Menu

Mestrados Bilaterais UFPR/UniLeipzig

Mestrado Bilateral em Alemão como Língua Estrangeira (UFPR-Universität Leipzig)

O Mestrado Bilateral em parceria com a Universidade de Leipzig, coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Thiago Viti Mariano (UFPR), foi criado em 2009 (primeira turma em 2010) e comemorou em 2019 seu décimo ano de existência. Nessa primeira década de atividade, o Programa formou 34 mestres, sendo que mais de 85% de seus egressos atuam na área de formação, em escolas privadas, em escolas de idioma, em escolas públicas e em instituições de ensino superior do Brasil e de vários outros países (Alemanha, Romênia, China, Portugal, Quirguistão, entre outros).

Os alunos alemães, que ingressam no Mestrado Bilateral na Universidade de Leipzig, vêm realizar parte de sua formação no PPG-Letras da UFPR e retornam para a finalização do trabalho de conclusão em sua instituição de origem. Os alunos que ingressam no Mestrado Bilateral na UFPR vão realizar parte de sua formação na Universidade de Leipzig e retornam para a finalização do trabalho de conclusão na UFPR. Em ambos os casos, todos os alunos envolvidos, independentemente de sua instituição de origem, são matriculados, ao mesmo tempo, como alunos regulares tanto na instituição estrangeira quanto no PPG-Letras, o que lhes garante o vínculo formal duplo e a futura dupla diplomação. Em razão do acordo firmado entre o PPG-Letras e a Universidade de Leipzig, as respectivas bancas de exame de qualificação e de defesa de mestrado são sempre compostas por docentes das duas instituições que integram o acordo de bilateralidade. Os alunos que ingressam no Mestrado Bilateral pela UFPR contam com apoio CAPES-DAAD, que garante uma bolsa de mestrado nos períodos de curso no Brasil e um apoio para as despesas de mobilidade e para a estadia na Alemanha.

Condições e requisitos para a candidatura ao Mestrado Bilateral em Alemão como Língua Estrangeira (UFPR-Universität Leipzig)

1) O candidato deve se inscrever e ser aprovado no processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, para o Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa de Alemão como Língua Estrangeira.

2) Suficiência em língua alemã: por ocasião do processo seletivo, os candidatos ao Mestrado Bilateral de Alemão como Língua Estrangeira deverão comprovar proficiência em alemão (B2) ou apresentar diploma de Licenciatura em alemão. O grau de proficiência em alemão também será avaliado na entrevista.

Mais informações aqui.

Informationsblatt

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: ppgglet@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: ppgglet@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Letras

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação