PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
QUÍMICA

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Mission and Objectives

Proposta


1. OBJETIVOS DO PPGQ/UFPR (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO)

a) Contribuir para a formação de recursos humanos e para a melhoria da infraestrutura de pesquisa em Química na UFPR, nas áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química, dentro das linhas de pesquisa do Programa e de acordo com a qualificação do seu corpo docente;

b) Formar profissionais da Química capazes de atuar de forma equilibrada e competente no Ensino Médio e na Educação Superior, conciliando a formação técnico-científica, social e humana dos educandos;

c) Formar pessoal preparado para atuar em atividades de alta qualificação no parque industrial do país e em institutos de pesquisa, na pesquisa científica e tecnológica, básica e aplicada, gerando materiais, técnicas e processos inovadores para o aumento da produtividade de atividades agrícolas e industriais e a solução de problemas sociais e ambientais, com consequentes ganhos econômicos e de qualidade de vida para a população do Estado do Paraná e do Brasil.

2. ÁREAS DE ATUAÇÃO

A partir de 1999, o PPGQ/UFPR passou a abranger as quatro grandes áreas de concentração da Química, consolidadas nas seguintes linhas de pesquisa:

(a) QUÍMICA ORGÂNICA: Biocatálise e Química de Fitobiomassa; Química de Produtos Naturais e Ecologia Química; Química de Polímeros; Síntese de Compostos Orgânicos; Ressonância Magnética Nuclear;

(b) QUÍMICA INORGÂNICA: Catálise por Compostos Bioinorgânicos; Química Bioinorgânica; Química de Coordenação; Química Inorgânica Ambiental; Química de Materiais;

(c) QUÍMICA ANALÍTICA: Desenvolvimento de Metodologias; Sensores Analíticos e Quimiometria; Química Ambiental; Remediação de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos;

(d) FÍSICO-QUÍMICA: Eletroquímica; Físico-Química de Polímeros; Química Quântica.

 

Perfil do Egresso


2B-PERFIL DO EGRESSO
 
Desde a sua criação até dezembro de 2015, o PPGQ/UFPR titulou 420 egressos, entremestres e doutores. No universo de 138 doutores formados nesse período, observa-se o seguinte perfil de atividades: 52,2% ocupam posição de professor em instituições de ensino superior, 24,6% fizeram ou estão fazendo estágio de pós-doutoramento, 4,4% desempenham outros cargos em instituições de ensino superior, 4,4% trabalham em institutos de pesquisa, 3,6% são professores do ensino médio, 4,4% atuam na indústria ou prestam serviços de consultoria e 5,1% desenvolvem outras atividades. Esses números contemplam 98,7% de todos os egressos do curso de doutorado em Química da UFPR.
 
A ocupação de cargos de professor em instituições de ensino superior tem sido bastante expressiva, como mostram os indicadores dos últimos cinco triênios: (2001-2003) 50,0%, (2004-2006) 72,7%, (2007-2009) 67,6%, (2010-2012) 63,2% e (2013-2015) 32,2%. A tendência decrescente ao longo dos últimos dozeanos (2004-2015) deve-se provavelmente ao aumento progressivo e substancial de egressos a partir de 2003 (quando o programa formou os seus dois primeiros doutores): (2004-2006) 22, (2007-2009) 34, (2010-2012) 19 e (2013-2015) 59.Esta diminuição parece refletir tambéma desaceleraçãoatual naoferta de postos docentes pelas instituições federais de ensino brasileiras, após o aumento significativo de contratações ocorrido entre 2003e 2012 em consequência da criação de novos cursos, novos institutos federais e universidades,sob os auspícios do governo federal.
 
Além disso, muitos dos doutores titulados recentemente pelo Programa estão desenvolvendo atividades de pós-doutoramento e ainda não se inseriram no mercado de trabalho. Embora os dados ainda sejam bastante recentes, o fato de que 50% dos doutores titulados pelo PPGQ/UFPR em 2015 estão atualmente desenvolvendo atividades de pós-doutoramento – o que corresponde a um crescimento de 11% em relação a 2014 – pode refletir não somente um desejável aumento de interesse pela carreira acadêmica, mas também a diminuição (mencionada acima) na taxa de contratação de recém-doutores por institutos federais, CEFETs, escolas técnicas, universidades tecnológicas e universidades tradicionais, sejam estas de cunho privado, estadual ou federal.
 
Apesar disso, os números são ainda muito positivos e a inserção dos egressos do PPGQ-UFPR em cargos de docência e pesquisa em importantes universidades de várias regiões do Brasil evidencia a qualidade do ensino ministrado pelo Programa e destaca a competência profissional de nossos ex-alunos.
 
Em um universo maior, considerando-se o número total de titulados (420) no período de 1994 a 2015, o percentual de egressos que ocupam cargos de docência em instituições de ensino superior também se mostra bastante significativo em 24,1%. Considerando-se o desempenho conjunto como professor universitário, cargo técnico em ensino superior e atuação em institutos de pesquisa, os índices chegam a 32,6% (para mestres e doutores) e 60,9% (para doutores).  Mais uma vez, esses valores destacam a qualificação profissional conferida pelo PPGQ-UFPR aos seus alunos.
 
Já os níveis pouco expressivos de atuação dos doutores titulados pelo Programa como professores do ensino médio (3,6%) e na indústria (4,4%)possivelmente refletem a baixa atratividade salarial e a falta de reconhecimento profissional usualmente associados ao ensino médio no Brasil, e à escassez de oportunidades geradas por estabelecimentos industriais em vagas de nível superior e na área da investigação científico-tecnológica.
 

Histórico e Justificativa

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
QUÍMICA
CENTRO POLITÉCNICO
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3006
E-mail: cpgquim@ufpr.br

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