INTRODUÇÃO ÀS ARGONÁUTICAS DE APOLÔNIO DE RODES: ÉPICA E PAISAGENS SONORAS
Proponente: Vinicius Ferreira Barth*
Público-alvo: Alunos dos cursos de Letras Clássicas (graduação e pós-graduação) e público em geral / comunidade externa. Sem pré-requisitos
Proposta/Ementa: Literatura do período Helenístico. Épica. Leitura completa das Argonáuticas. Representação do som na literatura.
Início: 30/07 Término: 03/09 Dia/Horário: quintas-feiras – 10h às 12h
*Vinicius Ferreira Barth é mestre em Literatura pela UFPR e tradutor da épica helenística Argonáuticas. Editor da R.Nott Magazine, revista virtual de arte e cultura.
POÉTICA DA IMPESSOALIDADE
Proponente: Guilherme de Oliveira Delgado Filho
Público-alvo: Por nos determos principalmente sobre traduções de poemas em inglês, o curso é destinado a todos os que desejam se aprofundar na leitura crítica de poesia, quer sejam os interessados da comunidade interna (alunos de pós-graduação e graduação), quer da comunidade externa (alunos de outras IES e comunidade em geral).
Proposta/Ementa: O curso tem como objetivo a leitura e discussão de poemas em que o foco seja a despersonalização encontrada no monólogo dramático de Robert Browning, Lorde Alfred Tennyson e T. S. Eliot; nas personae de Ezra Pound e nos heterônimos de Fernando Pessoa.
Início: 07/08 Término: 11/09 Dia/Horário: sextas-feiras – 10h às 12h
INÍCIOS DO ROMANCE: TRÊS NARRATIVAS DE TRANSIÇÃO
Proponente: Mariana Okimoto
Público-alvo: tanto a comunidade externa quanto interna da UFPR. Como o objetivo do curso é a leitura e discussão guiada das obras literárias, todas disponibilizadas em português e de linguagem acessível, conhecimentos acadêmicos prévios na área de literatura ou domínio de língua estrangeira não serão necessários.
Proposta/Ementa: O curso livre Inícios do Romance tem como proposta a leitura de três obras literárias de diferentes períodos e locais: O Castelo de Otranto (1764) de Horace Walpole da Inglaterra, O Lazarilho de Tormes (1554) da Espanha e O Conto do Cortador de Bambu do início do século X do Japão. São todas narrativas ficcionais em prosa que não foram aceitas pelas elites letradas de suas épocas, mas que eram apreciadas pelo público leitor devido ao seu valor de entretenimento. A partir da leitura e discussão dessas obras, o debate sobre o romance como gênero, suas características e contextos de surgimento vai ser incentivado a partir da resposta dos próprios participantes em relação à fruição das narrativas. Da mesma forma que essas obras eram lidas séculos atrás pelo seu valor de entretenimento, seria possível elicitar respostas similares atualmente? Além disso, como obras transicionais na história do romance, como os elementos experimentais e emprestados de outros gêneros influenciam a leitura dessas obras?
Início: 15/07 Término: 17/08 Dia/Horário: quartas-feiras – 14h às 16h
PARA LER BENJAMIN, ADORNO E CELAN
Proponente: Luiz Carlos Abdala Junior*
Público-alvo: interessados em geral pelos autores ou pelas problemáticas colocadas na ementa. Não há nenhum pré requisito e não é necessário conhecimento de alemão.
Proposta/Ementa: Este Curso Livre, em formato de grupo de leitura, tem como proposta a leitura e discussão de textos pertinentes à reflexão da lírica no pós-guerra no contexto de língua alemã. Para isso, opta-se pela leitura de textos de autores, Walter Benjamin, Theodor Adorno e Paul Celan, que problematizam o fazer poético e o trabalho com a palavra dentro de um contexto cultural moderno e profundamente abalado pelos horrores do século XX. As perguntas que movem as leituras são: como as transformações de ordem artística, social e política aparecem e são tratadas na obra desses escritores? Como pode-se aproximar as suas reflexões, pensamentos e estilo? Quais são as relações possíveis entre a cultura e a barbárie? Por fim, pretende-se também realizar um curto excurso na poética de Rose Ausländer, poeta a quem o ministrante vem dedicando o seu trabalho de dissertação de mestrado e que dialoga com as reflexões que serão abordadas.
Início: 15/07 Término: 16/09 Dia/Horário: quartas-feiras – 14h às 16h
*Luiz Carlos Abdala Junior é mestrando em Estudos Literários com um projeto em que pesquisa e traduz a obra poética da autora Rose Ausländer.
LOBATO E O JECA
Proponentes: Gustavo Krieger Vazquez* e Rodrigo Gonçalves Sobrinho**
Público-alvo: O curso será destinado a estudantes e profissionais de Letras e áreas afins, que se interessem pela obra de Monteiro Lobato, tendo em vista a relevância de sua produção.
Proposta/Ementa: Destacamos da obra de Monteiro Lobato um personagem em particular, o icônico Jeca Tatu. Pretendemos abordar alguns textos, ficcionais e não ficcionais, discutindo a trajetória deste importante personagem. A partir dos contos refletiremos sobre questões narrativas propriamente ditas. Ao considerarmos os textos não ficcionais, pretendemos abordar a pluralidade de visões de Lobato, em torno deste personagem, em diferentes momentos.
Início: 16/07 Término: 17/09 Dia/Horário: quintas-feiras – 14h às 16h
*Gustavo K. Vazquez, mestrando em Estudos Literários na UFPR. Bolsista CAPES/PROEX, pesquisa literatura regionalista pré-modernista;
**Rodrigo Sobrinho, doutorando em Estudos Literários na UFPR. Técnico administrativo no IFPR, pesquisa a pobreza, a partir de textos jornalísticos do início do século XX.
GRUPO DE LEITURA: NARRATIVAS SOBRE GUERNICA
Proponentes: Caroline Marzani* e João Gremski**
Público-alvo: comunidade acadêmica e externa que tenha interesse nas discussões sobre intertextualidade/ intermidialidade, no estudo de obras e releituras de Pablo Picasso e no evento da Guerra Civil Espanhola.
Proposta/Ementa: Este grupo de leitura procura compreender a construção poética em diversas releituras da obra Guernica (1937), de Pablo Picasso. Olhando para narrativas visuais, cinematográficas, jornalísticas, poéticas, musicais e dramatúrgicas, buscaremos entender os temas e reflexões que permanecem nestas diferentes obras artísticas na contemporaneidade. Trazendo o contexto de Pós Primeira e Segunda Guerras e da Guerra Civil Espanhola, o trabalho visa interpretar a relação da obra com os problemas decorrentes deste período histórico (HOBSBAWM, 1995) e repensá-los no contexto atual político nacional e internacional. Como trataremos de diversos intertextos e intermídias criados a partir da obra Guernica, usaremos as discussões de Linda Hutcheon (1991) e Gérard Genette (2010).
Início: 07/08 Término: 11/09 Dia/Horário: sextas-feiras – 14h às 16h
*Caroline Marzani é formada em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (2010). Possui mestrado em Estudos de Linguagens pela UTFPR (2017). É graduanda em Letras na UTFPR e doutoranda em estudos literários na UFPR.
**João Gremski, nascido em Curitiba, se formou no curso de Letras pela UFPR em 2013 e defendeu seu mestrado em 2016. É atualmente doutorando em estudos literários pela mesma instituição.
IMAGEM, HISTÓRIA E TEORIA: POSSIBILIDADES DE LEITURA CRÍTICA
Proponente: Géssica Luiza Kozerski*
Público-alvo: estudantes da graduação, pós-graduação e público geral que tenha interesse em conhecer, discutir, problematizar ou produzir a leitura crítica de texto literário.
Proposta/Ementa: Possibilidades de leitura crítica do texto literário. A leitura como relação e continuidade da obra. Leitura e imagem. Historicidade do texto literário. União entre crítica, história e teoria. O minicurso tem por objetivo valorizar as práticas de crítica que surgem a partir da experiência subjetiva do leitor e suas possíveis conexões. Dessa maneira, as leituras e discussões promovidas pelo grupo podem incentivar a atividade e a facilitar a relação entre leitor e texto literário.
Início: 13/07 Término: 17/08 Dia/Horário: segundas-feiras – 15h às 17h
*Luiza Kozerski é graduada em Letras e mestranda em Estudos Literários. Pesquisa literatura brasileira contemporânea e, no mestrado, especialmente poesia.
WILSON BUENO: RELAÇÃO COM A DITADURA EM BOLERO’S BAR (1986)
Proponente: Daniele Santos*
Público-alvo: Este curso é destinado a todos que se interessam por literatura, sobretudo a brasileira, ou ainda pelo período da ditadura militar, entendendo que foi uma afronta à democracia, e um dos períodos mais sombrios da História do Brasil. A única leitura que deverá ser realizada previamente pelos participantes é a do livro Bolero’s Bar (1986), que será disponibilizado futuramente.
Proposta/Ementa: O presente curso livre tem como objetivo analisar e interpretar o livro de Wilson Bueno, Bolero’s Bar (1986), por meio de características específicas da forma e do conteúdo produzidos pelo autor. A importância dessa obra remonta a dois aspectos fundamentais: o primeiro, a inauguração de uma estrutura que não corresponde à grande parte da literatura que era feita no Brasil do período – década de oitenta – imputando, então, uma novidade de composição que flerta com a coesão e a coerência, subjugando a estrutura tradicional de início, meio e fim, e de frases compostas por sujeito, verbo e objeto. O segundo, de caráter conteudista, reflete um período de intensa transformação no cenário brasileiro e que marca para sempre a história do Brasil: a ditadura militar. Isso significa que Bolero’s Bar serve, além de peça da literatura, como um caderno de memórias, registrando a grande repressão e o medo do período em forma de contos. Temos, portanto, como objetivo maior, além da análise da obra, a recuperação de memórias da ditadura, já que relembrar é uma forma de conhecer e consecutivamente impedir que se repita.
Início: 15/07 Término: 14/08 Dia/Horário: quartas e sextas-feiras – 15h às 17h
*Daniele Santos é doutoranda em Literatura pela UFPR. Pesquisa literatura paranaense, sobretudo autores dos anos setenta e oitenta, com foco à obra de Valêncio Xavier, Paulo Leminski e Wilson Bueno.
UMA LEITURA DRAMÁTICA DAS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS DE LUDWIG WITTGENSTEIN
Proponente: Mateus Toledo Gonçalves*
Público-alvo: O curso será uma leitura introdutória e conjunta das Investigações Filosóficas. Ele é aberto, não exige conhecimentos prévios e deve concernir aos interessados no filósofo ou no tema.
Proposta/Ementa: Esse curso livre propõe fazer uma leitura conjunta das Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein, de modo a fornecer uma porta de entrada à filosofia madura do autor. A ideia será fazer, na esteira das interpretações de Marjorie Perloff e Stanley Cavell, uma leitura que se demore em seu estilo, que deve ser compreendido como indissociável da sua filosofia. Decisiva nessa proposta de fazer uma abordagem literária das Investigações Filosóficas é a atenção às várias vozes do texto. Um caminho para compreender a ideia crucial (e controversa) de que o livro não possui uma doutrina ou uma teoria da linguagem é perceber que ele deve/pode ser lido como um texto dramático.
Início: 15/07 Término: 16/09 Dia/Horário: quartas-feiras – 15h às 17h
*Mateus Toledo Gonçalves é formado em filosofia pela USP e atualmente é doutorando no PPGL/UFPR.
INTRODUÇÃO À LITERATURA FANTÁSTICA EUROPEIA: A HESITAÇÃO TODOROVIANA COMO CHAVE DE LEITURA DO FANTÁSTICO
Proponente: Arthur Aroha Kaminski da Silva*
Público-alvo: comunidade acadêmica e não acadêmica, independente de vínculo com instituições de ensino superior. Curiosos, entusiastas e leitores consumidores de gêneros literários como fantástico, fantasia, estranho, terror, entre outros.
Proposta/Ementa: Este minicurso trata-se de um grupo de leitura conjunta do livro Introdução à literatura fantástica (publicado originalmente em 1970), de Tzvetan Todorov. O percurso proposto é a leitura por etapas desta obra e posterior discussão da aplicabilidade de sua premissa principal: a de que a hesitação é a chave para o estabelecimento do fantástico, que só existe na incerteza entre o estranho e o maravilhoso. Para esta etapa “prática” propõe-se a leitura e análise de alguns textos (preferencialmente contos) a serem selecionados em conjunto com os próprios participantes, partindo de sugestões de autores dos séculos XIX e XX, como E.T.A. Hoffman, Robert Louis Stevenson, Prosper Mérimée, Charles Dickens, Theophile Gautier, Guy de Maupassant, I.A. Ireland, Edgar Allan Poe, Saki, H.P. Lovecraft e Neil Gaiman, entre outros.
*Arthur Aroha, doutorando em Estudos Literários. Tem entre seus principais interesses atualmente as poéticas e culturas da infância e gêneros como o fantástico e terror.
Início: 17/07 Término: 18/09 Dia/Horário: sextas-feiras – 15h às 17h
100 ANOS DE CLARICE
Proponentes: Letícia Pilger da Silva* e Valentina Thibes Dalfovo**
Público-alvo: todos aqueles interessados na obra da autora e que gostariam de conversar sobre e compartilhar diferentes pontos de vista acerca da temática em uma experiência de formação de leitores de Clarice, mais do que um contexto de aulas ministradas sobre um tema.
Proposta/Ementa: No ano de 2020, Clarice Lispector comemoraria 100 anos. Para celebrar esse marco, nos propomos, com esse grupo de leitura, a realizar uma exploração conjunta de alguns textos da autora. A ideia é seguir a partir de linhas gerais que consideramos relevantes quanto à análise da obra da autora para abordá-la de maneira ampla. As linhas são: o feminino, a questão social, o inefável, a alteridade e a técnica. Para tanto, as leituras serão conduzidas tendo em vista o aparato teórico já publicado sobre a autora. Ainda assim, o foco será efetivamente os textos literários, que serão solicitados como leitura prévia aos encontros. Esses encontros acontecerão em seis dias e terão a duração de duas horas, em salas virtuais.
Início: 16/07 Término: 17/09 Dia/Horário: quintas-feiras – 19h às 21h
*Letícia Pilger da Silva: mestre em Estudos Literários na UFPR, pesquisadora de crítica literária feminista, Clarice Lispector e Paula Bonet, e professora de língua portuguesa e redação.
**Valentina Thibes Dalfovo: Mestranda em Estudos Literários na UFPR, pesquisadora de literatura brasileira, Clarice Lispector e sua relação com a antropologia e a mística.
PARA ENTENDER A HISTÓRIA DO CINEMA
Proponente: Waleska Antunes
Público-alvo: O curso se destina à jovens e adultos, comunidade externa, alunos de graduação e pós graduação que possuam interesse no diálogo interartes, sem necessariamente ter conhecimento prévio sobre o assunto.
Proposta/Ementa: O presente grupo de leitura, propõe-se, por meio de leitura e discussão de textos teóricos, traçarmos paralelos entre o cinema e a literatura percorrendo a história do primeiro em ordem cronológica para que possamos compreender o lugar do mesmo ao lado da literatura, demonstrando o diálogo constante e indissoluto entre as artes. Serão cotejados textos teóricos como os Sergei Eisenstein, André Bazin, Robert Stam, Annette Michelson, Alexandre Astruc, Stan Brakhage além de teóricos nacionais como Rogério Sganzerla, Paulo Emílio Salles Gomes, Ismail Xavier e Luiz Carlos Oliveira Jr.
Início: 10/07 Término: 11/09 Dia/Horário: sextas-feiras – 15h às 17h
CRÔNICAS OITOCENTISTAS BRASILEIRAS E A SUA CONSOLIDAÇÃO COMO GÊNERO LITERÁRIO
Proponente: Vizette Priscila Seidel*
Público-alvo: Pessoas das áreas das humanas e/ou com interesse no gênero crônica e a sociedade, com interesse em aprofundar e conhecer as potencialidades das crônicas do século XIX e, assim, refletir suas características nos dias atuais.
Proposta/Ementa: A proposta para esse curso é refletir sobre a crônica do século XIX enquanto gênero literário no Brasil, analisando suas características e singularidades. Para tal, vamos discutir alguns textos teóricos e compreender as formas pelas quais o gênero tem sido visto pela crítica, discutiremos os meios, possibilidades. Sem abandonar um olhar atual para essa produção do passado, buscaremos fontes teóricas arejadas e utilizaremos como objeto de pensamento as potencialidades da análise da série de crônicas produzidas para a seção Balas de estalo, no jornal carioca a Gazeta de notícias, na década de 1880.
Início: 13/07 Término: 04/09 Dia/Horário: sextas-feiras – 16h às 18h
*Vizette Priscila Seidel, mestra em Literatura pela Unesp e doutoranda pela UFPR, pesquisa sobre as crônicas da seção Balas de Estalo, na Gazeta de Notícias refletindo as estratégias narrativas de Machado de Assis e os demais colaboradores.
GRUPO DE LEITURA: A SENSIBILIDADE EDIFICADA NA RELAÇÃO DE PALAVRAS E IMAGENS NA LITERATURA INFANTIL
Proponente: Caroline A. S. Fernandes*
Público-alvo: O grupo de leitura tem como público-alvo indivíduos (adultos) que desejam expandir a leitura e o conhecimento sobre a literatura infantil, buscando sobrepor as barreiras do preconceito que essa linguagem costuma receber por se destinar rotineiramente às crianças.
Proposta/Ementa: Grupo de leitura e debate de 7 obras de literatura infantil. Os textos serão discutidos com apoio de teóricos que abordam a crítica à linguagem, aspectos de qualidade literária das obras e o cruzamento/complementaridade entre palavras e imagens. As obras selecionadas para leitura propõem um novo olhar diante da literatura infantil. Selecionamos livros que abordam temáticas sensíveis e complexas de nossa contemporaneidade, entre algumas delas estão o luto, o imigrante e o preconceito.
Início: 17/07 Término:: 21/08 Dia/Horário: Quintas-feiras – 17h às 19h
*Caroline A. S. Fernandes (Carol Sakura) é mestre e doutoranda em Letras, com ênfase em Literatura e outras linguagens. Atua também como escritora e roteirista.
INTRODUÇÃO À “DISTANT READING”: MÉTODOS E POSSIBILIDADES
Proponentes: Dankar Bertinato Guardiano de Souza* e Luiz Guilherme de Oliveira**
Público-alvo: Este curso direciona-se aos interessados em conhecer e debater os métodos de distant reading, conforme formulados inicialmente por Franco Moretti e explorados desde então por outros autores.
Proposta/Ementa: Propõe-se uma discussão acerca das possibilidades de estudar a literatura a partir de grandes quantidades de informações, em contraponto às leituras mais fechadas, habituais em nossa área, e das formas que recursos geralmente associados às ciências mais duras (como planilhas, mapas, gráficos e softwares) podem auxiliar nos estudos literários.
Início: 15/07 Término: 19/08 Dia/Horário: Quartas-feiras – 18:30 às 20:30
*Dankar Bertinato é mestrando em Estudos Literários, em sua pesquisa atual trabalha com a questão da moralidade no romance brasileiro dos anos 50.
**Luiz Guilherme é mestrando em Estudos Literários. Atualmente estuda questões relacionadas ao deslocamento geográfico de personagens em romances brasileiros do século XX.
OFICINA DE TRADUÇÃO: CONTOS DE STENBOCK
Proponente: Janina Rodas*
Público-alvo: pessoas interessadas na prática da tradução, na obra do autor ou no gênero.
Proposta/Ementa: Esta oficina pretende a tradução coletiva de uma seleção de contos de Eric Stenbock. Contará com duas aulas expositivas sobre teorias e técnicas de tradução que irão auxiliar e guiar o trabalho do grupo. Pretende-se, assim, promover um espaço para a discussão do pensamento sobre tradução e de realização da prática tradutória, como também, um espaço para análise e descoberta da obra de Stenbock, uma figura obscura do decadentismo inglês do século XIX. Pouco conhecido em outras línguas, Stenbock, mantém-se até hoje no underground da literatura fantástica, gótica e de horror, mas tem despertado novos olhares críticos na contemporaneidade. Requisitos: inglês.
Início: 14/07 Término: 15/09 Dia/Horário: Terças-feiras – 19h às 21h
*Janina Rodas é jornalista e doutoranda em Estudos Literários na UFPR.
LITERATURA E FOTOGRAFIA
Proponente: Priscila Lira de Oliveira*
Públicoalvo: Pesquisadores da imagem; artistas visuais, escritores, fotógrafos, professores, críticos literários, editores.
Proposta/Ementa: A proposta do curso é debatermos textos pertinentes às relações entre fotografia e literatura. Trataremos da história da fotografia, começando por seu advento, passando pelas evoluções tecnológicas e seu impacto em outros campos, como o jornalismo, o
arquivo, a noção de realidade, para, assim, adentrarmos o terreno da literatura (poesia/narrativa).
Início: 22/07 Término: 02/09 Dia/Horário: quartas-feiras – 19h às 20:30h
*Priscila Lira é mestre em Estudos Literários (UFPR) e escritora. Pesquisa as intersecções entre Literatura e Fotografia e a presença do pensamento ameríndio na Literatura Brasileira. Cursa doutorado em Estudos Literários (UFPR).
DEUS MORA HOJE NA BOCA DOS MINISTÉRIOS E O QUE A POESIA TEM A VER COM ISSO
Proponente: Julia Raiz*
Público-alvo: qualquer pessoa com interesse em leitura e escrita, disposta a participar das atividades práticas e a compartilhar os textos que surgirem durante a oficina. Por mais que alguns poemas sejam lidos em inglês, não é necessário um conhecimento prévio da língua para participar da oficina.
Proposta/Ementa: O imaginário coletivo está povoado por ideias sobre deus, essa palavra nebulosa. Nesse território Brasil, que aconteceu de compartilharmos como pessoas cidadãs sob uma mesma constituição, um regimento ideológico simultaneamente ligado à moral e à ideia de deus tem peso significativo em decisões governamentais, políticas públicas e comunicados oficiais. O substantivo deus mora hoje na boca dos ministérios. O que pode então a poesia nos provocar a respeito dessa vertiginosa institucionalização da palavra deus? Anne Carson se interessa por deus e pelo esgarçamento de limites. A canadense, poeta tradutora dramaturga e professora de estudos clássicos, é conhecida por profanar os gêneros literários. Sua escrita se faz no borramento entre limites (em outros contextos levados muito a sério): o que é poema, prosa, ópera, ensaio, teatro na escrita de Anne Carson é difícil de definir. No meio desta ampla produção está a série “A Verdade Sobre Deus”, conjunto de 18 poemas que incluem “A mulher de Deus”, “O lobo de Deus”, “A Graça Que Aparece Pela Violência”. A proposta dessa oficina é entrar em contato com as torções criadas por Anne Carson nos poemas como dispositivo para nossa própria criação. A interlocução de Anne Carson com outras produções – de poetas jovens que escrevem hoje no Brasil como Desirée dos Santos, Gal Freire e Francisco Mallmann – intenciona evidenciar como é possível operar a profanação, tanto dos gêneros literários quanto do discurso hegemônico sobre deus.
Início: 16/07 Término: 17/09 Dia/Horário: Quintas-feiras – 19h às 21h
*Julia Raiz é escritora e doutoranda na área de estudos literários, sua pesquisa envolve a tradução dos ensaios do livro “Decreation” de Anne Carson.
Outras informações no blog: http://cursoslivresppglufpr.blogspot.com/p/ementas.html