PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

PPG-Letras da UFPR apresenta 13 pesquisas no X SEAD

O X SEAD (Seminário de Estudos em Análise de Discurso), maior evento da modalidade do Brasil, iniciou ontem, 03, e segue nos dias 4, 6, 13, 15, 19, 21 e 22 de outubro. A edição deste ano contará com apresentações de 11 pesquisas dos alunos do Programa de Pós-Graduação de Letras da UFPR e 2 dos docentes nos simpósios e sessões coordenadas ao longo da programação.

A Professora Dra. Gesualda dos Santos Rasia, da área de concentração de Estudos Linguísticos do PPG Letras da UFPR, coordenou a mesa de abertura e destacou a atualidade e a memória dos 18 anos do SEAD. “Os fios que teceram o SEAD remontam a primavera porto-alegrense de 2003 quando a partir de iniciativa de nossa querida Maria Cristina Leandro Ferreira, da UFRGS, retomamos relações de nunca acabar com nossas matrizes”, afirmou. Ela também ressaltou o deslocamento do evento para o nordeste brasileiro, em 2015, no Recife-PE, sob a coordenação das professoras Evandra Grigoletto e Fabiele De Nardi, da Universidade Federal de Pernambuco, que deram continuidade ao legado construído na UFRGS.

Desde 2011, o PPG-Letras da UFPR participa do SEAD com estudos em diversas áreas. Na edição deste ano, pesquisadores atuais e egressos do programa apresentam os seguintes trabalhos, assim como as professoras Dra. Gesualda dos Santos Rasia e Dra. Maria Cleci Venturini:

Sessão Coordenada I – 13h30 às 15h

Memória, história, silêncio, resistência

“ENTREVISTAS EM ANÁLISE DE DISCURSO: A ESCUTA EM QUESTÃO”

Mirielly Ferraça e Ana Paula Peron.

Sessão Coordenada II-A – 15h30 às 17h

Discurso, lutas de classes, gênero, raça

“DISCURSIVIDADE SOBRE OS SUJEITOS CAIÇARAS: A SALGA E O ESPAÇO DE CONTRADIÇÃO”.

Ana Maria da Silva e Ana Paula Pereira Ferreira.

Sessão Coordenada III – Discurso, sujeito, ideologia – das 16h30 às 18h

“A TURMA DO CHARLIE BROWN: ENTRE HQS, MEMÓRIA E IDEOLOGIA”

Eveline do Rocio Santos de Oliveira

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­“IDEOLOGIA E SUJEITO EM ANÁLISE DE DISCURSO: UM GESTO DE LEITURA DA OBRA OS DIÁRIOS DE SYLVIA PLATH”

Gisele Angelina Bassani

“PROBLEMATIZANDO OS LAÇOS DISCURSIVOS ENTRE FASCISMO E BOLSONARISMO”

Kelen Vanzin Moura da Silva

“REFORMA TRABALHISTA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PARECER 34/2017 DA CAE”

Lycia Maria Padilha Amaral

Simpósio I – Memória, silêncio e resistência – das 14h às 16h

“MUSEU DO HOLOCAUSTO/PR: ESPAÇO DE RESISTÊNCIA”

Maria Cláudia Teixeira

Maria Cleci Venturini

Simpósio II – Formação Ideológica, Formação Discursiva, contradição – das 19h às 21h

“RANGER AS ENGRENAGENS”: UMA TESE DE LEITURA SOBRE O CONCEITO DE “FORMAÇÃO IDEOLÓGICA”

Luciana Vedovato e Matheus Ragievicz.

Sessão Coordenada V – Educação, língua(s), discurso – 16h às 17h30

“MATERIAIS DIDÁTICOS DE PLE E IMAGINÁRIO DE BRASIL E BRASILEIRO: UMA PESQUISA SOBRE RUPTURA E MANUTENÇÃO”

Dayene Correia Castilho

“A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CURSO DE FRANCÊS DA UFPR: UM ESTUDO SOBRE A DESIGNAÇÃO”