Menu

Produção Intelectual

2020

TITULO AUTORES
‘Onde está o Menino Jesus’, pergunta Natália Correia ANTONIO AUGUSTO NERY

*weid-: visões, ideias, ferramentas para o conhecimento FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

1. *gweih₃-: a raiz da vida frente à necropolítica FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

1. *gweih₃-: a raiz da vida frente à necropolítica FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

2. *weid-: visões, ideias, ferramentas para o conhecimento FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

A APRESENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PRÁTICO-PEDAGÓGICO DOS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Erika Ravenna da Silva Pires;Joyce Nayane de Carvalho Oliveira;Maria de Lima Goder

A God Slept Here by Guilherme Figueiredo: A Radical Modernist Amphitruo From Brazil RODRIGO TADEU GONÇALVES

A implementação da formação de professores de PLE na UFPR: percursos e práticas nos eixos da extensão, da pesquisa e do ensino FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;BRUNA PUPATTO RUANO;MARIZA RIVA DE ALMEIDA

A implementação de formação de professores de PLE na UFPR: Percursos e práticas nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão, no prelo. BRUNA PUPATTO RUANO;FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;MARIZA RIVA DE ALMEIDA

A LITERATURA LOCAL NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ DE DEUS BARROS JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Jarleiane Anália de Sousa Lima;Cássia Fernanda de Sousa;Clezimaura de Sousa de Jesus;Leandro de Sousa Barbosa

A LITERATURA: BASE PARA O DESPERTAR CRÍTICO E SOCIAL IMERSA NO SARAU LITERÁRIO JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Erika Ravenna da Silva Pires;Ana Gabriela Rodrigues;Elana Loren Sousa Silva;Shyrleym Pereira da Silva

A metamorfologia de Macunaíma: notas iniciais ALEXANDRE ANDRE NODARI

A paródia em In nomine Dei ANTONIO AUGUSTO NERY;Cecília Thais Hamm

A pedagogia da autonomia e a educação humanista no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM;LILIAN DOS SANTOS SILVA RIBEIRO

A POESIA DE VILEBALDO NOGUEIRA ROCHA COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA LITERÁRIA REGIONAL JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Jarleiane Anália de Sousa Lima;Isaque Pereira Gonçalves;Mirian Sousa Silva;Valdiane de Moura Silva

A tradução da/dá origem: notas sobre mito, romance e encontro de mundos ALEXANDRE ANDRE NODARI

A VIDA DA FICÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE O FEMININO, A ESCRITURA E A TRANSFORMAÇÃO EM CLARICE LISPECTOR ALEXANDRE ANDRE NODARI

AGÊNCIA EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO EM LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIAS COM CONVERSATION CLUB ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM;GABRIEL JEAN SANCHES

Ainda há leitores de Sacis? MILENA RIBEIRO MARTINS

Anais da I Jornada Internacional de Pragmática. 1ª Ed. ELENA GODOY;Ana Claudia Fagundes da Cunha Casagrande;ANGÉLICA JEANICE MARTINS ANDERSEN;CRISBELLI DJAMILLI DOMINGOS

Antropofagia e perspectivismo: nós, quem, tupy or not tupy? ALEXANDRE ANDRE NODARI;MARIA CAROLINA DE ALMEIDA AMARAL

Apresentação de Projeto de Pós-Doutoramento ANTONIO AUGUSTO NERY

As Abordagens Plurais como ferramenta para os Estudos Galegos na Universidade brasileira: experiências didáticas no curso de Letras da UFPR FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;KARINE MARIELLY ROCHA DA CUNHA;SUEDER SANTOS DE SOUZA

As atividades formativas na formação em Luteria ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM

As cartas do leitor crítico Dalton Trevisan RAQUEL ILLESCAS BUENO

Aspectos da paródia em O evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago ANTONIO AUGUSTO NERY

Assessoria ad-hoc da FAPESP para emissão de parecer MILENA RIBEIRO MARTINS

Avaliador Ad hoc de artigo a ser publicado na Revista Macabéa – Universidade Regional do Cariri ANTONIO AUGUSTO NERY

Avaliador de Projeto submetido ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBITI/PIBIC Jr.) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) ANTONIO AUGUSTO NERY

Bíon, fr. IX ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

Camilo Castelo Branco sob revisão a partir da temática (anti)clerical. Zagreb University, Croácia. ANTONIO AUGUSTO NERY

Camilo, para além de um ‘Amor de perdição’, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 ANTONIO AUGUSTO NERY

Canto enforcado em vento RODRIGO TADEU GONÇALVES

Cesta básica – roteiro didático e material do professor Angelica Jeanice Martins Anderson;MARIA CRISTINA FIGUEIREDO SILVA

Class observation in TEFL in Colombia Miguel Martinez;Clarissa Jordão;EDUARDO HENRIQUE DINIZ DE FIGUEIREDO

Comitê Científico do XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as ? XI COPENE SUEDER SANTOS DE SOUZA

Como você escreve? Ron Martinez;CHIRLEI GLIENKE;EDUARDO HENRIQUE DINIZ DE FIGUEIREDO

Contos com temática amorosa ajudam a apresentar Eça de Queiroz ainda no fundamental ANTONIO AUGUSTO NERY

CONVERSANDO EM VERSO E PROSA: SARAU LITERÁRIO NA ESCOLA JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Jarleiane Anália de Sousa Lima;Taysson Albuquerque de Carvalho;Luciana Hermínia da Silva;Isabela Aparecida Pereira

Critical presentation of the European Digital Competence Framework (DigComp) and related frameworks João Augusto Mattar Neto;Maristela Baggio Piovezan;SUEDER SANTOS DE SOUZA;Cassio Cabral Santos;Andreia Inamorato dos Santos

De Maneira a Foco: o Percurso Semântico do Advérbio Justamente MÁRCIO RENATO GUIMARÃES

DESENVOLVENDO O GOSTO PELA LITERATURA POR MEIO DO DINAMISMOS NA INTERPRETAÇÃO DA OBRA A MORENINHA JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Jarleiane Anália de Sousa Lima;Larissa Brenda dos Santos Araújo;Maria Islane de Moura Silva

DESVIOS ORTOGRÁFICOS MOTIVADOS POR PROCESSOS FONOLÓGICOS: UMA ANÁLISE ACERCA DA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Maria Aldetrudes de Araujo Moura Paula Quadros;Luana Paulina de Sousa Carvalho;Luís Felipe do Nascimento;Patrine Silva Nascimento

EDUCAÇÃO DECOLONIAL: O PROTAGONISMO INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO INTERCULTURAL ROSANA HASS KONDO;CLORIS PORTO TORQUATO

Elementos formais da alusão em latim ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

Ellas JEANINE GERALDO JAVAREZ

Em caso de dúvida: sempre cômico! O teatro de Elfriede Jelinek RUTH BOHUNOVSKY

Entre línguas: Letramentos em prática ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM;Adriana Brahim;DENISE AKEMI HIBARINO;PRILA LELIZA CALADO

Fausto, nosso contemporâneo KLAUS FRIEDRICH WILHELM EGGENSPERGER

Fausto, nosso contemporâneo KLAUS FRIEDRICH WILHELM EGGENSPERGER

Formação de leitores na escola hoje: problemas e propostas MILENA RIBEIRO MARTINS;MICHELLE FERNANDES LIMA

Grande sertão: veredas, um inventário da avifauna WILLIAN DOLBERTH;KLAUS FRIEDRICH WILHELM EGGENSPERGER

Grande sertão: veredas, um inventário da avifauna WILLIAN DOLBERTH;KLAUS FRIEDRICH WILHELM EGGENSPERGER

Hesiodic Patterns in Lucan: Cosmic and Civil Wars ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

HIPER E HIPOSSEGMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A ESCRITA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Maria Aldetrudes de Araujo Moura Paula Quadros;Camila Lima de Moura;Camila Raimunda de Sousa;Myllena de Araújo Moura

Idealismo e individualismo num raro romance pernambucano MILENA RIBEIRO MARTINS

Intercomprensión entre lenguas neolatinas y contacto lingüístico en la UNILA. Comunicación en contexto académico plurilingüe FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;Ángela Erazo Muñoz

Internacionalização em Inglês: sobre esse tal de unstoppable train e de como abordar a sua locomotiva CLARISSA MENEZES JORDÃO;Clarissa Jordão;EDUARDO HENRIQUE DINIZ DE FIGUEIREDO;Gabriela Laufer;GABRIELA FAGUNDES LAUFER;Thainá Frankiw;thaina carolina frankiw

La intercomprensión entre lenguas próximas como enfoque didáctico para la formación de profesionales plurilingües: experiencias pedagógicas en dos universidades federales brasileñas FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;Ángela Erazo Muñoz

Language and globalization Matthew Hammill;EDUARDO HENRIQUE DINIZ DE FIGUEIREDO;Youmie J. Kim

Leitura de ‘Mineirinho’, conto de Clarice Lispector (Clarice 100 ears) ANA CAROLINA CERNICCHIARO;Marília Librandi

LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAÇÃO, ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO

Línguas em Português. A Lusofonia numa Visão Crítica SUEDER SANTOS DE SOUZA;FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;CALVO DEL OLMO, FRANCISCO JAVIER

Línguas em Português. A Lusofonia numa Visão Crítica – Versão Digital SUEDER SANTOS DE SOUZA;FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;CALVO DEL OLMO, FRANCISCO JAVIER

Línguas em português: a Lusofonia numa visão crítica FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;SUEDER SANTOS DE SOUZA

Línguas Estrangeiras na formação do comunicador institucional ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM

Literatur Lesen Lernen: Lesewerkstatt Deutsch 2 THIAGO VITI MARIANO;WANDEMBRUCK, MILENA

Literaturas e culturas globais KLAUS FRIEDRICH WILHELM EGGENSPERGER

Minha História – roteiro didático e material do professor CLAUDIA HELENA DAHER;JULIANA BORGES RODRIGUES DE FREITAS;MARIA CRISTINA FIGUEIREDO SILVA

Minicurso – Intercompreensão: A chave para as línguas – Aula 1 FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

Minicurso – Intercompreensão: a chave para as línguas – Aula 2 FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

Minicurso – Intercompreensão: a chave para as línguas – Aula 3 FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

Minicurso – intercompreensão: a chave para as línguas – Aula 4 FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

Minicurso – Intercompreensão: A chave para as línguas – Aula 5 FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

Minicurso – Intercompreensão: A chave para as línguas – Aula 6 Extra FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

O (anti)clericalismo em obras de Camilo Castelo Branco ANTONIO AUGUSTO NERY

O (anti)clericalismo em obras de Camilo Castelo Branco. Universidade de Lisboa, Portugal. ANTONIO AUGUSTO NERY

O CORDEL NA SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PIBIDIANOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Jarleiane Anália de Sousa Lima;Antônio Lázaro Ribeiro Lima;Kezimária Maria de Sousa Silva;Maura Silva Sousa

O drama do antitestemunho: Świadkowie albo Nasza mała stabilizacja (As testemunhas ou Nossa pequena estabilização), de Tadeusz Różewicz MARCELO PAIVA DE SOUZA

O homem controlador do seu universo? Prometeísmo em Goethe, Diego Rivera e Ridley Scott KLAUS FRIEDRICH WILHELM EGGENSPERGER

O livro brasileiro nos anos 1920: aspectos gráficos e atuação dos escritores / The Brazilian Book in the 1920?s: Graphic Aspects and Writers? Performance MILENA RIBEIRO MARTINS

O narrador e o direito à voz em “Half of a yellow sun”, de Chimamanda Ngozi Adichie JEANINE GERALDO JAVAREZ

Orelha de O presidente, de Thomas Bernhard; trad. Gisele Eberspächer e Paulo Rogério Pacheco Jr. MARCELO PAIVA DE SOUZA

Os Adelfos de Terêncio RODRIGO TADEU GONÇALVES

Os Adelfos de Terêncio RODRIGO TADEU GONÇALVES

Outils et approches de l’intercompréhension pour la promotion du plurilinguisme FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

Outils et approches de l’intercompréhension pour la promotion du plurilinguisme FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;Phelippe Blanchet

Parecer ad hoc para a Revista dObra[s] ? revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda MILENA RIBEIRO MARTINS

Parecer ad hoc para a revista O Eixo e a Roda MILENA RIBEIRO MARTINS

Parecer ad hoc para a revista Scripta Uniandrade MILENA RIBEIRO MARTINS

Parecer ah hoc para a Topoi, Revista de História. MILENA RIBEIRO MARTINS

Parecer para artigo submetido à R@U – Revista de Antropologia da UFSCar ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

Parecer para artigo submetido à revista Linha D’Água ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

Parecer sobre artigo submetido à Codex – Revista de Estudos Clássicos ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

Parecerista as hoc da Revista X FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO

PATH e ilha semântica; PLACE e condição de referencialidade TERESA CRISTINA WACHOWICZ

Plural Approaches as a Tool for Galician Studies at the Brazilian University: Didactic Experiences in the UFPR Letters Course SUEDER SANTOS DE SOUZA;SOUZA, SWEDER;FRANCISCO JAVIER CALVO DEL OLMO;CALVO DEL OLMO, FRANCISCO JAVIER;ROCHA DA CUNHA, KARINE MARIELLY;KARINE MARIELLY ROCHA DA CUNHA

PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM;DENISE AKEMI HIBARINO

PRODUÇÃO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Erika Ravenna da Silva Pires;Ana Maria de Sousa;Arissandra Andreia dos Santos;Elaine Maria Luz Barbosa

Psicanálise e o inconsciente D. H. Lawrence;ALEXANDRE ANDRE NODARI;GUILHERME GONTIJO FLORES

Reanálise e mudança semântica na nanossintaxe: o caso do verbo ‘correr’ VALDILENA RAMME;TERESA CRISTINA WACHOWICZ

Reception Today: Theater and Movies RODRIGO TADEU GONÇALVES

Relativismo linguístico ou como a língua influencia o pensamento RODRIGO TADEU GONÇALVES

REPRESENTAÇÕES MÚLTIPLAS NA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO;Maria Aldetrudes de Araujo Moura Paula Quadros;Ana Virna Rodrigues Barros;Juliano Igor dos Santos Silva;Maria Clara Rodrigues Silva

Revisão de Sobre a intertextualidade na literatura latina ALESSANDRO HENRIQUE POERSCH ROLIM DE MOURA

Roteiro Didático: Cesta Básica ANGÉLICA JEANICE MARTINS ANDERSEN;MARIA CRISTINA FIGUEIREDO SILVA

Seminário On-line Camilo e os Estudos Comparados ANTONIO AUGUSTO NERY;LUCIENE MARIE PAVANELO

Teaching English as a Lingua Franca Locally Sávio Siqueira;EDUARDO HENRIQUE DINIZ DE FIGUEIREDO

Teatro polonês em tradução no Brasil: cortina! (Alguns apontamentos) MARCELO PAIVA DE SOUZA

Tradução na Universidade Federal do Paraná RODRIGO TADEU GONÇALVES;MAURICIO MENDONÇA CARDOZO

Tradução na Universidade Federal do Paraná RODRIGO TADEU GONÇALVES

Translation as Classical Reception: ?Transcreative? Rhythmic Translations in Brazil RODRIGO TADEU GONÇALVES;GUILHERME GONTIJO FLORES

Translation, humanities, and the critique of relational reason MAURICIO MENDONÇA CARDOZO

Tupinilândia é aqui DANIEL FALKEMBACK RIBEIRO

Una casa constantemente tomada ROGÉRIO BACK

WHICH FOREIGN LANGUAGE TO TEACH? DAS IST DIE FRAGE! ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM;DENISE AKEMI HIBARINO;JORGE JOSE DE OLIVEIRA;ZELIR MARIA BIESKI FRANCO

2019

TITULO AUTORES
”A terceira margem do rio’: graphic novel baseada no conto de Guimarães Rosa LARISSA DEGASPERI BONACIN

‘Eu só posso me responsabilizar pelas minhas leituras, não pelas teorias que eu cito’: entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza (USP) Lynn Mario Trindade Menezes de Souza;Juliana Martinez;EDUARDO HENRIQUE DINIZ DE FIGUEIREDO

‘FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES NO BRASIL: UFPR – OTTERBEIN- – UMA BREVE ANÁLISE PATRICIA HELENA HAAS DE MACEDO

‘Voltar para casa’ e os diferentes pontos de vista na escrita OLÍVIA SCARPARI BRESSAN

(Psico)neurolinguística e doença de Alzheimer: interfaces possíveis JOÃO VICTOR CHIQUETTO SILVA;MARINA CHIARA LEGROSKI;CLORIS PORTO TORQUATO

(Psico)neurolinguística e doença de Alzheimer: interfaces possíveis JOÃO VICTOR CHIQUETTO SILVA;MARINA CHIARA LEGROSKI;CLORIS PORTO TORQUATO

1 ª Jornada Internacional de Pragmática, MARINA XAVIER FERREIRA

38ª Semana Literária SESC e XVII Feira do Livro Editora UFPR RODRIGO TADEU GONÇALVES;Celise Niero

A ‘economia do cuidado’ ou as cinzas do ‘povo da mercadoria’ ANA CAROLINA CERNICCHIARO

A ?economia do cuidado? contra o ?povo da mercadoria?: fim do mundo e resistência indígena ANA CAROLINA CERNICCHIARO

A aquisição de Libras como L2: a identidade do/a aprendiz em questão SÉRGIO FERREIRA

A aquisição de língua adicionais a partir do filtro de relevância MARINA XAVIER FERREIRA

A arte de não escrever: compreensão de textos inacabados JULIANA BORGES RODRIGUES DE FREITAS

A Caracterização das Competências Digitais nos Documentos DIGCOMP SUEDER SANTOS DE SOUZA;Maristela Baggio Piovezan;João Augusto Mattar Neto

A coarticulação no número de mãos na produção de sinais da libras THIAGO ALEXANDRE HUBIE;ANDRE NOGUEIRA XAVIER

A COMPOSIÇÃO NARRATIVA TRIPARTITE EM A NOITE E O RISO DE NUNO BRAGANÇA ELIANE CRISTINA PERRY

A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS TEÓRICOS POR MEIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NOVASKI CORDEIRO, ELISA;FRANCISCO CARLOS FOGAÇA

A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DOCENTE A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO CURSINHO POPULAR PAULO FREIRE/ PRÉ ENEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS DE PICOS Flávia Nicaele Sousa Silva;JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO

A crise do ensino filosófico FÁBIO ROBERTO LUCAS;Gabriel Philipson

A Decolonial view on language: ELF and its impact on Brazilian English teacher education CLARISSA MENEZES JORDÃO

A DITADURA MILITAR CONTADA PELOS LIVROS INFANTIS JULIANA BORGES RODRIGUES DE FREITAS

A Écloga I de Calpúrnio Sículo: uma proposta de tradução DANIEL FALKEMBACK RIBEIRO

A Écloga I de Calpúrnio Sículo: uma proposta de tradução DANIEL FALKEMBACK RIBEIRO

A ficção como homeostase PEDRO RAMOS DOLABELA CHAGAS;Marco Randi

A forma do drama na tradução: algumas teorias e questões EVERTON MITHERHOFER BERNARDES

A Guerra dos Mascates: um anti-modelo do romance histórico oitocentista MARILENE WEINHARDT

A hora e a voz da Arte poética de Horácio GUILHERME GONTIJO FLORES

A instabilidade das relações da criança ? na escrita ? com a língua, com o outro e com seu próprio dizer CLAUDIA MENDES CAMPOS

A internacionalidade da literatura alemã PAULO ASTOR SOETHE

A LÍNGUA INGLESA NA ÁREA SECRETARIAL: OS USOS E O NÍVEL DE CONHECIMENTO NECESSÁRIO ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE MATTOS BRAHIM;Maria Antonia Baggio Coppi

A linguagem em Perspectivas semântico-pragmáticas ELENA GODOY;SEBASTIÃO LOURENÇO DOS SANTOS

A manipulação do mecanismo de vigilância epistêmica no discurso político presidencial. Douglas Padilha;DOUGLAS OCHIAI PADILHA;ELENA GODOY

A mirada onde vivemos e outros poemas GUILHERME GONTIJO FLORES

A modulação hesitante dos signos: Valéry e o simbolismo relido por Maniglier FÁBIO ROBERTO LUCAS

A morte como resposta? Uma leitura de Lídia (Maria Teresa Horta) ANTONIO AUGUSTO NERY;MARENA CAROLINA LESSKIU

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR EPISTÊMICO DETERMINANTE DA AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS MARINA XAVIER FERREIRA

A noção de poeta menor e a recepção de Calpúrnio Sículo DANIEL FALKEMBACK RIBEIRO

A obra de Monteiro Lobato no Ensino Fundamental II MILENA RIBEIRO MARTINS

A ordem do dia SANDRA MARA STROPARO

A OSTENSÃO COMO ELEMENTO PRAGMÁTICO DA LIBRAS MARINA XAVIER FERREIRA;ELENA GODOY

A OSTENSÃO COMO ELEMENTO PRAGMÁTICO DA LIBRAS MARINA XAVIER FERREIRA;ELENA GODOY

A PERSPECTIVA DO PÓS-MÉTODO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA TURMA REGULAR DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PATRICIA HELENA HAAS DE MACEDO

A Pesquisa Científica em Letras SUEDER SANTOS DE SOUZA

A pesquisa científica na área de Letras RAYANE ISADORA LENHARO

A pesquisa em tradução CAETANO WALDRIGUES GALINDO

A poética indígena como resistência: por uma abertura na literatura brasileira contemporânea ANA CAROLINA CERNICCHIARO

A pragmaticalização de capaz em português brasileiro e a codificação da atitude do falante / The pragmaticalization of capaz in Brazilian Portuguese and the codification of the speaker’s attitude PATRÍCIA DE ARAUJO RODRIGUES;Marcus Lunguinho