PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
QUÍMICA

Menu

Internal Regiment

Estrutura Curricular


3A-ESTRUTURA CURRICULAR
 
No decorrer de 2005 e no primeiro semestre de 2006, o Colegiado do PPGQ/UFPR realizou um trabalho intensivo de atualização do elenco de disciplinas permanentes do Programa e aprovou a composição de um conjunto de 39 disciplinas permanentes, sendo 29 das áreas específicas e 10 de atendimento geral (Seminários, Prática de Docência e Tópicos Especiais). Esta atualização foi feita buscando (i) contemplar as diversas linhas de pesquisa do Programa, (ii) evitar redundâncias e (iii) permitir que os estudantes vinculados a uma determinada área de concentração complementem a sua formação cursando disciplinas de outras áreas. Algumas disciplinas, anteriores a este período, foram extintas e outras passaram a ser ofertadas somente na forma de Tópicos Especiais, sob demanda específica da comunidade. Os resultados desta atualização foram aprovados pelo Colegiado do Programa, pelo Departamento de Química e pelo Conselho Setorial de Ciências Exatas, tendo sido então incorporados ao elenco oficial de disciplinas do Programa pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG/UFPR), como parte do ajuste curricular realizado em 2006.
 
As disciplinas permanentes atualmente ofertadas no PPGQ/UFPR são listadas a seguir. Cabe salientar que todas as disciplinas das Áreas de Concentração foram também atualizadas no conteúdo programático e na bibliografia.
 
É fundamental informarainda que, no evento de Diagnóstico e Planejamento Estratégico do PPGQ promovido em julho de 2015, a comunidade do Programa apontou a necessidade de realização de uma nova revisão, de caráter amplo, do nosso conjunto de disciplinas. Em consequência disso, o Colegiado do PPGQ está empreendendo discussões com os corpos docente e discente para viabilizar um novo ajuste curricular, que se pretende concluir antes do início do segundo período letivo de 2016.
 
FÍSICO-QUÍMICA (7):
CQ730 Eletroquímica Avançada
CQ751 Cinética Química Avançada
CQ753 Espectroscopia Ótica Molecular
CQ756 Química Quântica I
CQ757 Química Quântica II
CQ760 Teoria de Grupos
CQ761 Termodinâmica Química
 
Desde 2013, a disciplina de Físico-Química Avançada também tem sido ofertada regularmente no Programa, com periodicidade anual (sempre no primeiro período letivo) e carga horária teórica de 60h (04 créditos). A oferta tem sido viabilizada na forma de disciplina de Tópicos Especiais (CQ 736), como pode ser observado na listagem completa ao final desta seção. A inserção da Físico-Química Avançadano elenco de disciplinas permanentes do PPGQ já foiaprovada pelo Colegiado no ajuste curricular atualmente em curso, o qual deverá ser implementado ainda em 2016.
 
QUÍMICA ORGÂNICA (8):
CQ711 Química Orgânica Avançada
CQ714 Métodos Cromatográficos
CQ717 Química de Produtos Naturais
CQ721 Métodos Físicos de Análise Orgânica I
CQ722 Métodos Físicos de Análise Orgânica II
CQ729 Tecnologia de Biomassa
CQ771 Introdução à Ciência de Polímeros
CQ776 Biocatálise
 
QUÍMICA INORGÂNICA (7):
CQ716 Química Inorgânica Avançada
CQ724 Química Bioinorgânica
CQ762 Métodos Eletroquímicos Aplicados a Sistemas Inorgânicos
CQ763 Métodos Espectroscópicos I
CQ764 Métodos Espectroscópicos II
CQ765 Química do Estado Sólido e de Materiais Inorgânicos
CQ769 Introdução à Química de Organometálicos
 
QUÍMICA ANALÍTICA (7):
CQ827 Química Analítica Avançada
CQ739 Métodos Analíticos de Separação
CQ740 Métodos Espectroquímicos de Análise
CQ741 Métodos Eletroquímicos de Análise
CQ742 Métodos Analíticos Aplicados à Determinação de Traços
CQ744 Química Ambiental
CQ746 Calibração Multivariada em Química Analítica
 
DISCIPLINAS GERAIS (10):
CQ735 Tópicos Especiais em Química I – 2 créditos
CQ736 Tópicos Especiais em Química II – 4 créditos
CQ782 Tópicos Especiais em Química III – 6 créditos
CQ783 Tópicos Especiais em Química IV – 1 crédito
CQ813 Tópicos Especiais em Química V – 3 créditos
CQ781 Prática de Docência em Química
CQ792 Seminários A (Mestrado)
CQ793 Seminários B (Doutorado)
CQ794 Seminários C (Mestrado)
CQ795 Seminários D (Doutorado)
 
As disciplinas mantidas no elenco permanente têm o objetivo de contribuir para uma formação equilibrada do pós-graduando, contemplando uma formação inicial básica e abrangente, seguida por oportunidades de especialização nas linhas temáticas de pesquisa do Programa. Todas as disciplinas são disponibilizadas para os dois níveis, Mestrado e Doutorado, e não há pré-requisitos para cursá-las, o que confere flexibilidade à estrutura curricular. No entanto, cabe observar que todos os alunos são orientados a cursar pelo menos uma disciplina avançada no seu primeiro período letivo no Programa, particularmente aquela de sua própria área de atuação.
 
No caso de estudantes provenientes de áreas afins à Química, o Colegiado do Curso (com base em parecer da banca de admissão) pode recomendar que o estudante de Mestrado ou Doutorado complemente os seus estudos com disciplinas da graduação em Química, sem contar créditos para a pós-graduação. Em todos os demais casos, a seleção das disciplinas mais adequadas ao plano de trabalho e ao nível de estudo de cada pós-graduando é feita pelo estudante em conjunto com seu orientador, com base na formação anterior do aluno e nos conceitos necessários ao desenvolvimento do seu projeto de dissertação ou tese. O número de créditos a serem integralizados pelos estudantes de Mestrado e de Doutorado são 18 e 36, respectivamente, de acordo com as Normas Gerais da Pós-Graduação da UFPR. Neste sentido, um crédito corresponde a 15 horas de atividades de natureza teórica, a 30 horas de atividades de natureza prática ou a 45 horas de atividades programadas.
 
Vale ressaltar que todas as 29 disciplinas das áreas específicas do PPGQ/UFPR conferem 04 créditos (ou 60 horas-aula, no caso de uma disciplina teórica) a serem integralizados no histórico escolar do aluno. Este ajuste foi implementado em 2007 com o objetivo de evitar disciplinas com cargas horárias muito altas e melhorar a formação conceitual do aluno que, no modelo anterior, poderia concluir o número de créditos requeridos para o Mestrado com apenas 03 (três) disciplinas, em alguns casos. A expectativa do Colegiado do PPGQ/UFPR com o novo modelo foi a de propiciar aos alunos uma ampliação e/ou aprofundamento de sua formação, ao participarem de pelo menos um curso a mais de nosso elenco de disciplinas (ou do elenco de disciplinas de outros Programas) sem prejudicar o seu tempo de formação.
 
Além das disciplinas regulares (permanentes) listadas acima, a cada período letivo são também ofertadas várias disciplinas de Tópicos Especiais, com o objetivo de contemplar demandas específicas da formação dos estudantes nas suas respectivas linhas de pesquisa, ou temas de interesse amplo como o Empreendedorismo e a Ética na Pesquisa Científica.
 
A relação das disciplinas de Tópicos Especiais ofertadas no triênio 2013-2015 é apresentada a seguir neste relatório e comentada na seção Autoavaliação – Pontos Fortes do Programa (Formação Complementar do Aluno). Consideramos importante apresentar aqui estas informações porque as ementas específicas destas disciplinas não constam em outras seções da Plataforma Sucupira.
 
 
(3.1) DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS OFERTADAS NO PRIMEIRO PERÍODO DE 2013
 
CQ 735 – Tópicos Especiais em Química I (Química Inorgânica Medicinal) – 02 créditos – 30h teóricas. Professor responsável: Giovana Gioppo Nunes. Ementa: Aspectos gerais da ação de fármacos; fundamentos do metabolismo da ação de fármacos; descoberta, planejamento racional e desenvolvimento de novas drogas; fundamentos da química inorgânica medicinal, elementos essenciais, bioisosterismo; identificação e modificação molecular de protótipos, estudos de sistemas promissores e de aplicação na indústria farmacêutica
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma A (Físico Química Avançada) – 04 créditos – 60h teóricas. Professores: Harley Paiva Martins Filho, Izabel Cristina RiegelVidottiMiyata e Elisa Souza Orth Ementa: A disciplina aborda a termodinâmica de materiais e processos, equilíbrio entre fases e cinética, tanto sob o enfoque tradicional quanto molecular.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma B (Eletroquímica e Interfaces) – 04 créditos – 60h Teóricas. Professor: Marcio Eduardo VidottiMiyata. Ementa: Fundamentos de Termodinâmica. Eletroquímica de soluções. A dupla camada elétrica. Transporte de massa. Cinética de reações na superfície do eletrodo. Instrumentação e técnicas eletroquímicas. Eletrodos modificados. Síntese e Caracterização de Materiais Eletroativos na escala nanoscópica. Técnicas eletroquímicas in situ.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma C (Ecologia Química) – 04 créditos – 60h Teóricas. Professor: Paulo Henrique GorgattiZarbin. Ementa: Estudo dos semioquímicos envolvidos na comunicação e interação química do tipo: animal-animal, animal-planta, planta-planta, com enfoque no isolamento, identificação, biossíntese e aplicação de feromônios, cairomônios, alomônios e sinomônios. Mecanismos de desintoxicação de substâncias do metabolismo secundário. Relação custo/benefício na produção de substâncias do metabolismo secundário.
 
CQ 782 – Tópicos Especiais em Química III (RMN aplicada a sistemas inorgânicos) – 06 créditos – 90h teóricas. Professores: Jaísa Fernandes Soares e AnderssonBarison. Ementa: As bases físicas da Ressonância Magnética Nuclear. O deslocamento químico e o acoplamento spin-spin: significado dos parâmetros e emprego na análise estrutural de compostos inorgânicos e de coordenação. Relaxação longitudinal e transversal. Seqüências de pulso em RMN com transformada de Fourier. RMN multinuclear. RMN 2D. Aspectos experimentais e instrumentação. Experimentos selecionados com complexos diamagnéticos e paramagnéticos em solução e no estado sólido.
 
 
(3.2) DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS OFERTADAS NO SEGUNDO PERÍODO DE 2013
 
CQ 735 – Tópicos Especiais em Química I – Turma A (Cinética química) – 02 créditos – 60h teóricas. Professores: Luiz Pereira Ramos e Carlos Querini (INCAPE – UNL, Santa Fe, Argentina). Ementa: Introdução à Cinética Química; Leis de Velocidade e Ordem de Reação; Molecularidade de Reações; Distribuição de Maxwell?Boltzmann e Equação de Arrhenius; Determinação da Expressão da Velocidade e Método do Tempo de Meia-vida; Reações Elementares e Sequênciais; Princípio do Equilíbrio Detalhado; Princípio de Reversibilidade Microscópica; Modelos de Aproximação; Reações em Cadeia e Reações Gás-Sólido.
 
CQ 735 – Tópicos Especiais em Química I – Turma B (Redação científica e ética em publicação) – 02 créditos – 60h teóricas. Professor responsável: Jaísa Fernandes Soares. Ementa: A forma, a linguagem e o estilo na redação científica. Etapas da preparação e estrutura de um artigo científico. Componentes de uma submissão. O processo de editoração e de publicação em periódicos científicos de circulação internacional. O papel do editor e dos referees. Aspectos éticos da publicação científica. Além da discussão dos tópicos listados acima, a disciplina visa, através de um trabalho tutorial, orientar os alunos durante a redação de um artigo científico, em inglês (preferencialmente) ou português, relacionado ao seu trabalho de mestrado ou doutorado.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma A (Novas Tendências no Tratamento de Resíduos) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Patricio Guillermo Peralta Zamora. Ementa: O meio ambiente; Impacto ambiental de efluentes domésticos industriais; Legislação (ISSO 14000); Técnicas convencionais de tratamento e minimização de resíduos. Processos físico-químicos e biológicos; Técnicas modernas de tratamento e minimização. Processos oxidativos avançados, processos enzimáticos, processos envolvendo membranas, etc. Aplicações.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma B (Química Quântica e Espectroscopia) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Harley Paiva Martins Filho. Ementa: Modelos quânticos do rotor rígido e do oscilador harmônico. Interação da luz com a matéria. Regras de seleção. Espectroscopia de microondas. Espectroscopia no infravermelho e espectroscopia Raman. Simetria molecular. Anarmonicidade. Modelos quânticos de estrutura eletrônica molecular. Espectroscopia eletrônica de moléculas diatômicas e poliatômicas. Espectroscopia fotoeletrônica.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma C (Catálise e Cinética) – 04 créditos – 60h teóricas. Professora: Elisa Souza Orth. Ementa: (i) Fundamentos de cinética: Velocidades de reações; Leis de velocidades integradas; Teoria de reações bimoleculares e aplicações, Efeito da temperatura. (ii) Métodos experimentais em estudos cinéticos. (iii) Abordagem cinética na elucidação mecanística de reações: Reações reversíveis, paralelas, consecutivas, competitivas e complexas como polimerização; Aproximação do estado estacionário e aplicações.  (iv) Catálise homogênea: Reações em solução, efeito de solvente, pH, isotópico e força iônica; Catálise ácida-básica, eletrofílica, nucleofílica; Autocatálise; Organocatálise; Catálise micelar, enzimática e polimérica. (v) Catálise heterogênea: Catálise Interfacial; Adsorção e dessorção; Cinética em superfícies; Ativação, envenenamento e reciclagem de catalisadores; Ciclos catalíticos. (vi) Nanomateriais: Cinética de formação e estabilidade; Reatividade; Nanocatálise. (vii) Aspectos de Físico-Quimica Orgânica e Inorgânica: correlacionando reatividade, cinética e mecanismos; relações lineares de energia livre; relações estrutura e reatividade; diagramas de coordenadas de reação.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma D (Introdução ao Estudo de Catálise) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Marcio Peres de Araujo e Shirley Nakagaki. Ementa: Conceitos básicos aplicados a processos catalíticos. Catálise homogênea e heterogênea. Estudo de sistemas catalíticos naturais e seus modelos sintéticos. Reações catalíticas e suas aplicações industriais. Catálise fotoquímica.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma E (Técnicas e Fundamentos em Caracterização de Polímeros) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Ronilson Vasconcelos Barbosa. Ementa: Conceitos básicos das técnicas de caracterização de polímeros usadas atualmente. Conceitos associados a química de polímeros. Fundamentos das técnicas de análise mecânico-dinâmica, morfológicas, térmicas, mecânicas e espectroscópicas. Caracterização e avaliação de propriedades dos polímeros relacionadas com a aplicação industrial dos polímeros.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma F (Nanoquímica e Nanomateriais) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Aldo José GorgattiZarbin. Ementa: 1) Introdução à química do estado sólido: estruturas cristalinas, estado cristalino e amorfo, ligações químicas, relação estrutura/propriedade, teoria de bandas, propriedades óticas e eletrônicas; 2) Introdução à nanociência e nanotecnologia: efeito de confinamento quântico, propriedades decorrentes de tamanho, efeitos de superfície; 3) Introdução e conceitos básicos de química coloidal: definições, método de preparo, estabilidade de colóides, aplicações; 4) Tipos mais importantes de nanomateriais: nanopartículas, nanotubos, nanofilmes, nanofios, nanocompósitos, materiais nanoporosos; propriedades individuais e coletivas; sistemas auto-organizados e supra-moleculares; 5) Métodos químicos para preparação de nanomateriais: método poliol, processo sol-gel, sistema bifásico, CVD, TOPO, método template, layer-by-layer, etc; 6) Reações químicas em nanoestruturas: funcionalização de superfícies, troca de ligantes, materiais inteligentes; 7) Métodos físicos de caracterização de nanomateriais: espectroscopias IV, Raman, UV-Vis-NIR, RMN, EXAFS, XANES, XPS, difratometria de raios-X, EELS, TGA/DSC, microscopias de transmissão, varredura e força atômica, cromatografia de exclusão de tamanho, etc. 8) Estudo de aplicações de nanomateriais em diferentes campos, como medicina, eletrônica, meio-ambiente, restauração, catálise, sensores, defesa, etc: realidades, prospecções, possibilidades futuras.
 
CQ 783 – Tópicos Especiais em Química IV – Turma A (Ressonância Magnética Nuclear 1D experimental) – 01 crédito – 15h teóricas. Professor: AnderssonBarison. Ementa: 1- Técnicas de preparo de amostras para análises de RMN. 2- Conhecimento do espectrômetro e seu principio básico de funcionamento. 3-Ajuste da homogeneidade do campo magnético. 4- Ajuste dos parâmetros de aquisição. 5- Determinação do numero de varreduras. 6- Obtenção de espectros de RMN. 7- Extração dos dados do espectrômetro. 8- Exploração dos espectros de RMN com auxílio de software.
 
 
(3.3) DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS OFERTADAS NO PRIMEIRO PERÍODO DE 2014
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma A (Físico Química Avançada) – 04 créditos – 60h teóricas. Já descrita acima, no 1º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma B (Eletroquímica e Interfaces) – 04 créditos – 60h Teóricas. Já descrita acima, no 1º período de 2013.
 
CQ 782 – Tópicos Especiais em Química III (RMN aplicada a sistemas inorgânicos) – 06 créditos – 90h teóricas. Já descrita acima, no 1º período de 2013.
 
CQ 783 – Tópicos Especiais em Química IV – Turmas A e B (Ressonância Magnética Nuclear 1D experimental)- 01 crédito – 15h teóricas. Já descrita acima, no 2º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma C (Tópicos em Colóides e Química de Superfícies) – 04 créditos – 60h Teóricas. Professora: Izabel Cristina RiegelVidottiMiyata. Ementa: A disciplina aborda aspectos teóricos e práticos acerca da classificação, identificação e caracterização de sistemas coloidais e a interpretação de fenômenos físico-químicos relacionados às suas interações em interface e superfícies.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma D (Síntese Orgânica) – 04 créditos – 60h Teóricas. Professor: Alfredo Ricardo Marques de Oliveira. Ementa: Organometálicos de Li, Mg, Cu, Zn, Te, Se, Pd, Sn. Reações regio e estereosseletivas. Reações de acoplamento catalisadas por organometálicos. Reações pericíclicas. Análise retrossintética. Síntese de compostos orgânicos.
 
 
(3.4) DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS OFERTADAS NO SEGUNDO PERÍODO DE 2014
 
CQ 735 – Tópicos Especiais em Química I – Turma A (Introdução à Cristalografia Química) – 02 créditos – 30h teóricas. Professor: Eduardo Lemos de Sá. Ementa: Elementos de simetria de ponto e translacional; Grupos pontuais e espaciais; Cela unitária; Produção e propriedades dos raios X e difração pelos cristais; Fator de estrutura e a densidade eletrônica; Técnicas de medição (difratômetros de monocristais); Coleta de dados e correções; Redução dos dados; Métodos de resolução de estruturas; Refinamento do modelo; Análise e apresentação dos resultados; Banco de dados cristalográficos (CCDC); Software utilizado.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma B (Nanoquímica e Nanomateriais) – 04 créditos – 60h teóricas. Já descrita acima, no 2º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma C (Catálise e Cinética) – 04 créditos – 60h teóricas. Já descrita acima, no 2º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma A (Transferência Eletrônica) – 04 créditos – 60h teóricas. Professores: Flávio MassaoMatssumoto e Herbert Winnischofer. Ementa: Modelo semiclássico de Marcus e Marcus-Hush. Reações de transferência eletrônica de esfera interna e externa. Complexos de valência mista, papel do ligante ponte. Reações de espécies adsorvidas, propriedades de interfaces. Obtenção e caracterização de filmes finos e suas aplicações. Eletrônica molecular e propriedades de transferência eletrônica entre moléculas isoladas. Técnicas de caracterização eletroquímica, como voltametria cíclica, de pulso, de onda quadrada, disco e anel-disco rotatório, espectroscopia de impedância eletroquímica e espectroeletroquímica UV-vis.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma D (Preparação de amostras) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Brás Heleno de Oliveira. Ementa: Filtração. Analitos em amostras sólidas. Analitos em solução. Analitos em fase gasosa. Aumento de seletividade. Derivatização. Automação.
 
 
(3.5) DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS OFERTADAS NO PRIMEIRO PERÍODO DE 2015
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma A (Físico Química Avançada) – 04 créditos – 60h teóricas. Já descrita acima, no 1º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma C (Tópicos em Colóides e Química de Superfícies) – 04 créditos – 60h teóricas. Já descrita acima, no 1º período de 2014.
 
CQ 782 – Tópicos Especiais em Química III (RMN aplicada a sistemas inorgânicos) – 06 créditos – 90h teóricas. Já descrita acima, no 1º período de 2013.
 
CQ 783 – Tópicos Especiais em Química IV – Turmas A e B (Ressonância Magnética Nuclear 1D experimental) – 01 crédito – 15h teóricas. Já descrita acima, no 2º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma B (Estrutura e Reatividade de Compostos Orgânicos) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Leandro Piovan. Ementa: Fórmulas estruturais de compostos orgânicos. Grupos funcionais. Ligação de valência e conectividade atômica. Distribuição eletrônica e reatividade química. Geometria e conformação de moléculas. Deslocalização e conjugação. Acidez e basicidade de compostos orgânicos. Equilíbrio químico, velocidade de reação e mecanismos de reação. Fundamentos de estereoquímica e análise conformacional. Noções de reatividade de compostos orgânicos.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II – Turma D (Biorefineries) – 04 créditos – 60h teóricas. Disciplina ministrada em inglês. Professor: Luiz Pereira Ramos. Ementa:Introductiontobiorefineriesandgreenchemistry. Principles of biomass chemistry.Biorefinery platforms.Biofuels and value-added chemicals from lignocellulosics.Cellulosic ethanol.Biofuels and value-added chemicals from lipids. Biogas: fuels, energy and chemicals from waste materials. Biofuelsandvalue-addedchemicalsfrommicroorganisms.
 
 
(3.6) DISCIPLINAS DE TÓPICOS ESPECIAIS OFERTADAS NO SEGUNDO PERÍODO DE 2015
 
CQ735 – Tópicos Especiais em Química I (Materiais Lamelares – síntese, caracterização e aplicações) – 02 créditos – Professor: Fernando Wypych. Ementa:Conceitos, classificação, síntese e caracterização de materiais lamelares naturais e sintéticos. Compostos de intercalação, politipismo e polimorfismo. Processos e técnicas de análise empregadas na obtenção e caracterização de compostos lamelares. Aplicações dos compostos lamelares.
 
CQ736 – Tópicos Especiais em Química II (Introdução ao Estudo de Catálise) – 04 créditos.Já descrita acima, no 2º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II (Nanoquímica e Nanomateriais) – 04 créditos – 60h teóricas. Já descrita acima, no 2º período de 2013.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II (Métodos Físico-Químicos de Caracterização de Macromoléculas) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Rilton Alves de Freitas. Ementa: aspectos teóricos e práticos relacionados à caracterização e interpretação de comportamentos físico-químicos de macromoléculas, colóides, principalmente em solução.
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II (Metodologia Científica e Redação Acadêmica/Científica) – 04 créditos – 60h teóricas. Professora: Elisa Souza Orth. Ementa: Divulgação científica; Ética na ciência; Ceticismo e Ciência; Método científico; Redação acadêmica/científica: normatização, formatação e elaboração; Uso de programas computacionais voltados ao trabalho acadêmico/científico: edição de texto, elaboração de figuras, análise de gráfico, indexação bibliográfica, entre outros; Ferramentas para preparo de apresentação na forma oral e pôster. 
 
CQ 736 – Tópicos Especiais em Química II (Magnetismo Molecular) – 04 créditos – 60h teóricas. Professora: Jaísa Fernandes Soares. Ementa: Magnetização e susceptibilidade magnética. Leis de Curie e de Curie-Weiss. A abordagem do Hamiltoniano de spin. O tensor giromagnético. A equação de Van Vleck. Anisotropia magnética. Acoplamento spin-órbita e desdobramento de campo zero. Paramagnetismo independente da temperatura. Interações magnéticas em sistemas moleculares: dipolares, troca isotrópica e anisotrópica. Técnicas para a observação do magnetismo microscópico: magnetometria, susceptometria, ressonâncias magnéticas, difratometria com nêutrons polarizados. Mecanismos de relaxação magnética e tempos de relaxação. Magnetos moleculares do tipo single-molecule(SMM) e single-chain (SCM).
 
CQ736 – Tópicos Especiais em Química II (Mecanismos de Reações Orgânicas) – 04 créditos – 60h teóricas. Professor: Alfredo Ricardo Marques de Oliveira. Ementa:Estrutura e reatividade de compostos orgânicos. Acidez e basicidade e suas relações com a estrutura química. Substituições nucleofílicas e eletrofílicas. Íons de carbono e sua estabilidade relativa. Substituições no anel aromático. Reações de eliminação e adição a ligações carbono-carbono e carbono-oxigênio. Reações envolvendo carbânions. Radicais no carbono: estabilidade e reatividade. Reações pericíclicas.
 

Experiências Inovadoras de Formação


Não existem dados disponíveis.

Ensino à Distância


O Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Paraná não tem experiência com “Ensino á Distância”, pois o nosso Programa é totalmente presencial.

Disponibilizado via SIGA UFPR

Universidade Federal do Paraná
QUÍMICA
CENTRO POLITÉCNICO
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3006
E-mail: cpgquim@ufpr.br

Universidade Federal do Paraná
QUÍMICA
CENTRO POLITÉCNICO
Jardim das Américas - CURITIBA
Telefone:(41) 3361-3006
E-mail: cpgquim@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2023 - Universidade Federal do Paraná - QUÍMICA

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação