exterior.

Ensino à Distância


Não se aplica.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716
80.060-150 - Centro - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-5086
E-mail: cpghis@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em História
Rua General Carneiro, 460 - Ed. Dom Pedro I - 7º andar, sala 716
80.060-150 - Centro - Curitiba - PR
Telefone:(41) 3360-5086
E-mail: cpghis@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em História

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação