Menu

Projetos de Pesquisa

Alemão como língua estrangeira.

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A abordagem à literatura, expressões artísticas e aspectos culturais no ensino de alemão como língua estrangeira Alemão como língua estrangeira. 01-01-2019

Alemão como Língua Estrangeira e Germanística no Brasil: inovação e avanço Alemão como língua estrangeira. 01-01-2017

ALEMÃO NO BRASIL: CONTEXTOS E CONTEÚDOS Alemão como língua estrangeira. 01-01-2012

Alemão no Brasil: percursos e procedimentos Alemão como língua estrangeira. 01-01-2019

Guimarães Rosa e Meyer-Clason: debate alemão-brasileiro sobre literatura e saber-conviver Alemão como língua estrangeira. 01-01-2017

Imprensa multilíngue, Brasil plural: periódicos de língua alemã no Brasil Alemão como língua estrangeira. 01-01-2018

SmartMinds: internacionalização das Humanidades na esfera pública digital Alemão como língua estrangeira. 01-01-2018

Traduzir o teatro e o cômico: formas e funções do cômico em textos teatrais contemporâneos da Áustria Alemão como língua estrangeira. 01-01-2018

Alteridade, mobilidade e tradução

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
Recepções performativas: voz, corpo e ritmo Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

A literatura como antropologia especulativa Alteridade, mobilidade e tradução 01-08-2018

A prosa (prosa?) do Finnegans Wake de James Joyce e a tradução da literatura contemporânea Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

Alteridade e mobilidade: Américas transitivas, escrita nômade e as redes ficcionais do literário II Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2019

Dramaturgia polonesa do pós-guerra ao presente: antologia, tradução e comentário Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2018

Epístolas de Horácio: tradução e performance Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2020

Feminist perspectives on life, culture and society Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

Horses, humans and sustainable development: rural lives and social change Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2019

Rever o riso: uma poética da tradução para Rabelais Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

Revista Versalete II Alteridade, mobilidade e tradução 31-12-2018

Tempo, vida e alteridade na obra literária em tradução Alteridade, mobilidade e tradução 01-03-2017

Tradução, vida e alteridade: dos regimes de indistinção ao flagrante da relação Alteridade, mobilidade e tradução 01-03-2020

Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A fala como Sistema Adaptativo Complexo Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

A história da sintaxe tradicional de Nebrija ao século XIX Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

A indeterminação sintático-semântica da linguagem: investigação sobre o modelo teórico de Carlos Franchi Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

A modalidade e os nominais através das Línguas Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

A MODIFICAÇÃO ADVERBIAL DOS ADJETIVOS Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

As relações entre a Linguística Histórico-Comparativa e a Gramática no final do século XIX e começo do século XX Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

Causação e telicidade em dados de aquisição do português brasileiro (PB) Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

Descrição e análise de aspectos linguísticos da libras Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

Do Problema de Platão ao Problema de Orwell: transicionando entre investigações da Língua-I e investigações da Língua-E, rumo a uma integração ulterior Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

LETRAMENTO LINGUÍSTICO: COMO TORNAR CONSCIENTE UM SABER INCONSCIENTE Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

PERCURSOS DAS TEORIAS DE TEXTO E SUAS PROPOSTAS DE ANÁLISE Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

Psico-Linguística, Semântica Experimental e Ensino Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

Subordinação Adverbial e Coordenação Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

Linguagens e Práticas Sociais

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A linguagem dos livros de marinharia, roteiros e diários de viagem Parte I: pronomes pessoais Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Espaços de emergência do sujeito na escrita acadêmica: entre a ordem da repetibilidade e a da singularidade Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2018

História, memória e espaço público em (dis)curso: museus e identificações Linguagens e Práticas Sociais 07-06-2018

História, memória e espaço público em (dis)curso: narrativas urbanas Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Pragmática: aspectos socioculturais e cognitivos da comunicação humana Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Translanguaging, políticas linguísticas e diálogos interculturais em eventos de letramento acadêmico em contextos de internacionalização de universidades/do ensino superior Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
Conceitos de crítico e práticas pedagógicas Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2018

Construções discursivas do inglês como língua global Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2019

Ensino e aprendizagem de língua estrangeira: estudos sobre sons da fala e seus desdobramentos Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2017

Exploring Proficiency Thresholds in EMI Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2019

Formação continuada de professores de inglês como língua adicional: NAP-SEB Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2012

Interfaces da Intercompreensão em Línguas Românicas e a promoção do Plurilinguismo Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2017

Investigating the effect of screencasting feedback on second language academic writing Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2016

LETRAMENTOS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2018

Multiletramentos, Internacionalização e Línguas Estrangeiras: em se plantando, tudo dá? Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2017

O Impacto da Seletividade de Pesquisas na Identidade Acadêmica, na Prática Acadêmica e no Conhecimento Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2019

Práticas de Discurso, Ensino-Aprendizagem e Letramento Acadêmico num Centro de Assessoria de Escrita Acadêmica Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2018

Trajetórias textuais e projeções escalares de discursos educacionais – Parte 2 Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 07-06-2018

Literatura e outras linguagens

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
Contribuições ecocríticas para uma estética da natureza Literatura e outras linguagens 01-01-2019

Cultura e prática teatral. A modernidade teatral em Curitiba por meio do estudo dos programas de espetáculos: da inauguração do Guairinha em 1953 ao advento do teatro de grupo no séc. XXI Literatura e outras linguagens 01-01-2017

Estudos Interartes: Texto, palco e imagem (Fase 3) Literatura e outras linguagens 01-01-2020

O lugar da poesia Literatura e outras linguagens 01-01-2016

Poesia, Música e Performance na Antiguidade Clássica – Segunda Fase Literatura e outras linguagens 01-01-2018

Literatura, história e crítica

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A crítica literária na ficção: do alto modernismo à contemporaneidade Literatura, história e crítica 01-01-2018

A disjunção na literatura brasileira Literatura, história e crítica 01-01-2019

A duplicidade da ficção rural: o estatuto do narrador, a representação do “outro” e o “estilo”da prosa rural Literatura, história e crítica 01-01-2016

A poligênese do romance e suas implicações para a teoria e a história do gênero Literatura, história e crítica 01-01-2017

A prosa de ficção brasileira dos anos 1920: História literária e editorial (Fase 2) Literatura, história e crítica 01-01-2019

Aristóteles na Filosofia Política contemporânea Literatura, história e crítica 01-01-2017

As formas da matéria rural: as relações entre literatura e reflexão social Literatura, história e crítica 01-01-2019

As literaturas ibero-americanas em relação Literatura, história e crítica 01-01-2017

Crença e descrença: (anti) clericalismo e (anti) religiosidade na Literatura Portuguesa do Oitocentos à Contemporaneidade – FASE II Literatura, história e crítica 01-01-2020

Dalton Trevisan, crítico Literatura, história e crítica 01-01-2017

Literatura e Leitura: práticas de leitura, acervos e literatura infanto-juvenil Literatura, história e crítica 01-01-2017

Núcleo de Estudos do Romance Literatura, história e crítica 25-09-2014

O paradoxográfico em narrativas híbridas na Antiguidade-2 Literatura, história e crítica 01-01-2019

Poesia bucólica grega e latina Literatura, história e crítica 31-12-2019

Portugueses de papel Literatura, história e crítica 01-01-2015

Prosa literária e narrativa na Antiguidade 2 Literatura, história e crítica 01-05-2019

RESSIGNIFICAÇÕES DA HISTÓRIA NO ROMANCE BRASILEIRO DO SÉCULO XXI Literatura, história e crítica 01-03-2018

Teoria da Narrativa, Evolução e Filosofia da Mente Literatura, história e crítica 25-09-2014

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: ppgglet@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: ppgglet@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Letras

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação