PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
LETRAS

[Projeto] “Vocabulário da pandemia do novo coronavírus”

Na manhã dessa segunda-feira (02/07), em transmissão ao vivo, foi realizado o lançamento do projeto Vocabulário temático digital da pandemia, organizado pelo Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso – PALLIND/UFSM, coordenado pela Professora Dra. Verli Petri (DLV/PPGL/UFSM). O Vocabulário apresenta palavras, no formato de verbetes, com sugestões e definições que têm circulado em veículos da imprensa nacional no espaço digital em meio à pandemia de covid-19. Dentre os verbetes selecionados, podemos encontrar: “coronavírus”, “distanciamento social”, “colapso”, “imunização”, “ensino remoto”, “luto”, “medo”, “negacionismo”, “sobrevivente”, “vacina”.

O lançamento contou com a presença de representantes de instituições parceiras do projeto: IFFAR Jaguari/RS, IFSC Xanxerê/SC, PUC MINAS, UFFS, UFPR, UNICENTRO, UNIPAMPA Bagé/RS, UNOCHAPECO, bem como de representantes da UFSM, dentre os quais destacamos a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, professora Eliana Sturza, e o representante da Pró-reitoria de Pós-graduação e pesquisa da UFSM, professor Tiago Ardenghi, que fizeram uso da palavra.

O “Vocabulário da pandemia do novo coronavírus” está vinculado ao “Observatório de Informações em Saúde”, sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Felipe Dias Lopes. O Observatório tem a finalidade de fornecer dados e informações diárias sobre a COVID-19 e auxiliar no monitoramento e planejamento das ações em saúde pública para o combate à pandemia. Ele está disponível em https://www.ufsm.br/coronavirus/observatorio/.

A live de lançamento contou com a fala de alguns convidados. Cada um deles destacou elementos que caracterizam o Vocabulário e o que ele significa para os envolvidos em sua elaboração, bem como a relevância de tal ferramenta para o domínio público. A live pode ser acessada em https://www.youtube.com/watch?v=IiNur9uJ4AQ. A coordenadora do PPGL/UFSM, Professora Eliana Sturza, que acolheu o Vocabulário de forma carinhosa, desde o início do projeto, parabenizou o Grupo e disse sentir-se orgulhosa de lançá-lo enquanto coordenadora do PPGL. Para ela, trata-se de “uma colaboração extremamente relevante nesse momento e nesse contexto institucional, que dará uma dimensão da nossa área – das Ciências da Linguagem -, para o Observatório da Pandemia”. Já o professor do IFFAR/RS, egresso da UFSM e membro fundador do Grupo Pallind, Lucas Martins Flores, frisou que “somos profissionais das Letras, das Ciências Humanas e também temos contribuições à ciência [….]. É pelas sugestões e definições de palavras que fazemos divulgação científica, via Vocabulário. Ao colocar no ar o Vocabulário, estamos entregando um pouco dos resultados do nosso trabalho à comunidade geral, aos brasileiros”. Ao encerrar a live, o professor Tiago Ardenghi, em nome da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, destacou a importância da ciência aberta, colaborativa e que isso chegue à sociedade em geral. Em suas palavras, “Impacto social das pesquisas: é isso o que a gente quer no final das contas. […]. Uma pesquisa que seja usada pela sociedade e pelas demais pessoas […] para que a gente consiga se comunicar em ciências”.

O Grupo Pallind e parceiros produzem uma escrita compartilhada, todos têm papel essencial no trabalho coletivo de elaboração de verbetes, com comprometimento social e científico. O resultado é um produto advindo da ciência, produção do conhecimento, tecnologia e ensino, mas está apresentado em linguagem coloquial, é divulgação científica. Conheça o nosso Vocabulário em https://www.ufsm.br/coronavirus/vocabulario-da-pandemia-do-novo-coronavirus/.