PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
PLANEJAMENTO URBANO

Oficina: Direito à cidade e habitação: Condicionantes Institucionais e normativas para a implementação de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas – avaliação do ciclo recente

Nos dias 31 de agosto e 01 e 04 de setembro foi realizada a Oficina Direito à cidade e habitação: Condicionantes Institucionais e normativas para a implementação de políticas (programas e projetos) de urbanização de favelas – avaliação do ciclo recente, que teve como objetivo apresentar e discutir os resultados preliminares da investigação em curso, coordenada pela ProfaMadianita Nunes da Silva (LAHURB/PPU / UFPR).

No primeiro e no segundo dia foram apresentados os resultados preliminares da pesquisa desenvolvida nos municípios de Santo André, Belo Horizonte, Pelotas, Curitiba, Rio de Janeiro, Campina Grande e João Pessoa. No final das apresentações, em cada um desses dias, a oficina contou também com um momento de debate entre os integrantes da rede. No terceiro dia a ProfaGuadalupe de Almeida da UFABC e a pesquisadora Fernanda Lima Silva da FGV e UFABC desenvolveram uma análise transversal dos aspectos normativos e institucionais, a partir dos resultados dos estudos de caso apresentados nos dias anteriores. O último dia contou ainda com um debate entre os grupos para identificar possíveis articulações entre os estudos de casos analisados. Além disso, foi apresentado pela coordenação o cronograma com o planejamento das atividades e os produtos a serem desenvolvidos pelas equipes nos próximos meses.

A investigação integra a rede INCT Observatório das Metrópoles, no TR Direito à cidade e habitação, e dá continuidade ao projeto de pesquisa desenvolvido em 2018 – Direito à cidade e habitação: um balanço do PAC urbanização de favelas, coordenado pelos professores Adauto Lúcio Cardoso (IPPUR / UFRJ) e Rosana Denaldi (LEPUR/PPGPGT / UFABC), que deu origem ao livro publicado no mesmo ano, intitulado Urbanização de Favelas no Brasil: um balanço preliminar do PAC.

A coordenação nacional da pesquisa e da Oficina integram as atividades de pós doutorado da Profa Madianita Nunes da Silva, em curso entre março de 2020 e fevereiro de 2021 junto ao PPGT / UFABC. A equipe responsável pela análise do caso de Curitiba, além da referida professora, é composta pelas mestres Kelly Maria Christine Mengarda Vasco, Marcelle Borges Lemes da Silva e Débora Luiza Schumacher Furlan, egressas do PPU, a discente Ana Gabriela Texeira e Alice Dandara de Assis Correia.

A Oficina foi organizada pela equipe de pesquisadoras de Curitiba, que integram o Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles. Em cada um dos dias participaram das atividades aproximadamente quarenta pesquisadores, pertencentes às equipes das nova Universidades Federais que integram a rede de pesquisa – UFCG, UFPB, UFC, UFPE, UFMG, UFRJ, UFABC, UFPR e UFPEL.