PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
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Perguntas frequentes

Índice de assuntos:

 A) Perguntas gerais

1. Qual o período do mestrado?

R: O mestrado tem duração de 24 meses a contar da data de matrícula na plataforma SUCUPIRA-CAPES.

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2. Qual o período do doutorado?

R: O doutorado tem duração de 48 meses a contar da data de matrícula na plataforma SUCUPIRA-CAPES.

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3. Como é feita a contagem de prazos (prazo de integralização)?

R: A contagem do tempo é feita com base na data de defesa, com a inclusão do primeiro mês e exclusão do último mês.
Por exemplo: se você foi matriculado em março, o prazo para a defesa será em fevereiro do 2° ano (no caso do mestrado) ou 4° ano (no caso do doutorado).

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4. Qual o procedimento para aproveitamento?

R: Se você cursou a disciplina no Programa de Pós-Graduação em Letras ou na própria UFPR, o procedimento é o do aproveitamento. Para solicitar, você deverá preencher o Formulário para solicitação de aproveitamento de disciplinas e anexar a declaração de disciplina cursada, expedida pela secretaria do programa. Enviar os documentos por e-mail para apreciação do colegiado.

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5. Qual o procedimento para equivalência?

R: Se você cursou a disciplina em outra instituição, o procedimento é o da equivalência. Para solicitar, você deve preencher o Formulário para solicitação de equivalência de disciplinas e anexar duas declarações: a primeira é a declaração de disciplina cursada, expedida pela instituição em que a disciplina foi ministrada; a segunda é uma declaração expedida pelo orientador, apontando a pertinência da disciplina para a pesquisa do discente, bem como qual disciplina do programa possui equivalência. Enviar a documentação por e-mail.

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6. Como faço para trocar de orientador?

R: A troca de orientação é feita por meio do Requerimento Geral de documentos, explicando as razões para a troca, bem como a assinatura do aluno e dos docentes envolvidos.

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7. Como faço para realizar desligamento?

R: O desligamento é feito por meio do Requerimento Geral de documentos, explicando as razões para a desistência, bem como a assinatura do aluno e do orientador.

ATENÇÃO: bolsistas que não concluam o mestrado ou o doutorado deverão entregar uma carta assinada embasando a desistência, juntamente com documentos comprobatórios, se possível. Com isso, a Comissão Gestora emitirá um parecer e enviará para a CAPES decidir se o aluno irá ou não devolver as parcelas recebidas.

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8. Existe a possibilidade de trancamento?

R: Não. A possibilidade de trancamento existia quando as matrículas eram feitas presencialmente e era obrigatório a confirmação de permanência no Programa. Com os sistemas informatizados este mecanismo deixou de existir.

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9. Como faço o agendamento da qualificação/defesa?

R: O orientador é responsável pelo agendamento da qualificação e da defesa pelo sistema SIGA.

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10. Qual o período que ocorre o processo de seleção para novos alunos no programa? 

R: Todos os anos o processo de seleção acontece o lançamento do edital entre os meses de junho e julho.

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B) créditos

1. Quantos créditos posso validar de outra instituição como aluno especial?

R: Poderá validar 12 créditos como aluno especial cursados em nosso programa UFPR ou em outras instituições.

OBS: Ver perguntas 4 e 5.

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2. Qual o mínimo de créditos para realizar no mestrado e no doutorado?

R: No mestrado precisa de 24 créditos equivale a 4 disciplinas.

Já no doutorado são necessários 18 créditos que equivalem a 3 disciplinas.

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3. Qual o período para concluir os créditos?

R: O ideal é concluir os créditos até o final do primeiro ano, para alunos do mestrado, e até dois anos, para alunos do doutorado.

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C) Língua estrangeira

1.No doutorado podemos fazer a comprovação de suficiência da segunda língua pela UFPR? E aceito histórico do mestrado como comprovante da primeira língua?

R: O histórico pode ser utilizado como comprovante da primeira língua.

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2.O programa tem disciplinas eletivas e obrigatórias?

R: O programa tem apenas disciplinas eletivas.

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3.Qual o prazo de validade dos testes de suficiência em língua estrangeira?

R: Os certificados ou diplomas de graduação têm validade de 5 anos para fins de comprovação de suficiência em língua estrangeira.

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D) Comitê de Ética

1. Como devo iniciar a submissão do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa?

R: O Programa criou um passo a passou com a primeira parte: [Comitê de Ética] Informações sobre acesso a Plataforma Brasil

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2. Como funciona o processo de aprovação do projeto pelo Programa?

R: O seu orientador encaminha o projeto de pesquisa a outro professor do Programa, pertencente à mesma linha de pesquisa, para emitir um parecer sobre o mérito do projeto. Com o projeto e o parecer, o colegiado homologa o parecer e a Secretaria encaminha ao aluno um extrato da ata para dar continuidade à submissão no Comitê de Ética.

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E) Disciplinas 

1. Como faço a matrícula em disciplinas?

R: A matrícula é feita via plataforma SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/login).

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2. Posso solicitar o cancelamento da matrícula em disciplina?

R: Sim. Você pode cancelar a matrícula na disciplina escolhida até a metade do curso. Depois deste prazo não é mais possível o cancelamento.

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3. Quantas reprovações posso ter em disciplinas?

R: Se o aluno for bolsista, ele não pode ter NENHUMA reprovação sob pena de perda imediata da bolsa.

Se o aluno não for bolsista, ele pode ter apenas uma reprovação. Se for reprovado uma segunda vez, haverá o desligamento IMEDIATO do aluno, conforme disciplina o Regimento Interno.

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4. O cancelamento da disciplina aparecerá no meu histórico?

R: Não. Somente aparecerá no seu histórico escolar as disciplinas concluídas pelo aluno, na qual ele foi aprovado ou reprovado.

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5. Fiz uma disciplina em outro Programa de Pós-Graduação. Ela aparecerá no meu histórico?

R: Não. Ela somente aparecerá depois do pedido de aproveitamento ou equivalência, momento no qual haverá a integralização dos créditos após a aprovação pelo colegiado.

Ver perguntas 4 e 5, item “a”.

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F) Estágio Docência

1. Quem tem a obrigatoriedade de cursar o estágio docência?

R: O estágio docência é obrigatório para alunos bolsistas do doutorado.

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2. Sou mestrando/mestranda, posso validar o Curso Livre como Prática Docente?

R: Sim, não há impedimentos.

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3. Como faço para validar a Prática Docente (não Curso Livre)?

R: Você deve enviar o Relatório das atividades, juntamente com a declaração e atribuição de conceito do seu orientador, para ser validado pelo colegiado.

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4. Ministrei um Curso Livre, como faço para validar?

R: Você deve enviar o Relatório das atividades, juntamente com a declaração e atribuição de conceito do seu orientador, para a Representação Discente juntar todos os pedidos e enviar à Secretaria e validá-las conjuntamente no colegiado.

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G) Prorrogações

1. Não vou terminar o mestrado ou o doutorado a tempo. Há possibilidade de extensão de prazo?

R: Sim. Para a qualificação, ingressar com o Formulário para prorrogação do prazo de qualificação, contendo a justificativa, documentos comprobatórios (se necessário), com a assinatura do aluno e do orientador (ou envio por parte do docente de um e-mail de anuência para a Secretaria do Programa).

Para a defesa, ingressar com o Formulário para prorrogação do prazo de defesa, contendo a justificativa, documentos comprobatórios (se necessário), com a assinatura do aluno e do orientador (ou envio por parte do docente de um e-mail de anuência para a Secretaria do Programa).

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2. Quanto tempo adicional tenho para qualificar?

R: O tempo máximo concedido é de 2 meses para alunos do mestrado e 4 meses para alunos do doutorado. Casos especiais são analisados pelo colegiado.

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3. Quanto tempo adicional tenho para defender?

R: Tanto para o mestrado quanto para o doutorado, o tempo máximo concedido é de até 6 meses de prorrogação de prazo. Casos especiais são analisados pelo colegiado.

 

H) Diploma 

1. Como funciona o processo de diploma?

R: Para o mestrado, seguir as Instruções para entrega de versão final de dissertação de Mestrado e emissão de diploma; já para o doutorado, seguir Instruções para entrega de versão final de Tese de Doutorado e emissão de diploma.

Em ambos os casos é aplicável o Fluxograma do processo de solicitação de diploma, exemplificando o passo a passo da defesa à entrega do diploma.

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2. Quais os documentos necessários para solicitar o diploma?

R: Documento de RG, CPF, diploma de graduação, diploma de mestrado (para os doutorandos), ofício do coordenador, certidão negativa da Biblioteca (que não tem pendências de entrega de livros e que está depositado na mesma o trabalho (dissertação ou tese).

3. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida para a solicitação do diploma?

R: Não. A CNH é válida apenas para o ingresso no mestrado ou no doutorado, mas não para a emissão do diploma, em especial pôr o RG constar data de nascimento que a CNH não tem.

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4. O meu RG contém o número do CPF. Ele é válido para a solicitação de diploma?

R: Sim, é válido.

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5. Posso enviar a documentação por e-mail?

R: Pode, sem problemas. Porém, ressalta-se que o SIGA tem campos para a inserção dos documentos no campo “Documentos”, localizado dentro do perfil do aluno egresso (titulado).

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6. Não consigo emitir a Certidão Negativa de Débito (CND) pelo site da biblioteca. Há outra forma?

R: Sim, você pode enviar um e-mail para a Biblioteca de Ciências Humanas (biblioeh@ufpr.br) e fazer o pedido da CND.

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I) Bolsistas no Brasil (PROEX/CAPES)

1. Quais são os documentos para a implementação da bolsa?

R: Formulário Cadastro-Bolsa-CAPES-CNPq (Orientações para preenchimento – Formulário de cadastro de bolsista CAPES-CNPq / Tabela de Códigos de Área), Termo de compromisso bolsa CAPES-CNPq e a Declaração de Parentesco.

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2. Onde eu encontro o meu número de matrícula?

R: Na plataforma SIGA, menu “Documentos”, “Declaração de Matrícula”, você encontra o seu número de matrícula que possui a seguinte sequência numérica: ano do primeiro ingresso no SIGA + número de matrícula. Exemplo: 202100146729.

ATENÇÃO: o número 40001016016P7 é o número referente ao Programa de Pós-Graduação em Letras.

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3. Qual o tipo de conta devo abrir para receber a bolsa?

R: Você deve abrir uma conta corrente do Banco do Brasil. Contas virtuais não são aceitas pela CAPES, assim como contas de outros bancos.

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4. Sou beneficiário de uma bolsa PROEX/CAPES. Quando receberei a primeira parcela?

R: A CAPES realiza os pagamentos dos bolsistas até o quinto dia útil de cada mês

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5. Já passou o quinto dia útil e ainda não recebi. O que pode ter acontecido?

R: O número da sua conta pode ter sido alterado pelo Banco do Brasil ou você abriu uma Conta Fácil (conta virtual). A CAPES não garante o depósito em contas virtuais.

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6. Se eu não receber a parcela da bolsa em um mês, vou receber no mês seguinte?

R: Sim. Em casos como erro na conta corrente serão depositados no próximo mês, juntamente com a parcela regular.

Por exemplo: não recebi no mês de abril por erro na conta, mas em maio você receberá as parcelas de maio e de abril no mês de maio.

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7. Se eu precisar alterar algum dado bancário, como devo fazer?

R: você deve enviar um e-mail para a Secretaria da pós, antes do dia 18 de cada mês, informando os novos dados.

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8. Vou sair em doutorado-sanduíche no final do período de concessão. Posso participar do próximo processo seletivo de bolsas? E como ficará o recebimento?

R: Sim. O recebimento da bolsa será continuado no momento em que você retornar ao Brasil. Enquanto isso, a bolsa será atribuída a outro aluno.

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9. Fui bolsista CNPq e recebi um e-mail para prestar contas. Como devo fazer?

R: Você deve entrar na Plataforma Carlos Chagas e preencher os campos da prestação de contas. Lembrando que as bolsas do CNPq de mestrado não têm taxa de bancada.

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10. Em quais circunstâncias posso perder a bolsa?

R: Alunos bolsistas não podem reprovar em disciplinas. Além disso, para manter a bolsa por todo o período do mestrado ou do doutorado, o aluno deve ser classificar no processo seletivo de bolsas, realizado todo ano no mês de fevereiro.

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11. Se eu desistir do mestrado ou do doutorado, há devolução das parcelas recebidas?

R: Depende. Isso porque a pós é obrigada a ingressar com um processo administrativo junto à CAPES, contendo uma carta do aluno, um parecer da Comissão Gestora do PROEX, além de documentos comprobatórios

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12. Em quais situações posso acumular bolsa com trabalho remunerado?

R: Segundo a legislação da CAPES (Portaria Conjunta CAPES/CNPQ 01/2010 / Ofício nº 10/2018/UFPR/R/PRPPG/CPGSS) é permitida a acumulação de bolsas nos casos em que o aluno tenha recebido a primeira parcela da bolsa, com carga horária de até 20 horas semanais. Se o aluno ingressar como professor substituto ou como tutor na Universidade Aberta do Brasil (UAB) com carga horária de até 20 horas semanais.

ATENÇÃO: se no momento da implementação da bolsa o aluno esteja recebendo bolsa como tutor da UAB ou qualquer outra fonte, o Sistema Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) da CAPES impede a implementação. Neste caso o aluno deve entrar em contato com a pessoa/instituição responsável pela outra bolsa e solicitar o cancelamento. Não há exceção para bloqueios feitos pelo sistema.

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13. Participei de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) em março, com assinatura do contrato em março. Posso acumular com a bolsa?

R: Não. Seria permitido se o contrato fosse assinado em abril, mês do recebimento da primeira parcela. Lembrando que a CAPES conta a concessão de bolsas em meses.

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J) Bolsistas no exterior 

1. Quando eu devo fazer a prestação de contas dos recursos da minha bolsa? 

R: A prestação de contas de sua bolsa no exterior está dividida em duas fases: 1ª Fase: refere-se à prestação de contas do seu período no exterior; deve ser realizada em até 90 dias após o seu retorno ao Brasil. 2ª Fase: refere-se à prestação de contas do seu período de permanência obrigatória no Brasil (interstício), após chegada ao Brasil; deve ser realizada em até 45 dias após o fim do interstício. Vencidos esses prazos, para cada uma das fases, seu processo será encaminhado para a Auditoria interna da Capes.

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2. Qual é o setor da Capes responsável pela minha prestação de contas? 

R: A Divisão de Acompanhamento de Egressos (DAE) da Diretoria de Relações Internacionais da Capes (DRI) é a responsável pela prestação de contas dos ex-bolsistas Capes, com bolsa no exterior, e pode ser diretamente contatada pelo e-mail dae@capes.com.br.

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3. Quais são os documentos que eu devo enviar para a Capes? 

R: Todos os documentos que os bolsistas devem apresentar à Capes, tanto aqueles da 1ª Fase de prestação de contas quanto os da 2ª Fase, estão especificados na página http://capes.gov.br/bolsas/bolsas-noexterior/ex-bolsistas.

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4. Como envio os documentos obrigatórios pelo sistema SAC-Exterior? 

R: Os documentos devem ser digitalizados e encaminhados seguindo o roteiro abaixo:

a). Acesse a página SAC-Exterior (http://sacexterior.capes.gov.br) ou a de envio de documentos avulsos (http://sacexterior.capes.gov.br/documentoavulso).

b). Digite o CPF e o número do seu processo (ambos sem pontos, traço, barras nem hifens), e a senha (se não alterada, a senha original é a palavra CAPES);

c) Clique em “Envio de documentos avulsos” e faça o upload do documento, que deverá estar convertido em formato PDF, de no máximo 5MB; e

d) O Relatório Final somente deverá ser preenchido e enviado pela página SAC-Exterior, clicando no ícone “Formulário Online” e depois “Relatório Final”.

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5. Tendo entregado todos os documentos da 1ª e 2ª fases de Prestação de contas, é realizada a devolução de eventuais recursos a que não faço jus, meu processo será encerrado?

R: Sim, seu processo será finalizado com a emissão da Carta de Encerramento. Não se encerra, contudo, seu compromisso de prestar eventuais esclarecimentos e de participar de pesquisas promovidas pela Capes.

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6. Existe alguma exigência documental para realizar o aproveitamento de crédito realizados no exterior?

R: Uma das exigências frequentes entre as universidades brasileiras é a chancela do histórico escolar no Consulado da República Federativa do Brasil no país onde as disciplinas foram cursadas, às expensas do estudante. Outras universidades brasileiras solicitam ainda tradução juramentada do histórico escolar dos estudos realizados no exterior, também sem custas para a Capes. Como não são procedimentos padronizados, o estudante deve verificar os trâmites exigidos por sua universidade no Brasil.

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7. Qual o formato em que devo enviar os documentos?

R: O único formato para envio de documentos aceito pelo sistema é o PDF.

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8. Como devo proceder para validar os créditos das matérias cursadas na universidade no exterior? 

R: A Capes garante que todos os meus créditos serão aproveitados? Não, a Capes não garante que todos os seus créditos serão aproveitados. O reconhecimento (ou aproveitamento) dos créditos obtidos com os estudos no exterior será feito na forma prevista e disciplinada no estatuto ou regimento da instituição de ensino na qual o bolsista solicita aproveitamento, com as adaptações regulamentares, nos casos de transferência amparada por lei ou de ingresso em novo curso.

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9. No documento de orientações para Bolsistas afirma-se que para viabilizar meu pagamento é necessário ter conta corrente preferencialmente no Banco do Brasil ou. Sou obrigado (a) a ter uma conta corrente no Banco do Brasil?

R: Não. É apenas recomendável que a conta informada seja do Banco do Brasil, pois os trâmites bancários costumam ser mais rápidos. Não serão realizados pagamentos em contas poupança, conjunta, de terceiros ou universitárias.

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