AS ABORDAGENS PLURAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
Proponentes: Sweder Souza e Thomas de Fornel
Proposta/Ementa: A ideia central da Didática do Plurilinguismo (DP) não está em triangular duas, três ou quatro línguas, com uma visão hegemônica de que se aprende uma língua estrangeira, separada da língua materna, depois se aprende outra e assim por diante. Consiste, então, (re)pensar, em conjunto, as categorias de LM, L2, LE a partir da integração e do trânsito entre as diferentes variedades, que passam por diferentes dialetos e/ou línguas padrão, como as diferenças entre o português brasileiro e o português europeu, as diferenças entre as demais normas de outros países lusófonos, as diferenças regionais e sociais ao interior de cada uma dessas sociedades, as diferenças de registros que permeiam a questão da norma culta e do preconceito linguístico. Nos processos de comunicação oral ou escrita, os sujeitos passam de uma língua para a outra dentro de um processo de compreensão mútua recorrendo, para isso, ao conhecimento de certo número de idiomas e variedades, o que deveria implicar em uma diversidade na oferta de línguas – dentro de uma instituição ou sistema de ensino – para que os estudantes possam desenvolver suas competências plurilíngues. Em síntese, este minicurso se propõe a explorar as quatro abordagens plurais: a abordagem intercultural; a didática integrada de línguas; a intercompreensão entre línguas vizinhas; e o despertar para as línguas e, traçar, assim, as relações entre elas e a formação de formadores.
Início: 16/07 Término: 20/08 Dia/Horário: quinta-feira – 10h às 12h
A INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Proponente: Simone de F. Colman Martins
Proposta/Ementa: O último Censo de Educação de Ensino Superior no Brasil foi realizado em 2017. Ele registrou 38.272 matrículas de alunos com as mais variadas “diversidades funcionais” (ROMAÑACH; LOBATO, 2005) em cursos de graduação. Em relação aos alunos cegos/baixa visão foram 12.822 matrículas. Esses dados indicam a necessidade de refletirmos e questionarmos como as universidades e toda a comunidade acadêmica vêm lidando com esta nova realidade. Dessa forma, este minicurso acontecerá no formato de grupo de leitura e pretende ampliar o conhecimento sobre o contexto apresentado, refletir e entender sobre como podemos atuar diante dessas situações, bem como romper estereótipos e preconceitos em relação a esses acadêmicos. A ideia também é fazer o curso acessível em LIBRAS e Audiodescrição.
Início: 14/07 Término: 18/08 Dia/Horário: terça-feira – 14h às 16h
REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA
Proponentes: Camila Haus e João Victor Schmicheck
Proposta/Ementa: Propomos, nesta oficina, a leitura e discussão de textos teóricos a respeito da noção de Inglês como Língua Franca (ILF), com enfoque em suas implicações no contexto de ensino e aprendizagem de inglês. A primeira parte do curso propõe uma introdução ao tema bem como a exploração de conceitos-chave para o ILF. Em um segundo momento, pretendemos fazer a leitura de estudos e relatos que buscam uma aproximação entre essas discussões e as práticas e realidades dentro da sala de aula. Por fim, pretendemos finalizar a oficina com uma tarefa prática, na qual os participantes irão propor e debater atividades e/ou planos de aula que enfoquem o ensino de inglês sob a perspectiva do ILF, considerando as realidades dos espaços em que atuam.
Início: 14/07 Término: 15/09 Dia/Horário: terça-feira – 15h30 às 17h30
LEITURA E DISCUSSÃO DE OBRAS INDÍGENAS E INDIGENISTAS EM ESPANHOL
Proponente: Rogério Back
Proposta/Ementa: Este curso livre tem por objetivo principal fomentar a leitura e discussão de textos literários em língua espanhola a partir de obras indígenas e indigenistas selecionadas. O curso é ofertado à toda comunidade acadêmica (interna e/ou externa), sobretudo às comunidades indígenas, independentemente do nível de suficiência em leitura em língua espanhola. A proposta do curso visa fomentar a leitura literária em espanhol por meio de textos selecionados de autores indígenas e indigenistas, favorecendo a representação social e identitária a partir da leitura destes textos.
Início: 14/07 Término: 18/08 Dia/Horário: terça-feira – 18h às 20h
CONSTRUINDO A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES PARA UM PRESENTE/FUTURO POSSÍVEL
Proponentes: Jhuliane Evelyn da Silva e Zelir Maria Bieski Franco
Proposta/Ementa: Este curso acontecerá na forma de oficina, com foco na análise e construção de aulas de línguas em uma concepção pós-estruturalista de letramento crítico. Tratará da formação crítica docente, concepções de língua, material didático, colaboração, papel da educação, do professor e do aluno nos tempos atuais e avaliação. As oficinas serão guiadas pelo tema “Construindo a formação crítica de professores para um presente/futuro possível” e têm por finalidade a oferta de um espaço plural de discussões e práticas em torno da formação crítica de professores de línguas, baseado em uma perspectiva pós-estruturalista de letramento crítico. Com esse intento, inserimos as conversas e práticas na área de Linguística Aplicada e escolhemos como temáticas visões sobre letramento crítico, língua franca, colaboração como formação continuada de docentes para o ensino de línguas, ensino de línguas, papel da educação e dos agentes professor e aluno, e avaliação.
Início: 15/07 Término: 02/09 Dia/Horário: quarta-feira – 14h às 16h
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS E MULTILETRAMENTOS: POSSÍVEIS INTERFACES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Proponente: Rayane Isadora Lenharo
Proposta/Ementa: O presente Curso Livre se constitui como da modalidade Grupo de Leitura e seu objetivo é o de refletir e discutir em conjunto sobre dois conceitos centrais: a) gêneros discursivos/textuais; e b) multiletramentos. A ideia é a de ler, dialogar e compartilhar percepções sobre textos em português e em inglês que abordem tais conceitos e pensar colaborativamente nas possíveis implicações advindas da união de um conceito a outro para o ensino de línguas.
Início: 05/08 Término: 16/09 Dia/Horário: quarta-feira – 14h às 16h
TÓPICOS DE FILOSOFIA DA LINGUÍSTICA
Proponente: Everton Mitherhofer Bernardes
Proposta/Ementa: Este curso livre consistirá na leitura e discussão de textos que abordem de uma perspectiva da filosofia da ciência os seguintes temas: i) o fazer científico da linguística; ii) questões filosóficas da linguística (por exemplo, a natureza da linguagem); iii) as relações sociais e cognitivas das diversas escolas de pensamento (gerativismo, variacionismo, estruturalismo, etc.); iv) a história da linguística. O intuito é realizar um exercício crítico de como se faz (e como fazemos) linguística, buscando ressaltar a importância de se pensar a produção científica seja no Brasil, seja no mundo como um todo. Durante os encontros, os participantes terão oportunidade de discutir tanto os textos previamente lidos, que servirão de base temática e teórica, quanto as próprias experiências enquanto estudantes ou curiosos da linguagem, de línguas ou da filosofia da ciência.
Início: 15/07 Término: 16/09 Dia/Horário: quarta-feira – 15h às 17h
ETNOGRAFIA: MÉTODO OU EPISTEMOLOGIA?
Proponentes: Bianca de Campos (UFPR) e Caroline Rodrigues (UFSC)
Proposta/Ementa: Este curso livre tem como objetivo geral discutir a etnográfica como campo metodológico e epistemológico na produção de conhecimento. Para tanto, pretendemos discutir questões teóricas e metodológicas voltadas para o “fazer” etnográfico. A discussão focará em textos relacionados à pesquisa etnográfica em contextos diversos e abordará questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas, políticas educacionais, bilinguismo, cultura e identidade. Todos os tópicos serão abordados sobre a perspectiva da Linguística Aplicada.
Início: 17/07 Término: 18/09 Dia/Horário: sexta-feira – 10h às 12h
METODOLOGIA EXPERIMENTAL EM LINGUÍSTICA: LEITURAS INICIAIS
Proponente: Andressa D’Ávila
Proposta/Ementa: Estudos em vários domínios da linguística – fonética, sociolinguística, aquisição da linguagem – tradicionalmente se fundamentam em dados e análises quantitativas. Estão aí incluídos os dados obtidos por meio da elaboração de experimentos, isto é, a partir da manipulação deliberada e sistemática de uma ou mais variáveis por parte do pesquisador. Nos últimos anos, o interesse pela metodologia experimental tem extrapolado os limites das áreas mencionadas acima. Desde os anos 2000, por exemplo, pesquisadores das áreas de semântica e pragmática têm buscado dados empíricos desse tipo para ajudar a compreender de que maneira descrições abstratas do conhecimento linguístico se relacionam a processos cognitivos na compreensão da linguagem. Por essa razão, a proposta para esse grupo é a leitura e discussão de um conjunto de textos introdutórios sobre a pesquisa quantitativa em linguística, em particular sobre técnicas e procedimentos da metodologia experimental, a fim de acompanhar as várias e instigantes pesquisas em linguística desenvolvidas atualmente.
Início: 24/07 Término: 28/08 Dia/Horário: sexta-feira – 16h às 18h
Outras informações no blog: http://cursoslivresppglufpr.blogspot.com/p/ementas-area-de-estudos-linguisticos.html