PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
LETRAS

Menu

Projetos de Pesquisa

Alemão como língua estrangeira.

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A abordagem à literatura, expressões artísticas e aspectos culturais no ensino de alemão como língua estrangeira Alemão como língua estrangeira. 01-01-2019

Alemão como Língua Estrangeira e Germanística no Brasil: inovação e avanço Alemão como língua estrangeira. 01-01-2017

Ensino/aprendizagem cultural em Alemão como LE no Brasil em níveis iniciais: teoria, prática e divulgação digital Alemão como língua estrangeira. 04-11-2020

Imprensa multilíngue, Brasil plural: periódicos de língua alemã no Brasil Alemão como língua estrangeira. 01-01-2018

O ensino da língua alemã na modalidade blended learning no contexto universitário brasileiro Alemão como língua estrangeira. 01-01-2019

SmartMinds: internacionalização das Humanidades na esfera pública digital Alemão como língua estrangeira. 01-01-2018

Alteridade, mobilidade e tradução

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
Recepções performativas: voz, corpo e ritmo Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

A literatura como antropologia especulativa Alteridade, mobilidade e tradução 01-08-2018

Ainda a prosa (prosa?) do Finnegans Wake de James Joyce e a tradução da literatura contemporânea Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2020

Alteridade e mobilidade: Américas transitivas, escrita nômade e as redes ficcionais do literário II Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2019

Brasil em todas as línguas Alteridade, mobilidade e tradução 01-07-2020

Dramaturgia polonesa do pós-guerra ao presente: antologia, tradução e comentário Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2018

Epístolas de Horácio: tradução e performance Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2020

Feminist perspectives on life, culture and society Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

Guimarães Rosa e Meyer-Clason: debate alemão-brasileiro sobre literatura e saber-conviver Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

O lugar da poesia II Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2019

Projeto de cooperação acadêmica PPG-Letras UFPR e UTFPR-Pato Branco Alteridade, mobilidade e tradução 12-11-2020

Rever o riso: uma poética da tradução para Rabelais Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2017

Revista Versalete II Alteridade, mobilidade e tradução 31-12-2018

Tradução e metamorfose Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2020

Tradução, vida e alteridade: dos regimes de indistinção ao flagrante da relação Alteridade, mobilidade e tradução 01-03-2020

Traduzir o teatro e o cômico: dramas de Thomas Bernhard, Elfriede Jelinek e Wolfgang Bauer em versão brasileira Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2020

Traduzir o teatro e o cômico: formas e funções do cômico em textos teatrais contemporâneos da Áustria Alteridade, mobilidade e tradução 01-01-2018

Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A fala como Sistema Adaptativo Complexo Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

A indeterminação sintático-semântica da linguagem: investigação sobre o modelo teórico de Carlos Franchi Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

A modalidade e os nominais através das Línguas Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

A semântica e a pragmática da intensificação Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-03-2021

As relações entre a Linguística Histórico-Comparativa e a Gramática no final do século XIX e começo do século XX Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

Aspectos de Gramática comparada: mais sobre o português brasileiro e as línguas de migrantes no Brasil Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

Causação e telicidade em dados de aquisição do português brasileiro (PB) Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

Descrição e análise linguísticas da libras: aspectos fonológicos, morfofonológicos e lexicais Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

Do Problema de Platão ao Problema de Orwell: transicionando entre investigações da Língua-I e investigações da Língua-E, rumo a uma integração ulterior Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2019

LETRAMENTO LINGUÍSTICO: COMO TORNAR CONSCIENTE UM SABER INCONSCIENTE Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

Orações Adverbiais no Português Brasileiro Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

Psico-Linguística, Semântica Experimental e Ensino Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2017

SINTAGMAS NOMINAIS COMPLEXOS: MODIFICAÇÃO VS. PREDICAÇÃO Estudos gramaticais: descrição, análise, teoria, meta-teoria e historiografia 01-01-2020

Linguagens e Práticas Sociais

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A linguagem dos livros de marinharia, roteiros e diários de viagem Parte I: pronomes pessoais Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Espaços de emergência do sujeito na escrita acadêmica: entre a ordem da repetibilidade e a da singularidade Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2018

História, memória e espaço público em (dis)curso: língua, sujeito e ideologia Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

História, memória e espaço público em (dis)curso: museus e identificações Linguagens e Práticas Sociais 07-06-2018

História, memória e espaço público em (dis)curso: narrativas museológicas Linguagens e Práticas Sociais 07-06-2018

História, memória e espaço público em (dis)curso: narrativas urbanas Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

O Surgimento da Linguística como um Processo de Mudança Cognitiva e Social Linguagens e Práticas Sociais 02-07-2020

PERCURSOS DAS TEORIAS DE TEXTO E SUAS PROPOSTAS DE ANÁLISE Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Português na região sul: variação, mudança, contato Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2018

Pragmática: aspectos socioculturais e cognitivos da comunicação humana Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

SOBRE PRÁTICAS LINGUAGEIRAS: O IR E VIR ENTRE A ORDEM DA LÍNGUA E A ORDEM DO DISCURSO Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2020

Sobre projeções identitárias dos e nos discursos – ethos, pathos e vestígios do sujeito Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2020

Translanguaging, políticas linguísticas e diálogos interculturais em eventos de letramento acadêmico em contextos de internacionalização de universidades/do ensino superior Linguagens e Práticas Sociais 01-01-2019

Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
Análise, reflexão e produção de atividades para o ensino de línguas estrangeiras Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2020

Conceitos de crítico e práticas pedagógicas Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2018

Construções discursivas do inglês como língua global Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2019

Desatando nós (mesmos?) na geopolítica da Educação Superior: da internacionalização neoliberal a alternativas decoloniais Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-03-2021

Ensino e aprendizagem de língua estrangeira: estudos sobre sons da fala e seus desdobramentos Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2017

Exploring Proficiency Thresholds in EMI Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2019

Formação continuada de professores de inglês como língua adicional: NAP-SEB Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2012

Identidades translíngues, subjetividade e emoções na formação de professores de línguas Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2020

Interfaces da Intercompreensão em Línguas Românicas e a promoção do Plurilinguismo – FASE 2 Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2017

LETRAMENTOS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2018

Multiletramentos, Internacionalização e Línguas Estrangeiras: em se plantando, tudo dá? Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2017

O Impacto da Seletividade de Pesquisas na Identidade Acadêmica, na Prática Acadêmica e no Conhecimento Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-01-2019

Trajetórias textuais e projeções escalares de discursos educacionais – Parte 2 Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 07-06-2018

Ulster and Parana Universities for Innovation and Digital Links: cultural entrepreneurship, internationalization of knowledge and regional development Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem 01-11-2019

Literatura e outras linguagens

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A poligênese do romance e suas implicações para a teoria e a história do gênero Literatura e outras linguagens 01-01-2017

Contribuições ecocríticas para uma estética da natureza Literatura e outras linguagens 01-01-2019

Cultura e prática teatral. A modernidade teatral em Curitiba por meio do estudo dos programas de espetáculos: da inauguração do Guairinha em 1953 ao advento do teatro de grupo no séc. XXI Literatura e outras linguagens 01-01-2017

Estéticas Ecológicas em Literatura e Outras Artes  Literatura e outras linguagens 01-01-2019

Estudos Interartes: Texto, palco e imagem (Fase 3) Literatura e outras linguagens 01-01-2020

Poesia, Música e Performance na Antiguidade Clássica – Segunda Fase Literatura e outras linguagens 01-01-2018

Poligênese e História Evolutiva do Romance Literatura e outras linguagens 01-01-2020

Literatura, história e crítica

PROJETO DE PESQUISA LINHA DE PESQUISA DATA DE INÍCIO
A disjunção na literatura brasileira Literatura, história e crítica 01-01-2019

A duplicidade da ficção rural: o estatuto do narrador, a representação do “outro” e o “estilo”da prosa rural Literatura, história e crítica 01-01-2016

A prosa de ficção brasileira dos anos 1920: História literária e editorial (Fase 2) Literatura, história e crítica 01-01-2019

As formas da matéria rural: as relações entre literatura e reflexão social Literatura, história e crítica 01-01-2019

As literaturas ibero-americanas em relação Literatura, história e crítica 01-01-2017

Crença e descrença: (anti) clericalismo e (anti) religiosidade na Literatura Portuguesa do Oitocentos à Contemporaneidade – FASE II Literatura, história e crítica 01-01-2020

Entre a realidade e a imagem – questões de representação. Fase III Literatura, história e crítica 01-01-2020

João Cabral: a máquina do poema em revista Literatura, história e crítica 01-03-2021

Literatura e Leitura: práticas de leitura, acervos e literatura infanto-juvenil Literatura, história e crítica 01-01-2017

Núcleo de Estudos do Romance Literatura, história e crítica 25-09-2014

O paradoxográfico em narrativas híbridas na Antiguidade-2 Literatura, história e crítica 01-01-2019

Poesia bucólica grega e latina Literatura, história e crítica 31-12-2019

Portugueses de papel Literatura, história e crítica 01-01-2015

Prosa literária e narrativa na Antiguidade 2 Literatura, história e crítica 01-05-2019

RESSIGNIFICAÇÕES DA HISTÓRIA NO ROMANCE BRASILEIRO DO SÉCULO XXI Literatura, história e crítica 01-03-2018

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
LETRAS
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
LETRAS
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - LETRAS

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela LETRAS