QUESTÕES RACIAIS NA BELLE ÉPOQUE: LEITURA DE OBRAS DE MONTEIRO LOBATO E VIRGÍLIO VÁRZEA
Proponente: Gustavo Krieger Vazquez
Público-alvo: Graduandos de Letras e outras áreas afins; pós-graduandos; comunidade externa.
Proposta/Ementa: Um problema atual em estudos literários é como as questões raciais eram tratadas em obras de outras épocas, e como essas visões anteriores colidem com o desejo atual de se construir uma sociedade não discriminadora. O caso mais exemplar é o de Monteiro Lobato, frequentemente atacado — e também defendido — dada sua posição racial, ao mesmo tempo em que é autor bastante lido e difundido. Porém, mais do que uma frase ou trecho de livro que se possa isolar na obra de um autor, e disso construir uma opinião irremovível a respeito do tal, as opiniões de um artista em relação a uma raça pode ser algo fluído, que se altera durante um período de tempo, variando de intensidade e intenções. Não só, essas opiniões são muitas vezes reflexos da sociedade de então, cuja ideologia pode ser aceita ou refutada pelo artista através de seu trabalho artístico em uma miríade de graus. Leremos e teceremos considerações sobre obras diversas de dois autores da Belle Époque brasileira, o paulista Monteiro Lobato e o catarinense Virgílio Várzea, buscando compreender o contexto de certas opiniões em relação a africanos e afrodescendentes que vão, em um mesmo autor, desde um racismo evidente até uma defesa engajada pela igualdade. Esses autores servirão de paradigma ao amplo problema.
Início: 06/09/2021 Término: 25/10/2021
Dia/Horário: Segundas-feiras, 14h30 às 16h30
FICCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA EM CHICO BUARQUE
Proponente: Roberta Gamborgi Vallim Lehmann
Público-alvo: comunidade acadêmica e não acadêmica, independente de vínculo com instituições de ensino superior. Curiosos, entusiastas e leitores consumidores de literatura brasileira, especialmente de Chico Buarque.
Proposta/Ementa: Neste minicurso se propõe fazer a leitura conjunta de trechos selecionados dos romances Estorvo; Benjamim; Budapeste; Leite Derramado, O irmão alemão e Essa Gente, de Chico Buarque, em conjunto com os textos teóricos: Trajetos de uma forma literária, de Perry Anderson, Entre o “poeta” e o “historiador” – A propósito da ficção histórica, de Alcmeno Bastos e O romance histórico ainda e possível?, de Fredric Jameson, com o objetivo de discutir a incorporação das circunstâncias políticas do Brasil nos romances do autor. O percurso proposto é a leitura da obra romanesca de Chico Buarque para posterior discussão do modo que o autor ficcionaliza a política brasileira.
Início: 07/09/2021 Término: 12/10/2021
Dia/Horário: Terças-feiras, 15:00 às 17:00
AUTORITARISMO E POESIA: A POÉTICA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN FRENTE À DITADURA SALAZARISTA EM PORTUGAL
Proponente: Giovana Luersen Chaves
Público-alvo: interessados e interessadas na conversa acerca da história recente de Portugal e possíveis diálogos com a poesia. Deste modo, tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa, independente de vínculo institucional, encontram-se aptas a participar de discussões que tem como premissa promover o exercício crítico frente a regimes totalitários.
Proposta/Ementa: Este curso livre tem como objetivo realizar a leitura conjunta de poemas selecionados a partir de três obras da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004). São elas: Mar Novo (1958), Livro Sexto (1962) e O Nome das Coisas (1977). Andresen é considerada uma figura central na luta contra o regime ditatorial do Estado Novo (1933 -1974) – conduzido por Antonio Salazar – por meio de sua participação ativa na política portuguesa, como em obras críticas ao totalitarismo da época. Para ampliação da discussão, os poemas selecionados conversarão com textos teóricos que versam sobre o contexto histórico português. Entre eles, estão O 25 de Abril na Poesia Portuguesa, de Fernando J. B. Martinho e O Salazarismo e as Mulheres, de António Costa Pinto. Dessa maneira, o presente curso visa promover a discussão sobre a força da poesia como linguagem potencialmente crítica a movimentos totalitários.
Início: 08/09/2021 Término: 13/10/2021
Dia/Horário: Quartas-feiras, 15:00 às 17:00
INTRODUÇÃO À LITERATURA MEDIEVAL ESCANDINAVA
Proponente: Isabelle Maria Soares
Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação da UFPR e de outras instituições e comunidade externa que tenha interesse em conhecer um pouco da Literatura Medieval Escandinava ou iniciar os estudos nessa área. Não há pré-requisito. Foram selecionadas traduções em inglês e português dos textos teóricos e literários, de modo a tornar o curso acessível e promover debates em grupos acerca de determinado tema.
Proposta/Ementa: Este curso se propõe a introduzir aspectos básicos da Literatura Medieval Escandinava, com foco em seus principais textos literários, as Eddas e as Sagas islandesas. Para tanto, trabalharemos também com uma contextualização geral da História da era Viking, colonização da Islândia e mitologia/folclore escandinavo.
Início: 09/09/2021 Término: 14/10/2021
Dia/Horário: Quintas-feiras, 15:00 às 17:00
OS PRIMEIROS ROMANCES DE CLARICE LISPECTOR
Proponente: Mateus Toledo Gonçalves
Público-alvo: O curso tem como público-alvo os interessados na literatura de Clarice Lispector, comunidade externa, estudantes de graduação ou pós-graduação.
Proposta/Ementa: A proposta desse Grupo de Leitura será fazer uma leitura conjunta dos primeiros romances de Clarice Lispector tendo como pano de fundo o juízo compartilhado por três importantes críticos (Gilda de Mello e Souza, Roberto Schwarz e Luiz Costa Lima) de que eles seriam “desarticulados”.
Início: 10/09/2021 Término: 15/10/2021
Dia/Horário: Sextas-feiras, 15:00 às 17:00
INTRODUÇÃO À LITERATURA POLICIAL
Proponente: Taynara Leszczynski
Público-alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade externa, interessados em Literatura Policial e estudos tangenciais ao tema.
Proposta/Ementa: Neste curso, pretende-se trazer um panorama da literatura policial mundial e brasileira, discutindo as principais configurações, obras e autores do gênero, através da leitura e debate de contos policiais e textos teóricos sobre eles.
Início: 06/09/2021 Término: 11/10/2021
Dia/Horário: Segundas-feiras, 9:00 às 11:00
A ESCRITA MULHER
Proponente: Olívia Scarpari e Suéliton de Oliveira Silva Filho
Público-alvo: Aberto a toda a comunidade interessada pela proposta do curso.
Proposta/Ementa: Existiria uma escrita mulher? O conteúdo dos nossos encontros foi pensado a partir do contato com o livro A mulher escrita/A escrita mulher (2004), das pesquisadoras Lúcia Castello Branco e Ruth Silviano Brandão, que discute as representações das mulheres feitas tanto pela pena de escritores e escritoras. Ao longo de nossa formação como leitores, é bastante provável que tenhamos tido um contato muito frequente com personagens femininas criadas por homens, sem sequer termos nos dado conta disso. Assim, para discutirmos os direcionamentos ideológicos e estéticos das representações do feminino, nos debruçaremos quase que integralmente sobre a leitura de contos e poemas criados por autoras, para, desse modo, discutirmos as diferenças entre os conceitos da mulher escrita e da escrita mulher. Pensamos, além disso, em não nos determos apenas na leitura de textos literários, mas nos ancorarmos em textos teóricos que aprofundem o assunto e que possam auxiliar num maior entendimento dos nossos objetos de análise.
Início: 08/09/2021 Término: 13/10/2021
Dia/Horário: Quartas-feiras, 15:00 às 17:00
LEITURA E DISCUSSÃO DE THE WASTE LAND DE T.S. ELIOT
Proponente: Rafael Iatzaki Rigoni
Público-alvo: O curso se destina a alunos da graduação e da pós-graduação que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura moderna e a poesia lírica do século XX.
Proposta/Ementa: O curso será composto pela leitura e discussão do poema The Waste Land (1922) de T. S. Eliot. Tendo em vista que o poema é considerado um texto fundador da estética e percepção moderna e apresenta um alto grau de complexidade, a leitura do texto será dividida por partes para que haja tempo para uma leitura mais aprofundada. Além disso, basearemos nossas discussões em leituras prévias de textos críticos do próprio autor e de outros críticos literários. A intenção do curso é oferecer a oportunidade de refletir sobre esse texto seminal para a formação da sensibilidade e da arte do século XX, tendo como objetivo aprofundar a reflexão sobre as múltiplas facetas da arte moderna.
Início: 09/09/2021 Término: 11/11/2021
Dia/Horário: Quintas-feiras, 18:00 às 20:00
MULHERES NA AMÉRICA LATINA 1 – ESCRITORAS CONTEMPORÂNEAS (CONTOS)
Proponente: Nádia Luciene Ziroldo
Público-alvo: Este curso é dirigido a todas as pessoas que tenham interesse em participar das discussões e leituras e conhecer um pouco da obra de escritoras latino-americanas não tão conhecidas do público brasileiro, principalmente o público leigo em estudos de literatura e futuramente se aprofundar em análises literárias de tais escritoras. Apesar disso, acredita-se que o principal público a ser atingido sejam os graduandos de Letras, principalmente do curso de Espanhol, pois as autoras pré-selecionadas (Camila Sosa-Villadas, Mariana Enriquez, Gabriela Cabezón Cámara, Samantha Scweblin, etc.) possuem o espanhol como língua materna e escrevem majoritariamente nessa língua e, ademais, não são autoras que tem suas obras trabalhadas nas disciplinas de literatura hispano-americana do curso citado e merecem ter seus trabalhos reconhecidos apesar de não serem parte do cânone em língua espanhola.
Proposta/Ementa: O presente curso tem como objetivo principal a leitura e discussão em conjunto de textos literários breves escritos por mulheres da América Latina, principalmente em língua espanhola e língua portuguesa com o intuito de conhecer e resgatar a literatura de escrita feminina pouco difundida nestas línguas.
Início: 10/09/2021 Término: 15/10/2021
Dia/Horário: Sextas-feiras, 16:00 às 18:00
A BRANQUITUDE EM ROMANCES BRASILEIROS ESCRITOS POR MULHERES NEGRAS
Proponente: Tássia Valente Viana Arouche
Público-alvo: Estudantes da graduação, da pós-graduação e demais interessados nas obras a serem lidas e/ou na temática discutida. É desejável – mas não obrigatória – a leitura prévia dos romances escolhidos.
Proposta/Ementa: A proposta deste grupo de leitura é ler os romances Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, e Água funda (1946), de Ruth Guimarães, e discutir as representações da branquitude presentes nas duas obras, que foram identificadas pela pesquisadora Fernanda Miranda como os dois primeiros romances de autoria de mulher negra publicados no Brasil. Vamos tentar compreender de que forma a branquitude aparece e que efeitos estas representações originam, sempre tendo em vista uma leitura mais global destes romances.
Início: 08/09/2021 Término: 13/10/2021
Dia/Horário: Quartas-feiras, 19:30 às 21:30