AS ALEGORIAS DA AUTORIA FEMININA
Proponentes: Vitória Bandeira e Yasmin de Souza Tosta
Público-alvo: Pessoas que se interessem por literatura e escrita de mulheres. Pede-se como pré-requisito a habilidade de leitura em inglês.
Proposta/Ementa: A escrita de mulheres é muito vasta e diversa. Em uma tentativa de unir os textos literários em visões alegóricas que podem colocar luz sobre as experiências plurais de mulheres escritoras, a teórica Felski discute três metáforas que tentam ilustrar estratégias das escritas de mulheres, amplamente estudadas pela a crítica literária feminista, que são: a “madwoman in attic”, as “masquerading women” e “home girls”. A primeira, que emerge do contexto de restrição das mulheres ao lar, com especificidades de classe e raça, em um período histórico determinado. A segunda, aborda escritas que partem (de) e aprofundam as “dimensões performáticas” de gênero. Já a terceira, busca demonstrar como mulheres que sofrem com marginalizações étnico-raciais podem, por vezes, ter uma “experiência do lar” como um espaço de acolhimento em um mundo exterior hostil e violento. Essas alegorias, que, para Felski, de maneira alguma esgotam nossas possibilidades de pensar em ferramentas desse tipo (que condensam estratégias de autoria), serão nosso ponto de partida para observar vários exemplos literários. Propomos a leitura de textos produzidos do século XIX até os dias atuais que compartilham visões ou estratégias que essas alegorias nos ajudam a captar.
Início: 09/11 Término: 14/12 Dia/Horário: segundas-feiras – 10h às 12h
Vitória Bandeira Amorim é mestranda em Estudos Literários pela UFPR, pesquisa teoria feminista aliada aos estudos medievais. Atual objeto de pesquisa são as mulheres nas sagas islandesas.
Yasmin de Souza Tosta é mestranda em Estudos Literários na UFPR. Pesquisa obras de autoria feminina, com ênfase nas escritoras Charlotte Brontë e Patricia Park
OS DONOS DO PODER NO ROMANCE BRASILEIRO
Proponente: Murilo Coelho
Público-alvo: alunos da graduação e pós-graduação da UFPR, assim como possíveis interessados da comunidade não-acadêmica.
Proposta/Ementa: Carlinhos (Menino de Engenho), Paulo Honório (S. Bernardo) e Riobaldo Tatarana (Grande Sertão: Veredas) são narradores e protagonistas de suas próprias estórias. Ao lado disso, os três são donos do poder, ou seja: fazem parte de uma elite rural abastada que lhes distingue frente aos demais personagens, conferindo-lhes prestígio e autoridade. O lascivo sobrinho de um senhor de engenho, o violento proprietário de uma baita propriedade e um fazendeiro muito bom de papo e de bala, eis o pequeno, mas significativo, quadro de romances brasileiros que este curso tem como objetivo comparar. Por meio de uma leitura sócio-formal, analisaremos a confluência de foco narrativo (forma literária) e status social (sociedade), ponderando sobre os motivos sócio-históricos que fomentam dados composicionais, onde, ao menos desde Memórias Póstumas de Brás Cubas, não raro, um membro da elite brasileira assume o primeiro plano narrativo e narra a sua vida, nos permitindo, com isso, entrever alguns dos meneios do poder.
Início: 10/11 Término: 26/11 Dia/Horário: terças e quintas – 19h às 21h
Murilo Coelho é mestre e está concluindo o seu doutorado sanduíche em Estudos Literários (UFPR e Universität Potsdam). Pesquisa teoria, crítica e história do romance
POESIA MARGINAL ONTEM, HOJE E ALÉM
Proponente: Maria Fernanda dos Santos
Público-alvo: Estudantes da graduação, pós-graduação e comunidade externa que tenha interesse em conhecer alguns poetas marginais e o contexto de produção dessa poesia.
Proposta/Ementa: Leitura de alguns poetas marginais (Ana Cristina Cesar, Cacaso, e Torquato Neto) e alguns textos críticos acerca do Movimento de Poesia Marginal. Reflexão crítica e debate sobre a Geração Mimeógrafo.
Início: 12/11 Término: 17/12 Dia/Horário: quintas-feiras – 9:30h às 11:30h
Maria Fernanda dos Santos: Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Doutoranda em Estudos Literários – Pesquisa a obra poética de Cacaso e o movimento marginal.
O BILDUNGSROMAN: A ASCENSÃO DO ROMANCE DE FORMAÇÃO NA EUROPA E SUA POSTERIDADE
Proponentes: Dankar Bertinato Guardiano de Souza e Luiz Guilherme de Oliveira
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em literatura e demais interessados no Bildungsroman, na literatura europeia novecentista e na história do romance como um todo.
Proposta/Ementa: Este curso se propõe a discutir a história do Bildungsroman, o romance de formação. Surgindo na Alemanha no final do século XVIII, o subgênero se tornou a forma predominante no romance europeu do século seguinte e exerceu enorme influência sobre toda a literatura posterior. Em um primeiro momento, discutiremos sua acepção para dois dos teóricos mais importantes do romance no início do século XX, Georg Lukács (2009) e Mikhail Bakhtin (2015). Em seguida, nos dedicaremos ao estudo histórico de Franco Moretti sobre o subgênero, além de seu texto sobre o que ele chama de “crise do romance de formação”, em que data seu fim. Com as noções tanto das características formais quanto da especificidade história do Bildungsroman, discutiremos por fim O encontro marcado, de Fernando Sabino, estabelecendo as associações possíveis entre um romance brasileiro publicado em 1956 e uma tradição europeia de mais de um século.
Início: 12/11 Término: 17/12 Dia/Horário: quintas-feiras – 19h às 21h
Dankar Bertinato é mestrando em Estudos Literários, em sua pesquisa atual trabalha com a questão da moralidade no romance brasileiro dos anos 1950.
Luiz Guilherme é mestrando em Estudos Literários. Atualmente estuda questões relacionadas ao deslocamento geográfico de personagens em romances brasileiros do século XX.
OFICINA DE POESIA E SEUS RITMOS
Proponentes: Sergio Maciel e Renata Mocelin
Público-alvo: Essa oficina visa fornecer material empírico para aqueles que desejem produzir poesia ou, inclusive, pensar os modos de funcionamento desses poemas para refinar seus instrumentos de análise.
Proposta/Ementa: O objetivo dessa oficina é compreender, através da prática poética, como operam as noções de ritmo dentro das variantes das formas da poesia. Isso vale dizer, que pretendemos colocar lado a lado poéticas que foram pensadas essencialmente para o papel com aquelas que se estruturam somente na voz e na performance, tal como a canção e o slam. Ao longo das seis aulas, pretendemos expor aos oficineiros, através da leitura, escansão e compreensão das formas uma crítica do ritmo. Tentaremos pensar, nessa ordem, ao longo das seis aulas, a epopeia, o texto teatral clássico, o soneto, o verso livre, o slam e a canção.
Início: 13/11 Término: 18/12 Dia/Horário: sextas-feiras – 10h às 12h
Sergio Maciel Junior é mestrando em Letras Clássicas, com pesquisa sobre o teatro de Sêneca.
Renata Mocelin Penachio é mestranda em Literatura e outras linguagens, com pesquisa sobre a poética do letrista Paulo César Pinheiro
GRUPO DE LEITURA: NARRATIVAS SOBRE GUERNICA
Proponentes: Caroline Marzani e João Gremski
Público-alvo: comunidade acadêmica e externa que tenha interesse nas discussões sobre intertextualidade/intermidialidade, no estudo de obras e releituras de Pablo Picasso e no evento da Guerra Civil Espanhola.
Proposta/Ementa: Este grupo de leitura procura compreender a construção poética em diversas releituras da obra Guernica (1937), de Pablo Picasso. Olhando para narrativas visuais, entender os temas e reflexões que permanecem nestas diferentes obras artísticas cinematográficas, jornalísticas, poéticas, musicais e dramatúrgicas, buscaremos entender os temas e reflexões que permanecem nestas diferentes obras artísticas na contemporaneidade.
Início: 13/11 Término: 18/12 Dia/Horário: sextas-feiras – 14h às 16h
Caroline Marzani é graduada em Teatro pela FAP e graduanda em Letras pela UTFPR. Concluiu seu mestrado em 2017 e, atualmente, é doutoranda em Estudos Literários pela UFPR.Nascido em Curitiba, João Gremski se formou no curso de Letras pela UFPR em 2013 e defendeu seu mestrado em 2016. É atualmente doutorando em Estudos Literários pela mesma instituição.
OSWALD, BENJAMIN E MIRÓ
Proponente: Mateus Toledo Gonçalves
Público-alvo: O curso é introdutório, não exige conhecimentos prévios e tem como público alvo os interessados nos trabalhos de qualquer um dos três artistas e/ou filósofos.
Proposta/Ementa: A proposta desse curso é aproximar o pensamento filosófico de Walter Benjamin e de Oswald de Andrade e a obra plástica de Joan Miró. A ideia, menos uma hipótese a ser confirmada do que um ponto de vista, é encontrar um ângulo que exponha uma afinidade entre a obra desses três artistas-pensadores, que foram rigorosamente contemporâneos. O curso vai envolver uma leitura conjunta de textos dos dois escritores e uma análise de alguns quadros e esculturas do artista catalão. A seleção de textos e obras será bastante econômica, pois a intenção do curso é introdutória.
Início: 13/11 Término: 18/12 Dia/Horário: sextas-feiras – 15h às 17h
Mateus Toledo Gonçalves é formado em filosofia pela USP e atualmente é doutorando no PPGL/UFPR.