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Histórico e Contextualização

DESDE A ORIGEM

Fundada em 1912, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga universidade brasileira em funcionamento. Hoje com 89 programas de pós-graduação stricto sensu, em 47 das 50 áreas de conhecimento vigentes na CAPES, a UFPR está entre as 5 maiores Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (em número de cursos de pós-graduação stricto sensu em atividade), sendo protagonista na formação de recursos humanos. Com a abertura de seu primeiro programa de pós-graduação remontando ao ano de 1965, a pós-graduação tem uma história de 55 anos na UFPR, da qual o Programa de Pós-Graduação em Letras faz parte há 45 anos, sendo o 3º maior em número de docentes e o 2º maior em número de discentes em toda a instituição, bem como o maior PPG em número de docentes, em número de discentes e em média anual de produção intelectual entre os 11 programas da área de Humanas da UFPR.

O PPG-Letras foi criado em 1975, com duas áreas de concentração, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Em 1985 foi implantada a área de concentração em Linguística de Língua Portuguesa e, em 1988, a área de concentração em Literatura Brasileira. Em meados dos anos 90, como resultado da avaliação interna do desenvolvimento do PPG-Letras em suas duas primeiras décadas de história, constatou-se que o grande reordenamento do quadro docente, conjugado à necessidade de adaptação a novos modos de articulação dos saberes acadêmicos, demandava uma reorganização substancial do Programa, bem como a abertura de novo nível de pós-graduação. No final dessa década, o Programa foi reestruturado em duas áreas de concentração ? Estudos Linguísticos e Estudos Literários ?, passando por uma revisão das linhas de pesquisa, redefinidas, então, a partir das principais linhas de força da pesquisa e da formação em Letras e Linguística no Programa. Reconfigurado em sua estrutura de organização, o PPG-Letras obteve o credenciamento do doutorado na área de concentração em Estudos Linguísticos em 2000, enquanto a área de concentração em Estudos Literários registrou o primeiro ingresso nesse nível em 2002.

No período correspondente às avaliações trienais de 2001-2003 e 2004-2006, o PPG-Letras concentrou seus esforços na consolidação de seu novo modo de organização em duas áreas de concentração e dois níveis de titulação. Procurando enfrentar os problemas identificados tanto em suas avaliações internas quanto nas duas avaliações trienais do período, seu maior desafio consistia na qualificação e na ampliação qualificada de seu corpo docente. Se, em 2001, apenas 17 docentes integravam o então chamado NRD6, ao final de 2006, como resultado dos esforços empenhados para a solução desse problema, o Programa já contava com 27 docentes permanentes, o que, segundo a planilha comparativa da avaliação de 2007, inscrevia o PPG-Letras da UFPR na lista dos 10 maiores programas brasileiros da área em número de docentes.

 

TRIÊNIO 2007-2009

Nesse triênio o Programa consolidou seu corpo docente permanente em torno de 30 docentes, passando a investir mais centralmente em sua qualificação. Para tanto, o PPG-Letras estabeleceu uma nova política de qualificação do corpo docente, com duas principais frentes: a qualificação em nível de doutorado de docentes que, vinculados aos departamentos de Letras da UFPR, ainda não haviam ingressado no Programa, com vistas a futuros credenciamentos; e a qualificação na forma de estágios de pós-doutorado para docentes já credenciados. O impacto dessa política só começou a ficar evidente cerca de cinco anos mais tarde, entre 2012 e 2013, quando o Programa saltou de 30 para 37 docentes, extrapolando logo em seguida a casa dos 40 docentes permanentes. Também o aumento do número de docentes bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, nesse triênio, ao saltar de 01 bolsista em 2005 para 06 em 2009, é um indicador dos primeiros resultados concretos dessa política de qualificação docente. Em 2007, o Programa comemorou 30 anos de sua primeira defesa de dissertação de mestrado e realizou a defesa de seu 400º trabalho de conclusão. No segundo semestre desse ano, a avaliação interna do PPG-Letras identificou a necessidade de criação de duas novas linhas de pesquisa, implementadas em 2008: a linha de ?Estudos da Tradução?, na área de concentração em Estudos Literários, para abrigar o que, então, começava a se definir como uma nova linha de força da pesquisa no Programa; e a linha de „Alemão como Língua Estrangeira“, na área de concentração em Estudos Linguísticos, para abrigar o programa de dupla-diplomação do Mestrado Bilateral em Alemão como Língua Estrangeira, com a Universidade de Leipzig, na Alemanha (criado em 2009) ? um marco do processo de internacionalização do PPG-Letras. Em 2008, a avaliação interna do Programa identificou a necessidade de maior adequação às crescentes exigências quanto à regularidade, qualidade e distribuição da produção docente e discente. Entre as diversas ações de enfrentamento dessa questão, três merecem destaque: a revisão e a parametrização tanto do modo de organização das pesquisas em torno de projetos individuais e coletivos (número de projetos, duração, participação discente etc.) quanto do modo de articulação dos projetos com as linhas de pesquisa (aderência, coerência, consistência); a criação de uma política de recredenciamento e descredenciamento docente, implementada no final de 2009; e a criação de uma nova política de distribuição de bolsas discentes (com concessões anuais ao invés das antigas concessões por todo o período de duração da bolsa), que passou a considerar como critério, além da tradicional classificação no processo seletivo, também o desempenho acadêmico do estudante ao longo do ano anterior à solicitação da bolsa ? o novo modelo de distribuição de bolsas foi implementado no início de 2009. Cabe mencionar que o modelo atual, embora tributário dessa política criada em 2008-2009, é resultado de um desenvolvimento contínuo na direção de uma valorização cada vez maior da qualidade das atividades acadêmicas e da qualificação da produção intelectual dos discentes.

 

TRIÊNIO 2010-2012

No início desse triênio, os esforços empenhados na renovação das políticas institucionais do PPG-Letras, na qualificação de seus quadros e na ampliação do impacto de suas atividades de pesquisa e formação foram reconhecidos: na avaliação de 2010, o Programa obteve a nota 5 da CAPES, alcançando um grau de excelência que, ao longo dos 35 anos de história que o PPG-Letras então completava (1975-2010), vinha se tornando cada vez mais manifesto em seus indicadores. Motivados por esse reconhecimento, 2010 e 2011 foram anos de intensas discussões e de reavaliação tanto da estrutura e da dinâmica de organização do Programa quanto de seus horizontes de inserção nacional e internacional. Embora tivesse alcançado um estágio evidente de maturidade, a avaliação interna constatava, então, a necessidade de se otimizar o modo de articulação entre áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas. Disso resultou uma ampla reforma curricular, discutida ao longo dos dois primeiros anos do triênio e implementada em 2012, em que as linhas de pesquisa foram completamente redimensionadas (passando ao modelo hoje vigente, com 04 linhas na área de concentração em Estudos Linguísticos e 03 na área de concentração em Estudos Literários ? para o detalhamento da relação entre áreas, linhas e disciplinas), o elenco de disciplinas foi atualizado, o sistema de créditos foi adequado aos novos padrões vigentes e, adicionalmente, foram criados novos modos de representação no Colegiado do Programa (COPOL), reforçando a representação discente e rearticulando a representação docente a partir das novas linhas de pesquisa (ao invés da representação por departamentos ou áreas, como até então). Em 2010, com o objetivo de ampliar as ações de cooperação interinstitucional, de nucleação e de articulação interna da pesquisa dos docentes, o Programa criou uma política de incentivo à pesquisa em redes interinstitucionais, traduzida, àquela altura, na forma de um edital interno (com recursos captados junto à Fundação Araucária), que fomentava a organização de eventos nacionais fortemente articulados em torno das linhas de pesquisa então em pleno processo de redimensionamento. Cabe destacar, ainda, como ação importante de nucleação e ampliação da inserção nacional do PPG-Letras no triênio, a decisão de sediar na UFPR, entre 2009 e 2011, as diretorias de duas das maiores associações da área de Letras e Linguística (ABRALIN e ABRALIC), com a organização dos grandes eventos da área em 2010 e 2011: o XII Encontro da ABRALIC (2010), o XII Congresso Internacional da ABRALIC (2011) e o VII Congresso Internacional de Linguística (2011). Em 2011, tiveram início as tratativas com universidades francesas para o estabelecimento de dois novos programas de dupla-diplomação. Em 2012 foram assinados os acordos que criaram, na área de Estudos Literários, o Mestrado Bilateral em Estudos Lusófonos (UFPR/Université Lumière Lyon II) e, na área de Estudos Linguísticos, o Mestrado Bilateral em Francês como Língua Estrangeira ou Didática das Línguas e Engenharia Pedagógica Multimídia (UFPR/Université Grenoble 3 Stendhal), ampliando de modo decisivo a rede de cooperação internacional do PPG-Letras da UFPR.

 

QUADRIÊNIO 2013-2016

Esse quadriênio, em que o PPG-Letras completou 40 anos de história (1975-2015), foi marcado pela consolidação de suas ações de internacionalização, com destaque às atividades de seus 03 programas de Mestrado Bilateral. Além das titulações resultantes dos 03 acordos (totalizando 24 Mestrados somente entre 2013 e 2016), que atestam o sucesso dos respectivos programas de dupla-diplomação, os convênios também renderam, no quadriênio, várias ações de cooperação acadêmica entre os docentes das instituições envolvidas. Em 2016, o convênio bilateral com Grenoble foi renovado e, depois de sofrer reformulações motivadas pela nova estrutura de organização da universidade parceira, foi reformatado, em 2017-2018, como um Mestrado Bilateral em Didática das Línguas (UFPR/Université Grenoble-Alpes ? UGA). Entre as demais ações de internacionalização do Programa nesse quadriênio, cabe mencionar, também, a crescente participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos, estágios de pós-doutorado e doutorados sanduíche no exterior.

É importante observar que, ao longo dos anos, a quantidade de eventos de pequeno, médio e grande porte (regionais, nacionais e internacionais) promovidos pelo PPG-Letras foi crescendo juntamente com o Programa, mas foi apenas a partir do triênio 2010-2012 que começou a se desenhar mais nitidamente uma política de incentivo e fomento dessas ações, tendo em vista seu potencial de nucleação e seu impacto na visibilidade e na inserção do PPG-Letras. Aos poucos, o perfil dos eventos promovidos pelo Programa foi mudando, deixando de ser apenas o produto de iniciativas isoladas, para se tornar, cada vez mais, o resultado de um esforço de articulação interna (de um grupo de pesquisa, de um centro, laboratório ou núcleo de estudos, de docentes e discentes de uma área ou linha de pesquisa) em cooperação com outras instituições. Foi exemplar, nesse sentido, a decisão da linha de pesquisa em Alemão como Língua Estrangeira de sediar em nosso Programa, entre 2012 e 2015, a diretoria da associação latino-americana de Germanística (ALEG), assumindo a organização de seu grande evento internacional, o XVI Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos, realizado em 2014.

Em 2014, no esforço de ampliação das ações de solidariedade regional do Programa, foi aprovada a proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER-CAPES) com a UTFPR de Campo Mourão, que começou a funcionar em março de 2015, contando com a participação remota de 07 docentes da área de Estudos Literários. Colhendo os resultados de médio-longo prazo da política de qualificação docente implementada em 2007-2008, o Programa teve um aumento substancial de seu corpo docente no quadriênio, passando de uma média de 30 docentes, no final do triênio 2010-2012, para 47 ao final de 2016. Outro resultado expressivo dessa política de qualificação docente foi o aumento do número de saídas para pós-doutorado: se no triênio 2004-2006 afastaram-se em média 2,3 docentes por ano para pós-doutorado, essa média saltou para 3,3 no triênio 2010-2012, e alcançou os 5 afastamentos anuais entre 2013-2016. Com isso, ao final de 2016, 81,8% de todos os docentes haviam realizado ao menos um estágio pós-doutoral. O aumento significativo de bolsistas de produtividade do CNPq, saltando de 6 em 2009 para 11 em 2016, é mais um indicador de que o crescimento do corpo docente no quadriênio foi acompanhado, igualmente, por um incremento de sua qualificação. Também o número de pós-doutorandos acolhidos pelo Programa no quadriênio deu um salto substantivo em relação à média do triênio anterior, passando de uma média anual de 1,7 (entre 2010 e 2013) para 5,5 (entre 2013 e 2016), totalizando 22 pós-doutorandos no período, indicador importante do aumento da visibilidade do Programa.

Cabe destacar, ainda, que esse quadriênio foi marcado pelo número de premiações recebidas por discentes e docentes do Programa. Em 2016, 02 trabalhos de conclusão de nossos egressos foram agraciados com o Prêmio CAPES de Tese e com o Prêmio ANPOLL de Dissertação. E entre 2012 e 2016, a produção intelectual de docentes do Programa recebeu 09 dos prêmios de maior distinção no Brasil: foram 03 prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte ? APCA (tradução, em 2012, 2013 e 2014), 01 prêmio da Academia Brasileira de Letras (tradução, em 2013), 03 prêmios Jabuti (tradução, em 2013 e 2014, e projeto gráfico, em 2016), 01 Prêmio Paulo Rónai da Biblioteca Nacional (tradução, em 2015) e 01 Prêmio Paraná de Literatura (contos, em 2013).

 

QUADRIÊNIO 2017-2020

O início do quadriênio 2017-2020 foi marcado pela comemoração dos 40 anos da primeira defesa do PPG-Letras e por sua 800ª titulação. Cabe destacar, portanto, que, se nos seus primeiros 30 anos de história (1977 a 2007) o Programa titulou 400 mestres e doutores, outros 400 foram titulados nos 10 anos seguintes (2007 a 2017). E ao longo do quadriênio 2017-2020 foram concluídas outras 252 orientações, de modo que o Programa alcançou, ao final de 2020, a sua 1029ª. titulação. Somados ao crescente reconhecimento de mérito dos trabalhos de conclusão e da produção qualificada que deles deriva, esses números são um indicador significativo da consolidação e da maturidade do PPG-Letras, da amplitude de seus esforços de formação de pesquisadores da área de Letras e Linguística e do aumento de sua inserção e de sua força de nucleação nas últimas décadas. Outro marco importante do início desse quadriênio foi o resultado da avaliação quadrienal 2013-2016, que conferiu ao PPG-Letras a nota 6, num gesto claro de reconhecimento dos esforços empenhados na construção da condição de excelência do Programa ao longo dos anos. Consequentemente, o Programa dedicou boa parte dos dois primeiros anos do quadriênio ao processo de adaptação ao novo regime do PROEX, com os respectivos impactos em sua estrutura administrativa, como a criação de uma Comissão Gestora e a reorganização de uma infraestrutura de secretaria capaz de assumir os novos encargos, especialmente os de ordem financeira.

Quanto às ações de cooperação internacional, em 2017 os acordos bilaterais com Lyon e com Leipzig foram renovados e o acordo bilateral com Grenoble foi ampliado, na forma de um programa de cotutela de doutorado. Nesse mesmo ano foi estabelecido também um novo programa de cotutela de doutorado com a Universidade de Potsdam, na Alemanha, coroando o acordo de cooperação firmado com essa instituição desde 2012, e em 2019 teve início o programa de cotutela de doutorado com a Universidade de Bourdeaux, na França, de modo que o Programa conta, atualmente, com 03 programas de cotutela de doutorado e encontra-se em fase final de formalização de um quarto, com a Universidade de Estocolmo. Os 03 mestrados bilaterais com as Universidades de Leipzig, Lyon e Grenoble mantiveram-se também em plena atividade entre 2017 e 2020, totalizando juntos, desde o início de suas vigências, 58 titulações-duplas de Mestrado (30 somente neste quadriênio), com 16 dissertações em andamento (05 destas já defendidas no início de 2021). Da cooperação entre docentes dessas três universidades estrangeiras e do PPG-Letras resultou, ainda, uma série de ações no período.

Entre as ações de nucleação e inserção (nacional e internacional) do quadriênio, cabe destacar a decisão dos docentes da linha 1 da área de Estudos Literários, vinculados ao Centro de Estudos Portugueses, de sediar na UFPR, entre 2016 e 2017 (pela segunda vez, depois da gestão 2002-2003), a diretoria da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), uma das mais antigas associações da área de Letras, organizando, em 2017, o XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP. Outras 02 ações importantes de nucleação e inserção (regional e nacional) do quadriênio merecem também destaque: a decisão de colegas das linhas 1 e 2 da área de Estudos Linguísticos de assumir, em 2020, a diretoria do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul ? CELSUL (pela terceira vez desde sua criação, em 1995), responsabilizando-se pela organização do próximo encontro; e, num esforço inédito de cooperação dos PPG-Letras da UFPR (Curitiba, Paraná) e da UFAC (Rio Branco, Acre), a organização do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação Norte e Sul, em 2020, com a participação dos coordenadores de área da CAPES e de coordenadores de 40 PPGs diferentes das regiões Norte e Sul.

Entre as ações de inserção e impacto social e cultural do Programa, cabe destacar ainda os resultados de nossa grande interface extensionista de Cursos Livres, ofertados pelos discentes para a comunidade acadêmica e não-acadêmica local, nacional e internacional. Entre 2017 e 2020 foram ofertados ao todo 100 Cursos Livres (32 da área de Estudos Linguísticos e 68 da área de Estudos Literários), integralizando 2284 horas de atividades extensionistas, que alcançaram 1702 participantes discentes de 10 cursos diferentes da comunidade acadêmica da UFPR e de diferentes cursos de 56 outras instituições acadêmicas locais, nacionais e estrangeiras, além de participantes da comunidade não acadêmica (sem vínculo com universidades). Seguindo sua política de organização de eventos, o Programa também realizou ao longo do quadriênio (sem contabilizar aqui os Cursos Livres), um total de 106 eventos acadêmicos de diferentes proporções (59 da área de Estudos Literários, 41 da área de Estudos Linguísticos e 06 integrados), 13 deles em 04 línguas estrangeiras (inglês, alemão, espanhol e francês), envolvendo um total de 414 convidados de instituições de todas as regiões do Brasil e do exterior, dentre os quais 81 convidados de instituições estrangeiras de 17 países diferentes (Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Guatemala, Jamaica, México, Estados Unidos, Islândia, África do Sul, Grécia, Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Áustria, França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Hungria, Polônia, Rep. Tcheca, Rússia e Japão).

A avaliação interna anual de 2017 constatou que o grande crescimento do corpo docente no quadriênio anterior, consolidando o Programa com uma média de 53,8 docentes ao final de 2016 (dos quais 47,3 permanentes, em média), vinha produzindo um decréscimo progressivo da relação entre o número de discentes e de docentes do PPG-Letras (5,95 discentes por docente permanente em 2017), dado que o número de inscritos nos processos seletivos anuais, a despeito de um relativo aumento de vagas discentes desde 2015, mantinha-se praticamente o mesmo há quase uma década. Duas ações de enfrentamento dessa questão merecem destaque: a implantação, em 2018, de uma nova política de credenciamento docente, que limitou o credenciamento de novos docentes a demandas acadêmicas emergenciais e/ou estratégicas das linhas de pesquisa; e o redimensionamento do modelo de processo seletivo, que, a despeito de um esforço contínuo de aprimoramento ao longo dos anos, ainda mantinha o mesmo formato em 4 etapas (prova, projeto, currículo e entrevista), sendo duas delas presenciais. Em 2019, rompendo com esse formato tradicional e reconfigurando totalmente o processo interno de avaliação de projetos (às cegas, por três pareceristas diferentes), o processo seletivo passou a se organizar em duas etapas (projeto e entrevista), sendo apenas uma presencial. Como resultado dessa reconfiguração, o processo seletivo 2019 (Turma 2020) teve um aumento de 60% de candidatos inscritos (273 candidatos, 173 para o mestrado, 100 para o doutorado) em relação à média histórica das duas décadas anteriores (170 candidatos, 110 para o mestrado, 60 para o doutorado); já o processo seletivo de 2020 (Turma 2021), com um total de 344 candidatos (208 para o mestrado, 136 para o doutorado), teve um aumento de 102% em relação à média histórica. O aumento médio de 41,3% no número de candidatos aprovados em 2019 e 2020 (de uma média de 80 aprovados em anos anteriores, para 120 aprovados em 2019 e 106 em 2020) indica que o aumento da quantidade de inscritos não se deu à revelia da qualidade dos candidatos. Outro aspecto positivo do novo modelo de seleção, que em 2019 abriu a possibilidade de fazer a etapa presencial à distância e, em 2020, realizou-se de modo inteiramente remoto, foi a ampliação do alcance do processo seletivo, incluindo um número mais expressivo de candidatos de todas as regiões do Brasil e também do exterior: entre 2019 e 2020, foram ao todo 19 candidatos estrangeiros de 9 países diferentes (Angola, Guiné-Bissau, Haiti, Bolívia, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Itália e Países Baixos) ? não incluídos aqui os discentes dos mestrados bilaterais com a França e a Alemanha. Esses resultados contribuíram decisivamente para o reequilíbrio da relação entre o número de discentes e docentes do Programa, que saltou da média de 5,95 discentes/DP em 2017 para 7,07 discentes/DP em 2020 (com tendência a fechar em 7,35 discentes/DP em 2021), de modo que as ações empreendidas alcançaram amplamente o resultado, mesmo em um ano tão conturbado como o de 2020.

Outra questão enfrentada no quadriênio, identificada na avaliação quadrienal anterior, foi a questão do currículo. O relatório do quadriênio anterior registrava um elenco de 164 disciplinas, que, pelo tamanho excessivo, tornava impossível a oferta integral no intervalo de 4 anos. Depois de longo processo de discussão, o ajuste curricular 2017-2019 reduziu amplamente aquele elenco, chegando a um conjunto final de 42 disciplinas (21 em cada área de concentração, perfeitamente articuladas com as respectivas linhas de pesquisa), o que tornou possível a oferta integral do quadro de disciplinas já no contexto deste quadriênio.

Destaque-se, ainda, o aumento contínuo de bolsistas de produtividade do CNPq no período, passando de 11 em 2016 para 13 em 2019 e 18 em 2020 (sendo 5 deles PQ-1), o que é indicador importante da constante e crescente qualificação do quadro docente: somadas às duas bolsas da Fundação Araucária, o Programa chega ao final do quadriênio com 43,5% de seus docentes permanentes com bolsas de produtividade de agências de fomento. A mesma tendência se observa no número de saídas para pós-doutorado. Se no triênio 2010-2012 afastavam-se em média 3,3 docentes anualmente para pós-doutorado, essa média saltaria para 5, entre 2013-2016, e alcançaria os 5,3 afastamentos anuais somente nos três primeiros anos do quadriênio. O ano de 2020 foi atípico em razão da pandemia: apenas 3 docentes efetivaram o pós-doutorado que haviam planejado. Ainda assim, como resultado expressivo da continuidade de uma política de qualificação do corpo docente, o Programa saltou dos 81,8% de docentes com ao menos um pós-doutorado em 2016 para 93,5% dos docentes permanentes (43 de 46) com ao menos um pós-doutorado no final de 2020. Também o número de acolhimentos de pós-doutorandos no quadriênio manteve um ritmo de crescimento em relação à média do quadriênio anterior, passando de uma média anual de 5,5 pós-doutorandos por ano (entre 2013 e 2016) para 12 (entre 2017 e 2020), totalizando 48 pós-doutorados (27 na área de Estudos Linguísticos e 21 na área de Estudos Literários) ao final do quadriênio, o que é mais um indicador da visibilidade e da força de nucleação cada vez maiores do Programa.

Cabe lembrar, por fim, do número crescente de prêmios recebidos por discentes e docentes no quadriênio, indicador da qualidade, do impacto e da visibilidade da produção intelectual do Programa. Em 2019, 03 trabalhos de conclusão de nossos egressos receberam distinções de mérito: no Brasil, o Prêmio Dirce Côrtes Riedel ? ABRALIC de Tese (menção honrosa, por tese defendida em 2019) e, no exterior, o prêmio da Fundación Maria Paula Alonso de Ruiz Martinez (Espanha, por dissertação defendida em 2018) e o Prémio Científico Mário Quartin Graça (Portugal, por tese defendida em 2018). Em 2020, mais um trabalho de conclusão teve seu mérito reconhecido nacionalmente, recebendo o prêmio do V Concurso Nacional de Teses e Dissertações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR, 2020, por tese defendida em 2019). A produção intelectual de docentes do Programa recebeu 03 prêmios de destaque no Brasil entre 2017 e 2019: 01 prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte ? APCA (tradução, em 2017), 01 Prêmio Paulo Rónai da Biblioteca Nacional (tradução, em 2018) e 01 Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional (romance, em 2019).

 

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