Menu

UFPR/Université Grenoble-Alpes (UGA)

Mestrado Bilateral em Didática das Línguas (UFPR-Université Grenoble-Alpes)

O Mestrado Bilateral em parceria com a Universidade de Grenoble-Alpes (UGA), coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Francisco Calvo del Olmo (UFPR), foi criado em 2012 (primeira turma em 2014) e comemorou em 2019 seu quinto ano de existência. Nesse período, o Programa formou 13 mestres, sendo que 84,6% de seus egressos atuam na área de formação, em escolas privadas, em escolas de idioma, em escolas públicas e em instituições de ensino superior do Brasil e de vários outros países (França, Itália, Hungria, Vietnã, entre outros).

Os alunos franceses, que ingressam no Mestrado Bilateral na Universidade de Grenoble-Alpes (UGA), vêm realizar parte de sua formação no PPG-Letras da UFPR e retornam para a finalização do trabalho de conclusão em sua instituição de origem. Os alunos que ingressam no Mestrado Bilateral na UFPR vão realizar parte de sua formação na instituição francesa e retornam para a finalização do trabalho de conclusão na UFPR. Em ambos os casos, todos os alunos envolvidos, independentemente de sua instituição de origem, são matriculados, ao mesmo tempo, como alunos regulares tanto na instituição estrangeira quanto no PPG-Letras, o que lhes garante o vínculo formal duplo e a futura dupla diplomação. Em razão do acordo firmado entre o PPG-Letras e a Universidade de Grenoble-Alpes (UGA), as respectivas bancas de exame de qualificação e de defesa de mestrado são sempre compostas por docentes das duas instituições que integram cada um dos acordos de bilateralidade.

Condições e requisitos para a candidatura ao Mestrado Bilateral em Didática das Línguas (UFPR-Université Grenoble-Alpes)

1) O candidato inscreve-se no processo seletivo para o mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, na área de concentração Estudos Linguísticos.

2) Uma vez aceito no Programa, o aluno está apto a se inscrever no mestrado bilateral, desde que seu pré-projeto esteja adequado ao perfil dos estudos linguísticos, definido pelo acordo de cooperação bilateral.

3) Para inscrever-se no mestrado bilateral, o aluno do Programa da UFPR deve enviar mensagem para o coordenador do Mestrado Bilateral UFPR-Université Grenoble-Alpes nesta Universidade, Prof. Dr. Francisco Calvo Del Olmo – francisco.olmo@ufpr.br –, formalizando seu pedido de inscrição. A mensagem deve ser acompanhada de uma cópia de seu pré-projeto de dissertação.

Para fins de atribuição de bolsas oferecidas pela universidade francesa, quando disponíveis, a classificação segue o resultado obtido pelos candidatos no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR.

4) Suficiência em língua francesa: para estudos em didática de outras línguas que não o francês e em intercompreensão, o aluno deverá comprovar proficiência em francês em nível B1 no momento do pedido de inscrição na Université Grenoble-Alpes (UGA); para estudos em francês como língua estrangeira (FLE), o aluno deverá comprovar proficiência em francês em nível B2 no momento do pedido de inscrição na Université Grenoble-Alpes (UGA). Para a realização do exame de suficiência, visando à mobilidade acadêmica, o aluno deve procurar o coordenador do Mestrado Bilateral logo após o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.

5) O mestrado bilateral UFPR-Université Grenoble-Alpes (UGA) não dispõe de bolsas brasileiras, dependendo do programa de bolsas da região Rhône-Alpes. Em função disso, a solicitação da bolsa francesa segue um calendário específico: em janeiro do ano de ingresso no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, o aluno deve solicitar a bolsa da Região Rhône-Alpes. Assim, o mestrando deverá começar a preparar seu dossier tão logo tenha a confirmação da aprovação no processo seletivo (geralmente em novembro). Durante a vigência da bolsa francesa, a bolsa brasileira, de que eventualmente o aluno estiver usufruindo, será suspensa, podendo ser restabelecida em seu retorno à UFPR.

6) Uma vez selecionado para o Mestrado Bilateral, o aluno deverá deslocar-se para Grenoble no 2º semestre de seu primerio ano de mestrado na UFPR, a partir de agosto, devendo ter cursado o primeiro semestre no mestrado de origem.

Igualmente, aconselha-se a consulta dessa formação no site da UGA, especificamente o Parcours Curitiba 1er Année

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: ppgglet@gmail.com

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Letras
Rua General Carneiro, 460, 10º andar
Centro - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-5102
E-mail: ppgglet@gmail.com

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Letras

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação