PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
LETRAS

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Cursos ofertados em 2022– Literatura

Informações dos Cursos de Tema Livre –Literatura


Curso Livre Extra

POETAS E PROSADORAS ITALIANAS, DA IDADE MÉDIA ATÉ O NOVECENTO

Proponente: Valentina Cantori é pesquisadora e tradutora. Formada em Literatura Italiana e Linguística pela Universidade de Roma La Sapienza, é doutora em Filologia e Linguística Românica pela Universidade de Macerata e pela Universidade Hebraica de Jerusalém; concluiu na USP um projeto de pós-doutorado sobre literatura italiana e judaísmo. Atualmente é pós-doutoranda da UFPR, pesquisando poesia italiana e tradução. Traduziu Ancestral de Goliarda Sapienza (Âyiné, 2020); traduz literatura italiana para o português e poetas da América Latina para o italiano.

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação e comunidade externa com interesse no tema.

Proposta/Ementa: Traçando um percurso que vai do século XIII até o século XX, este curso se propõe a apresentar as obras de autoras que marcaram a história da literatura italiana, abordando, na maioria dos casos, poetas e prosadoras que começaram a ser lidas e estudadas só em época recente, ou cujo valor literário ainda não foi devidamente reconhecido. Durante os encontros, leremos os escritos das primeiras poetas e das autoras místicas; estudaremos os sonetos das petrarquistas do século XVI e pensaremos nas importantes mudanças que o período da Contra-reforma determinou para a produção literária feminina; consideraremos a participação que as mulheres tiveram, entre os séculos XVIII e XIX, nos ambientes letrados e no jornalismo; analisaremos, enfim, os textos de autoras fundamentais para a literatura contemporânea, que encontraram trajetórias singulares na prosa e na poesia do Novecento.

Início: 24/10/2022          Término: 28/10/2022     Dia/Horário: Segunda, Quarta e Sexta-feira, 14:00 às 18:00.


INTER-RELAÇÕES ENTRE MÚSICA E LITERATURA

Proponentes: Luís Henrique Garcia Ferreira e João Felipe Gremski 

Público-alvo: comunidade acadêmica e externa que tenha interesse nas discussões sobre as conexões e os limites entre a música e a literatura, no estudo de conceitos melopoéticos e da sua aplicabilidade a casos concretos.

Proposta/Ementa: Esta proposta de oficina visa problematizar as relações entre a literatura e a música, desde as influências de uma arte sobre a outra até possíveis entrecruzamentos em poéticas híbridas. Entre os escritores do escopo, destacam-se o modernista irlandês James Joyce, o nobelizado anglo-estadunidense T. S. Eliot, o romântico alemão Goethe e o realista psicológico russo Dostoievski. Os músicos Gustav Mahler, John Cage, Luciano Berio e Flo Menezes terão suas poéticas colocadas em diálogo com os escritores supracitados. Portanto, olhando para narrativas poéticas, romanescas e musicais, buscaremos entender temas e reflexões que emergem das obras selecionadas e que permanecem latentes na contemporaneidade.
Iniciaremos os encontros com uma apresentação panorâmica do curso, após a qual discorreremossobre os conceitos basilares da melopoética (estudo das inter-relações entre música e literatura), trazendo as principais tipologias de análise e abordando limites e possibilidades das “relações perigosas” na aproximação entre as duas artes. Questões sobre a música instrumental enquanto linguagem (ou não) e da aspiração literária à forma musical serão explanadas.
Em uma das vertentes do curso, discutiremos a aplicabilidade desses conceitos a casos concretos na obra de James Joyce, passando brevemente por Música de Câmara, Dublinenses e Ulysses, focando-nos em Finnegans Wake. Assim, nesses estudos de caso, a vida e a obra do irlandês serão esboçadas como suporte contextualizador, especialmente nos detalhes que lancem luz sobre aspectos musicais da poética joyceana. Também observaremos e analisaremos a influência da música na obra de Joyce tal qual o reflexo joyceano na vanguarda musical.
Paralelo ao estudo de Joyce, dedicaremos uma aula trabalhando com a relação entre a obra Quatro Quartetos, de T.S Eliot, e a música – acrescentando à equação a questão do tempo einsteiniana. A paródia na música servirá, na segunda aula do curso, como um prefácio ao que virá adiante; será possível analisar o quanto certos aspectos da literatura podem ser aplicados à música. Na sequência do curso, Goethe e Dostoiévski terão suas principais obras analisadas sob a batuta de Gustav Mahler, músico da Viena de final de século que via na literatura um meio para tentar compreender o mundo em que vivia, especialmente no que diz respeito à questão da existência de Deus e do paradoxo bondade divina e sofrimento humano. Procuraremos mostrar o quanto a música de Mahler tinha, na literatura, uma de suas principais influências, não apenas em Goethe e Dostoiévski, mas também no campo filosófico, especialmente Nietzsche, Schopenhauer e Espinoza.
Como trataremos de diversos intertextos e intermídias criados a partir da obra dos escritores do escopo, usaremos recursos audiovisuais de fácil acesso, a exemplo de composições de Gustav Mahler, George Antheil, Pierre Schaeffer, Karlheinz Stockhausen, Luciano Berio e John Cage. A partir dessa audição – sempre numa relação dialógica com os escritores –, as hipóteses melopoéticas ganharão a materialidade
necessária para a sua sedimentação. Finalizaremos os encontros refletindo sobre a reverberação destas questões no contexto da pesquisa e da criação contemporâneos. Os materiais enviados nas aulas assíncronas serão complementares às discussões síncronas.

Início: 05/09/2022          Término: 10/10/2022     Dia/Horário: Segundas-feiras, 18:30 às 20:30.


EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM NARRATIVAS FICCIONAIS: INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ANTROPOLOGIA LITERÁRIA

Proponente: Larissa Brito dos Santos

Público-alvo: Este curso é direcionado para leitores de literatura que buscam ampliar sua compreensão acerca da experiência de leitura de textos ficcionais, principalmente aqueles que se interessam por uma nova perspectiva dos estudos literários contemporâneos, focada no leitor e sua relação antropológica com a ficção. O único pré-requisito para a participação é gostar de ler literatura e ter interesse em conhecer os processos psicológicos de interação entre texto e leitor.

Proposta/Ementa: Esta oficina tem como objetivo divulgar a vertente teórica dos estudos literários denominada Antropologia Literária, um desdobramento da Teoria do Efeito Estético, como uma introdução aos conceitos iserianos e metodologias de análise da experiência estética em prol de uma autoconsciência do processo de leitura, buscando a emancipação do leitor a partir de estratégias de apreensão e compreensão explicitadas na referida teoria.

Início: 05/09/2022         Término: 07/11/2022     Dia/Horário: Segundas-feiras, 19:00 às 21:00.


EXERCÍCIOS DE LEITURA: OS CONTOS DE “LAÇOS DE FAMÍLIA”

Proponente: Mateus Toledo Gonçalves e Pâmela Nogarotto

Público-alvo: O curso tem como público-alvo os interessados na literatura de Clarice Lispector, comunidade externa, estudantes de graduação ou pós-graduação.

Proposta/Ementa: A proposta deste Grupo de Leitura será fazer uma leitura conjunta de contos selecionados de “Laços de Família” (1960) de Clarice Lispector. A dinâmica proposta de leitura vai tomar a unidade do parágrafo como básica. A ideia será ler os contos na sua integralidade nos encontros, parágrafo a parágrafo, e ir abrindo para discussões voltadas seja para fatura do conto, seja para questões mais amplas, relacionadas aos textos propostas na bibliografia.

Início: 06/09/2022        Término: 08/11/2022   Dia/Horário: Terças-feiras, 14:30 às 16:30


VERSO E DESVIO NA POESIA BRASILEIRA

Proponente: Sergio Maciel Junior

Público-alvo: Esse curso visa fornecer material de análise para aqueles que desejem compreender um pouco melhor o funcionamento do verso em brasileiro, sobretudo em sua relação com a métrica tradicional, ou, inclusive, pensar os modos de funcionamento desses poemas para refinar seus instrumentos de análise.

Proposta/Ementa: O objetivo desse Curso Livre direcionado é compreender melhor, através da leitura de poemas, as especificidades do uso dos recursos métricos e também do verso livre na produção poética brasileira do século XX até os dias de hoje. De certa forma, o objetivo será medir o impacto do verso livre através dos poetas modernos e a relação que a partir de então passou a se estabelecer com as memórias métricas afetivas.
Dentre alguns nomes, cabe citar Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Jorge de Lima, Cecília Meirelles, Maria Lúcia Alvim, Edimilson de Almeida Pereira, André Capilé e Guilherme Gontijo Flores.

Início: 06/09/2022        Término: 11/10/2022          Dia/Horário: Terças-feiras, 19:00 às 21:00.


LYGIA FAGUNDES TELLES ENTRE CONTOS E PONTOS

Proponente: Maiara Afonso de Lima

Público-alvo: O curso tem como público-alvo todos os interessados em conhecer, reler, discutir e contribuir com a leitura da obra e dos contos de Lygia Fagundes Telles. O curso não tem como objetivo promover o ensino formal da literatura, suas escolas e características, mas contribuir para a formação leitora, o desenvolvimento crítico e o despertar criativo dos cursistas, sejam eles da comunidade acadêmica ou externos.

Proposta/Ementa: O curso em questão propõe um trabalho interdisciplinar criativo a partir da leitura e discussão do livro de contos “Antes do Baile Verde” de Lygia Fagundes Telles. Como forma de homenagear e incentivar a leitura da obra da importante e renomada escritora brasileira, a ideia é promover uma leitura coletiva e  semanal dos seus contos e elaborar como atividade prática a produção de uma resenha bordada, produzida ao longo das semanas durante as conversas sobre a obra e impressões de leitura.
Cada participante terá como resultado final uma peça de tecido bordada que traduz os eventos que se destacaram para ele dentro dos textos da autora. Nas aulas iniciais serão apresentados alguns pontos de bordado e a base introdutória para a realização da peça, por isso, não é necessário ter conhecimentos e habilidades manuais prévias. Eventuais dúvidas sobre a execução do projeto também poderão ser sanadas no decorrer do curso.
A leitura dos contos deverá ser realizada antes de cada encontro, de acordo com o cronograma preestabelecido (atividades assíncronas). Durante os encontros serão realizadas rodas de conversas, compartilhamento de informações e ideias, bordados e inspirações (atividades síncronas).

Início: 06/09/2022       Término: 25/10/2022         Dia/Horário: Terças-feiras, 10:30 às 12:30


POLÍTICAS RADICAIS DO VERSO EM RIMBAUD E MALLARMÉ

Proponente: Yuri Amaury Pires Molinari

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação com interesse em poesia; comunidade externa. Embora não seja pré-requisito, conhecimento de língua francesa é recomendado para acompanhar a leitura dos textos no idioma original. Serão disponibilizadas sempre traduções brasileiras e, no caso dos textos ainda não traduzidos para o idioma, traduções inglesas.

Proposta/Ementa: O objetivo desta Oficina é promover a leitura e discussão de um recorte das obras de Arthur Rimbaud e Stéphane Mallarmé à luz das reflexões políticoliterárias de Jacques Rancière (1996; 1998) e Larissa Drigo Agostinho (2021).
Contrariamente à visão comum de que as obras de Rimbaud e Mallarmé são manifestações arquetípicas do escapismo e da alienação simbolistas, Agostinho e Rancière mostram que ambos os poetas possuíam consciência aguda das problemáticas políticas de seu tempo (a segunda metade do século XIX) e que seus posicionamentos
perante essas questões eram de orientação radical – ou seja, eles se alinhavam ao espectro insurrecional, anarquista que culminou na Comuna de Paris em 1871. Para além disso, é possível observar, ainda de acordo com Agostinho e Rancière, que as afinidades de Rimbaud e Mallarmé com os movimentos políticos radicais da época foram determinantes para o desenvolvimento das suas poéticas; assim, eles elaboraram, cada um ao seu modo, projetos líricos inconfundivelmente revolucionários. Nesta oficina, leremos os textos em prosa e verso em que essa lírica radical se sobressai, atentando às formas como o político se converte em poético e vice-versa.

Início: 06/09/2022            Término: 11/10/2022          Dia/Horário: Terças-feiras, 18:30 às 20:30.


AS ASPIRAÇÕES E PRÁTICAS ESPIRITUAIS DE GOETHE: APONTAMENTOS A PARTIR DAS OBRAS DE MINHA VIDA E VIAGEM À ITÁLIA

Proponente: Rafael e Silva Lima

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação e comunidade externa com interesse na obra de Goethe e nos itinerários formativos na literatura.

Proposta/Ementa: este grupo de leitura pretende ler integralmente e discutir dois textos de Goethe, De minha vida e Viagem à Itália, o primeiro um relato autobiográfico e o segundo um relato de viagem. São dois os propósitos da leitura e discussão dos textos: i)reconhecer e compreender o projeto espiritual de Goethe a partir dos efeitos formativos de práticas específicas operadas por ele próprio e ii) elaborar apontamentos que indiquem as fontes e as referências da aspiração de Goethe e as repercussões criativas na sua obra ficcional.

Início: 06/09/2022          Término: 08/11/2022           Dia/Horário: Terças-feiras, 19:00 às 21:00.


GRUPO DE LEITURA EM POÉTICAS DA INFÂNCIA: AS CRIANÇAS NA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XX

Proponente: Arthur Aroha Kaminski da Silva

Público-alvo: comunidade acadêmica e não acadêmica, independente de vínculo com instituições de ensino superior. Curiosos, entusiastas e leitores consumidores de gêneros
literários como memórias, fantástico, fantasia, estranho, entre outros. Interessados nas poéticas, culturas e literaturas da infância, especialmente no âmbito brasileiro.

Proposta/ Ementa: Este grupo de leitura (online) terá como objetivo a leitura e discussão de obras literárias brasileiras em prosa (contos/romances) que contenham personagens infantis ou representações da psique infantil. A carga horária das atividades do grupo de leitura será dividida entre atividades assíncronas (tempo para leitura) e síncronas (encontros online ao vivo para discussão dos textos lidos). A pré-lista de textos conta com autores como: Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rego, José Louzeiro, Manoel de Barros, Mário de Andrade e Monteiro Lobato. Mas na prática os textos a serem lidos, e que fomentarão os diálogos nos encontros, serão selecionados em comum acordo pelos participantes, que também poderão fazer sugestões. Ademais, no caso de romances, a leitura e discussão poderá ser feita em etapas.

Início: 06/09/2022            Término: 08/11/2022            Dia/Horário: Terças-feiras, 19:00 às 21:00.


INTRODUÇÃO À LITETURA INDÍGENA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Proponentes: Alex Viana Pereira e Francisco Bezerra dos Santos

Público-alvo: Alunos de graduação, pós-graduação e comunidade externa que tenham interesse na temática indígena, mais especificamente sobre o movimento literário indígena brasileiro.

Proposta/Ementa: O objetivo deste Grupo de Leitura é promover discussões e reflexões sobre o surgimento e ascensão da literatura indígena brasileira contemporânea. Para tanto, serão abordadas as referências constitucionais e direitos educacionais que contribuíram para que os povos indígenas pudessem desenvolver e aprimorar a sua própria literatura no suporte livro e garantir sua difusão na sociedade nacional. Em seguida, vamos apresentar alguns dos escritores/as indígenas pioneiros do Brasil e, consequentemente, refletir sobre o seu protagonismo, organização e incentivo para que novos autores/as indígenas continuem surgindo e reivindicando o seu espaço no campo estético-literáriocultural brasileiro. Além disso, leremos e teceremos considerações sobre as obras Çaíçú´indé: o primeiro grande amor do mundo (2011), de Roní Wasiry Guará; e Puratig: o remo sagrado (2001), de Yaguarê Yamã, a fim de observar alguns dos aspectos estéticosliterários das narrativas indígenas que estão sendo produzidas no país. Por fim, discutiremos possíveis abordagens da literatura indígena contemporânea brasileira para a sala de aula, visto que se trata de uma temática amparada pela Lei 11.645/2008.

Início: 08/09/2022                Término: 13/10/2022          Dia/Horário: Quintas-feiras, 10:00 às 12:00.


PERCURSOS PARA DESCENTRALIZAR A CRÍTICA LITERÁRIA ECOLÓGICA: NATUREZA(S) EM DIFERENTES CONTEXTOS

Proponentes: Bryan R. Dal Pozzo e Mariana C. P. Marino

Público-alvo: Estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade externa com interesse em a) ampliar noções acerca da(s) ideia(s) de natureza; b) estabelecer contato com a crítica literária ecológica (Ecocrítica), sua origem e transnacionalização; c) compreender como a emergência climática está associada à continuidade da colonização, a colonialidade; d) entrar em contato com diferentes gêneros textuais, como ensaio e poesia, que lidam com percepções ora hegemônicas ora revisadas sobre a(s) natureza(s); e) entrar em contato com jogos e narrativas digitais e suas potencialidades formativas para questões socioambientais. É recomendado conhecimento prévio em língua inglesa, contudo, a mediadora e o mediador buscarão trazer traduções dos textos trabalhados ao longo do Curso Livre. No caso dos jogos, serão disponibilizados trechos de vídeo legendados, quando em língua inglesa, para discussão.
Proposta/Ementa: A Ecocrítica teve sua origem, como disciplina, nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1980. No entanto, foi a partir dos anos 1990 que começou a ser estruturada como campo de estudos. As primeiras pesquisas, focadas em retomar um cânone estadunidense ecológico, acabaram por reiterar estruturas das quais buscavam se distanciar, como a hiperseparação entre natureza e cultura (GARRARD, 2006). A partir do momento em que ocorre a transnacionalização da crítica literária ecológica, ou seja, a sua viagem para outros territórios que não somente os do Norte global, a própria ideia de ecologia é ampliada, assim como algumas noções (monolíticas) sobre a(s) natureza(s). Isso ocorre porque, como afirma Heffes (2014), as realidades socioambientais de países ao Sul do mundo são bem específicas e diferentes daquelas dos países do Norte global.
Distanciando-nos, portanto, de mitos modernos que encaram a(s) natureza(s) somente como recurso ou refúgio, o objetivo deste minicurso é promover a leitura de artigos e capítulos de livros1 fundamentais para a visualização do percurso da crítica literária ecológica até a sua chegada ao Brasil. Para adensar a discussão que se pretende estabelecer com o público interessado, diferentes textos, tais como poemas, ensaios e jogos digitais serão apresentados, de modo que seja possível traçar uma leitura crítica das representações da(s) natureza(s) por eles explicitados.

Início: 08/09/2022             Término: 13/10/2022            Dia/Horário: Quintas-feiras, 18:30 às 20:30.

1 Todos os textos que serão trabalhados ao longo dos encontros serão disponibilizados às pessoas interessadas por meio de pasta no Google Drive.


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO

Proponente: Rafael Iatzaki Rigoni

Público-alvo: O curso se destina aos graduandos e pós-graduandos que desejam aprofundar o conhecimento e a prática de análise textual de poesia. O curso está estruturado em dois eixos: a leitura de textos críticos e a leitura e discussão dos textos poéticos durante os encontros. O objetivo é articular as análises literárias lidas previamente com os poemas a serem discutidos em cada encontro de forma a levantar elementos estruturantes de uma análise literária bem sucedida, partindo sempre do princípio de que é o texto literário que detém primazia na análise literária.
Proposta/Ementa: Grupo de leitura.

Início: 15/09/2022       Término: 17/11/2022         Dia/Horário: Quintas-feiras, 18:00 às 20:00.


O BEABÁ DE EZRA POUND: ABC DA LITERATURA EM DISCUSSÃO

Proponente: Guilherme de Oliveira Delgado Filho

Público-alvo: O curso é destinado tanto à comunidade acadêmica em geral quanto à comunidade externa e tem como proposta facilitar a leitura conjunta do ABC da literatura, de Ezra Pound, obra essa que adquiriu uma significativa relevância acadêmica, especialmente entre os estudantes de Letras, seja na área de Linguística ou de Literatura.

Proposta/Ementa: “As páginas de agora serão suficientemente impessoais para que possam servir de manual.” (POUND, 2006 [1970], p. 19). É dessa maneira que Ezra Pound começa a delimitar o seu estudo de poesia em ABC of Reading (1934) – ABC da literatura (1970), na tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. O que vemos a
seguir é o avesso daquela promessa inicial, ou seja, uma abordagem extremamente pessoal, e quase sempre polêmica, a respeito de como se deve ler poesia. Desde então, este ABC da literatura cresceu em relevância e se tornou uma obra constantemente citada tanto por autores de variados círculos literários quanto por estudantes no âmbito acadêmico brasileiro. Por outro lado, trata-se de uma obra que ainda merece ser discutida com mais atenção, especialmente nesse âmbito acadêmico, em razão das dificuldades encontradas por muitos leitores frente à pedagogia pragmática de Ezra Pound, tão perspicaz quanto erudita. Sendo assim, o nosso Curso Livre se dedicará à leitura e discussão integral do ABC da literatura ao longo de seis encontros a fim de evidenciar por que os estudos críticos de Pound, segundo o poeta T. S. Eliot, “formam o corpo de crítica menos dispensável do nosso tempo.” (ELIOT, 1968, p. xiii). Para tanto, uma cópia digital do livro será disponibilizada a todos os participantes.

Início: 08/09/2022       Término: 13/10/2022        Dia/Horário: Quintas-feiras, 19:00 às 21:00.


FONTES E REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA PESQUISAS SOBRE O MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL

Proponente: Fabio Lucas da Cruz

Público-alvo: O curso propõe a identificação e análise de diferentes fontes impressas e audiovisuais produzidas por integrantes do Movimento Negro no Brasil. Destina-se a estudantes de graduação ou pós-graduação e a docentes da Educação Básica que visem à pesquisa sobre racismo, diversidade e educação para as relações étnico-raciais.
Proposta/Ementa: Racismo estrutural. Perspectivas interseccionais e transnacionais na historiografia sobre o Movimento Negro. Acervos físicos e digitais sobre a história dos africanos e afro-brasileiros. Imprensa Negra. Literatura Negra. Racismo institucional e processos de resistência a discursos, políticas e legislações autoritárias e excludentes.

Início: 08/09/2022        Término: 13/10/2022        Dia/Horário: Quintas-feiras, 19:00 às 21:00.


LITERATURA E IMPRENSA DE INTELECTUAIS NEGROS EXILADOS DURANTE A DITADURA CIVIL – MILITAR (1964-1985)

Proponente: Fabio Lucas da Cruz

Público-alvo: Estudantes de graduação ou pós-graduação e docentes da Educação
Básica.

Proposta/Ementa: Exílio e movimento negro no Brasil Contemporâneo. Imprensa Negra no Brasil. Transnacionalidade, circulação de impressos e movimentos de oposição à ditadura no exílio. Encontros acadêmicos e movimentos antirracistas organizados por brasileiros exilados na América Latina, África e Europa. Ficção, biografias e autobiografias de intelectuais negros exilados. Abdias Nascimento e a proposta do Quilombismo. A Amefricanidade de Lélia Gonzales. Congressos Pan-americanos e Panafricanos.

Início: 20/10/2022       Término: 17/11/2022     Dia/Horário: Quintas-feiras, 19:00 às 21:00. Uma quarta-feira, em 09/11.


A REPRESENTAÇÃO DO SERTANEJO NA LITERATURA BRASILEIRA, DE BERNARDO GUIMARÃES A GRACILIANO RAMOS

Proponentes: Andressa Marzani e Gustavo Krieger Vazquez

Público-alvo: Graduando e pós-graduandos do curso de Letras e áreas afins; comunidade externa.

Proposta/Ementa: Aula 1: introdução ao curso, explicações gerais sobre o seu funcionamento e cronograma. A aula terá como foco uma discussão sobre o marco inicial do Regionalismo, com a leitura de trechos das obras O ermitão de Muquém (1869) e O garimpeiro (1872), de Bernardo Guimarães, delimitando as especificidades da vertente regionalista.
Aula 2: nessa aula, abordaremos duas das obras consideradas regionalistas de José de Alencar, O gaúcho (1870) e O sertanejo (1875). A ideia é refletir sobre o papel do regionalismo como parte da tentativa de Alencar de construção de uma identidade nacional através da literatura, as visões de Brasil e de seus tipos que estavam sendo
elaboradas no período.
Aula 3: analisaremos, através da leitura de trechos do romance Inocência (1872), de Visconde de Taunay; e dos contos “Os sertanejos” (1908), de Coelho Neto, e “Só a natureza” (1907), de Carmen Dolores, alguns embates entre personagens de diferentes culturas, em que ficcionistas postulam níveis diversos às características dos povos –
inteligência, sensualidade, honra, observando as diferenças entre o mundo urbano e o mundo rural na literatura.
Aula 4: estudaremos trechos do romance O cabeleira (1878) e da crônica O matuto (1878), de Franklin Távora, e o conto “Pedro Barqueiro” (1898), de Afonso Arinos. Inseridos na fase de transição do romantismo para o realismo e o naturalismo em nossa literatura, observando as mudanças no modo de representar os sertanejos. Nesse período,
buscou-se uma construção mais fiel ao linguajar e expressões das diferentes regiões do país, trazendo tipos menos marcados pela idealização.
Aula 5: a partir da leitura de trechos de Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, será discutida a ideia do sertanejo como um “forte”, e autêntico representante de nossa nacionalidade, visão essa que influenciaria as gerações seguintes. Do mesmo modo, com a leitura dos textos “Urupês” e “Velha praga” (1914), estudaremos como Monteiro Lobato lançou uma visão até então nova a respeito do homem sertanejo, depreciativa, que critica o homem interiorano como sendo o responsável pela sua própria condição miserável. O autor, posteriormente, viria a mudar sua opinião, o que analisaremos a partir da análise de alguns dos artigos reunidos em Problema Vital (1918).
Aula 6: por fim, a última aula abordará a literatura dita regionalista da década de 1930, novo momento em que esse tipo de produção ganha fôlego com o romance de 1930, conjunto de obras e autores, sobretudo nordestinos, trazendo questões sociais relacionadas ao mundo rural e ao homem interiorano de forma inédita até então. Leremos trechos O quinze (1930) e Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos. Em interlocução com essas leituras, serão consideradas questões levantadas por Antônio Candido em seus artigos críticos.

Início: 09/09/2022      Término: 14/10/2022      Dia/Horário: Sextas-feiras, 10:00 às 12:00.


LEITURA E DISCUSSÃO DAS OBRAS QUE DISCUTEM ASPECTOS CULTURAIS E HISTORICA DO POVO DA GUINÉ-BISSAU

Proponente: David Ie

Público-alvo: O curso é ofertado à toda comunidade acadêmica (interna e/ou externa), sobretudo à comunidade brasileira, africana e independentemente do nível de suficiência em leitura em língua portuguesa. A proposta do curso visa fomentar a leitura literária em aspectos culturais e identitária dos guineenses por meio de textos selecionados de autores guineenses e estrangeiros, permitindo saber com a clareza a sociedade guineense por meio destes textos selecionados.
Proposta/ Ementa: O presente curso proponha como objetivo fomentar as diversas leituras e discussões de textos literários sobre a Guiné-Bissau a partir das obras escritas dos escritores/as centralizados no povo guineense e sua sociedade.

Início: 09/09/2022       Término: 14/10/2022      Dia/Horário: Sextas-feiras, 18:00 às 20:00.


SILVIANO SANTIAGO: LEITURA E ANÁLISE DE ENSAIOS SOBRE LITERATURA E CULTURA BRASILEIRAS

Proponente: Thiago Bittencourt

Público-alvo: O curso é destinado para a comunidade acadêmica e externa em geral, ou seja, para todas e todos que tenham interesse em ler e debater os ensaios centrais da produção crítica de Silviano Santiago, em que o escritor demonstra suas preocupações sobre literatura e cultura brasileiras.

Proposta/Ementa: O curso tem formato de grupo de leitura e ocorrerá de maneira totalmente remota,  distribuído em oito encontros virtuais, com objetivo de conhecer, expandir e compartilhar as leituras e interpretações de parte da produção crítica-ensaística de Silviano Santiago em sua extensa trajetória como professor e como um dos principais intelectuais do Brasil recente, cujas preocupações incluem questões relacionadas à literatura e cultura brasileiras e seus entre lugares no cenário ocidental. No curso, leremos
e debateremos os ensaios que mais se destacam no conjunto da obra do crítico mineiro, cujos temas incluem literatura e identidade, geopolítica da cultura ocidental, cosmopolitismo e localismo na literatura, crítica e história, crítica de arte contemporânea e do Modernismo.

Início: 09/09/2022           Término: 28/10/2022         Dia/Horário: Sextas-feiras, 14:00 às 15:30.


 

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LETRAS
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: pglet@ufpr.br

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