[google-translator]

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
PLANEJAMENTO URBANO

Menu

Histórico e Contextualização

Fundada em 19 de dezembro de 1912, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga Universidade do Brasil em funcionamento, e sua história está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do Estado do Paraná e do Brasil. Na pós-graduação, a UFPR tem uma história de mais de 50 anos e hoje a UFPR está entre as maiores Instituições Federais de Ensino Superior do país quando se considera o número de cursos de pós-graduação stricto sensu em atividade. A UFPR é a terceira instituição do sul do país que mais contribui para a formação de mestres e doutores e é responsável pela titulação de 40% de todos os doutores do Estado do Paraná. Atualmente, a UFPR conta com 89 programas de pós-graduação stricto sensu em 47 das 50 áreas de conhecimento vigentes na CAPES, tornando-se protagonista na formação de recursos humanos no país. A universidade possui 10 PPGs de excelência (3 programas com conceito 7 e 7 programas com conceito 6); 28 programas com conceito 5 e 34 programas com conceito 4. Estes indicadores refletem o compromisso institucional com a produção do conhecimento e com formação de recursos humanos de alto nível.

O Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR (PPU) insere-se recentemente nesse contexto. Foi uma iniciativa conjunta de docentes dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Transportes da UFPR, projeto ao qual se somaram professores dos Departamentos de Economia, Geomática e Geografia, promovendo, assim, a interdisciplinaridade – essencial no campo do planejamento urbano -, que vem sustentando a abrangência científica do programa. O projeto do curso foi construído de maneira coletiva por este grupo de docentes entre 2013 e 2014. Teve como fundamento essencial explorar a diversidade das áreas disciplinares do corpo docente para o pensar e o agir sobre o território, a cidade, a paisagem e os edifícios, na busca de soluções que contribuam para promoção do desenvolvimento socioespacial de forma justa e sustentável. 

O PPU, aprovado pela Capes no ano de 2015, começou efetivamente suas atividades no mês de março de 2016, estrutura-se a partir da área de concentração em Planejamento Urbano e Regional em duas linhas de pesquisa: Dinâmicas Urbanas e Políticas e Instrumentos do Planejamento Urbano, desde seu início. Todas as atividades relacionadas ao PPU estão plenamente vinculadas a ambas as linhas, como as disciplinas obrigatórias e eletivas do próprio programa, os temas investigados pelos Grupos de Pesquisa, os projetos de pesquisa e os projeto de extensão desenvolvidos pelos laboratórios ao qual pertencem os docentes do PPU e também as atividades de ensino nos cursos de graduação dos departamentos envolvidos. 

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
PLANEJAMENTO URBANO
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Universidade Federal do Paraná
PLANEJAMENTO URBANO
Rua Dr. Faivre, 405 - Ed. Dom Pedro II, 1º andar
Centro - CEP: 80060-140
Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná - PLANEJAMENTO URBANO

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela PLANEJAMENTO URBANO