PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ENGENHARIA MECÂNICA

Menu
DIVULGADO O PROCESSO SELETIVO 2021/2 PARA NOVOS ALUNOS E BOLSISTAS
Slider

Histórico:

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Engenharia Mecânica (PGMec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi criado no dia 15 de março de 2000, em nível de Mestrado. Seis anos depois, no dia 13 de março de 2006, foi iniciado o Doutorado. O programa encontra-se associado ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) da UFPR e está localizado no Bloco IV do Setor de Tecnologia, Centro Politécnico, bairro Jardim das Américas, Curitiba, PR. Desde 2005, o programa possui conceito 5 na avaliação da CAPES, tendo mantido esta nota na última avaliação quadrienal (2013-2016), mesmo com o aumento das exigências da área de Engenharias III. O programa conta atualmente com 21 docentes, que são elencados em dois níveis: permanentes e colaboradores. Em relação ao número de discentes regulares, o PGMec possuía, no terceiro trimestre letivo de 2020, 40 mestrandos, 44 doutorandos e 5 pós-doutorandos. Até 2020/3, já foram realizadas, no programa, 259 defesas de dissertação de mestrado e 89 defesas de tese de doutorado. O turno das aulas é diurno (manhã e tarde) e os períodos letivos são trimestrais. No programa, há 12 pesquisadores do CNPq, 11 grupos de pesquisa certificados pela UFPR e registrados no diretório de grupos do CNPq e 14 laboratórios dedicados ao ensino, pesquisa e extensão, além de se contar com o apoio de outros laboratórios da instituição. O PGMec dispõe, dentre outras, de bolsas de mestrado e doutorado da CAPES* e do CNPq**.

Missão:

O PGMec tem como missão contribuir de forma decisiva para a formação de recursos humanos de alto nível, com vistas aos campos para os acadêmico e profissional, e para o fortalecimento das relações universidade-empresa através do desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas de interesses locais, regionais e nacionais, com ênfase na transferência de tecnologia. 

Objetivos:

O PGMec tem os seguintes objetivos: (a) formar mestres e doutores para atuação em ensino, pesquisa e desenvolvimento, seja na iniciativa privada, seja em instituições de ensino e/ou pesquisa, em áreas que envolvem a Engenharia Mecânica; (b) contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país através das pesquisas desenvolvidas por seus docentes e discentes; (c) impulsionar a formação de recursos humanos em nível de iniciação científica/tecnológica nas distintas linhas de pesquisa do programa, introduzindo-os na carreira de pesquisador; (d) possibilitar que profissionais e discentes de graduação cursem disciplinas isoladas da pós-graduação para melhorar suas competências; (e) colaborar de forma efetiva e qualificada com instituições e programas no país e no exterior, com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico.

*CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
**CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Universidade Federal do Paraná
ENGENHARIA MECÂNICA
Centro Politécnico
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:41 3361-3701
E-mail: pgmec@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
ENGENHARIA MECÂNICA
Centro Politécnico
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:41 3361-3701
E-mail: pgmec@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - ENGENHARIA MECÂNICA

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação