DECOLONIALIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUAS
Proponentes: João Victor Schmicheck e Nayara Stefanie Mandarino Silva
Público-alvo: professoras e professores de línguas (de qualquer natureza – e.g. educação básica; cursos de idiomas; etc); (ii) pesquisadoras e pesquisadores trabalhando com temáticas relacionados ao ensino e aprendizado de línguas, decolonialidade e/ou formação de professores de línguas. Acreditamos que a proposta do curso atende tanto aquelas e aqueles que estão na sala de aula e querem repensar suas práticas de forma crítica e engajada, bem como leitoras e leitores que desejam debater os conceitos que serão trabalhados no curso por meio dos capítulos indicados no programa e das discussões que iremos propor nos encontros síncronos.
Proposta/Ementa: Tendo em vista que a colonialidade, enquanto lado oculto da modernidade perpassa nossas ações, formas de ser/conhecer, as “relações coloniais de poder deixaram marcas profundas não somente nas áreas de autoridade, sexualidade, conhecimento e na economia, mas no entendimento geral de ser” (MALDONADO-TORRES, 2007, p. 242, nossa tradução). Com isso, consideramos importante o processo de identificar, interrogar e interromper a colonialidade que nos perpassa (MENEZES DE SOUZA, 2019) e agir nas brechas da sala de aula para promover mudanças. A proposta do curso refere-se às possibilidades de ação na sala de aula de professores de línguas a partir da decolonialidade. Nesse sentido, serão lidos e discutidos alguns capítulos do livro (De)colonialidades na relação escola-universidade para a formação de professoras(es) de línguas (MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2020), os quais abordam as possibilidades de ação na formação docente e ensino de línguas a partir da decolonialidade. Considerando as discussões, serão elaboradas propostas de atividades/planos de ensino relacionados ao tema.
Início: 05/09/2022 Término: 07/11/2022 Dia/Horário: Segundas-feiras, 19h às 21h.
OS INSTRUMENTOS DE GERAÇÃO DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA
Proponente: Liane von Mühlen
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, que estejam desenvolvendo, ou pretendem desenvolver, projetos de pesquisa com viés qualitativo. As temáticas e discussões do curso abordarão os prós e contras dos instrumentos de geração de dados na pesquisa qualitativa, especialmente na linguística, trazendo questões ligadas à metodologia da pesquisa.
Proposta/Ementa: A pesquisa qualitativa; Um encontro com a Linguística; Metodologia na pesquisa qualitativa em Linguística; Ética na pesquisa; Questionários e entrevistas (I);
Entrevistas (II); Observações, relatórios, notas, documentos e atividades (I); Observações, relatórios, notas, documentos e atividades (I); Pensando na próxima etapa: a análise de dados (I); Pensando na próxima etapa: a análise de dados (II).
Início: 05/09/2022 Término: 07/11/2022 Dia/Horário: Segundas-feiras, 20h às 22h.
GRAMÁTICA E MÉTODO CIENTÍFICO: CAMINHOS PARA O ENSINO
Proponente: Fernanda Busko Woitchik
Público-alvo: interessados na temática do ensino de gramática, pertencentes ou não à comunidade acadêmica – estudantes da graduação/pós-graduação, professores de língua
portuguesa e demais interessados pelo tema.
Proposta/Ementa: Este minicurso se propõe a fazer leitura e discussão conjunta, em um primeiro momento, dos textos Linguística e ensino de línguas, de Lucia Lobato, Feynman, a linguística e a curiosidade, de Renato Miguel Basso e Roberta Pires de Oliveira, e Os estudos linguísticos e a formação do professor da educação básica: uma proposta concreta, de Maria José Foltran, Marcus Lunguinho e Patrícia Rodrigues, com o objetivo de promover reflexões a respeito da necessidade do reposicionamento do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa e caminhos para tal. Em um segundo momento, pretende-se realizar a leitura e discussão conjunta dos textos Sobre o uso de materiais manipuláveis nas aulas de gramática, aprendizagem ativa e metacognição, de
Eloisa Pilati, e Orações Passivas: o que ensinar?, de Marina Rosa Ana Augusto, com o intuito de observar propostas mobilizadas para a realização de uma abordagem científica dos conteúdos gramaticais.
Início: 09/09/2022 Término: 14/10/2022 Dia/Horário: Sextas-feiras, 14h às 16h.
IDENTIDADE(S) E DOCÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUAS: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
Proponente: Letícia dos Santos Caminha
Público-alvo: Acadêmicos do curso de Letras e demais interessados pelo tema.
Proposta/Ementa: Leitura orientada de textos sobre a relação entre linguagem e identidade(s) na docência. Estudo de diferentes concepções de identidade e de suas implicações no contexto da docência no ensino-aprendizagem de línguas. Reflexões sobre a formação da(s) identidade(s) docente(s) dos professores de línguas. Diálogos sobre identidade docente no ensino-aprendizagem de línguas no pós-pandemia. Debates sobre linguagem, identidade, interculturalidade nas aulas de LM e LE.
Início: 29/10/2022 Término: 19/11/2022 Dia/Horário: Sábados, 9h às 11h