SÍNTESE DA MISSÃO DO PPG-LETRAS
Em nível de Mestrado, em suas duas áreas de concentração, o Programa tem por missão formar profissionais capazes de atuar com competência na pesquisa, na docência, na extensão e/ou nos campos de especialidade das áreas de Letras, bem como de dar continuidade a sua formação acadêmica em nível de doutorado. A pesquisa desenvolvida durante o Mestrado deve conduzir à elaboração de uma dissertação, cuja defesa faz jus ao grau de Mestre em Letras.
Em nível de Doutorado, em suas duas áreas de concentração, o Programa tem por missão formar profissionais com alto nível de qualificação, capacidade de reflexão e autonomia crítica para o exercício independente da pesquisa, da docência, da extensão e/ou de outras atividades especializadas das áreas de Letras. A pesquisa desenvolvida durante o Doutorado deve conduzir à elaboração de uma tese, cuja defesa faz jus ao grau de Doutor em Letras.
OBJETIVOS GERAIS DO PPG-LETRAS
São objetivos gerais do Programa:
– Formar mestres e doutores com alto nível de qualificação profissional, destinados ao ensino e à pesquisa nas áreas de Linguística e Literatura, bem como à atuação em setores educacionais, culturais e editoriais altamente especializados das áreas de Letras e de áreas afins;
– Formar mestres e doutores capazes de intervir criticamente nos debates do mundo contemporâneo, especialmente nos casos em que se faz pertinente a contribuição profissional dos diversos campos de especialidade das áreas de Letras;
– Formar mestres e doutores capazes de contribuir nacional e internacionalmente para a produção de conhecimento nas áreas de Letras, bem como para o desenvolvimento de seus campos específicos de atuação;
– Desenvolver nos discentes e estimular nos docentes a disposição e a capacidade para a pesquisa individual e em rede, articulada interna e interinstitucionalmente no espaço dos projetos, das linhas e dos grupos de pesquisa;
– Estimular e apoiar o processo de criação, institucionalização e consolidação de diferentes vertentes da pesquisa e da formação nas áreas de Letras, especialmente nos campos de atuação em que se inscrevem as linhas de pesquisa do Programa;
– Estimular e apoiar ações de docentes e discentes que resultem em produção intelectual qualificada e relevante, de impacto nacional e internacional nas áreas de Letras;
– Estimular e apoiar as ações voltadas para o acompanhamento e para a qualificação continuada de egressos do PPG-Letras e de egressos de outros programas de pós-graduação;
– Estimular e apoiar, em nível local e regional, as ações de pesquisa e extensão voltadas para a divulgação científica, para o apoio pedagógico e para a formação continuada de professores da educação básica;
– Estimular e apoiar ações extensionistas capazes de construir uma interface de comunicação entre comunidade acadêmica e não acadêmica, com o intuito não apenas de dar visibilidade às ações de formação e pesquisa desenvolvidas pelo Programa, mas também de se tornar um ponto de referência na oferta qualificada de conteúdos específicos da área de Letras que possam ser de interesse e de relevância social, cultural e pedagógica para uma comunidade externa e não necessariamente acadêmica;
– Contribuir para a inserção e para a visibilidade, em nível nacional e internacional, da pesquisa e da produção intelectual de docentes e discentes do Programa;
– Contribuir para a difusão, em nível internacional, da literatura brasileira, dos estudos do português falado no Brasil e da produção acadêmica brasileira nas áreas dos estudos literários e linguísticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS
São objetivos específicos da área de concentração em Estudos Literários:
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre os fenômenos literários a partir de perspectivas críticas e teóricas plurais, consideradas sua diversidade linguístico-cultural e sua relação com diferentes áreas de conhecimento;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre o lugar da literatura no mundo contemporâneo e suas contribuições para os grandes debates da contemporaneidade nas demais áreas de Letras e em outras áreas do conhecimento;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre a literatura em perspectiva histórica, bem como sobre questões da historiografia e da crítica literárias;
– Desenvolver e apoiar pesquisas que permitam problematizar os cânones culturais e os processos de fixação de cânones vigentes, em diferentes momentos históricos, explorando as relações entre tradições e/ou sistemas literários, modelos historiográficos e diferentes tendências da teoria literária;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre a figuração e a apropriação de diferentes formas discursivas no discurso literário;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre as relações estéticas entre a literatura e outras linguagens;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre as relações poéticas e políticas entre a literatura e os diferentes sistemas culturais em que ela se inscreve;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre a dimensão de alteridade que a literatura e a tradução representam e constituem, como modo de expressão e/ou de construção identitária;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre a tradução literária, tendo em vista suas dimensões crítica, histórica e sociocultural, assim como aspectos teórico-epistemológicos da tradução literária como modo e lugar de relação entre culturas, sociedades e sistemas poéticos;
– Desenvolver estudos sobre a tradução literária como forma de criação, reescrita, edição, leitura e/ou recepção da obra literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
São objetivos específicos da área de concentração em Estudos Linguísticos:
– Desenvolver e apoiar a realização de estudos avançados em teoria linguística, estimulando as reflexões de fundo epistemológico sobre as teorias linguísticas;
– Desenvolver e apoiar a realização de estudos sobre movimentos da história, da historiografia e da filosofia linguística;
– Desenvolver e apoiar pesquisas voltadas para a descrição de níveis e aspectos das línguas naturais;
– Desenvolver e apoiar pesquisas voltadas para a análise de dados linguísticos a partir de bancos de dados disponíveis e em construção;
– Desenvolver e apoiar pesquisas voltadas para o estudo do processamento das línguas naturais e sua interface com novas tecnologias de reconhecimento, produção e sintetização de texto;
– Desenvolver e apoiar a realização de estudos tipológicos e a descrição de línguas e dialetos;
– Desenvolver e apoiar a realização de estudos teóricos e empíricos sobre os usos da linguagem na interação social e em situações de bilinguismo e de contato entre línguas ou variedades da mesma língua;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre o uso da linguagem a partir de diferentes perspectivas teóricas do texto, do discurso e da pragmática, em suas respectivas interfaces com as demais áreas da linguística e das ciências humanas;
– Desenvolver e apoiar pesquisas voltadas para a análise linguística do português, em suas variedades brasileira e europeia;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre a aplicação de teorias linguísticas ao ensino/aprendizagem de línguas;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre aquisição, aprendizagem e ensino de línguas estrangeiras;
– Desenvolver e apoiar pesquisas sobre os processos de formação/educação inicial e continuada de professores de línguas e literaturas;
– Desenvolver e apoiar a realização de estudos sobre a presença e a difusão do idioma, da cultura e das literaturas de língua alemã no Brasil, estimulando a reflexão sobre diferentes aspectos do ensino, da aprendizagem e da mediação cultural;
– Estimular e apoiar o desenvolvimento de aplicações dos estudos linguísticos a novas tecnologias e outras áreas do conhecimento.
O perfil do profissional formado pelo PPG-Letras é consequência direta dos esforços empenhados para atingir os objetivos gerais e específicos delineados pelo Programa. Em síntese, buscamos formar: um profissional altamente qualificado para a docência, para a pesquisa e/ou para a atuação nos campos de especialidade das áreas de Letras e de áreas afins, mas ao mesmo tempo sensível às fragilidades sociais de seu entorno; um profissional atento aos movimentos do mundo contemporâneo, tanto no que diz respeito às inovações, teorias e tecnologias de ponta quanto no que concerne aos debates atuais sobre questões de relevância cultural, social e política; um profissional, enfim, consciente de seu papel e compromisso com a qualidade da educação básica e da educação superior, campos profissionais em que se insere por meio de uma atuação direta (no ensino de línguas, literaturas etc.) ou indireta (na pesquisa, na formação básica e/ou na qualificação continuada de professores). A identificação do perfil real de atuação de nossos egressos, nesse sentido, é parâmetro importante para a avaliação do Programa, na medida em que gera subsídios para a discussão e implementação de ajustes que se façam necessários.
Desde o triênio 2010-2012, o Programa procura identificar o destino e o perfil de atuação de seus egressos. Em 2019, no contexto das discussões da Comissão de Avaliação do PPG-Letras, estabeleceu-se uma Política de Acompanhamento de Egressos, organizada em torno de 04 objetivos principais: 1) desenvolver estratégias para uma identificação cada vez mais abrangente e precisa dos dados de atuação profissional dos egressos; 2) estimular e apoiar ações que contribuam para a aproximação entre egressos, mestrandos, doutorandos e também graduandos dos Cursos de Letras; 3) estimular e apoiar ações que contribuam para a visibilidade da produção intelectual de destaque dos egressos; e 4) desenvolver estratégias para a formação de uma comunidade ativa de egressos do Programa.
Alumni PPG-Letras-UFPR
O Alumni PPG-Letras-UFPR é um dos primeiros projetos resultantes dos trabalhos da Comissão de Autoavaliação, criada em 2019. Seguindo um movimento que é tradicional em universidades de outros países e que vem se disseminando nacionalmente nos últimos anos ? induzido mais recentemente pela própria CAPES e incentivado pela política institucional da UFPR ?, o PPG-Letras, que ao final de 2020 realizou sua 1029ª defesa, reconhece a importância das ações de acompanhamento do universo cada vez maior de seus egressos.
O projeto Alumni, como desdobramento da Política de Acompanhamento de Egressos criada em 2019, consiste em criar um espaço institucional de convivência, troca e diálogo entre os egressos e entre egressos e alunos matriculados no Programa. Esse projeto tem como horizonte, a médio e longo prazo, a transformação progressiva da lista de ex-alunos em uma comunidade ativa de egressos do PPG-Letras.
Como primeira ação concreta do projeto, o Programa propôs, a partir de 2020, edições anuais de seu Encontro Alumni PPG-Letras-UFPR. Em sua primeira edição, a organização do evento, sob a responsabilidade dos representantes discentes da Comissão de Autoavaliação, convidou egressos de destaque em áreas de referência do Programa (para a apresentação de suas pesquisas mais recentes), abrindo inscrições também para outros egressos interessados em apresentar seu trabalho. Além de criar um espaço de encontro ?de? egressos e ?para? os egressos, essa iniciativa tem ainda o objetivo de estimular a aproximação entre egressos, mestrandos e doutorandos do Programa e graduandos do Curso de Letras.
Síntese dos dados de atuação profissional dos egressos
ATUAÇÃO NA ÁREA OU EM ÁREAS AFINS: em média 85,2% dos egressos continuam atuando na mesma área de formação ou em áreas afins.
ATUAÇÃO EM OUTRAS ÁREAS: em média 11,9% dos egressos atuam em outras áreas.
SEM OCUPAÇÃO: em média 2,9% dos egressos declaram não ter ocupação no momento.
ATUAÇÃO NO ENSINO (ensino e ensino/pesquisa): em média 74,3% dos egressos atuam na área do ensino.
ATUAÇÃO APENAS EM OUTROS CAMPOS DE ESPECIALIDADE DA ÁREA: em média 10,5% dos egressos atuam exclusivamente em outros campos de especialidade das áreas de Letras e áreas afins.
ATUAÇÃO CONCOMITANTE NO ENSINO E EM OUTROS CAMPOS DE ESPECIALIDADE DA ÁREA: em média 21% dos egressos declaram atuar concomitantemente no ensino e em outros campos de especialidade
ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (em alguns casos, concomitante com a Educação Básica): em média 33,7% dos egressos (64,3% do doutorado e 20% do mestrado) atuam na educação superior.
ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (em alguns casos, concomitante com a Educação Superior): em média 39,2% dos egressos (17,8% do doutorado e 48,6% do mestrado) atuam na educação básica.
Síntese dos dados de inserção institucional de egressos que atuam na área e/ou em áreas afins
EDUCAÇÃO BÁSICA:
– ESCOLAS PRIVADAS: 13,8% dos egressos atuam em escolas privadas, em geral colégios particulares ou escolas de idiomas. Destes: 13,8% atuam também na Educação Superior; 62,1% atuam em Curitiba e região metropolitana, 10,3%, no interior do Paraná e Santa Catarina, 10,3%, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e 17,4 %, em outros países (França e Alemanha);
– ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL: 12.9% dos egressos atuam em escolas públicas estaduais, municipais ou federais. Destes: 14,8% atuam também na Educação Superior; 48,1% atuam em Curitiba e região metropolitana, 25,9%, em cidades do interior e do litoral do Paraná e de Santa Catarina, 7,4%, em outros estados (Maranhão e Mato Grosso do Sul) e 18,5% em outros países (Holanda, França, Hungria, Alemanha e Vietnã);
EDUCAÇÃO SUPERIOR:
– INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR: 4,3% dos egressos atuam em instituições de ensino superior privadas. Destes: 11,1% atuam também na Educação Básica; 88,9% atuam em Curitiba e região metropolitana e 11%, no interior do Paraná;
– INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: 26,2% dos egressos atuam em instituições de ensino superior públicas. Destes: 9,4% atuam também na Educação Básica; 30,9% atuam em instituições em Curitiba e região metropolitana, 40%, em instituições do litoral e do interior dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, 9,1%, em outros estados (Alagoas, Ceará, Pernambuco, Pará, Minas e Rio de Janeiro) e 20% atuam no exterior (Equador, Paraguai, Portugal, Alemanha, Itália, Romênia, Quirguistão, Rússia e China).
OUTROS CAMPOS DE ESPECIALIDADE DA ÁREA: 10,5% dos egressos atuam exclusivamente em outros campos de especialidade (sem envolvimento com ensino), mas 21% atuam em campos de especialidade da área paralelamente ao exercício de atividades de ensino, o que indica que 31,5% (quase 1/3) dos egressos do Programa atuam (exclusiva ou concomitantemente) em diferentes áreas de especialidade das Letras. Um indicador importante é o de que a maioria absoluta desses egressos atua simultaneamente em mais de uma área de especialidade. Do universo de egressos do quadriênio: 14,8% atuam na área de revisão, 11,9%, na área de tradução, 11,9%, na área de desenvolvimento de material didático, 11,4%, na área de produção de conteúdo, 4,8%, na área de assessoria linguística, 4,8%, na área de edição e editoração e 01 egressa atua na área de linguística computacional (PLN).
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, desde a avaliação quadrienal de 2013-2016, é um Programa nota 6. São 54 professores-pesquisadores, dentre os quais 46 na condição de docentes permanentes, com doutorado nas mais diversas instituições do Brasil e do exterior: 7,4% (4 de 54) dos docentes concluíram seu doutorado na própria instituição, 70,4% (38 de 54) são egressos de 10 outras instituições brasileiras e 22,2% (12 de 54) são doutores por instituições de 8 países diferentes. Além dessa diversidade na formação, o corpo docente se destaca por sua ampla experiência de pesquisa, ensino e orientação (96% dos docentes permanentes são orientadores de mestrado e doutorado), por sua qualificação reconhecida (43,5% dos docentes permanentes são bolsistas de agências de fomento: 18 do CNPq ? 05 deles PQ1 ? e 02 da Fundação Araucária) e pelo investimento constante em atualização (93,5% dos docentes permanentes realizaram pelo menos um estágio pós-doutoral).
O Programa também se distingue pela amplitude, inserção e diversidade de suas ações. Entre estas, destacam-se: a consolidação do alto nível de internacionalização alcançado ao longo da última década (03 mestrados bilaterais, 03 programas de cotutela de doutorado e vários projetos de cooperação internacional) e a ampliação do leque de ações de inserção e solidariedade no contexto regional e nacional, a exemplo do DINTER 2014-2019 (com UTFPR-Campo Mourão-PR), do projeto itinerante LETRAS EM TRÂNSITO (com UNICENTRO-Guarapuava-PR, UFFS-Chapecó-SC, UTFPR-Curitiba, UNILA e UEPG), do programa de cooperação acadêmica UFPR-UTFPR-Pato Branco e do programa EMI ? English as a Medium of Instruction (capacitação para a docência de pós-graduação em língua inglesa, ofertada para outros PPGs da UFPR e para as 07 universidades estaduais do Paraná).
Merece destaque, igualmente, a crescente capilarização das ações de inserção social em nível local e regional: sob a forma de programas de ensino para educação básica e de formação continuada de professores da rede pública, como o PIBID-CAPES, o Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) e o Programa de Segunda Licenciatura em Letras Alemão (PARFOR-CAPES); sob a forma de interfaces da pesquisa com a extensão, como o CAPA ? Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (núcleo de pesquisa e apoio à produção, revisão e tradução de textos acadêmicos em língua inglesa, ligado ao programa EMI) e o programa de Cursos Livres do PPG-Letras (oferta semestral de cursos de extensão para a comunidade acadêmica e não acadêmica); e sob a forma de projetos de pesquisa e inclusão social, como o PIBIS (envolvendo alunos surdos da graduação na pesquisa em Libras) e o PBMIH ? Português Brasileiro para Migração Humanitária (ensino de Português Brasileiro para migrantes refugiados ? sírios, haitianos e venezuelanos ? moradores de Curitiba e região metropolitana), projeto inscrito no âmbito da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UFPR).
Em seus 45 anos de existência, o Programa tem contribuído de forma significativa com a Pós-Graduação stricto sensu brasileira, tendo atingido nível de excelência na pesquisa, de que resulta sua ampla e qualificada produção bibliográfica (como demonstram os indicadores do Programa), assim como também na formação de mestrandos e doutorandos: o Programa completou 1029 titulações ao final de 2020.
Além de formar pesquisadores de destaque há mais de quatro décadas, que atuam na educação básica, na graduação e na pós-graduação de inúmeras instituições públicas e privadas em todas as regiões do Brasil e no exterior, a qualidade dos trabalhos de conclusão também vem sendo reconhecida por meio de premiações e distinções de mérito recebidas tanto no Brasil, a exemplo dos prêmios CAPES de Tese (2016), ANPOLL de Dissertação (2016), ABRALIC de Tese (Menção honrosa, 2019) e do prêmio do V Concurso Nacional de Teses e Dissertações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR, 2020), por tese defendida em 2019, quanto no exterior, a exemplo do prêmio da Fundación Maria Paula Alonso de Ruiz Martinez (Espanha, 2019), por dissertação defendida em 2018, do Prémio Científico Mário Quartin Graça (Portugal, 2019), por tese defendida em 2018. Também os prêmios recebidos por docentes do Programa nos últimos anos são indicadores importantes da qualidade da produção intelectual do PPG-Letras. Além de várias indicações como finalistas dos prêmios mais destacados do Brasil, os docentes do Programa receberam 12 prêmios de projeção nacional entre 2013 e 2019: 03 Prêmios da Biblioteca Nacional (tradução e romance), 03 Prêmios Jabuti (tradução e projeto gráfico), 04 Prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (tradução), 01 Prêmio da Academia Brasileira de Letras (tradução) e 01 Prêmio Paraná de Literatura (contos).
Estes e outros indicadores, detalhados a seguir, sintetizam movimentos decisivos dos 45 anos de história do PPG-Letras da UFPR (1975-2020), que lograram construir uma condição de maturidade do Programa e inscrevê-lo num lugar de excelência da área de Letras e Linguística, representado especialmente pelo estatuto de referência nacional e internacional da pesquisa e formação em várias de suas áreas de inserção, entre as quais destacamos: na área dos Estudos linguísticos, a Linguística Formal, a Análise do Discurso (em diferentes perspectivas teóricas), a Pragmática, a Sociolinguística, a História da Linguística, a Linguística Aplicada ao Ensino de LE, o Português como Língua Estrangeira e o Alemão como Língua Estrangeira; e na área dos Estudos Literários, a Literatura Brasileira, a Literatura Portuguesa, a Literatura Latino e Ibero-americana, os Estudos Clássicos, os Estudos do Romance, os Estudos de Intermidialidade, a Tradução Literária, a Teoria da Tradução e a Teoria da Literatura.