O DESPERTAR PARA A LÍNGUA E A CULTURA SARDA
Proponente: Brígida Adele Menegatti
Público-alvo: Recomenda-se que o aluno interessado no curso tenha a compreensão de leitura da língua italiana, pois serão disponibilizados e debatidos textos e vídeos em língua italiana como sendo uma das línguas veiculares do curso além do português. Também será feito um paralelo à língua sarda e seus dialetos em relação à língua italiana. Sendo assim, espera-se alunos da graduação; pós-graduação; público em geral que atenda os pré-requisitos como alunos do curso de italiano do Celin e comunidade externa da UFPR interessados na cultura italiana e em línguas faladas no território italiano.
Proposta/Ementa: Curso de 20 horas, sendo 12 horas síncronas e 8 horas assíncronas. Despertar o interesse pela língua sarda (eveil aux langues) pode estimular o desejo do aluno em aprender e analisar outros idiomas, pois se sentirá mais confiante para fazer relações entre línguas da mesma família. Quando se estuda uma língua é importante saber com quais idiomas pode ser relacionada, pois isso facilita a aprendizagem e, sobretudo, a sensibilização para a diversidade, ao mesmo tempo que possibilita perceber a igualdade/continuidade entre as línguas, ou seja, o continuum a que pertencem. A língua sarda e a língua portuguesa compartilham da mesma família, ambas são línguas românicas, portanto podem ser percebidas zonas de transparência entre elas. Algumas línguas foram significativas durante a história linguística da ilha da Sardenha, como a língua catalã, a espanhola, a lígure, a toscana, dentre outras. O objetivo principal deste minicurso é despertar o interesse e a sensibilização pela língua sarda, língua oficial da Sardenha, região que pertence à Itália. Pretende-se debater e refletir sobre a língua em questão em relação ao português, ao italiano, ao espanhol e outras línguas conhecidas pelos alunos que seguirão o curso, com o escopo de desenvolver uma consciência linguística.
Início: 08/09 Término: 12/10
Dia/Horário: quartas-feiras das 18h às 20h.
EPISTEMOLINGUAGEM: DISCUSSÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM ETHOS DE PESQUISA
Proponentes: Bianca de Campos e Ricardo Peixoto
Público-alvo: Estudantes de graduação, de pós-graduação ou da comunidade que tenham interesse em discutir epistemologias em estudos da linguagem;
Proposta/Ementa: Este Curso Livre tem como objetivo construir sentidos a respeito dos diálogos epistemológicos possíveis entre Etnografia e pesquisa na Linguística Aplicada. Para tanto, pretendemos dialogar diferentes leituras das abordagens etnográficas e/ou situadas nos estudos da linguagem. Nesse sentido, focaliza-se nas implicações epistemológicas de concepções de linguagem e ideologias constituintes do processo de pesquisa. Portanto, apoiamo-nos na perspectiva que entende que o ato de pesquisar é situado e contingente.
Início: 26/08 Término: 24/09
Dia/Horário: quintas-feiras e sextas-feiras, das 9:30h às 11:30h
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LE E L2 SOB UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Proponentes: Amanda Letícia Souza Cordovil Dias e Segunda Cá
Público-alvo: comunidade interna da UFPR e de outras universidades
Proposta/Ementa: A partir dos primeiros estudos decoloniais, muitas são as pesquisas que problematizam a formação de professores de línguas e as práticas desenvolvidas em sala de aula apoiado nesse movimento. Baseando se nesses estudos e considerando a constante expansão da área de ensino de português como língua estrangeira/segunda língua (PLE/PL2), este grupo de leitura pretende discutir e questionar as perspectivas no ensino-aprendizagem e na formação desses profissionais [pautada em uma perspectiva decolonial].
Início: 10/09 Término: 15/10
Dia/Horário: sextas-feiras, das 14:30h às 16:30h