Menu

Histórico e Contextualização

O Programa de Pós-graduação em Alimentação e Nutrição (PPGAN) faz parte do elenco de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Esta é a mais antiga Universidade do Brasil, considerada símbolo cultural da cidade de Curitiba. A Universidade, desde 1912, é referência no ensino superior para o estado do Paraná e para o Brasil, demonstrando sua importância e excelência por meio de cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de suas áreas de extensão e pesquisa (PDI, 2011). 
O PPGAN destaca-se entre os cursos de Pós-Graduação na UFPR. Uma vez que surgiu do resultado de um projeto desenvolvido ao longo do tempo, coordenado pelos professores do Departamento de Nutrição com a contribuição dos professores de departamentos da UFPR que estavam vinculados ao curso de Graduação em Nutrição. Neste projeto visou-se atender às necessidades regionais, estaduais e nacional na temática da segurança alimentar e nutricional. Embora o País apresente situações de vulnerabilidade alimentar e nutricional, naquele momento, havia poucos Programas de Pós-Graduação que pudessem cobrir esta lacuna. O Programa tem como missão subsidiar a formação de profissionais de Nutrição e áreas afins, à docência e pesquisa para que sejam comprometidos com a construção de ações e políticas em Alimentação e Nutrição, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). 
O Programa obteve sua aprovação em 2010 e iniciou atividades em agosto de 2011. Inicialmente com o nome de Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional e área de Concentração, Alimentação e Nutrição.
A opção pela abordagem da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) se vincula ao fato da mesma estar inserida em todas as áreas de atuação da ciência da Nutrição. Por definição SAN reafirma a alimentação como direito humano básico, valoriza a alimentação para a promoção da saúde, resgata e estimula as práticas alimentares saudáveis contribuindo assim para o fortalecimento da produção em bases familiares e da agroindústria familiar. 
Independente da condição socioeconômica, fisiológica, ou das características étnicas da população, ou de populações especiais, como, indígenas e quilombolas, sejam indivíduos ou coletividades, sadias ou enfermas institucionalizadas ou não, todas as pessoas têm o direito à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente para atender suas necessidades nutricionais. Em áreas afins da Nutrição como, Medicina, Esporte, Farmácia, Tecnologia de Alimentos, entre outras, não havia esse entendimento do tema, o que dificultava e limitava o ingresso de outros profissionais a este mestrado acadêmico. Da mesma forma, o termo Segurança Alimentar e Nutricional dificultava o acesso de egressos, tanto em concursos públicos para docentes, como em outras áreas que consideram a formação de pós-graduação, devido às especificidades dos editais de concurso. Frente a isso, em 2014, o Colegiado do Programa aprovou a mudança do nome para Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição e a área de concentração em Segurança Alimentar e Nutricional, permanecendo as duas linhas de pesquisa: 1) Diagnóstico e intervenção nutricional do indivíduo e de coletividade e, 2) Qualidade dos alimentos e nutrição. 
 O tema da área de concentração, Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), e das linhas de pesquisa, Diagnóstico e Intervenção Nutricional do Indivíduo e Coletividade; e Qualidade de Alimentos e Nutrição apontam para o redirecionamento das políticas públicas de educação e de saúde trazendo elementos fundamentais para repensar a formação profissional e têm como princípios a promoção da saúde e a prevenção das doenças. Essas questões têm implicado em constantes redefinições das estratégias e ações do PPGAN, favorecendo a reflexão sobre o processo de formação profissional no sentido de valorizar a saúde individual e coletiva e proporcionar a vivência de interdisciplinaridade durante a formação acadêmica e a articulação universidade-serviço-comunidade. Todos esses elementos visam subsidiar e ofertar suporte para a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/SISAN que por sua vez potencializa as políticas públicas de SAN. 
No PPGAN, até o momento foram realizados oito (08) processos seletivos. Atualmente, o curso conta com 34 discentes matriculados. Em se tratando do quadro docente, fazem parte do programa doze docentes permanentes e quatro colaboradores.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição
Av. Pref. Lothário Meissner, 632
Jardim Botânico - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4010
E-mail: pgnutricao@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição
Av. Pref. Lothário Meissner, 632
Jardim Botânico - CURITIBA
Telefone:(41) 3360-4010
E-mail: pgnutricao@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação